Bem-vindo a Barcelos!
Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Barcelos, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.
A cidade de Barcelos, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1931. A localidade está em uma altitude de 47m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.128 habitantes. A área total de Barcelos é de 123.120,9km², e sua densidade demográfica é de 0,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barcelos-AM é 69700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Barcelos
Roteiros do Brasil
Região Pólo Rio Negro e Solimões
HISTÓRIA DA CIDADE:
Em Mariuá, aldeia dos índios Manaus originou-se atual cidade de Barcelos, foi fundada em 1728, pelo carmelita Frei Matias São Boaventura, a missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá. Ergueu-se de inicio uma capela de palha, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição, em seguida um hospital e pouco depois um colégio.
A missão progrediu rapidamente. Contou o Frei Matias com o concurso da mão do principal índio na catequese. Aos Manaus juntaram-se depois os Barés, os Banibas, Passés e Uerequenas, formando uma população de cerca de dois mil silvícolas.
Anos depois, o Frei Matias foi substituído pelo Frei José de Madalena, que construiu em 1739 a capela de São Caetano.
Em 1744 é construída a capela de Nossa Senhora de Santana.
Em 1754 chega a Mariuá o Capitão General Francisco Xavier Mendonça Furtado, para dar cumprimento ao tratado de limites entre Portugal e Espanha, aí permanecendo por vários anos.
Mendonça Furtado demorou-se cerca de dois anos em Mariuá. A povoação ainda não apresentava então aspecto agradável. Além das palhoças dos índios só havia as capelas, o hospital e o colégio ou seminário. Ademais o terreno era alagadiço quando havia fortes chuvas ficava inundado em grande parte e as enxurradas cavavam valados profundos. O matagal era enorme.
Mendonça Furtado construiu pontes e aterros no sentido de melhorar as condições do local. Derrubou-se o matagal, abriram-se ruas e uma praça, onde foi levantado um prédio para residência do demarcador espanhol que era esperado. O palácio das demarcações onde se deveriam realizar as reuniões das comissões de demarcação, e a casa de espera “destinada as cortesias entre os dois demarcadores antes do início daqueles misteres diplomáticos”, também foram construídos.
Mariuá, transformou-se. “Já havia um ar pomposo do centro civilizado”. Sua população era de cerca de 3000 habitantes.
Em 13.04.1755 é criada a Prelazia Geral.
Em 06.05.1758, a aldeia é elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos.
Em 27.05.1758 é instalada a capitania de São José do Rio Negro, com sede na vila de Barcelos, sendo seu primeiro governador Joaquim de Melo e Póvoas.
Durante o período das Juntas Governativas, veio a Barcelos o general Pedro Caldas como chefe da segunda comissão de limites, que então atuou como governador de fato da capitania.
Em 1788, foi o coronel Manuel da Gama Lobo D’Almada nomeado Governador da Capitania.
Em 1791, no governo de Manuel da Gama Lobo D’Almada, a sede da capitania passa para o Lugar da Barra, mas retorna a Barcelos em 1799.
Em 1808, sob o governo do capitão-de-mar-e-guerra José Joaquim Vitório da Costa, a sede da Capitania é transferida de novo para o Lugar da Barra.
Em 1816, ao mando do governador, são demolidos todos os edifícios existentes em Barcelos, à exceção do palácio, da Igreja e da provedoria. O ato revestiu-se de um aspecto depredatório. No dizer dos adversários do governador, este nutria por Barcelos verdadeira antipatia. A partir de então, os vestígios da decadência, já evidentes, acentuaram-se ainda mais.
Em 03.12.1825, a Câmara de Barcelos, obedecendo ordens do Presidente da Província do Grão-Pará, foi transferida para o Lugar da Barra.
Em 1828, o Presidente da província resolve fazer retornar a Barcelos a câmara, devido sérios desentendimentos entre essa câmara e o comandante militar da comarca.
Em 1833, na divisão do território nacional para a execução do código do processo, Barcelos continuou como vila, passando a ter, todavia, antiga denominação de Mariuá.
