Bem-vindo a Cedral!
Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Cedral, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Cedral.
Informações de Cedral
Roteiros do Brasil
Região Floresta dos Guarás
HISTÓRIA DA CIDADE
Os primitivos habitantes de Cedral, nome dado ao lugar por nele existir grande quantidade de cedros, eram descendentes de índios e portugueses, aos quais se juntaram o capitão José Serrão de Albuquerque Seguins, que era criador de gado, Jacinto Passinho, Eleotério Ferreira e Antônio Serrão Martins, estes proprietários rurais. Paralelamente às atividades agropecuárias, a população masculina também se dedicava à pesca, enquanto as mulheres se entregavam à tarefa de fabricar redes e a confeccionar rendas de almofadas. Em 1924, chegavam ao povoado o jovem José Ribamar Ewerton, que logo se tornaria um dos homens mais influentes de Cedral, muito contribuindo para sua emancipação. O município foi criado pela Lei Nº 257, de 9 de junho de 1964.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
09 de Junho
Gentílico
cedralense
População
10.300 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Com a decadência do sistema colonial ao final do século XIX, predominou a cultura de subsistência em pequenas lavouras de mandioca. O processo agrícola ainda é arcaico e consiste da derrubada de mata (roçado), que posteriormente é queimada, empobrecendo ainda mais o solo, que vem já sendo utilizado há gerações. As matas originais praticamente não existem ou são raras. Além da mandioca para a produção de farinha d’água, farinha seca e tapioca, cultivam-se o arroz, milho, feijão, quiabo, maxixe, abóbora (jerimum) e outras curcubitáceas, além de ervas e leguminosas. Porém estas culturas não ultrapassam o índice relativo à pequena escala de produção, típico da cultura de subsistência.
Clima
Tropical quente e úmido
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Norte Maranhense
Limites
Guimarães, Porto Rico do Maranhão e Mirinzal.
Acesso Rodoviário
Distâncias:
Da Capital:
193 km
TURISMO
Resumo:
Cedral tem um litoral abençoado, com praias de areia branca quartzosa, locais verdadeiramente paradisíacos. Outeiro, Pericáua, Restinga e Saçoitá são algumas das praias mais visitadas, contudo o acesso a essas praias ainda é difícil.
Principais Pontos Turísticos
Atrativos
Cedral tem um litoral abençoado, com praias de areia branca quartzosa, locais verdadeiramente paradisíacos. Outeiro, Pericáua, Restinga e Saçoitá são algumas das praias mais visitadas, contudo o acesso a essas praias ainda é difícil.
EVENTOS
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Cedral tem grande potencial a ser desenvolvido no ramo hoteleiro, turístico, agrícola, da piscicultura e do artesanato, contudo carece de grandes investimentos.
Calendário de Janeiro a Dezembro:
- O Bumba-meu-boi, assim como em todo o Maranhão, porém o sotaque característico da região é o de zabumba.
Anualmente, em ocasião do Carnaval, acontecem xarangas e blocos organizados promovidos pela comunidade local; na sede também chamada de jacu, jegue, por influência do Jegue Folia, famoso bloco carnavalesco de São Luís. Nos povoados a diversão fica por conta das festas de entrudo, também chamadas de Salamê, com características próprias, mas com forte influência dos típicos blocos de sujos de São Luís.
- Ocorrem também a Festa do Divino, a Dança Portuguesa e a Quadrilha em período junino, o Pastor ou brincadeira do Presépio, festejado nos meses de dezembro e janeiro em ocasião de Natal e Dia dos Reis Magos. A brincadeira do Pastor ocorre apenas no município de Cedral, não sendo observada em nenhuma outra parte do Maranhão, consiste de um auto teatral do nascimento de Jesus. A brincadeira conta com inúmeros personagens fictícios como anjos, pastores, princesas, reis, rainhas, espanholas, ciganas, floristas e etc... com diálogos e versos cantados ao som de viola/violão, pandeiro, saxofone e/ou clarinete. É vedada a participação masculina neste auto, salvo pelos músicos; é também notória a influência da cultura portuguesa neste folguedo.
São celebradas festas de santos católicos nos povoados, com procissões e levantamento de mastro em alusão ao santo, após a ladainha e rezas, ocorrem geralmente um leilão promovido pela irmandade responsável e distribuição de bolo de tapioca e chocolate aos presentes. A festa profana, propriamente dita, antigamente ficava a cargo de músicos que tocavam o baile, com o tempo os músicos foram sendo substituídos por radiolas, que a partir da década de 1970 passaram a tocar o reggae. Este ritmo jamaicano atualmente é tocado em todas as festas.
- O tambor de mina ou pajé é uma manifestação de aspecto cultural e religioso, sincrética de origem africana, de elementos trazidos pelos escravos mina-jeje e angola-congo, de práticas indígenas animistas e do catolicismo. Hoje em vias de desaparecimento na região. Outra manifestação de origem africana é o tambor de crioula, que diferentemente das rodas de tambor apresentadas em São Luís, há intervenção masculina, com gestos que lembram a capoeira.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CEDRAL
E-mail:
Telefones: (98) 3398-1540
Sites:
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de São Luís
Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO ÚNICO:
E-mail:
Telefones: (98) 3398-1402
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org/
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Cedral
Eu ainda não tive a oportunidade de visitar essa bela Cidade.Espero um dia visitá-la e poder ver e sentir de perto o acolhimento e a alegria deste povo.Espero também que todos os Cedralenses preservem a sua cultura e a sua História.Pois "Um povo sem memória,não existe História".Um forte abraço a todos os cedralenses.
