Bem-vindo a Oiapoque!
Comece planejando a sua viagem para Oiapoque utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Oiapoque e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Oiapoque.
A cidade de Oiapoque, localizada no estado de Amapá (AP), foi fundada no ano de 1945. A localidade está em uma altitude de 10m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.449 habitantes. A área total de Oiapoque é de 22.725,7km², e sua densidade demográfica é de 0,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Oiapoque-AP é 68900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Situada no extremo norte do estado do Amapá, Oiapoque é uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, segundo o último senso do IBGE. O município, mais conhecido pelo termo "do Oiapoque ao Chuí", representa a primeira cidade do Norte brasileiro e está localizada nos limites com a Guiana Francesa.
Recheada de natureza, matas, lagos e rios, a cidade de Oiapoque é um destaque brasileiro no setor de Ecoturismo. Por lá, o visitante pode participar de trilhas, passeios de barco, prática de esportes radicais e muito mais. Com excelente infraestrutura para recepcionar os turistas, em Oiapoque é possível dispor dos serviços de bons hotéis e pousadas, restaurantes, bares, lojas, comércio, serviços e transporte.
O Parque Nacional do Cabo Orange talvez seja o principal ponto turístico da cidade, apresentando aos visitantes um cenário único, com vegetação exótica preservada, os animais e espécies raras, além dos moradores da curiosa Vila de Tapereba. Esse Parque, no entanto, é realmente para os que apreciam aventuras e o acesso se dá através de barco, com autorização do Ibama.
Sobretudo, visitar Oiapoque é entrar em contato com uma natureza muito rica e extremamente bem preservada. Quem visita a cidade, diz estar "mais perto de Deus" ao visualizar os belíssimos cenários locais, com cachoeiras, lagos e miradouros que não existem em outros lugares do país. Para o turista, o essencial mesmo é levar repelente.
As pousadas costumam agradar muito quem visita Oiapoque, representando boas opções para dias de descanso em meio à natureza, mesclados aos dias de aventura, com a possibilidade de participar de trilhas, ralis, passeios de barco e muito mais. A gastronomia local é outra peculiaridade, com os peixes locais e frutas da região, e, sem dúvida, vale a pena experimentar.
O Kuhai Museu dos Povos Indígenas do Oiapoque é outro local que merece a visita de qualquer turista. Por lá, é possível conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e suas origens que remete aos indígenas, que lutaram bravamente pelo território. No Museu, estão utensílios e artesanatos à venda, sendo os próprios índios dos povos wahiapõ e waiãpi os guias do local.
Informações de Oiapoque
Roteiros do Brasil
Região Pólo Extremo Norte
HISTÓRIA DA CIDADE:
O município de Oiapoque originou-se da morada de um mestiço de nome Emile Martinique, no início do século XX. Por isso, a localidade passou a chamar-se inicialmente de Martinica. Foi aí que o governo federal resolveu criar um destacamento militar, para onde vários presos políticos foram enviados. Alguns anos depois esse destacamento foi transferido para Santo Antônio, atual distrito de Clevelândia do Norte, com a denominação de Colônia Militar.
O município está localizado no ponto mais extremo do país, é a principal referência nacional, quando se determina os extremos do Brasil: do Oiapoque ao Chuí.
Criado pela Lei 7.578 de 23 de maio de 1945, o Oiapoque, devido a fronteira com Saint George - colônia francesa que serve como ponte para a Guiana Francesa, tanto por via marítima quanto aérea, está mudando aquele cenário de cidadezinha
do interior. A vida diurna e noturna ganha contornos de cidade que desponta para uma experiência comercial bem mais intensa em relação aos outros municípios
Significado do Nome:
O vocábulo Oiapoque tem origem tupi e significa casa dos Uayãpis ou casa dos guerreiros ou parentes.
Aniversário da Cidade:
23 de Maio
Gentílico:
oiapoquense
População:
20.426 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Em Oiapoque, além do interminável trânsito de catraias que transportam passageiros de um lado para o outro, franceses e brasileiros criam uma nova linguagem ou até falam um o idioma do outro. O município possui vários atrativos naturais, e, nos vários programas que oferece, está o passeio pelo rio Oiapoque com suas cachoeiras (destaque para a Grand Roche), balneários e densa vegetação, além do Vale do Rio Uaçá onde se localizam as principais comunidades indígenas. Berço de civilizações indígenas, existem em seu território três grandes reservas, a Galibi, a Juminã e a Uaçá, com suas respectivas etnias Galibi, Karipuna e Palikur. Isso mostra que o Oiapoque é possuidor de importante área sob o ponto de vista da preservação cultural e ambiental.