Em 1835-1836, por ocasião da cabanagem, Mariuá manifestou-se decisivamente a favor dos legalistas. Em Icuipiranga, perto de Tapajós, no segundo semestre de 1835, deu-se o primeiro combate entre os amazonenses legalistas e os cabanos.
Bararoá, nome de guerra dado a Ambrósio Aires, comanda a resistência. Neste combate a vitória coube às suas forças. A luta todavia não estava terminada. Em outubro, os espias dos cabanos rondavam a capital da capitania, que não dispunha então do pessoal necessário à sua defesa. Recorreram então a Mariuá, donde vieram para a capital, em atendimento ao pedido, vinte e cinco homens, comandados por um tenente.
Em Icuipiranga os cabanos reorganizaram-se. Investiram sobre Luzéa (atual Maués), Serpa (atual Itacoatiara), vencendo-as sem resistência. A 6 de março de 1836 apossaram-se sem dificuldade da Vila de Manaus, sede da Capitania, e exerceram o seu governo.
Todavia, em agosto, eclodiu a reação no Alto Amazonas, “Vilas e Termos pegaram em armas”. O movimento iniciou-se em Tefé. Mariuá, então, seguindo poucos dias após o exemplo de Tefé, chamou às armas os seus munícipes. As suas forças sob o comando do capitão Miguel Benfica, bateram os cabanos em Tauapessassu.
Em 30.04.1876 é criada a Comarca de Barcelos.
Em 1878, pela Lei nº 388, a sede da comarca é transferida para Moura.
Em 09.06.1881, pela Lei nº 538 retorna para Barcelos a sede da Comarca, com os Termos de Barcelos e Moura.
Em 10.09.1891, pela Lei Estadual nº 10, é criado o município de São Gabriel da Cachoeira, com território desmembrado de Barcelos.
Em 1914, foi fundada a Missão Salesiana pelo Pedro Massa, diretor das Missões dos rios Negro e Madeira. A partir daí, passou a cidade a recuperar-se, embora lentamente.
Em 28.11.1930, pelo Ato Estadual nº 45, é suprimido o Município de Barcelos.
Em 17.01.1931, pelo Ato Estadual nº 186, a sede do município do Rio Negro, é transferida de Moura para Barcelos.
Em 14.09.1931, pelo Ato Estadual nº 33 é restaurado o Município de Barcelos, com o território desmembrado de Moura, e mais o território do Município de São Gabriel, que lhe é anexado.
Em 1935 é desmembrado o território de São Gabriel, que volta a constituir o município.
Em 31.03.1938, em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 68, Barcelos recebe Foros de Cidade.
Em 1941, a Comarca de Barcelos ganha mais termo: o de São Gabriel.
Em 13.09.1943, pelo Decreto-Lei Federal nº 5.812, Barcelos adquire os distritos de Carvoeiro e Moura, passando a constituir-se de 3 distritos.
Em 04.06.1968, pela Lei Federal nº 54.499, Barcelos é enquadrado como “Área de Segurança Nacional”.
Em 10.12.1981 pela Emenda Constitucional nº 12, Barcelos perde os distritos de Carvoeiro e Moura, que passam a constituir o município de Moura.
Significado do Nome:
Aniversário da Cidade:
31 de Março
Gentílico:
barcelense
População:
25.715 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
• Setor Primário:
- Agricultura: também tem participação restrita na formação do setor. Apenas uma parcela insignificante da extensão territorial do município, está voltado para o cultivo da mandioca em primeiro lugar, vindo a seguir abacaxi, abacate, limão e tomate.
- Pecuária: o município não tem tradição no criatório de animais, razão pela qual o plantel reduzido de bovinos e suínos não concorre para a formação econômica do setor.
- Pesca: prática artesanal, direcionada para o consumo das famílias, tem importância econômica na formação do setor. Destaca-se o pirarucu, jaraqui, tucunaré, peixe-boi, piraíba, jacarés, tartarugas e ariranhas.
