Brasiléia

Brasiléia-AC
banner

Bem-vindo a Brasiléia!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Brasiléia, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Brasiléia. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Brasiléia para programar a sua viagem.

A cidade de Brasiléia, localizada no estado de Acre (AC), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 172m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.930 habitantes. A área total de Brasiléia é de 4.356,4km², e sua densidade demográfica é de 3,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Brasiléia-AC é 69932-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Brasiléia

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Vale do Acre

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Brasília, como era chamada Brasiléia, sede do município de mesmo nome, foi fundada em 03 de julho de 1910, nas terras dos índios Catianas e Maitenecas, no Seringal Carmem, quando o Acre já era território do Brasil.
Brasília foi criada por homens da classe dominante da sociedade acreana da época, seringalistas e autoridades constituídas, que habitavam no Alto Acre, vinculados à exportação de borracha para Belém e Manaus.
No Seringal Carmem foi escolhida uma área para instalação da justiça do 3º Termo Judiciário da Comarca de Xapuri e do Juiz Fulgêncio de Paiva, que já havia sido expulso das terras do Seringal Nazaré. Eram os primeiros passos da fundação de Brasília, que contou com a participação de brasileiros como João Cordeiro Barbosa, José Antônio de Almeida, Olegário de Araújo França, Augusto de Melo Azevedo, Dr. Luiz Barreto Correa de Menezes, Dr. Ronaldo Melo, Raimundo Furtado, Fulgêncio Cruz, José Bernardo e outros. Brasília foi assentada à margem esquerda do Rio Acre, de frente à cidade boliviana de Cobija, onde moravam a maioria dos brasileiros que a fundaram no dia 03 de julho de 1910, data em que braços de seringueiros, sob as ordens dos doutores e seringalistas , derrubaram as primeiras árvores no  local em que hoje está situada a cidade de Brasiléia.
A clareira era aberta ao som dos fervorosos discursos dos senhores fundadores, ao mesmo tempo em que a Bandeira Brasileira era desfraldada sob os olhares dos bolivianos, que assistiam a tudo do outro lado do Rio Acre. “Essa arrojada iniciativa, entretanto, não foi bem acolhida pelos proprietários das terras onde estava localizada a área desbravada. A. Braga Sobrinho e Companhia(Álvaro Sander Salvatierra, pág. 03). Os proprietários do Seringal Carmem chegaram a destruir o prédio de madeira onde funcionaria o Palácio da Justiça do pequeno vilarejo de Brasília, mas por decisão do Cartório do Tabelião Público de Rio Branco, o ano de 1911, a firma seringalista foi obrigada a ceder aos fundadores da área já ocupada.
Brasília foi fundada numa época em que a produção gumífera acreana já estava prestes a entrar em crise, fato este ocorrido no trágico ano de 1913, quando seringais de cultivo ingleses localizados na Malásia passaram a vender para o mercado industrial internacional uma borracha bem mais barata que a acreana. Mesmo assim, as seringueiras de Brasília, no Alto Acre, contribuíram intensamente com as receitas do Acre, provenientes da exportação de borracha, para os portos de Belém e Manaus, e daí para as indústrias inglesas e norte-americanas.
Até os idos de 1960 a cidade manteve um intenso intercâmbio comercial com Manaus e Belém, locais de onde vinham as mercadorias que aviavam seus seringais, trazidas pelos navegantes e comerciantes sírio-libaneses que controlavam o comércio da região.
Brasília surgiu como fruto das relações sociais engendradas pela frente extrativa da borracha no Acre, tanto é que os seus fundadores foram, em sua maioria, seringalistas, homens detentores das riquezas acreanas no ano de 1910.
A região onde está situada hoje a cidade de Brasília também foi ponto importante para que Plácido de Castro, como comandante das tropas acreanas, pudesse montar ,no Alto Acre, bases militares quando da luta contra o Exército da Bolívia na questão do Acre, no ano de 1902.
Pelo Decreto Nº 9.831, de 23 de outubro de 1912, do Presidente Hermes da Fonseca, Xapuri tornou-se município e Brasília sua comarca.
No mesmo ano de 1912, Brasília foi elevada a categoria de vila, passando a ser considerada cidade em 1938. O Presidente Getúlio Dorneles Vargas, através do Decreto – Lei nº 968, de 21 de dezembro de 1938 criou o município de Brasília. Somente em 04 de janeiro de 1939 é que a prefeitura foi instalada. Pelo Decreto – Lei nº 6.163, de 31 de dezembro de 1943, Brasília passou a chamar-se BRASILÉIA, nome que continua até nossos dias.
 

