Bem-vindo a Itaberaí!
Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itaberaí, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.
Informações de Itaberaí
Roteiros do Brasil
Região do Ouro
HISTÓRIA DA CIDADE
A cidade de Curralinho, hoje Itaberaí, em 1819, recebeu o iminente naturalista francês Saint-Hilaire, Itaberaí já era um povoado próspero, onde se festejavam anualmente a festa de Pentecostes, no dia 12 de agosto, e as tradicionais folias do Divino, em 1824, já existia a Praça da Matriz, e duas pequenas ruas, a Municipal e Sete de Setembro, com o número total de 52 casas. Capitão-mor Salvador Pedroso de Campos, foi o fundador de Itaberaí, homem mais abastado de seu tempo, tendo, por isso mesmo exercido real influência sobre os seus contemporâneos. Capitão-mor Salvador Pedroso, extraiu grande quantidade de ouro, a ponto de ter os seus utensílios caseiros, tais como pratos, talheres, xícaras, copos, bandejas, etc, de ouro. A origem, porém, propriamente dita de Itaberaí, ou melhor, o que deu motivo a sua fundação, remonta a meados do século XVII, reinava D. João V, o vigésimo quarto rei de Portugal, em 1749. Por essa ocasião chegaram à capitania de Goiás os irmãos Távora, ricos fidalgos portugueses, dentro os quais se contava D. Álvaro José Xavier Botelho de Távora ou Conde de São Miguel, que em 31 de Agosto de 1755 recebeu o governo de Goiás. Na sua inata ambição pelo ouro, ocuparam os irmãos Távora as terras do alto vale de Uru, onde então fizeram duas estâncias a Quinta e o Santo Isidro. Devido a uma grande geada que ressecou os pastos e a seca, e que celebrizaria mais tarde; viu o seu gado afugentar-se das pastagens costumeiras nas redondezas das fazendas Quinta e Santa Isidro, em demanda de outros sítios circunvizinhos, a cata de forragem já ali escassa. E o gado à medida que a seca e a fome iam aumentando, diminuindo, portanto, as águas e os pastos, iam também por sua vez se afastando para outras regiões mais longínquas. Foi de modo que o gado, a procura de alimento, veio, parte dele, empastar-se às margens do Rio das Pedras. Capitão-mor Salvador Pedroso de Campos desenvolvia na sua fazenda em iniciativas industriais, atraindo outras pessoas da lavoura, fez com que nascesse a idéia de se realizar ladainhas aos domingos em uma das casas, que se tornou logo conhecida por Casa das Orações. Daí nasceu à devoção para Nossa Senhora DAbadia, que, para honra das tradições católicas de Itaberaí é ainda venerada pelo seu povo, obrigando o Capitão-mor a dar franco apoio à população nascente. Data dessa época a existência propriamente dita de Itaberaí, que, devido ao pequeno curral feito pelo Capitão-mor, foi logo denominado Curralzinho, que, por gente roceira, se tornou em breve Curralinho, nome este porque foi conhecida durante mais de século. Doutor Ernesto Augusto Pereira, 18º Governador da província, elevou a categoria de Vila , indo desse modo completar o 18º município de Goiás.
Significado do Nome
Coronel Benedito Pinheiro de Abreu, representante na Câmara Estadual, em 1924 apresentou o projeto da mudança do nome de Curralinho para Itaberaí, que significa em Guarany Rio das Pedras Brilhantes.
Aniversário da Cidade
09 de Novembro
Gentílico
itaberino
População
34.512 habitantes
CARACTERÍSTICASUma bela cidade de interior amiga, linda e maravlhosa!
Clima
Tropical úmido
Temperatura Média32º C
COMO CHEGAR
Localização
Centro Goiano
Limites
Itauçu, Mossâmedes, Americano do Brasil, Avelinópolis, Anicuns, Araçu, Goiás, Heitoraí, Itaguari, Itaguaru, Taquaral de Goiás e Uruana.
Acesso Rodoviário
GO-156
BR-070
GO-070
GO-164
Distâncias:
Da Capital:
89 km
Outras:
TURISMO
Resumo:
Possui 3 praças com ambiente aconchegante para descanso, 01 estádio de futebol, destacando-se o clube popular que acolhe e estrato da população mais carente, 02 ginásios poliesportivos, AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, e o Clube de Leões.