- Extrativismo Vegetal: atividades econômicas de maior representatividade no setor primário, onde se destacam as explorações de sorva, borracha, piaçava, madeira, castanha e gomas não elásticas.
• Setor Secundário:
- Indústria: fábrica de palmito, estaleiros, serrarias e olaria.
• Setor Terciário:
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviço: agências bancárias.
Clima:
equatoril
Temperatura Média:
23,5 º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Alto Rio Negro
Limites:
Roraima, Novo Airão, Codajás, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Venezuela
Acesso Rodoviário:
Via Aérea e Via Fluvial
Distâncias:
Da Capital:
405 Km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Janeiro/Fevereiro
31 a 02 - Festival do Peixe Ornamental – FESPOB
Julho/Agosto
28 a 07 - Festejos de Santo Alberto – (festa religiosa mais tradicional do município)
Novembro
- Festival de Verão
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARCELOS
E-mail:
Telefones: (97) 3321-1110
Sites: http://www.barcelos.am.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Manaus-AM
Av. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO JUDICIAL E ANEXOS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (97) 3321-1488
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.bv.am.gov.br
http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha - Escritor
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Barcelos
poxa gente vocês precisam conhecer barcelos , praias ,arquipelagos,pousadas muito bom pra quem quer uma vida tranquila .. venham visitar tenham certeza ke seram vem bem vindos..
Por: aliciane
Nossa realmente Barcelos é uma cidade encantadora gostaria muito de conhece-la melhor moro em Parintins e aqui já ouvir ótimos comentários com relação Barcelo
Por: Adriana
a cidade e um paraiso uma bela cidade turistica vale a pena conheçer.
Por: amanda tereza de sousa
barcelos possui muitas praias lindas de uma beleza ezuberante e hoteis de selva maravilhosos sem contar q temos o festival do peixe ornamental q é em janeiro venham conhecer barcelos a primeira capital do amazonas
Por: luiza goncalves da silva
ja conheci barcelos e posso afirmar q é uma cidade muito bonita com suas belas praias q surgem no verão e o festival é tão bonito quanto todos os outros de outros municipios do am va e comprove
Por: arlem ribeiro vieira
Gosto muito dessa cidade linda que eu amo, ainda mas o festival do peixe ornamental , as prais são lindas.
Por: Alexandre
Eu moro em Barcelos e garananto a vcs q tem otimos hoteis e restaurantes, tem muito peixe pra pescar e muito lazer na cidade e nas praias o custo é muito baixo, podem confiar vcs não vam se arrepender.
Por: Elson Rocha
Olá,Morei quase um ano em Barcelos-AM,e sou suspeita em falar da quela maravilha natural.Eu amo aquela terra e gostaria de voltar lá.
Por: Maria do Socorro Amorim
Foi em Mariuá onde tudo começou,
Já foi o maior Município,
Que o mundo constatou,
Até o tratado de limites,
Lá se realizou,
Por essas e outras razões,
Mariuá do meu coração,
Receba, a minha justa contemplação.
OBS: Essa poesia foi extraida da obra A Contemplação do Poeta Contemplador da Amazônia, Leonardo Mississipe de Souza.
Por: Leonardo Mississipe de souza
Bacerlos é uma cidade muito maravilhosa ainda não foi nessa cidade mais já ouvie falarem muito de bacerlos.Parabéns por ser uma cidade linda.
Por: aline
barcelos e uma cidade maravilhosa,possui uma riqueza natural incrivel ,praias maravilhosas.
Por: ANETE MARRUCH
cidade linda e maravilhosa,linda, linda linda ,estou com muita saudade..................
Por: Rosenir da Silva Benfca
o melhor paraisso ja visto pelo homem e barcelos parabens ....
Por: joão murilo
- Fundação:
- 1931
- Altitude:
- 47m
- População:
- 20.128 habitantes
- Área:
- 123.120,9km²
- Densidade Demográfica:
- 0,16hab/km²
- CEP:
- 69700-000