Bem-vindo a Cordisburgo!
Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Cordisburgo, fotos, informações, os principais hotéis de Cordisburgo, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!
A cidade de Cordisburgo, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 720m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.129 habitantes. A área total de Cordisburgo é de 825,7km², e sua densidade demográfica é de 11,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cordisburgo-MG é 35780-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Cordisburgo
Roteiros do Brasil
Região Turística Coração das Gerais
Circuito Turístico das Grutas
HISTÓRIA DA CIDADE
A história de Cordisburgo tem seu início com o Padre João de Santo Antônio. Nascido em 1824, no distrito de Morro Vermelho, Caeté, estudou e ordenou-se no seminário de Mariana, onde exerceu o magistério. Ali, Padre João se tornou um grande devoto do Sagrado Coração de Jesus, devoção essa difundida em Minas Gerais pelo primeiro bispo da Capitania das Minas, D.Frei Manuel da Cruz. Designado missionário por D. Viçoso, Padre João de Santo Antônio percorreu quase toda Minas Gerais, de 1860 a 1880 .No início da década de 80, comprou a Fazenda do Melo por dois contos de réis. Era um desejo antigo do padre ter um local onde pudesse dedicar e exercitar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. “Aos 21 de agosto de 1883, vim dar começo à fundação da povoação da Vista Alegre, começando por edificar uma capela ao patriarca São José...” Essa capela é que deu origem à cidade de Cordisburgo, pois, ao seu redor, Padre João foi distribuindo os lotes. Em 1884 a capela já estava pronta e uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, vinda da França, chegou ao local que passa a ser conhecido por Coração de Jesus da Vista Alegre. Em 1885 era a vez de dar início à construção da Matriz, que foi inaugurada em 1894 pelo primeiro arcebispo de Mariana, D. Silvério Gomes Pimenta. Padre João, então com setenta anos, pode, com regozijo, ver seu sonho realizado. Dez anos após, a Diocese de Diamantina recebeu como doação de Padre João de Santo Antônio 40 alqueires de terra. Depois, se recolheu à comunidade de Macaúbas, em Santa Luzia, onde faleceu. Nessa época (junho de 1890), já tinha sido criado o distrito com nome de Cordisburgo da Vista Alegre e a localidade já possuía uma estação telegráfica. A estação central foi inaugurada em 1904 e, em 1917, os franciscanos assumiram a responsabilidade da paróquia.
Significado do Nome
O nome Cordisburgo é uma palavra híbrida formada por cordis do latim, coração e burgo, do alemão, cidade. Daí o significado – Cidade do Coração.
Aniversário da Cidade
17 de Junho
Gentílico
cordisburguense
População
8.667 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Local paradisíaco com um povo acolhedor, cidade cercada por cachoeiras onde a tranquilidade o espera. Vale à pena conhecer!
Clima
Temperatura Média
22° C
COMO CHEGAR
Localização
Metropolitana de Belo Horizonte
Limites
Curvelo, Paraopeba, Araçaí, Jequitibá, Santana de Pirapama.
Acesso Rodoviário
BR-040, MG 231
Distâncias:
Da Capital:
121 km
Outras:
TURISMO
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Gruta de Maquiné
Localização: Serra do Maquiné
Fone: (31)- 3715-1078
Horário de Funcionamento: Funciona diariamente de 8h às 17h.
Como Chegar: A partir de Belo Horizonte, são 93km pela BR-040, no sentido de Brasília e, daí, são mais 22km até Cordisburgo ou 27km até a Gruta do Maquiné.
Grutas do Município de Cordisburgo
Gruta da Vaca Preta
A Gruta da Vaca Preta é uma gruta calcária e seca, com entrada em forma de clarabóia (é um buraco no chão). Tem cerca de 200 m de extensão. A gruta fica no Povoado do Onça, a 10 km da cidade.
Gruta do Salitre
A Gruta do Salitre, que é calcária, está localizada nas proximidades da Gruta do Maquiné. Possui grande variedade de ambientes e um córrego. Tem duas entradas e, aproximadamente, 1.800 m de extensão.
Gruta da Morena
A Gruta da Morena é uma gruta calcária, considerada a terceira maior gruta de Minas Gerais. Com 4,5 km de extensão, possui cinco pórticos (entradas), vários salões e abriga um córrego. Fica próxima à estrada do Povoado do Onça, a 6 km da cidade. Para chegar à gruta, é necessário percorrer uma trilha.
Gruta do Tobogã
A Gruta do Tobogã tem aproximadamente 600 metros de extensão. De formação calcária, conta com belos espeleotemas e é cortada por um pequeno córrego.
Gruta dos Porquinhos
É uma gruta calcária, com 300m de extensão e poucos espeleotemas. Abriga belas pinturas rupestres.
Gruta do Tão Lucas
É uma gruta calcária e seca, com aproximadamente 150 m de extensão. Tem a entrada em forma de clarabóia , e abriga muitos espeleotemas.
Igreja Matriz Santuário do Sagrado Coração de Jesus
A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus se destaca na vista de Cordisburgo, já que se encontra na área central da cidade e em um local elevado. Mas é também a praça em frente, com seu jardim e duas palmeiras, que o embelezam. Entre as folhas das palmeiras, surge o cruzeiro de madeira, valorizando a construção em harmonia com a natureza. Uma característica marcante do templo é o seu ecletismo, e a manifestação do estilo Art Decô, já que ela é uma construção do século passado. Em sua construção, estão presentes fortes linhas verticais, resultado da utilização de materiais como tijolo e concreto.
