Bem-vindo a Tapiramutá!
Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Tapiramutá, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Tapiramutá.
A cidade de Tapiramutá, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 820m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.906 habitantes. A área total de Tapiramutá é de 666,5km², e sua densidade demográfica é de 20,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tapiramutá-BA é 44840-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Tapiramutá
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE
A cidade de Tapiramutá foi inicialmente habitada pelos índios Paiaiá e posteriormente por caçadores que no intuito de abater tapiras (antas), presas de carne saborosa e de grande valor comercial – por haver, naquela época, no local, muitas matas, onde vivia grande quantidade destes animais -, os caçadores que por ali caçavam, construíram pequenas casas de palha, provavelmente em número de quatro, faziam suas esperas e abatiam as antas quando estas se aproximavam. A carne destes animais era exportada para Vila Ventura – naquele tempo, local de grande movimento devido à exploração de diamante e outros minerais.
O lugarejo recebeu a denominação de Palha (primeiro nome) por volta de mais ou menos 1901, por causa da existência de palhoças feitas pelos caçadores, entre outros: Pedro Carcará, Cláudio, Benício, Gaudêncio, tendo na liderança o Sr. Hilário Bispo dos Santos. Existia numa das casas, uma bodega onde eram vendidos cereais e bebidas alcoólicas.
Ali pelo ano de 1901, o cidadão Hilário Bispo, construiu a primeira casa de telha, na praça que hoje tem o nome de Eliodório Nery. Em seguida construíram-se muitas outras. Outros que por aqui foram chegando, iniciaram novas construções, das quais devemos destacar as seguintes: uma capela que foi coberta de palhas e um barracão, onde o povo começou se reunia para a feira-livre. Toda via a chefia do Povoado que começava a crescer era do Sr. Hilário Bispo.
Na citada capela foi celebrada a primeira missa, no ano de 1913, pelo Padre de Mundo Novo, José Dias, segundo depoimento de D. Maximiana Barbosa, que também se casou naquela data. Mais tarde foi construído um templo na praça que hoje tem o nome de João Américo de Oliveira, coberta de telha, no qual foi sepultada a primeira esposa do Sr. Hilário Bispo.
Lá pelo ano de 1910 o lugarejo ganha um novo nome, passando de Palha para Espera D’anta. Desta espera de antas é que surgiu o nome Espera D’anta, oficializado como Distrito de Mundo Novo, pelo Decreto Estadual 9.337 de 21.02.1935.
Os habitantes que por aqui vieram, nos primeiros anos de vida de Espera D’anta, são dentre outros: Honorato Fernandes de Souza e irmãos, Hilário Bispo dos Santos e família, João Virgulino, João Venâncio, João Almeida, José Vieira, Afonso Gomes, Pedro Almeida, Joaquim Fogueteiro, Zacarias Rosa, José Francisco, Leonardo Queiroz, Heliodório Nery e família. Algum ano mais tarde, chegou a terra o Sr. João Américo de Oliveira, que construiu uma casa na praça que hoje tem o seu nome.
Ajudou a dar um aspecto novo às construções que iam surgindo e lutou para a mudança de um barracão para a nova praça, conseguindo assim o seu ideal, com a colaboração do Prefeito de Mundo Novo. Veio, também, o jovem Virgílio de Pinho Pedreira da Silva, para o lugar, gastando, assim, a sua mocidade em prol do bem-estar de Espera D’anta até chegar a sua emancipação, tendo sido seu primeiro prefeito.
Vieram também no ano de 1950, o jovem casal Almerindo Guimarães Chaves e sua esposa, D. Clarice Lima Chaves, onde assumiram o Cartório de Registro Civil desta Vila, prestando relevantes serviços à comunidade local até a morte de ambos. O cidadão Péricles Alves de Lima, cirurgião-dentista, para aqui veio residir, dando, assim, toda sua vida em serviço dos humildes, ajudando esta vila em seu crescimento.
A mudança foi oficializada através do Decreto Estadual 11.098.
Tapiramutá teve sua emancipação política no dia 27 de julho de 1962, pela Lei 1.747.
Significado do Nome
A mudança de Espera D’anta para Tapiramutá teve como razão o seguinte: em língua indígena Tapira – que quer dizer anta – e mutá– Espera. (Tapirus, mutá), (Espera de antas). Daí o nome Tapiramutá.
Aniversário da Cidade:
27 de Julho
Gentílico:
tapiramutense
População:
16.528 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Cidade acolhedora, povo simples e caloroso. O friozinho faz com que agente se acolha ao povo.
Clima:
Semi árido, súbumido a seco
Temperatura Média:
29º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Centro Norte Baiano
Limites:
Piritiba, Mundo Novo, Morro do Chapéu e Utinga
Acesso Rodoviário:
Distâncias:
Da Capital:
360 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ
E-mail:
Telefones: (74) 3635-2194
Sites: http://www.tapiramuta.ba.io.org.br/ ou http://www.tapiramuta.ba.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário São Domingos
Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail:
Telefones:
Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS: (74) 3635-2469
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA: (74) 3635-2112
CORREIOS: (74) 3635-2233
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Tapiramutá
cidade acolhedora, povo simples e caloroso. muitas moças bonitas, o friozinho, faz com que agente se acolha ao povo. Parabéns Tapi.