Por: Marcelo Azevedo Trindade
CEdral terra querida de meu coração que tús sejas ETERNA beleza do nosso Maranhão
Por: Elielson
Cedral é tdo de bom temos praias, rios, um otimo lugar pra se descançar e curtir a vida em paz. La vcs poderam conhecer as prais de Oiteiro, Barreirão e Sai-Soltar aproveite e curta a cidade.
Por: Elisaneide
eu ainda vou levar uns irmaos de brasilia p conhecer pericaua e as prais coisa linda e morar em pericaua parabens a todos de pericaua e cedral.
Por: givanildo soares
sou de pericaua e maravilhoso a praia do barreirão a praia de outeiro também mais a praia de pericaua o barrewirão e linda de mais vcs precisão ir lã visitarem essa beleza beijosss.
Por: celma
parabens cedral é super bacana............................
Por: zorro
nasci e cresci nessa cidade pois o que tem de mais lindo sao as lendas´;as prais
Por: maria amorim
sou nascida e criada nesta cidade o que tem de melhor e as praias e comidas
Por: maria amorim
A MINHA QUERIDA TERRA NATAL,QUE SAUDADE SINTO DESSA CIDADE ESSA É UMA DAS CIDADES MAIS LINDA. QUEM TIVER OPORTUNIDADE DE CONHECER VAI SE ENCANTAR COM O CENARIO EXUBERANTE DA PRAIA DE OUTEIRO.galera um grande abraço e em breve visitarei a minha terra querida jamais esquecida...fuuuuuuiiiiiiiii JEISON -SÃO PAULO
Por: jeison
Qm já visitou Cedral sabe q ele é atualmente (2010)muito mais q tudo isso q foi comentado. Belo por natureza, raro por sua tranquilidade. Lugar de encantos, pessoas felizes e hospitaleiras.
Hoje é fácil se chegar a qualquer lugar inclusive em Cedral, suas Exuberantes praias de águas quentinhas, seus Belos rios de águas tranquilas é felicidade para toda família, além do paladar excelente que se tem: peixe fresco (assado, cozido ,frito do jeito q vc imaginar), camarrão, sururu, sarnambi, carangueijo, siri, caju, murici, coco...inúmeras são as delicias dessa terra...dá água na boca só em falar. Venha conhecer Cedral, garanto q não vai se arrepender!!!
Por: cris.cedral
vamos sempre atualizar as informações desta cidade belissima. conte comigo.
Por: Janiel Rabelo Silva
eu amo cedral ainda mais carnaval meu msn e [email protected]
Por: nijacson
Motivado pelas informações contidas no artigo “Filão do Turismo Ecológico”, de autoria de Paulo Melo Sousa, publicado no Jornal Pequeno, resolvi conhecer a praia de Suassoitá e comprovei que suas características são propícias para a prática do surfe. No período em que fui lá, entre os dias 27 e 29 de dezembro de 2010, a previsão de ondas para o litoral norte do Maranhão, que abrange essa praia, não era nada animadora. Para São Luís, litoral central maranhense, a previsão era praticamente a mesma, o que significava calmaria total no mar.
Então, na manhã do dia 28.12.10, rumei para a praia de Suassoitá. No caminho, à distância, já percebia que as condições estavam diferentes do esperado, via muita espuma formando-se na praia e ao chegar lá, pude sentir o potencial de suas ondas ao entrar no mar com meu bodyboard. Em comparação com as ondas de São Luís, notei que as ondas de Suassoitá são mais cheias/gordas, são mais extensas, têm mais força, quebram mais longe, a arrebentação não é muito fácil, quebra uma onda atrás da outra. Neste dia, caí com a maré cheia, a altura das ondas variavam em torno de 0,5 a 1,00 metro, mas, acredito que rolam ondas também com a maré seca, pois da praia do Barreirão, que fica a uns 4km de distância, dava pra ver durante todo o dia o intenso volume de espuma que se forma em Suassoitá.
Penso que com a entrada de um bom swell, com pouco vento, as ondas devem quebrar em condições melhores ainda. Vale a pena conferir, mas, é preciso ser aventureiro, pois a praia é distante, a areia ferve em alguns trechos (calce alguma coisa), é deserta, nela só há uns três ranchos de pescadores, é preciso levar água ...
Por: Kellvin Araujo
Olá!
A Cidade de Cedral é tudo de bom;é uma coisa inesplicavel,só indo lá para conhecer e se encantar com a sua riqueza de belezas naturais,sua culinaria que é rica em sabores e mariscos.
em fim pra quem gosta de natureza e aventura; corre para lá.
Por: wellington coutinho
Sou de outeiro atualmente moro no Rio de Janeiro mas todo ano passo as ferias em Outeiro. eu e meu esposo amamos muito. esse lugar maravilhoso.já estou contando os dias para volta.
Por: estela
As praias de outeiro e Barreirão e Cedral. são praias muito lindas.as pessoas que tiverem oportunidade venham conhecer esses paraíso. muitos beijinhos
Por: estela
essa cidade é adoravel amúh muito ela
tá no fundo do coração
Por: leticia