Bem-vindo a Lavras da Mangabeira!
Inúmeras opções de hotéis em Lavras da Mangabeira e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Lavras da Mangabeira.
Informações de Lavras da Mangabeira
Roteiros do Brasil Região Vale do Salgado
HISTÓRIA DA CIDADE Suas origens remontam ao Século XVIII, quando na região de São José dos Cariris (Missão Velha) estabeleceu-se a febre do ouro, abrangendo vastas regiões, dentre estas o Rio das Lavras ou local onde através da lavagem das escórias obtinham-se fragmentos auríferos (1712). Diante da propagação das ricas jazidas, Pernambuco assumiu a preeminência das lavras, nomeando como Superintendente das minas o Sargento-Mor Jerônimo Mendes da Paz (1751). Deu-se, então, o conflito de interesses. Em 1752 e acompanhado do Ouvidor Proença de Lemos, o Capitão-Mor do Ceará, Luiz Quaresma Dourado, buscou a região caririense, estabelecendo-se às margens do rio já conhecido por Lavras. Nessa aventura, compreendendo os sítios Fortuna, Barreiros e Morros Dourados, várias prospecções se realizaram, porém em vão, uma vez que a produção não compensava o volume das despesas. Quaresma Dourado retornou à Capital em 1758, levando de volta sua corte e deixando apenas como referência a denominação que já de início patentearia o reduto. Significado do Nome
Pedra Quebrada Aniversário da Cidade: 20 de Maio Gentílico: Lavrense População: 31.096 habitantes CARACTERÍSTICAS: Clima: Semi-árido Temperatura Média: 28º C COMO CHEGAR: Localização: Centro-Sul Cearense Limites: N: Cedro, Icó, Umari; L: Baixio, Ipaumirim; S: Aurora, Caririaçu; O: Granjeiro, Várzea Alegre. Acesso Rodoviário: Distâncias: Da Capital: 434 km Outras: TURISMO: Resumo: Principais Pontos Turísticos: Acidentes Geográficos Rio Salgado, Riacho do Mês, Extremo de Lima e Unha de Gato. Atrativos Naturais Serra do Boqueirão, Gruta do Boqueirão, Rio Salgado, Açude da Extrema, Açude Três Irmãos Estação Ferroviária Rede de Viação Cearense (1917-1975) EVENTOS: Calendário de Janeiro a Dezembro: Abril - Padroeiro São Vicente Ferrer INFORMAÇÕES ÚTEIS: PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGABEIRA E-mail: Telefones: (85) 9919-2222 Sites: http://lavrense.com.br/ SUB-PREFEITURA: E-mail: Telefone: INFORMAÇÕES AO TURISTA: Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé Avenida Borges de Melo, 1630 ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE: E-mail: Telefone: CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS: E-mail: Telefones: (88) 3536-3108 Sites: http://portal.mj.gov.br/ CARTÓRIO ELEITORAL: E-mail: Telefone: OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS: HOSPITAIS: CORPO DE BOMBEIROS: 193 DELEGACIA DE POLÍCIA: OUTROS: E-mails e telefones: Sites: http://pt.wikipedia.org PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE: OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Evolução Política: No curso dos anos seguintes, o lugarejo foi assumindo características populacionais, até chegar ao estágio de povoado. Nessa época, então, e de acordo com a resolução Régia de 20 de maio de 1816, criou-se o Município com a denominação de Vila de são Vicente das Lavras da Mangabeira, vindo a instalar-se a 8 de janeiro de 1818. O título de cidade provém da lei nº 2.075, de 20 de agosto de 1884.
Igreja: Em termos eclesiais havia como projeção subordinante a freguesia do Icó, situada em terreno próprio e constante de meia légua de terras ao lado do rio Salgado. Essa dependência vigeu até 30 de agosto de 1814, oportunidade em que se deu o respectivo desmembramento. Em 1814, consoante ato do Bispado de Pernambuco, instituiu-se a Paróquia, sob a invocação de São Vicente de Férrer, constando como seu primeiro vigário o padre José Joaquim Xavier Sobreira.
RFFSA (1975-1997)
LAVRAS DA MANGABEIRA
Município de Lavras da Mangabeira, CE
Linha-tronco - km 491,036 (1960) CE-3150
Inauguração: 01.12.1917
Uso atual: n/d com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul até o dia 16 de novembro de 1989, quando pararam. Sobraram somente os trens metropolitanos em Fortaleza..
A ESTAÇÃO: A estação de Lavras, hoje Lavras da Mangabeira, foi inaugurada em 1917. A cidade surgiu no século XVIII e passou a município ainda no século XIX. Ela foi a terminal da linha da E. F. Baturité até 1920, quando a linha foi prolongada até Aurora. Antes, porém, seus habitantes tinham de ir até Iguatu, mais ao norte, para embarcarem. O prolongamento até Lavras ocorreu por influência política, depois dos 7 anos de espera em Iguatu: Em 1914 (dona Fideralina) reuniu cabras, armas e munições, e enviou, aos cuidados do filho Gustavo, como ajuda a sues partidários, numa tentativa de retomar o poder, apoiando a Revolução de 14. O episódio, vitorioso, chamado pelos rebelistas A Cedição de Juazeiro, devolveu o poder às oligarquias antigas, dele alijadas após o movimento popular ocorrido por volta de 1911. Essa participação foi imortalizada em folheto de cordel. Nós íamos relando o chão/Temendo a bala ferina/Mas quando ele conheceu/Que lá havia ruína/Correu com medo dos cabras/Da dona Fideralina. Dois anos antes de morrer, a sua grande influência fez chegar a Lavras a via férrea que tornaria mais fáceis e menos lentas as viagens à capital. No dia da inauguração da estação, a velha mostrava-se alegre, forte; com seu vasto corpo jogado numa cadeira de balanço conversava em altos brados. Sempre gritou. Na primeira vez em que baixou a voz, teve-se a certeza de que realmente chegara a doença que a levaria à morte, aos 87 anos. Em agosto de 1919 termina a história de Federalina, mas não a do seu reinado. Gustavo substituiu a mãe, dando lugar a seus próprios filhos, João Augusto e Raimundo Augusto, fortes e violentos. A oligarquia só largou o poder - e por força dos acontecimentos - mais de meio século após a morte da matriarca (Matriarcas do Ceará - D. Fideralina de Lavras, de Rachel de Queiroz e Heloisa Buarque de Hollanda). (Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Matriarcas do Ceará - D. Fideralina de Lavras, de Rachel de Queiroz e Heloisa Buarque de Hollanda).
