Bem-vindo a Olhos D' Água!
As melhores pousadas em Olhos D' Água podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.
Informações de Olhos D' Água
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE
A história das origens da Paróquia Sant'Ana de Olhos d’Água é meio complexa, uma vez que está diretamente ligada ao Regime Imperial, chegada e instalação dos Bandeirantes nos terrenos norte-mineiros no findar do século XVII, perpassando o contexto da “Independência” do Brasil e da mudança de províncias imperiais para estados (COSTA, Emília Viotti. Da Monarquia à República: Momentos Decisivos. 6 ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999). Sendo assim, fica indissociável a história da criação da paróquia e as origens do município de Olhos d’Água. Dado à condição de ser pouso dos tropeiros, o apoio dos Bandeirantes, sertanistas e mineradores, o primeiro nome do vilarejo foi Pasto das Éguas. Por volta de 1840, as irmãs portuguesas Carlota de Souza e Maria Eleutéria Carneiro, proprietárias das terras e primeiras habitantes, levadas pela fé e devoção a Senhora Sant’Ana, além de soerguerem suas casas, construiram, com ajuda de escravos, a igreja de Sant'Ana, a qual se tem até os dias atuais, tendo-lhe sido acrescentada anos depois a torre. “O altar, segundo uma antiga moradora, construído por um marceneiro de Bocaiúva, foi doado por uma senhora chamada Maria Margarida para pagar uma promessa e custou 200 mil réis, que foi pago com a venda das cabeças de gado que possuía. O altar todo feito em madeira segue o estilo barroco e permanece até hoje. Conta-se até que os mais velhos das famílias mais tradicionais e devotas eram enterradas sob o chão da igreja, e havia datas iniciais pregadas com tachinhas douradas nas tábuas do assoalho, que desapareceram com o tempo.” (CÉLIA MARIA ALVES e SILENI LOPES OLIVEIRA.Dentre aqueles que foram enterrados sob o assoalho da Igreja Sant’Ana, pode ser citado aqui, datado em outubro de 1895, o Tenente Coronel Agostinho José Vieira de Mattos (Livro de óbito n° 1, folha 55, n°133- cartório de Olhos d’Água), filho do Sr. José Vieira de Mattos, primeiro morador da Comunidade Ribeirão, portanto, irmão do Dr. José Agostinho Vieira de Mattos, médico do Imperador Dom Pedro II. (BENSUASCHI, Marcio. Jornal de Bocaiúva. Ano 26 - n°149. Edição de Julho/2008.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
21 de Dezembro
Gentílico
olhos-d'aguense
População
5.264 habitantes
CARACTERÍSTICAS
A agricultura é basicamente de subsistência, com produção de milho, mandioca, feijão, cana de açúcar. Na pecuária criação de galináceos, bovinos, suínos e eqüinos.
Clima
Semi-árido
Temperatura Média
29º C
COMO CHEGAR
Localização
Norte de Minas
Limites
Diamantina, Bocaiúva
Acesso Rodoviário
Distâncias:
Da Capital:
414 km
Outras:
TURISMO
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Pinturas Rupestres / Cachoeira Lajeado
Cachoeira do Funil
Encontro do Rio Macaúbas com o Rio Jequitinhonha
EVENTOS
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE OLHOS D'AGUA
E-mail:
Telefones: (38) 3251-7127 / 7107
Sites: http://www.olhosdaguamg.com.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro
Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (38) 3251-7118
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Olhos D' Água
estive em olhos dagua em maio de 2011.trata-se de uma cidade pequena, mas muito simpatica. tem uma cachoeira muito linda.adorei muito,pretendo voltar.minha esposa é milha dessa terra. os moradores são muito carinhosos. parabens. Rio, agosto 2011.
Por: jorge jose s. santos