Clima:
Quente e úmido
Temperatura Média:
33° C
COMO CHEGAR:
Localização:
Norte do Amapá
Limites:
Norte: Oceano Atlântico
Sul: Calçoene, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari
Leste: Calçoene
Oeste: Laranjal do Jarí
Acesso Rodoviário:
Distâncias:
Da Capital:
590 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Parque Nacional do Cabo Orange
É formado por ambientes litorâneos e de várzea que expressam parte da hidrodinâmica costeira regional.
Reserva Indígena do Uaçá
Compartilhada pelas tribos Caripuna, Galibi e Palikur, é composta, em sua maior parte, por ambientes inundáveis.
Artesanato
É o indígena e merecedor de destaque pela sua beleza e singularidade.
Cachoeira de Grand Roche
Distante poucos quilômetros da sede do município, constitui um dos pontos de referência do rio Oiapoque.
Clevelândia do Norte
Antiga Colônia Militar do Oiapoque, hoje base da 1a Companhia do 3o Batalhão de Fronteira, Clevelândia do Norte é envolvida de uma larga história sobre a guarda e proteção das fronteiras brasileira.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
-Agosto
- Dia 05 - Como atrativo de caráter religioso destaca-se a festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira do município.
- O maior atrativo cultural é a festa do Turé – reunião anual de todas as tribos indígenas.
Outubro
- Festival do caju – alusivo às potencialidades do município quanto ao cultivo da referida fruta.
- Dia 30 - Festa do Turé - Festa indígena da área da Uaça
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE OIAPOQUE
E-mail:
Telefones: (96) 3521-1711 / 1118
Sites:
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Macapá
Rod Br156, 1
Jardim Felicidade
Telefone:(96) 3251-3435 / 2009
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DOS REGISTROS PÚBLICOS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:
E-mail: [email protected]
Telefones: (96) 3521-1578 / 1747
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.ap.gov.br
www.amapa.net
www.revistaturismo.com.br
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Oiapoque
oiapoque é um lugar bonitas cheio de pessoas lindas e educado;trata se de um lula espécial aonde as pessoas caminha tranquilia
Por: josilton castro
Sou aqui do RJ, e gostaria de deixar meu abraço atodo o povo do oiapoque que ai estive em 80 atravessando para caiena e se possivel me enviar fotos dessa bela cidade atualizada pois gostaria de invertir futuramente ai. agradeço a atenção.
Por: rubens
moro em oiapoque .e um municipio pequeno mas muito aconchegante onde podemos andar tranquilamente pelas ruas sem medo de ser atingido por uma bala perdida. aqui acontece muita festa o povo daqui e um povo bem alegre .bom se n conhece venha conhecer se ja conhece volte sempre .
Por: RoniellY A.MENDES
gostaria de ver a cachoeira que fica em clevelândia, fotos também
também desta localidade
Por: francisco xavier da silva
BEM GALERA, EU SOU DO OIAPOQUE E SEMPRE MOREI AKI, AMO MUITO MINHA CIDADE, VC PODE ANDAR NA RUA SEM SER ASSALTADO, CONVERSAR COM OS AMIGOS, NÃO PRECISA DE ÔNIBUS PORQUE TUDO É PERTO, PODE TOMAR BANHO NO RIO COM SUA FAMÍLIA, AKI TEMOS CACHOEIRAS LINDAS!!! ENFIM, MUITAS COISAS BOAS AKI, OIAPOQUE SÓ PRECISA SER + CUIDADA..... BJOS....
Por: raquel Castro
Oiapoque é uma cidade especial. tive o privilégio de conhece-la. Por ser uma cidade pequena, existe um giro de capital muito alto em função do turismo. Sua população tem uma mistura forte com nordestinos vindos do Maranhão, pontos de turismo ecológicos, comidas típicas saborosas, festas de segunda a segunda, várias espécies de peixes do rio e do mar, muita gente legal e educada.
Quero deixar um abraço para o (a ) Secretário (a) de Educação Municipal e a todos os professores do município, sou professor e tenho um desejo de um dia fazer parte do quadro da rede municipal de professpres.
Abraços Oiapoque...
Por: whellon jhansen de sousa soares
Olá estive no Oiapoque no período de fev de 1996 a dez de 1998. fiquei servindo ai na Cia especial de Fronteira do EB,em Clevelândia do Norte, onde fiz muitos amigos, e me diverti muito na cachoeira existente próximo ao aeroporto, tenho muito boas lembranças dessa terra querida e gostaria de receber fotos recentes desta cidade. Um forte abraço a todos oiapoquenses.
Por: josilvan pereira de souza
moro em oiapoque e aqui e o lugar ideal para quem gosta de viver bem,está uma expectativa muito grande com a chegada da ponte internacioanal,a cada ano a cidade fica melhor,se poder venha em oiapoque e procure
agente na tv cidade teremos o maior prazer em recebe-lo.
