
Restaurante Pedra Verde
Restaurante Pedra Verde
PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORES DE GOIÁS/GO
gosto muito de flores de goias pois foi onde eu cresci e me casei amo a minha familha que mora em flores um abraço a toda acidade!!!!!!!!!!!!!!
Por: gilvan leandro da silva
Tenho amigos inesquecíveis nesta cidade que tem um povo solidário e hospedeiro, gosto muito de Flores de Goias.
Por: teles
História do ouro de Flores de Goiás
certa feita, lendo a obra "entradas e bandeiras", encontrei a notícia de que no início de 1.700, soube-se em São Paulo que as tropas que iam de São Paulo em direção à Bahia, desciam o tietê até o rio paraná e subiam o Paranaíba até as cabeceiras do rio mestre darmas hoje próximo a Planaltina/DF. depois seguiam para curral das éguas hoje sitio dabadia, onde paravam para trocar as mulas cansadas. que, na região da hoje Flores de Goiás, havia muito ouro. a notícia chegada em São Paulo dizia que até nas raízes de capim arrancado vinham pepitas de ouro agarradas.
relata a obra que foi organizada em São Paulo uma grande expedição, com mais de 300 escravos e suprimentos, para buscar o tal ouro. diz o historiador que nunca mais se soube dessa expedição. acreditou-se que uma das hipóteses teria ocorrido: a malária matou quase todos, pois, na região havia muitos macacos e "até as árvores tremiam". os poucos negros que resistiram, fugiram e fundaram a hoje flores, às margens do paranã. outra hipótese narrada é de que conseguiram extrair tanto ouro que as mulas não conseguiram carregar e morreram de cansadas.
pelos idos de 1973 costumava pescar pelas redondezas de Flores. certa feita, eu e dois amigos, procurávamos uma lagoa, andando por uma mata, numa baixada, e deparamos com valas menores, que desembocavam em outras maiores, como se fosse uma espinha de peixe. no início, pensamos ser obra da erosão, mais depois vimos que as valas maiores, com profundidade de 3 metros, tinham barrancos retos, parecendo obra da mão humana.
depois de mais de duas horas circundando aquelas valas, paramos para descansar no pé de umas elevações de cascalho. sentados no chão, um dos amigos que já fora garimpeiro, pegou na ponta da faca uma pedrinha escura, parecida com um grão de feijão, e disse: "isto aqui no garimpo é conhecido como ‘figo de galinha’ e compõe a última camada de cascalho antes do ouro”. fomos embora e nunca mais voltei lá. depois, fazendo uma ligação entre os fatos narrados no livro e aquele achado, fiquei meditando: não teria sido ali a área do tal garimpo? fica o relato. faço votos que alguém algum dia volte lá e encontre os restos das bruacas de couro, onde era transportado o ouro, ainda cheias do metal precioso. e que dele se sirvam para alegria própria, não se esquecendo de fazer, também, a felicidade de outros. esta é minha história com "h". Alfonso. Brasília/DF.
Por: alfonso
Estou pensando em conhecer esta cidade pois tenho ouvido falar muito bem da cidade.
Por: jose silva
Ola pessoal eu sou Luma e quero estar falando que eu adoro Flores porque e uma cidade tranquila e com ótimos rios para banhar e se divertir não moro em Flores mas sempre que dá eu to ai e passando tambem as ferias.bjs.
Por: luma
OI,SOU LUMA.FLORES E UM ÓTIMO LUGAR PRA PASSAR AS FERIAS E SE DIVERTIR COM BOAS POUSADAS.BJSSS
Por: LUMA
FLORES E MARAVILHOSA PRA PASSAR AS FERIAS.E LINDA TAMBÉM.
Por: LUMA