Telefone: (85) 3256-2100
Comentários de Lavras da Mangabeira
mha mae nasceu nessa cidade gostaria de ver mas fotos para conhecer melhor mha historia
Por: joelson fernandes
lavras é minha terra querida, dez para o site.
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Por: adelmo
Lavras da Mangabeira foi e é a melhor cidade que já conheci.gostaria de receber sempre noticia,tenho amigos aí e faz 10 anos que não volto aí.sou filho de Maria Domingos, que mora na rua melquíades pinto.lembranças a Dudé,Cicero(Caboclo)e toda a galéra.
Por: suzidam domingos
lavras é a cidade natal de minha mãe e quase a minha pos naci em são paulo mas me criei em lavras a cidade que eu amo!!!!!!!!!!!!!
ela é pequena mas pacata e legal poriso goso muito dela.
os pontos turisticos dela são poucos mas todos são muitos legais principaumente o buqueirão ele é muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
quem poder vim a laras tem que ver o buqueirão.
venha a lavras ela é muito legal,voce não vai se arepende
Por: maria gabrielly
Ja morei em Lavras era tudo de bom, hohe com certeza bem melhor, mais linda ainda. amo minha terra querida.
Por: Rejane
essa cidade é demais sinto saudades um dia irei até la. abraços e beijos a todos de lavras da mangabeira é ai que tem uma das igrejas mas linda do brasil
Por: maria aldina furtado
lavras da mangabeira é uma cidade maravilhosa e q me traz muita saudade peço a deus todos os dias q ilumine essa cidade maravilhosa e todos os moradores e visitantes q por lá passam,já fui morador daí e pretendo um dia voltar se deus quiser,sinto muita saudade de td daí.
a única coisa q me fez sair daí foi a falta de emprego
parabens a todos q tão fazendo com q essa cidade maravilhosa cresça.
um grande abraço a todos.
Por: ronaldo ferreira
amo minha cidade e meu povo lugar de gente ospilaleiro e onde mora minha familia lugar de belas paisagens quero taambem deixar aqui muitos beijos e abraços aqui para toda minha familia que amo de paixão.
Por: vilar
Cidade querida onde nasci, como bom falar desta cidade maravilhosa, hospitaleira,onde forró corre na VEIA.
Por: Martrins Paulino
LAVRAS é a minha terra preferida um grande abraço
a todos lavreses.....
desejo a voces tudo de bom
são os meus votos de amizade
por LAVRAS
JVICENTE..
Por: jose vicente
é claro que eu conheco. é uma cidade maravilhosa; fico emocionado´só em falar ela. uma abraco pessoal; nao deixe de visita-la.
Por: givanio pinheiro
conheço lavras da mangabeira , afinal eu nascir ai . desde 2004 eu vir pra sao paulo , olhando pela a internet é tao bom ver que a minha cidade mudou tá linda nao é mais a mesma cidade de antes lavras meu orgulho..........
Por: tiago roberto beserra da silva
falar de lavras e coisa cidade que eu amo muito tive o previlegio de morar por oito anos em lavras sinto muita saudade??
Por: helenildo souza
,sai de lavras no ano de 1953 .meus pais compraram terra no maranhâo em 1976 vim morar em sâo paulo,más a saudade nâo acaba apesar do tem sinto muitas saudades de minha querida lavras ceare
Por: jaime pinheiro de sousa
adorei esta cidade estive ai o ano passado minha avô mora ai moro em sp pretendo voltar em breve os peixes dai sao maravilhosos uma cultura diferente muitos lugares para nadar cidade muito boa.
Por: jobson
nasci em lavras mas a anos
que nao vo la mas fico feliz
em saber que muita coisa
mudou pra melhor é claro
espero ir por ai este ano pois
sinto muita falta de tudo e
de todos amigos lavrences
thal
Por: PAULO SERGIO CANDIDO DA SILVA
esa cidade e de premeira cheia de de alegria e sem violençia parabens lavras
Por: cicero rivaldo
Lavras da Mangabeira Terra natal da minha mãe. Amo-a de coração. Resido aqui na cidade de Irecê Bahia mas tenho muitas saudades dos dias que passei em Lavras. É uma cidade acolhedora, educadora, quem não conhece é bom conhecer não irá se arrepender.
Por: Lana Sobreira Menezes de Sousa
mangabeira é muito linda la é bastante legal charmosa e elegante o clima é muito bom.
Por: thamires
eu amo lavas da mangabeira eu sou de la nasci me criei não so eu como tambem meu maridu e minha filha .lavras e bonita maravilhosa por isso amo lavras.
Por: ivoneide alves feitosa