Bem-vindo a Pimenta!
Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Pimenta, informações atualizadas sobre a cidade Pimenta, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Pimenta.
A cidade de Pimenta, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 776m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.978 habitantes. A área total de Pimenta é de 416,2km², e sua densidade demográfica é de 19,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pimenta-MG é 35585-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Pimenta
Roteiros do Brasil
Região Turística Caminhos do Interior
Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas
HISTÓRIA DA CIDADE
No século 17, com o desenvolvimento do comércio, os tropeiros chegavam de todos os lugares e efetuavam, sempre nas pequenas cidades mineiras, as trocas comerciais. Em Pimenta a história não foi diferente. Sua localização, na região do Sul de Minas era privilegiada. Alguns desses homens iam se estabelecendo nas pequenas vilas e deram crescimento ao povoado. Nessa época, Pimenta era formada apenas por uma fazenda com área de camping. O terreno que abrangia o povoado era um planalto que se estendia até Serra do Piumhí, e até então, pertencia ao município de Itapecerica.
Por volta de 1790, já com as primeiras casas construídas, foi erguida a primeira capela, respeitando os moldes da religiosidade daquela época. Pouco mais de cinquenta anos depois, o tenente-coronel Antônio Gonçalves de Melo, manda construir outra capela, agora em louvor a Nossa Senhora do Rosário da Estiva, o que anos mais tarde deu origem a uns dos nomes da cidade. A principal fazenda do local, o rancho da Pimenta, foi comprada em seguida pela família dos Rufinos, que doaram o terreno da capela e mais 180 hectares para o povoado. Assim, o arraial se formou e recebeu e se elevou a categoria de cidade com o atual nome de Pimenta. Pouco mais de meio século depois, em 1901, o município foi incorporado a Formiga. É então, nessa época que surge o padre José Espindola de Bittencourt, um personagem marcante ao município e que trouxe enorme progresso aos habitantes do arraial, se tornando até mesmo político na região. Apesar de grandes esforços, fracassou duas vezes ao tentar elevar o arraial a categoria de cidade.
Já em 1911, Pimenta foi anexada a cidade de Piumhí, e em 1942 passou a integrar o recém formado município de Pains e em 27 de novembro de 1948 conseguiu se emancipar. Dois incêndios marcaram a história do município, sendo um na paróquia (1898) e o segundo no cartório de Paz e Notas. Assim com a maior parte dos registros perdidos no incidente, a história de Pimenta é contada hoje pela memória de quem ainda habita a cidade.
Significado do Nome
A principal característica era a presença de moitas de pimenta.
Aniversário da Cidade
07 de Outubro
Gentílico
pimentense
População
8.236 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Pimenta, uma cidade que encanta à primeira vista!
Clima
Tropical
Temperatura Média
20º C
COMO CHEGAR
Para facilitar o seu acesso a essa localidade, relacionamos os trajetos entre Belo Horizonte e as capitais dos sete Estados que fazem limite com Minas Gerais. Além disso, disponibilizamos a duração da viagem. Caso você esteja em outro Estado e queira visitar esse destino, escolha a opção mais próxima de sua origem, assim você facilita a sua chegada. Escolha e clique no Estado de sua preferência para saber os dados sobre o trajeto.
Localização
Centro Oeste do Estado de Minas Gerais
Limites
Pains, Piumhi, Guape e Formiga
Acesso Rodoviário
MG-050
Distâncias:
Da Capital:
241 km
Outras:
TURISMO
Resumo:
Situada as margens da represa de Furnas, na região do Sul de Minas, a cidade de Pimenta caracteriza-se por suas belezas náuticas, sua tranqüilidade, aconchego e sua população acolhedora e sorridente, oferecendo aos seus visitantes opções agradáveis e prazerosas de lazer. Além de maravilhosas cachoeiras, Pimenta conta como recursos naturais ainda não explorados, como salões no interior de algumas grutas e cavernas como a de Olhos D’água, ou mesmo os arbustos presentes na entrada escura da Gruta Oculta.
Principais Pontos Turísticos
Atrativos Naturais
Uma das atividades que exploram os recursos hidrográficos de Pimenta é a pesca. No lago do Cordeiro, por exemplo, os poços de águas turvas e corredeiras dão lugar para as espécies piau, traíra e piapara. Outro ponto de pesca é o Ribeirão dos Patos. Já o lago de Furnas encanta por sua beleza de águas límpidas e extensão, possuindo um importante braço formado pelo cânion do Rio Grande e ainda uma repleta fauna de peixes, aves com a predominância das garças.
