Bem-vindo a Japurá!
Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Japurá, informações e fotos da maravilhosa Japurá. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Japurá, recomendadas por internautas.
A cidade de Japurá, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1955. A localidade está em uma altitude de 50m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.982 habitantes. A área total de Japurá é de 56.042,9km², e sua densidade demográfica é de 0,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Japurá-AM é 69495-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Japurá
Roteiros do Brasil Região
HISTÓRIA DA CIDADE O município Japurá é atravessado de um estremo a outro, pelo rio Japurá, afluente do rio Solimões, um dos mais importantes do estado. O rio Juruá apresenta uma largura de 2 Km. Suas águas são límpidas, contrastando com as do Solimões, que são barrentas. Significado do Nome
Aniversário da Cidade: 1º de Dezembro Gentílico: Japurense; japuraense População: 7.289 habitantes CARACTERÍSTICAS: • Setor Primário Clima: Temperatura Média: COMO CHEGAR: Localização: Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá Limites: Maraã, Fonte Boa, Tonantins, Santo Antônio do Iça, República da Colômbia, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro. Acesso Rodoviário: Distâncias: Da Capital: 1.050 Km Outras: TURISMO: Resumo: A flora e a fauna são importantes. Na primeira a seringueira e madeira são de boas qualidades. E na segunda destacam-se pelas suas várias espécies de peixes e aves (patos, marrecos, gansos e perus). Principais Pontos Turísticos: Rio Japurá Corta o município de um extremo a outro, despejando suas águas límpidas e cristalinas nas águas barrentas do rio Solimões. O rio Solimões com suas lindas ilhas e lindas praias de areias alvas. EVENTOS: Calendário de Janeiro a Dezembro: INFORMAÇÕES ÚTEIS: PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPURÁ E-mail: Telefones: (97) 3426-1130 Sites: SUB-PREFEITURA: E-mail: Telefone: INFORMAÇÕES AO TURISTA: Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE: E-mail: Telefone: CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
O Japurá, principal via de acesso ao município ao que empresta o nome, foi dos primeiros rios amazonenses a ser penetrado.
A história do município remonta ao período de 1764-68, quando são fundadas na região, por Tinoco Valente, as aldeias de São Matias, Santo Antônio do Mapiri e São Joaquim do Macapiri.
O Japurá foi outrora habitado por numerosas tribos de índios, estando hoje quase deserto.
Em 1775, pacificação dos índios Muras.
Em 1790, consolidação do domínio português sobre o território.
Em 1864, o Presidente do Amazonas, Dr. Adolfo Barros Cavalcante de Lacerda, dizia que a vista do que tinha sido, o Japurá estava lamentavelmente despovoado. Da foz deste rio à Boca do Apaporis, existiam doze choupanas com 70 índios contando-se entre ele muitos Miranhas.
Não se via mais um Passé ou Xomanas; apenas se notavam algumas relíquias das nações Jury e Cueretu.
Em 01.12.1935, pela Lei Estadual nº 176, o município de Tefé – do qual já haviam sido desmembrados São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé) e Xibauá (atual Carauari) – tem sua estrutura administrativa definida com três distritos: Tefé, Caiçara e Maraã.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, o distrito de Maraã é desmembrado de Tefé, dando origem a dois novos municípios: Maraã e Japurá.
Em 25.01.1956, o município de Juruá foi instalado, sendo seu primeiro Prefeito Elpídio Freire de Correia Lima, nomeado Governador do estado.
Em 04.06.1968, pela Lei Federal nº 5.449, Japurá é enquadrada como “Área de Segurança Nacional”.
Em 10.12.1981, pela Emenda à Colômbia, em favor do novo município de Bittencourt.
- Agricultura: a base de renda dos agricultores deve-se às culturas temporárias, destacando-se a mandioca, abacaxi, arroz, cana-de-açúcar, feijão e milho. Entre as permanentes estão: abacate, banana, laranja e limão.
- Pecuária: é uma atividade sem significado para a formação econômica do setor.
- Pesca: atividade artesanal para o consumo local.
- Avicultura: explorada tradicionalmente, para o consumo familiar, sem nenhuma expressão econômica, através da criação de galinhas.
- Extrativismo Vegetal: registrado em pequena escala e resume-se na exploração de borracha e madeira.
• Setor Secundário
- Indústria: olaria.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista.
- Serviços: supermercado e hotéis.
Av.. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805
CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (97) 3426-1023
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.bv.am.gov.br
http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Japurá
Japura é simples, humilde, tranquila, esuberante e fantástimente explendorosa. Rios calmos, super convidativos para um passeio em pequenas embarcações que deslizam em seus rios caldalosos,e serenos. É simplesmente fantástico como toda a Amazõnia.
Por: jose
japurá é um lugra bastante boito e tranquilo .la vc poder trspirar equele ar bastante puro.vc tbm poderar pescar ,pegar aqueles ????
Por: junior cesar
Bem. o que japurá tem de melhor?
Um povo extremamente amavel.
Uma vista panorâmica maravilhosa.
Rios calmos e abundantes excelente para pesca.
Por: BOCA
japura uma cidade boa de se morar, uma cidade tranquilo, muito aconchegante.
uma cidade de mulheres lindas...
Por: raimisom
Com certeza uma cidade que cada dia mais vem se desenvolvendo, e com isso oferecendo ótimas oportunidades e tantas outras coisas boas... abração
Por: Pecinho
- Fundação:
- 1955
- Altitude:
- 50m
- População:
- 4.982 habitantes
- Área:
- 56.042,9km²
- Densidade Demográfica:
- 0,09hab/km²
- CEP:
- 69495-000