Principais Pontos Turísticos
Rio das Pedras
Corre sobre um leito inteiramente permeável e coberto de seixos, num percurso total de trinta e seis quilômetros, a contar de sua cabeceira a barra. Nasce na fazenda Santa Maria, próximo do lugar denominado Barro Amarelo, contra-vertente da serra do Gongomé. Banha a cidade de Itaberaí, onde tem a largura aproximada de 12 metros, e vai desembocar no Rio Uru, a dez quilômetros da sede do município. Não e dos mais piscosos; todavia em suas águas, encontram-se algumas espécies de peixes. Pela sua margem esquerda a contar da cabeceira, recebem os córregos: São João dos Barreiros, Santa Ana ou Larga, Açude Santo Antônio, Estiva, Cachoeira, Barreiro, Padre Felipe, Picada e Conceição; e pela margem direita os córregos Gongomé, São José, Barreirão, Bananal, Barra-Afundou, Conceição do Meio, Mata-Dentro, Pará, Acura, Jambreiro, Correguinho, Catarrão e o Ribeirão Palmital, também conhecido por José Manoel. A sua margem direita, na fazenda Cachoeira, distante de Itaberaí sete quilômetros, foi instalada a usina Hidroelétrica da Empresa Força e Luz, da qual foi proprietário o Sr. Coronel Sebastião Antônio da Fonseca. Nesse local existia uma pequena cachoeira com seis metros de queda e um volume constante de água no rigor do verão, e onde se encontra, no leito do rio, grande quantidade de conchas calcáreas.
Serra da Fazendinhas
Surge ao sul do município, na fazenda do mesmo nome. De seus píncaros se avista a cidade de Itaberaí em todo seu belo panorama. Prolonga-se numa extensão de 12 quilômetros, com viçosa vegetação de capim natural, entremeada de magníficas aroeiras.
Serra das Lages
Situada ao sudoeste do município, estende-se ao longo da margem esquerda do ribeirão Bugre. No sopé dessa serra, está localizado um rico veio de esmeraldas legítimas, das melhores que se tem encontrado no Brasil. A vegetação do seu dorso e rasteira e imprestável, e de seus pontos elevados também se vê Itaberaí.
Grutas notáveis
Existem no município algumas cavernas dignas de registros. A principal é a gruta do Gongomé, verdadeira furna de profundas galerias, no interior da qual se encontra belas estalactites contrapostas a interessante estalagmites. Acha-se situada na fazenda que lhe dá o nome, sob uma enorme pedreira calcaria, ao sul do Itaberaí, da qual dista apenas 24 quilômetros. Nas proximidades desse lugar existe um córrego que se torna subterrâneo na extensão de um quilômetro, dele não dando o menor vestígio na face da terra nesse trajeto. No município existe uma outra gruta, a da Lapinha, sito a barra do Rio das Pedras com o Uru. É formada por grandes blocos de pedras em disposições bastante originais, dividindo o seu interior em espaços compartimentos. Fonte: Annaes da Comarca do Rio das Pedras, ed. 1932 – de Dr. Derval Alves de Castro e Bruno Calil Fonseca.
EVENTOS
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Janeiro- São Sebastião padroeiro da cidade, Santos Reis
Junho
- São João Batista 9povoado do Gongomé).
Julho
-Festa de São Benedito
Agosto
- Nossa Senhora de Abadia
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERAÍ
E-mail:
Telefones: (62) 3375-2996
Sites: http://itaberai.go.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas
Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:
E-mail:
Telefones: (62) 3375-1177
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org/
www.cidadesdegoias.com.br
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Itaberaí
a cidade de itaberai é linda ,é maavilhosa éu amo esta terra, foi ai que nasce e minha terra natal,mais que pena ja não vou ai a muitos anos,agora moro em portugal.Mais minha familia mora ai .
Por: mariana marilia emiliano
Adoro o Curralinho, terra de meu pai Francisco Natal de Castro e de sua mãe e minha avó Natalina Rodrigues Souto de Castro (c/c Natal Soares de Castro de Jaraguá)
Por: Fabiano Luíz de Castro
Eu,tambem ja estive ai em itaberai e achei a cidade bem interesante...
E ate tomei umas cerveja,
mas um amigo que me levou. Valeu!
jussari, Porto Seguro - BA
Por: jussari
moro em itaberai amo essa cidade, ak eh td de bom a populaçao acolhedora o clima gostoso qd puderem venha pra minah cidade.
Por: telma dias de oliveira silva
uma bela cidade de interior .amiga linda maravlhosa
Por: luzia
gostaria de morar por que e uma cidade tranquila e muito acolhedora bonita e as pessoas são educadas amigas emunto atenciosa.
Por: luzia
Itaberaí cidade de pessoas alegres,colhedoras e amigas
Moro em Itaberaí deste do ano de 95 aqui tenho muitas historias para contar.Me considero uma curraleira de coração.
foi-elizabete alves da rádio silvestre am mais ouvida da região a melhor
Por: Elizabete Alves
estou com muita saudades dessa cidade linda
Por: luciana soares
Nasci nessa cidade, onde vivi minha infância,adolescencia,saindo de lá qdo me casei. Tenho recordações maravilhosas dessa cidade,a qual visito sempre,pois deixei muitos parentes e amigos,é uma cidade acolhedora,tranquila e bonita.Visite -a vc vai adorar
Por: Cleuza Faria Albernaz
CIDADE DE MINHA FAMILIA, MUITAS HISTORIAS DE FAMILIARES QUE AI MORAM. ZÉ PRETO MEU TIO. UM DELES
Por: SERGIO CAETANO
Itaberai e uma cidade linda e acochegante amo essa cidade...
Por: RONY CARLOS