Lagoa dos Currais
Localização: Fazenda Lagoa dos Currais
Distância ao Centro: 12 Km
Como Chegar: Estrada Municipal 1, via São José das Lajes.
Museu Casa de Guimarães Rosa
Localização: Av. Padre João n° 744 - Centro
Fone: (31)- 3715.1378
Horário de Funcionamento: Terça-feira a domingo de 8h às 17h.
Poço Azul
Localização: Fazenda Jatobá
Como Chegar: O acesso é pela rodovia MG-421, a partir do km 18, aonde é necessário entrar à esquerda. A partir daí são 6 km pela Estrada Municipal 1.
Zoológico de Pedra Peter Wilhelm Lund
O Zoológico de Pedra Peter Wilhelm Lund possui exposição de réplicas de animais do período Pleistoceno (entre 10.000 anos e 2.000.000 de anos atrás).
As réplicas são confeccionadas com telas, areia e cimento.
O zoológico homenageia o cientista dinamarquês Peter Lund , estudioso da Gruta do Maquiné, considerado o pai da Paleontologia brasileira .
Localização: Praça Octacílio Negrão de Lima
EVENTOS
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORDISBURGO
E-mail:
Telefones: (31) 3715-1484
Sites: http://www.cordisburgo.mg.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro
Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (31) 3715-1382
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS: (31) 3715-1247
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA: (31) 3715-1291
CONSELHO TUTELAR: (31) 3715-1484
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org/
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Cordisburgo
Cordisburgo é uma cidade tranquila onde passei toda a minha infância. Tenho saudades das suas ruas largas e suas arvóres. um lugar onde se pode fazer amigos de verdade. tenho muitas saudades da terrinha.
Por: lilian
Tive o privilégio de conhecer Cordisburgo e me encantei,sem contar ,que ainda amo uma pessoa desse lugar.Tenho saudades de Cordisburgo.
Por: borges
Cordisburgo é uma cidade
maravilhosa e o que mais admiro é o Museu Casa Guimarães Rosa.
Até a atmosfera da casa é outra. É como se ele ainda estivesse lá, no quintal, recortando o símbolo do infinito na grama do jardim. Ir até Codisburgo é como passear no tempo... Um tempo só nosso, onde tudo cabe e tudo é perfeito. Saudades de Codisburgo.
Por: Nádia Alves Pereira
oi pessoal vcs ñ podem deixar de ir lá , fui la em uma excursão de escola ,nunca fui em um lugar tão bom ,ñ perca tempo pois vá lá. ai é muito bom!!
Por: taina
Amei a cidade, principalmente a gruta, a população é pequena por isso é que a cidade é muito boa, uma calmaria, é tudo de bom. Nos hospedamos na pousada da Rosa, pretendemos voltar novamente, tirei um montão de fotos. amei Cordisburgo.
Por: edileusa e Odete
ESSE PORTAL E D+. SOU DE CORDISBURGO E TODAS AS INFORMAÇÕES REPRESENTA MESMO TUDO O QUE É E TEM EM CORDIS.
Por: Débora Cristiane Rocha
as imagens sao muit boas e quero me ospedar ai gostei muitofoi do lago , dos restaurantes a comida e uma delicia obrigada. kely
Por: kely
wu passo sempre minhas ferias em cordisburgo ocidadizinho boa!!!
Por: kevien wendell
Achei a cidade maravilhosa e desejo que rapidamente eu volte ai a meus melhores pontos turisticos são a gruta o museu e o simbolo no inicio da cidade na praça
um beijao
Por: camila cristina silva dias
FIQUEI ENCANTADA.NAO MIM ANIMEI MUITO MAIS DEPOIS...............................
E ACOSELHO TODOS A IR VISITAR
Por: deborah
Viajem inesquecivel, um lugar tranquilo,bonito e divertido... a gruta é linda e a praça de pedra incrivel
otimo dms
Por: Amanda Duarte
Tenho cordisburgo uma bela cidade limpa festiva .
Por: Vanete Moreira da Silva
Sou esposa de um cordisburguense que é apaixonado por tudo que faz parte da cidade: a gruta, a primeira igreja, o santuário, estação ferroviária, os pontilhões e a via férrea, o córrego do onça, o museu casa de Guimarães Rosa, a parte antiga da cidade que contribui para que a memória seja preservada, a caminhada que acontece durante as comemorações da semana Roseana, dentre outras. Diante de todas as belezas que a cidade lhe oferece existe uma que lhe é muito especial, sua tia que foi professora e bibliotecária, reconhecida e amada por todos seus ex-alunos na escola mestre Candinho; Parabéns Tia Cunha!
Por: julia Cunha
adoro cordis um lugar cultural amo os parques de dinosauro as pessoas sao educadas tratam bem os visitantes contem lugares maravinhoso cachueiras quiosque onde se pode fazer churasco um lugar e tanto adoro ir a passeio muito bom um lugar onde indico muitas pessoas a conhecer .
Por: julcilania
Passei praticamente todas as minhas ferias na infancia na cidade de Cordisburgo. Vendia manga no trem para os passageiros so tenho lembranças boas desta cidade.
Por: Antônio az da Silva
Noossaaaaaaaaaaa eu gostei muuuuuuuuuito
de conhecer.
Por: janaina
- Fundação:
- 1938
- Altitude:
- 720m
- População:
- 9.129 habitantes
- Área:
- 825,7km²
- Densidade Demográfica:
- 11,06hab/km²
- CEP:
- 35780-000