Cachoeira da Fazenda da cachoeira
Localizado na Fazenda da Cachoeira o atrativo é composto da magia das belas cachoeiras destacando-se por irradiar surpresas e ar misterioso, através dos paredões circundantes. A cachoeira possui quatro quedas: a primeira e a segunda são de aproximadamente quatro metros e cercada por um paredão de praticamente 12 metros de altura formando um ótimo poço para banho. A terceira queda possui três metros de altura originando-se outra piscina de cinco metros de diâmetro com o paredão de cortes horizontais. Percorrendo a corredeira por volta de 12 metros, chega-se a quarta queda que desemboca no lago de Furnas. A região é composta por mata galeria em cuja vegetação destaca-se o ipê, Cravero, Jatobá, Avenca, Samambaia e Bromélias.
Endereço: Fazenda da Cachoeira
Como Chegar: Saindo da praça principal do distrito de Santo Hilário, seguir em direção a Ilicínia, antes da ponte, virar à direita seguindo a estrada da Fazenda da Cachoeira.
Cachoeira do Quilombo
A Cachoeira do Quilombo possui uma altura de 70 m com uma largura aproximada de 2 metros. Há vários saltos, destacando-se 02 deles com aproximadamente 30m cada. No princípio da queda, a qualidade da água é transparente com temperatura relativamente baixa. Existe uma vegetação silvestre entre as rochas e a água, de grande beleza, e também formação de piscinas naturais e duchas, tornando o local adequado para banho. A vegetação circundante é significativa, formada por palmeiras, ipês, cedros, flores campestres, avencas, etc. Não é divulgada turisticamente; porem, é conhecida pelos moradores locais.
Endereço: Fazenda Rafael Teixeira
Como Chegar: Saindo da praça José Espíndola, pegar av. JK, depois seguir a rua João Pedro Machado, virando à direita na av. João Leite, indo em direção a MG 170(não pavimentada) e seguir 1,5 Km no sentido de Iguapé, após a ponte sobre o lago, virar à direita e seguir 6 Km, passando por uma ponte de concreto, virar à esquerda e seguir durante 6 km até o atrativo.
Caverna Olhos-Dágua
Pela formação rochosa do paredão e de um sumidouro onde se encontra uma das entradas da caverna, concluiu-se que a caverna olhos D’água possui vários salões que não foram explorados por falta de equipamentos adequados. Tratando-se de uma conformação geológica composta de calcário, há a presença de espeleotemas como estalactites, estalagmites, cortinas, colunas, couve-flor entre outros. A vegetação circundante é formado por violetas, bálsamo e campos de pastagens.
Endereço: Fazenda Olhos-Dágua
Como Chegar: Saindo da praça José Espíndola, pegar a Av. JK 2 quarteirões, virar à direita, pegar rua Olimpo Fonseca até o trevo, seguir a estrada de terra da Vila Costina até a Fazenda Olhos Dágua.
Córrego do Cordeiro
O córrego do Cordeiro apresenta a formação de poços de águas turvas, corredeiras e locais para a prática da pesca. 0 atrativo possui uma extensão de seis quilômetros, largura média de três metros, e profundidade de 0,5 a 2 metros. Sua fauna é composta de peixes como: Piau, traíra e Piapara; e na fauna da região encontra-se juriti, inhambú, galo do mato, lobo guará, tamanduá bandeira e lontra. Parte da margem é aproveitada para a pecuária. O índice de poluição é praticamente inexistente. A vegetação circundante é formada basicamente de Ingá, Sandra-d’água e campos rasteiros.
Endereço: Fazenda Modesto de Oliveira Filho/João Rodrigo da Costa/Osmar Lourenço
Como Chegar: Saindo da praça Padre José Espíndola, pegar Av. JK por 3 quarteirões; virar à esquerda, na João Pedro Machado, 1 quarteirão; virar à direita na Jair Leite até o final, pegando a estrada Grama dos Cordeiros, percorrendo 3 Km; pegar estrada cascabule saindo no córrego.
Córrego Grande
Possuindo uma extensão de aproximadamente 15 km, largura variando de 2 a 10 metros, profundidade de 0,5 a 3 metros e águas claras, o córrego grande é indicado para a pesca de espécies como piau, traíra e bagre. A vegetação circundante ao atrativo é composta basicamente de pastagens e campos rasteiros. No percurso do córrego grande pode-se encontrar uma fauna diversificada destacando-se as codornas, marrecos e juritis. Contudo, as margens do córrego grande são aproveitadas para agricultura e eventualmente, para a pesca.
Endereço: Fazenda Grotão
Como Chegar: Saindo da praça Padre José Espíndola, pegar av. J.K. três quarteirões virar a esquerda; na rua João Pedro Machado - um quarteirão virar à direita, na Jair Leite até o final pegando a MG 170,andar 1 km e meio até a estrada da vargem grande dirigindo-se à Fazenda Alfeu Alves.
