Bem-vindo a Ingazeiras!
Inúmeras opções de hotéis em Ingazeiras e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Ingazeiras.
Informações de Ingazeiras
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE:
Significado do Nome:
Aniversário da Cidade:
Gentílico:
População:
CARACTERÍSTICAS:
Clima:
Temperatura Média:
COMO CHEGAR:
Localização:
Sul Cearense
Limites:
Norte: Lavras da Mangabeira, Ipaumirim Sul: Barros, Milagres, Missão Velha Leste: Cachoeira dos Índios(Paraíba), Oeste: Caririaçu.
Acesso Rodoviário:
BR-116 e CE-288
Distâncias:
Da Capital:
476 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Antiga Casa da RFFSA
Rio Salgado
Praça Paddre Cícero
Igreja Nossa Senhora da Conceição
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE AURORA - DISTRITO DE INGAZEIRAS
E-mail: [email protected]
Telefones: (88) 3543-1022
Sites: http://www.aurora.ce.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé
Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100
EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
Viação Itapemirim
.
SAC: 0800-723-2121
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
Site: http://distritodeingazeiras.blogspot.com/
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:
E-mail:
Telefones: (88) 3543-1847
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Ingazeiras
Ingazeiras não é considerada Cidade ainda e sim faz Parte do Municipio de Aurora. É um Distrito com pouco mais de 2.500 habitantes. O principal Distrito da Cidade de Aurora.
Um dia quem sabe poderá se colocar como cidade mas, no entanto ainda faz Parte de Aurora que se situa na Região do Cariri!
Abraços.
Por: João Pedrosa
Aurora - ingazeiras - resente-se, ao palco iluminado de Aldemir Martins, a força do poder da música de Ednardo, as letras de Alcimar Monteiro, a beleza das artes de Nego Simplicio, a última ceia de Franzé de Oliveira.
Até quando este paraiso será apreciado pelos mecenas da arte prura
Por: Luiz Domingos de Luna
A magia de Aurora- Ingazeiras/ Ingazeiras -Aurora é tão forte que os seus filhos ainda continuam no pincel do portal da arte, a imagem da arte, congelada no espaço tempo.
Por: Luiz Domingos de Luna
hoje revi ingazeirasm, é uma magia que não se descreve, se vive e se vive intensamente. O Tembo a bailar no espaço da arte, ao tempo congelado a espera do parto de uma nova luz:
Postado pelo escritor Aurorense Luiz Domingos de Luna Procurar na web
Por: Luiz Domingos de Luna
Ingazeiras aos olhos do mundo
Luiz Domingos de Luna*
Nos umbrais do espaço tempo, já conhecida no oco do mundo, ao bloco congelado de uma história esquecida. Celeiro do cinzel, pincel do menestrel das artes plásticas, do fluxo do cotidiano ao estilo abstrato, na poeira do esquecimento de outrora, a lâmpada do gênio, duas vidas que na vírgula do tempo, o mistério dos remansos gira nos acordes da cítara no baile existencial – Aldemir Martins.
Da viola, pandeiro e violão, música brega, sertaneja, do xaxado ao samba canção ao gosto do ritmo, misturas em audição, na grandeza de um menino, ganha o forró nordestino uma nova versão – Alcimar Monteiro é também filho do nordeste, de ingazeiras, que também, é palco luz da criação.
Quando a caatinga foi devorada ao som do apito do trem, no dia 08 de dezembro 1923, sob o manto da mãe protetora – A Padroeira N.SRA Conceição- recebe pela primeira vez a máquina do progresso e do desenvolvimento – O trem.
Enquanto a fumaça da locomotiva teimava em voltar para a capital alencarina, gritava com os braços abertos as margens do salgado, ainda na bruma fresca, do cheiro potável da água salgadina, em fluidez, o grito de apelo, aos inúmeros artesãos, pintores e músicos, na seara da mistura entre o mundo material e espiritual, uma fonte jorradora ao cariri, ao sertão, ao Nordeste, sua linda aquarela, ao oco do mundo, materializar – Ingazeiras a musa de sempre no sul do Ceará, na curva do tempo, a qualquer momento, na constelação do cariri um estrala à brilhar.
(*) Professor- Aurora - Ceará
Por: Luiz Domingos de Luna
muito maravilhosa, nossa querida e amada ingazeira.sou do sitio santa cruz e estou em sao paulo beijos para todos.......
Por: irineldo vieira de souza
Olá!!Boa noite,que saudades sou Manoel Felipe,meu pai era o Sr.Zé Felipe(falecido)aí em Ingazeiras do sítio Lagoa de Vaca.Estudei no grupo escolar c/a prof.Irene Macêdo,gostaria muitíssimo de receber notíscias daí.
Abraço Manoel
Por: Manoel Valdizar Lima
BOA NOITE EU SOU CICERO ARNALDO HOJE RESIDO NA CIDADE DE CE MAS NASCI EM INGAZEIRAS MAS ESTOU SEMPRE CONECTADO COM TODOS DA IR.ESTUDEI 15 ANOS NA ESCOLA PADRE CICERO. UM GRANDE ABRAÇO.05/04/2011
Por: cicero arnaldo