Bem-vindo a Ilha do Bananal!
Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ilha do Bananal, informações e fotos da maravilhosa Ilha do Bananal. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ilha do Bananal, recomendadas por internautas.
Banhada pelos rios Javaé e Araguaia, a Ilha do Bananal, no estado do Tocantins, é a maior ilha fluvial do mundo, com mais de 270 km de extensão e cerca de 80 km de largura. Não por acaso, o lugar é um dos destaques em meio às paisagens brasileiras preferidas pelos turistas e está entre os locais mais procurados pelos que desejam investir em Ecoturismo.
A Ilha do Bananal fica na região oeste de Tocantins e sua extensão passa pelas cidades de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Pium. O local é protegido pelo Ibama e, por lá, só é possível chegar através de barco. Para quem quer diversão, aventura e maior contato com a natureza, trata-se de um destino ideal.
Os municípios próximos à Ilha do Bananal oferecem excelente infraestrutura para receber os turistas, com ótimos hotéis, restaurantes, comércio, serviços e uma série de atividades, como trilhas, passeios de barco, pesca e muito mais. Os visitantes de Lagoa da Confusão podem conhecer o Projeto Quelônio, que trabalha pela preservação de filhotes de tartarugas em extinção.
Na cidade de Pium, o turista pode desfrutar de uma infraestrutura direcionada a promover o maior contato com a natureza. Por lá, é possível visitar as margens do Rio Javaés e desfrutar de toda a paz que o meio ambiente oferece. Em Formoso do Araguaia, por sua vez, o viajante pode admirar os pássaros silvestres, participar de trilhas e banhar-se em lagoas naturais.
Na Ilha do Bananal, é possível realizar um incrível passeio e visitar as aldeias indígenas locais com a autorização da Funai. Essa é uma das atividades preferidas dos turistas, que nunca deixam de passar pelas tribos que relembram a origem do descobrimento do Brasil, com seus costumes, suas crenças e suas peculiaridades.
No período de estiagem, a Ilha do Bananal forma diversas praias, que permitem ao viajante desfrutar de águas calmas e relaxantes, ideal para quem quer descansar e fugir da correria das grandes metrópoles e cidades movimentadas. Atualmente, o local já está entre os mais desejados do Ecoturismo e o governo local tem injetado grandes investimentos para receber os visitantes com alta qualidade.
Informações de Ilha do Bananal
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE:
A Ilha do Bananal era habitada pelos índios e foi descoberta em 26 de julho de 1773 pelo sertanista José Pinto Fonseca.
Significado do Nome:
Inicialmente recebe o nome de Santana. Posteriormente, passa a se chamar Bananal, em razão da existência de extensos bananais silvestres.
Aniversário da Cidade:
26 de Julho
Gentílico:
População:
CARACTERÍSTICAS:
A Ilha do Bananal é um convite ao turismo de aventura, e o passeio é compensador.Voce pode navegar, visitar aldeias indígenas, conhecer suas crenças, costumes e seus rituais. Banhar-se nas águas calmas e relaxantes do Rio Araguaia, nas belas praias que se formam no período de estiagem. Em passeios por terra ou por água, a experiência na observação de pássaros e animais silvestres, também é única.Programe suas férias, convide seus amigos, para conhecer as belezas da Ilha do Bananal.
Clima:
Predomina o clima tropical quente semi-úmido
Temperatura Média:
Temperaturas máximas de 38 °C nos meses de agosto a setembro e mínimas de 22 °C em julho.
COMO CHEGAR:
As estradas que dão acesso ao interior da Ilha do Bananal são a rodovia BR-242 (mais conhecida neste trecho como Transbananal), a Transaraguaia (extensão não-oficial da TO-255), além de uma estrada sem nome que liga a Aldeia Santa Isabel do Morro ao extremo sul da ilha, margeando o Rio Araguaia e o Rio Caracol.
Localização:
A Ilha do Bananal fica localizada no estado brasileiro do Tocantins, estando subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium.
Limites:
Acesso Rodoviário:
Distâncias:
Da Capital:
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Atrativos
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Junho
Informações Úteis:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABREULÂNDIA
E-mail:
Telefones:
Sites:
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTAS:
Rodoviária de Palmas:
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
Telefone:
Horários:
Atribuições:
TABELIONATO DE NOTAS E REGISTRO DE IMÓVEIS, TIT. E DOC. E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:
Telefone:
Horários:
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites:
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
-Para navegar, voce vai precisar de autorização do Ibama-o órgão Brasileiro de Defesa Ambiental.
-Para visitar as aldeias índígenas, voce vai precisar da autorização da Funai-o órgão Federal de Proteção Índígena.
-A Ilha do Bananal abriga cerca de quinze aldeias indígenas.
-No interior da gigantesca Mata do Mamão, localizada no centro-norte da ilha, existe um pequeno grupo de índios da tribo Avá-Canoeiro que rejeita qualquer tipo de contato com a civilização, inclusive com os indígenas das aldeias mais próximas. Este é o único grupo de índios que até hoje permanecem isolados da civilização no Tocantins.
-Durante os meses de janeiro a março, época de cheia do Rio Araguaia, parte da ilha permanece inundada. As chuvas desse período correspondem a cerca de 50% do total anual.
-Rios da Ilha do Bananal: Araguaia, Javaés, Riozinho, Urubu, Randi-Toró, Barreiro, Vinte e Três e Mururé
-A Ilha do Bananal é de grande importância para o Brasil, pois sua fauna e flora tem muita diversidade, sua conservação é fundamental para o equilibrio ecológico.