Estância de Furnas Náutico Clube
A Estância de Furnas é um balneário em regime de condomínio fechado. Está situada em área agradável com 749.139 m² de área total. A região é arborizada por coqueiros, flores e jardins residenciais. Ao fundo, vê-se a Serra de Pium-i formando bolas montanhas; entretanto, o principal atrativo do balneário e o lago de Furnas que forma uma prainha com 90 m de extensão de concretos submersos; a prainha é constituída por coqueiros típicos de litoral. O Lago é de beleza ilusionista, pois apresenta ao longe as belas montanhas que contrastam com os tons azulados e verdes das águas do lago. De vasta imensidão, é um convite para conhecer sua beleza natural que se reflete em suas águas mornas. um passeio de lancha possibilita visões exuberantes; como Canyon, cachoeiras, pontes. Esportes náuticos são praticados na lagoa. A estância possui casas de estilos diferentes: europeu, oriental, etc ...
Endereço: A 8 km da cidade, indo em direção à santo Hilário
Como Chegar: Saindo da praça Padre José Espíndola praça da Matriz, pegar a av. Juscelino Kubitschek até o final da rua. Seguir a esquerda, pegar a primeira direita e seguir primeira esquerda cerca de 5 km até a placa da Estância de Furnas.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja está situada na praça principal da cidade possui adro gramado com bancos ao redor. Na fachada, porta central em versa ogival, encimado por três janelas no mesmo estilo. Toda a fachada da Igreja é cortada por uma cimalha. Acima, um frontão com duas pinhas piramidais e uma cruz central. Nas extremidades, duas torres com três janelas cada e terminação do telhado em pirâmide, com pinhas. Nas laterais, uma porta em cada, seis janelas no 1º pavimento e onze no 2º, todas com vitrais coloridos. No seu interior, corpo único com nave principal, e nas laterais, pilastras em arcos com pinturas e quadros da Via-Crucis. Ao fundo, altar-mor lajeado e sacristia. Na entrada, acesso ao coro; e, à direita, túmulo com restos mortais do padre José Espíndola Bittencourt, 1º pároco da cidade. A antiga igreja foi demolida e a sua construção se deu em 8 de Janeiro de 1990 e foi até 15 de agosto de 1992.
Endereço: Praça Principal
Horário de Funcionamento: Todos os dias de 7:00 a 17:00 horas.
Como Chegar: Praça principal da cidade.
Igreja Santo Antônio
A Igreja está localizada numa rua típica da cidade com pouco movimento. Não possui adro. Apresenta fachada com porta central de vergas e sobrevergas ogivais em tijolinhos. Acima, um óculo arredondado e anelado com vitral em forma de flor. Nas extremidades, duas janelas com vergas e sobrevergas ogivais. Acima, um relógio do mesmo estile do óculo. Torre única central com telhado de formato piramidal encimado com uma cruz. Nas extremidades, ornamentos simples encimado por uma cimalha e, acima, uma platibanda. No interior da Igreja, nave única, altar-mor simples, teto de madeira sem nenhuma ornamentação. Possui coro, quadros da via sacra e sacristia ao fundo.
Endereço: Rua Olinto Fonseca
Como Chegar: Saindo da praça principal, seguir a rua Olinto Fonseca.
Praça José Espíndola
Bairro: Centro
Como Chegar: Igreja Matriz
EVENTOS
Calendário de Janeiro a Dezembro:
- Algumas festas religiosas também são tradicionais no município, como a de Nossa Senhora do Rosário e a de São Sebastião.
Outubro
07 - Padroeira Nossa Senhora do Rosário
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIMENTA
E-mail:
Telefones: (37) 3324-1057 / 1200
Sites:
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Pimenta-MG
Telefone: (37) 3324-1904
Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro
Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (37) 3324-1561
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.descubraminas.com.br
www.desvendar.com
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Pimenta
pimenta é uma cidade maravilhosa muitos lugares de turismo ar puro e um otimo lugar para passar as férias e morar tbm ... bjo
Por: luana pereira dias
CAROS AMIGOS - A CIDADE DE PIMENTA É UM PARAÍSO NA TERRA, QUANDO EU Á VISITO ME SINTO MUITO MAIS VIVO, MAIS PERTO DOS CAPRICHOS DE DEUS, O SEU POVO SIMPLES É OURO PURO, EU ME SINTO MUITO MAIS BRASILEIRO E ATÉ MESMO MUITO MAIS VIVO QUANDO EU PISO NO TEU SOLO!