Significado do Nome:

Inicialmente era chamada Brasília. Em 31 de Dezembro de 1943, passou à chamar-se Brasiléia, derivado da união das palavras Brasil (Bras) e Hiléia (floresta)

Aniversário da Cidade:

03 de Julho

Gentílico:

brasileense

População:

26.702 habitantes - censo IBGE/2022

hspace=0 CARACTERÍTICAS

Pequeno município localizado no sul do Estado do Acre, com pequena população, mas, com grandes eventos turísticos com

atividades de lazer que preenche a vida dos moradores e turístas.

Clima:

Quente com clima chuvoso 

Temperatura Média:

26,5°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

BR-317

Localização:

Vale do Acre

Limites:

Assis Brasil, Sena Madureira, Xapuri e Epitaciolândia  

Acesso Rodoviário:

BR-317 

Distâncias:

Da Capital:

234 km 

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Parque ecológico Nordesta

Fica locoalizado o lado da escola municipal rural de ensino fundamental Valéria Bispo Sabala
Localização: KM 26 - estrada do Pacífico 

-Praça dos Seringueiros

Localização: Centro
 
-Rua das Palmeiras

Uma das avenidas principais que encanta os visitantes com a colocação de suas palmeiras enfileiradas, formando uma vista natural desnumbrante
Localização: Centro 

-Wilson Pinheiro

Construída recentemente é um dos atrativos turístico. Destaca-se por sua rquitetura moderna e sua iluminação colorida, desnumbrando os olhos do que a vêem.
Localização: Centro

-Balneário Jarinal

  -Propriedade com cinco hectares de área verde, cortada pelo Igarapé Jarinal. Possui estrutura de restaurante e bar, piscina infantil e adulto com água corrente, queda d´agua, chapéus de palha e quadra para esportes.

-Balneário Kumarurama

  -Dispõe de açude, palhoça, chapéus de palha, piscina, bar com sinucas, restaurante, banheiros, quadra de areia, passeio à cavalo e seis chalés para alojamentos de visitantes.

-Praça Hugo Poli

  -Espaço urbano agradável e bastante arborizado. É o principal ponto de encontro bresileense e o centro dos eventos municipais.

-Igarapé Bahia

  -Às margens desse igarapé, o exército de seringueiros brasileiros travou um dos mais sangrentos combates contra as tropas bolivianas, lideradas pelos irmãos Soares na disputa pelas terras acreanas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro

  -Todos os anos a Prefeitura de Brasiléia realiza o Carnaval, no intuíto de conservar o folclore local e aquecer a economia do municipio.
Localização : Praça Huo Polli

-Julho

  -O Carnavale é o Carnaval fora de época de Brasiléia. Começou com uma brincadeira do repórter cinematográfico e DJ Nacib Ayachi, que decidiu colocar umas caixas de som na Praça Hugo Poli, no centro do município. A idéia agradou e à partir de então os prefeitos resolveram oficializar a festa, que hoje movimenta durante o mês de Julho a população do município e região. Durante o Carnavale, a população de Brasiléia, triplica. Turístas do Acre, da Bolívia, e de Estados vizinhos de Rondônia e Amazonas prestigiam a festa.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

E-mail:  [email protected]

Telefones: (68) 3546-4402 

Sites: http://www.brasileia.ac.cnm.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO:

Telefone: (68) 3546-3257

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (68) 3546-5028

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (68) 3546-5000

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.cnm.org.br

-www.brasileia.ac.cnm.org.br

-www.oguiariobranco.com.br

-brasileiaviva.

-http://www.citybrazil.com.br

-www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Brasiléia

naõ tem nei geito comentar etudo que agente ver enche aboca de a da agua so de penssar nesta paizagen nesstte outro mundo que esta taõ tam perto da gente a gente naõ conhece sou muinto adesus poder algamas coizas pelo meu computaders um abrasso orlando frnca saõ paulo
Por: orlando canuto ribeiro

Olá, gostei muito do site, amo Brasilíea, porém existem outras informações que deveriam serem acrescentadas. Por exemplo, o aniversário da cidade é 03 de julho, onde é feita uma grande comemoração incluindo o carnaval fora de época que é um sucesso. Inclusive este ano Brasiléia estará comemorando 100 anos de existencia. Há existe outros pontos turísticos como Balneário Jarinal, Pousada Vila Brasília entre outros. Um abraço! Agradeço!
Por: Mary

parabéns brasiléia estou feliz de ser seu filho, somos uma familia felis. Minha terra amada de povo solidário, Hospitaleiro, que DEUS abençoi nossa cidade porque? ESSA É NOSSA TERRA..........
Por: armando

eu vivo em brasileia mas neste momento estou no exterior estudando som que disse que nossa cidade e uma cidade muito linda e parcata que conhecer jamas esquecer e quem nao conhecer venhar conhecer..........abraços
Por: rogerio pimentel maia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brasiléia
Fundação:
1938
Altitude:
172m
População:
13.930 habitantes
Área:
4.356,4km²
Densidade Demográfica:
3,20hab/km²
CEP:
69932-000

Envie seu comentário sobre Brasiléia