Por: Ubirajara Oliveira Sales
A cidade é massa o são pedro daqui é o maximo mto legal mesmo
Por: luane
cidade maravilhosa grandes paixões sinto saudades. Jucelia São paulo
Por: Jucelia
tapiramuta e uma cidade muito linda para mim e a cidade mais bontas do mundo e eu moro aqui na cidade mais linda do mundo
Por: bruno
TAPIRAMUTÁ TERRA DA JACA DA BANANA E DO CAFÉ QUEM MORA EM VC
NÂO QUE SAIR MAS QUEM
TÁ DE LONGE LHE QUER
Por: HUMBERTO
Essa cidade é simplismente maravilhosa, principalmente por seu povo acolhedor, suas lindas paisagens e tbm, é claro, por realizar a maior festa junina da chapada diamantina, q é O São Pedro de Tapiramutá, a maior festa de São Pedro do mundo...
Por: Tarcisio
tapiramuta realmente é uma cidade encantadora.
eu estive na cidade uma vez só para conhecer e acabei gostando muito que resolvir ficar mais um pouco e nisso fiquei por lá durante um ano.concerteza voltarei mais vezes.
Por: karol
adoro essa cidade ainda pensso um dia voltarei a mora nela.
Por: david
fiquei encantado e maravilhado qdo estive nessa cidade.esse pvo simples me paralisou..parabens ..sou de sorocaba....sp..
Por: fabio soto merigio
tapiramuta e um sidade muito legol eu gosto muito desti lugar euma maravinlha um beijocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamor todos da ir
Por: eduarda
oi tudo bem meus amigos de tapiramunta bahia estou em sao paulo
Por: romison
eu amo tapiramuta ano
q vem eu vou visitar a cidade e curtir o são pedro
Por: any pires
tenho saudade de minha terra,quando vejo seu crescimento,meu coração bate de alegria,saudade de todos meu pai; Nascimento ,minha mãe Doralice ou dora. beijos a todos.
Por: zenaide nascimento silva-itambé-ba
Sou casado com uma filha de tapiramutá já a visitei por 03 vezes , amei visitar pau de pilão que é um lindo vilarejo,sonho em breve enrriquecer a cidade a com uma lanchonete para a alegria de todos deste lindo lugar.
Por: PAULO FERREIRA SILVA
Tapiramutá com o governo participativo,só tem a melhorar.
Por: luzinete
Sou de tapirá mas moro em sampa, sinto falta dessa cidade, essa é uma cidade de pessoas acolhedoras é uma cidade maravilhosa, bjos ao pessoal de tapirá.
Por: Deivani silva dos santos
adoro esta cidade nasci e me criei ai, ATUALMENTE MORO EM SÃO PAULO , Mas nunca esqueci da minha linda infancia. minha familia mora ai ja faz anos que não vou visitar ,mas as lembranças são muitas. meu pai o lindo de augusto ele fala que não existe nada melhor do que viver num lugar tranquilo so precisa melhor no termo de emprego .mas em breve irei passear e curtir são pedro.beijos ium grande abraços a todos
Por: shirley silva
Adoro esse lugar nao vejo a hora de volta a essa cidade que ficou marcada na minha vida!! Um beijo a todos. Que SAUDADES?
Por: Marcelo Rodrigues
Sou filha de zui neta de cazuza mendes amo minha cidade...sinto saudades do meu tempo de crianca...faz 17 anos que vou em tapiramuta.hoje:01-01-2011
Por: elizete
nasi em tapiramuta essa cidade que eu amo de paixao atulmente moro em guarajuba camacari ba.mas sentir que estou um pouco distante mim ajuda ter mais vontade de estar no meu berco adorado minha cidade e a melhor do brazil toda linda tudo de bom meus amigos que ja foram tem saudades e querem voutar eu como una boa tapiramutence nao esqueco do mq.meu povo meu sao joao um beijo a todos ate breve
Por: biaalvezsilva
AMO ESSA CIDADE
A MINHA CIDADE
CIDADE DE UM POVO
RETADO EITA NOSSSSSSSSSS
SO
Por: BRUNA
soldade de tapiramuta 11anos lonje de tapi eu morava na praça virgilio pedreira no 141 filha de zinhz
Por: damazio
gOSTARIA DE CONHECER A TERRA ONDE NASCI,ONDE MORAM IRMAOS PATERNOS QUE NUNCA CONH.ECI.uM DIA EU VOU AIII
Por: vera maciel
TAPIRAMUTÁ É MASSA ESTAREI NO SAO PEDRO ESPERO QUE NAÕ FAÇA TANTO FRIO ATE JUNHO
Por: RULIANDRO
eu passei um ano em tapiramutá.e foi maravilhoso,gostei muito e cm certeza voltarei.
Por: karol
eu e meus 2 filhos moramos em tapiramuta ha um tempo atras hoje moramos em embu das artes sao paulo eu romario e maciel lembramos sempre da festa de sao pedro e da festa de reis
Por: lucimar rodrigues
fui na festa de sao joao e gostei muito, temho soudade dai minha familha e dai ,so eu que moro em ms eu nasci ai vi embora esto loca p/ voltar ai que saudade tapioca .
Por: joana ribeiro carapia
Uma cidade com poucos habitantes muito tranquila, a cidade em que eu cresci e que sinto muita saudade da minha terra natal que me deixou muitas lembranças da minha infancia, Tapira faz parte da mihna vida
EU AMO TAPIRAMUTA ,SAUDADES.......
Por: claudiana matos rodrigues
- Fundação:
- 1962
- Altitude:
- 820m
- População:
- 13.906 habitantes
- Área:
- 666,5km²
- Densidade Demográfica:
- 20,86hab/km²
- CEP:
- 44840-000