FELICIDADES P/TODOS!
Por: wander
As uns dois meses fui ao Parana com meu namorado e na viagem de volta ele me levou para conhecer essa cidade linda que é Pimenta foi amor a primeira vista. Amo pescar, lugar pequeno e tranquilo meu sonho é de morar ai um dia. fiquei nesta terra linda dois dias, mas passaria o resto da minha vida.
Gostaria de saber o que essa cidade tem a oferecer na parte de emprego. Tem industrias, artesaanatos, o comércio é forte, salões de beleza.
hospital. Como é a infra-estrutura dessa cidade?
Desde de já agradeço.
Julseli.
Por: JULSELI RODRIGUES
Aeew galera...
passando msm para falar que é o melhor lugar para passar seus momentos de trankilidade!!!
abração aeew!!!
Por: Gabriel Felipe Gonzaga de Abreu
moro em Franca sp há 18 anos pimenta é minha cidade natal ;inesquesível visito pimenta 6 vezes por ano;cidade de lazer e descanso um paraíso;vale a pena conhecer.
Por: adriana maria da costa
A CIDADE DE PIMENTA É UM PEQUENO DESENHO DE DEUS, EMOLDURADO DE MUITO CARINHO E INSPIRAÇÃO!-QUEM GUARDA ESSA CIDADE NO CORAÇAO SE SENTE MUITO MAIS GENTE, FELÍZ E RADIANTE! - UMA GRANDE PAIXÃO COM PIMENTA DÁ MAIS SENTIDO A VIDA DA GENTE!
Por: WANDER SALINAS
Aaah...!!!
Que saudades ...
Onde passei minha adolelecencia...continua linda essa minha cidade...
amuu...muitooo!!!
Quem te conhece naum esquece jamais...!!!
Por: RONICE DE LIMA
Aaah...!!!
Que saudades ...
Onde passei minha adolecencia...continua linda essa minha cidade...
amuu...muitooo!!!
Quem te conhece naum esquece jamais...!!!
Por: RONICE DE LIMA
Quando vejo fotose vídeos da cidade de Pimenta,sinto um cheirinho de infância que me tras muita saudade,uma época que jamais vou esquecer!!!!!!!
Por: Mislene Heloisa da Costa
eu ja morei lá mais agora moro em bh
la é otimo todo mundo conhece todo mundo
Por: carolina
Queria agradecer a Julseli Rodrigues pelo seu comentário sobre minha cidade.Fiquei muito lisonjeado por ter gostado de Pimenta. Somos uma cidade pequena onde a agropecuária ainda é o forte da cidade , o nosso turismo ainda caminha devagar por falta de infra-estrutura e de uma política mais eficaz do nosso executivo.Volte mais vezes aqui que teremos uma prazer enorme em recebê-la.
Abraços
Primo Pessoa
Por: Primo Pessoa
PIMENTA É UM PARAISO NO PÉ DA SERRA E MINHA CIDADE NATAL HOJE MORO EM CAMPINAS POR OUTROS MOTIVOS MAS ESTOU FAZENDO MEU PÉ DE MEIA LOGO TO DE VOLTA ABRAÇO TODA GALERA ESPECIAL JOAÕ DO NEDINO É AMIGOS ATÉ BREVE.
Por: RONALDO CARDOSO MIRANDA
Eu não nasci em Pimenta, mas tenho muito carinho por esta cidade!Minha familha possui um pequeno rancho á beira da lagoa, peto do bar da prainha e para mim não existe melhor lugar para passar férias e feriados, moro em BH e sempre q posso me dou o prazer de ir para Pimenta descansar e conviver com os moradores sempre tão simpáticos e hospitaleiros!!!Eu amo Pimenta que alem de tudo me traz boas lembrançs do meu querido pai ja falecido mas foi ele que descobriu este pariso!!!!
Por: Vania Marta Gonzaga
É rodeada pelo lago de furnas, muita beleza natural, para quem gosta de navegar pelas aguas cristalinas do nosso mar de minas.sempre curto meus finais de semana nesta beleza de cidade.
Por: Sebastiao Celso
Está cidade é maravilosa.Cresci nela e posso dizer que ela tem tudo de bom p/ descansar curtir e aproveitar das ferias.
Por: fernanda
Quero conhecer esta cidade que achei muito linda pelas fotos exibidas no portal. Minhas ferias vou passar por ai. Tchau.... Pimenta me aguarde....
Por: marisa
- Fundação:
- 1948
- Altitude:
- 776m
- População:
- 7.978 habitantes
- Área:
- 416,2km²
- Densidade Demográfica:
- 19,17hab/km²
- CEP:
- 35585-000