Por: Ronaldo do Socorro Tavares Pereira
Servi na Estação Radio AP/1 e guardo boas recordações dessa terra e de sua gente boa. Um abraço. Selva
Por: Cesar Augusto Garcia Menezes
nossa assisti a reportagem recentemente do oiapoque fiquei triste por um lado e feliz e com muita vontade de visitar ,mas infelismnete como não temos condiçoes a vida é dificil somos sobreviventes ficarei ate morrer na vontade de conhecer este lugar que por mais que tenha seu lado humilde adorei o lugar e as pessoas .
Por: miriam
Estou com saudades da minha terra natal Clevelândia do Norte que fica no Oiapoque, já fazem quarenta anos de muitas saudades, mas antes de partir, pretendo voltar para uma visita se possível levando esposa, filhos e netos pra conhecerem o local onde nascí. Infelizmente quem me fez e serviu à pátria por muitos anos, já não está entre nós, mas as saudades são imensas.
Por: Jasiel Fonseca Pinto
oiapoque é a minha cidade,morei la 13 anos hoje moro no paraná. Tenho muita saudade,pra mim,apesar da falta de saneamento basico e estrutura da cidade,quem mora la, não troca por nada.e os pontos mais belos são os rios e as cachoeiras,é a coisa mais linda que eu ja vi, em nem um lugar existe natureza mais viva.
Por: euneide laura
sou de macapa atualmete morando em fortaleza ce mais amo esse terra maravilhosa. oiapoque e um pedacinho do nosso amapa que axo lindo. vou pedir p/ meu pai que e poeta popular bastante conhecido no amapa fazer uma poesia p/ esta maravilhosa terra. simaozinho sonhador poeta do amapa.
Por: simao viana
Oiapoque lugar perfeito pra se viver, pra quem gosta de tranquilidade. Tem varios pintos turistico, sem falar nas cachoeiras e rios.
Por: Kênia Richlli
Sou natural do Oiapoque mais precisamente de Clevelândia onde nascí em 1956. Hoje moro em Belém desde 1970 quando meu saudoso pai foi transferido para Belém pelo Glorioso Exército Brasileiro. Após exatos 32 anos, estive visitando minha terra natal que faz parte do Município do Oiapoque, quantas saudades eu tenho da época em que tinhamos a liberdade de usufruirmos da nossa cachoeira Grand Rocha. Um dia se Deus quiser estarei de volta com meus filhos e netos para conhecerem minha terra amada. Confesso que morro de saudades do convivio com a Mãe Natureza porque é onde existe paz, tranquilidade e ar puro e segurança por parte do EB.
Por: Jasiel Fonseca Pinto
morei um ano ! lugar maravilhoso de paisagens raras de se ver, sinto saudades enormes dai ? espero ter nova oportunidade de voltar algum dia......
Por: edson reinke
adorei conhecer a cidade de oiapoque pois e uma cidade de muitas arte e cultura, tenho uma irma q mora ai, adorei visita-la.....sou THAMYRIS, de MARABA-PA......
Por: thamyris ribeiro
ola,amigos.morei no oiapoque na decsda de 90,joguei bola no independente deixei varios amigos la,conheço todas as cachoeiras da cidade ,fui na maior pedra de onde se pode avistar o horizonte e o lugar mais bonito que ja vi na vida,fica uns 6kms atraz do aeroporto mata a dentro,sinto saudades dai
Por: raimundo melo sales
Oie! Bem,sou residente de Oiapoque desde que nasci,a 22 anos,no caso. Com certeza uma das coisas mais legais de ser apreciada aqui,é a paisagem,as cachoeiras,os balneários e até mesmo o rio. Espero muito a finalização da Orla e da Praça principal,que será ótimo pra passeio e principalmente a ponte que já está quase finalizando. A população agora está bem maior do que 11mil,cerca de 35mil habitantes,e cada vez mais é aconchegante viver aqui. Terra boa pra quem quer trabalhar! Desejo cada vez mais melhoras pra minha cidade e estado. Oiapoque,és abençoado por Deus!
Por: Nath Soares
sou oficial da reserva e servi na colonia militar do oiapoque em 1975. meu maior sonho é voltar para essa maravilhosa parte do brasil. quem sabe um dia!
Por: josé aluires leite barbosa
morei no oiapoque a quase 10 anos vim transferido para macapa ap em abril de 2011 estou marrendo de saudade de la construir varias amizade (gilberto vugo noiado, junhao, amalry, preto,taty, marivaldo, merivaldo, sassa,e outros + tbm nao foi so macho tbm deixei alguns amores como meus filhos kenny,vitoria e vitor espero voltar 1 dia e ja ta ate marcada a viagem vai ser na segunda semana d outubro me aguardem falou...
Por: anderson coelho pinto
- Fundação:
- 1945
- Altitude:
- 10m
- População:
- 11.449 habitantes
- Área:
- 22.725,7km²
- Densidade Demográfica:
- 0,50hab/km²
- CEP:
- 68900-000