Bem-vindo a Pitangui!
Confira aqui as melhores pousadas em Pitangui, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Pitangui. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Pitangui para programar a sua viagem.
A cidade de Pitangui, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1715. A localidade está em uma altitude de 709m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.799 habitantes. A área total de Pitangui é de 570,0km², e sua densidade demográfica é de 41,75hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pitangui-MG é 35650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
A apenas 130 km da capital mineira encontra-se Pitangui, uma histórica cidade localizada a 1100 m de altura, lembrança viva de uma época em que os bandeirantes usavam a vila como entreposto de abastecimento antes de seguirem até Goiás. A típica e pacata cidade mantém sua arquitetura preservada e repleta de atrações, tanto no centro como nos arredores.
Pitangui: História e preservação
Pitangui mantém intacta boa parte do aspecto que tinha nos séculos 18 e 19, quando era um dos principais vilarejos na rota dos bandeirantes. Na época, o comércio era ativo, e oferecia as mercadorias que os viajantes precisavam para seguir viagem, e também servia de pouso para homens e animais.
Atualmente, as construções desse período estão principalmente no centro da cidade, onde dezenas de sobrados centenários recebem os visitantes. Outra atração é a Igreja matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma das principais da região no estilo neogótico e que seu interior ostenta mosaicos e pinturas sacras. A Capela de São Francisco, no entanto, retrata fielmente a arquitetura simples das igrejas mineiras.
Ainda no Centro, outras atrações imperdíveis, como o Instituto Histórico de Pitangui, típico casarão que data do século 18, construído originalmente para abrigar a Cadeia Municipal e a Casa de Câmara. A arte sacra e a religiosidade dos moradores locais está preservada no Museu Sacro Monsenhor Vicente Soares, e no mesmo roteiro central, o turista encontrará um dos cartões postais de Pitangui, o Chafariz da Praça.
Deixando o centro da cidade através de bucólicas estradinhas de terra, o visitante encontrará diversas fazendas que preservam o estilo colonial, além de algumas antigas minas de ouro atualmente desativadas, mas que dão ideia do período glorioso das Minas Gerais. Destaque também para as matas que cercam a cidade e que oferecem tranquilidade ao turista. Os visitantes, inclusive, têm à disposição trilhas que percorrem as principais matas, como a da Pedreira, da Rocinha e a Mata do Céu.
Um cenário deslumbrante, cercado por matas nativas e uma viagem aos tempos dos bandeirantes. Tudo isso num único lugar, Pitangui. Uma opção para toda a família, que além de todos os atrativos encontrará a tradicional e deliciosa culinária mineira.
Informações de Pitangui
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE
Não há dúvida de que Pitangui é uma cidade que respira História. Sua riqueza, em termos culturais, vai além do município, atingindo todo o Estado e o Brasil. Descoberta por bandeirantes paulistas, chefiados por Bartolomeu Bueno da Siqueira, foi a Sétima Vila criada no Estado, em 1715, no ciclo do ouro, e elevada à cidade em 1855. Pertence hoje à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e ainda, ao Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes.
Terra-mãe do Centro-Oeste Mineiro, por ser a cidade mais antiga da região, é berço de mais de 40 municípios de Minas Gerais.
Pitangui é um convite ao turismo histórico, artístico-cultural e ecológico.
Para se ter idéia do potencial histórico de Pitangui, é bom lembrar que a luta pela Independência do Brasil nasceu e culminou com a presença ativa de personagens de sua história.
Entre 1713 e 1720, aconteceram as primeiras revoltas pitanguienses contra as imposições da Coroa Portuguesa, sendo a primeira, a Sublevação da Cachaça. A Revolta de 1720, liderada por Domingos Rodrigues do Prado, contra a cobrança do quinto do ouro, conclamava que “quem pagasse, morria”. Apesar da derrota da Vila de Pitangui, os pitanguienses não pagaram e Conde de Assumar, então governador da Capitania, teve, contrariamente à sua vontade, de anistiar a dívida, dizendo que “essa Vila deveria ser queimada para que dela não se tivesse mais memória”, chamando a população local de “mulatos atrevidos”. Foi a 1ª grande revolta contra a Coroa, antes mesmo da de Felipe dos Santos, em Ouro Preto.
Em 1822, um vigário pitanguiense escreveria seu nome na história da Independência Brasileira: padre Belchior Pinheiro de Oliveira. Este foi conselheiro e confidente de D. Pedro I. Durante a jornada do 7 de setembro, padre Belchior aconselhou o imperador a proclamar a Independência do Brasil: “Se Vossa Alteza, não se fizer Rei do Brasil, será prisioneiro das Cortes e, talvez, deserdado por elas. Não há outro caminho, senão a Independência e a separação”. Pitangui, hoje, ainda preserva o seu sobrado, que é tombado pelo IPHAN e o seu túmulo, este, localizado nas escadarias da Igreja Matriz de N. Sra. do Pilar.
Como não poderia deixar de ser, Pitangui é um verdadeiro centro de DNA político. A tradicional família pitanguiense do século XVIII, de Antônio Rodrigues Velho (o Velho da Taipa) e, posteriormente, do casal Inácio de Oliveira Campos e D. Joaquina (a Dama do Sertão), deram origem ao tronco familiar político mais importante do País, que fez descendentes como: Getúlio Vargas, Campos Sales, Rodrigues Alves, Juscelino Kubitschek, Gustavo Capanema, Francisco Campos, Benedito Valadares, Pedro Aleixo, Milton Campos, Afonso Arinos de Melo Franco, Magalhães Pinto, Eduardo Azeredo e Aécio Neves.
Um dos destaques da política pitanguiense foi Gustavo Capanema, Ministro que mais tempo ficou no cargo em toda a História do Brasil. Foi o criador do IPHAN, SENAI, INEP, dos cursos de Jornalismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física e Arquitetura e Urbanismo.
Outro que se sobressaiu foi Martinho Campos, político ator do Império. Além destes, Olegário Maciel, Ivan Pedro de Martins e Benedito Cordeiro dos Campos Valadares, também tiveram projeção nacional.
Duas das mais importantes matriarcas mineiras do século XVIII e XIX, Maria Tangará e D. Joaquina, viveram em Pitangui e tinham grande poderio econômico, tendo a segunda sustentado a Corte Portuguesa, com mantimentos, na sua vinda para o Brasil, em 1808.
Pitangui também é arte. Na música, nomes de sucesso, com destaque para bandas, grupos de seresta, corais e cantores com reconhecimento regional, nacional e internacional. Na literatura, destaque para José Rangel, que além de grande escritor, foi um dos fundadores da Academia Mineira de Letras e do 1º grupo escolar de Minas Gerais, em Juiz de Fora. Também merece citação, Bartolomeu Campos Queirós, ganhador do Prêmio Jabuti, em 1983.
Na arte da caricatura e dos cartuns, a figura ímpar de um dos pioneiros da Rede Globo de Televisão - Mauro Borja Lopes (Borjalo). É o criador da Zebrinha da Loteca (atração das crianças do Brasil, nos anos 70/80), do primeiro logotipo da emissora, da vinheta do “plim-plim” e idealizador do Jornal Hoje e do Fantástico, além de muitas novelas que marcaram época.
Os pontos turísticos do município são bastante diversificados e para todos os gostos. Possui capelas e igrejas do século XVIII e XIX, charmosas fazendas coloniais, casarões de grandes personalidades, minas de ouro desativadas, além do Chafariz da Praça e da Mina de água da Lavagem, marcos, respectivamente, da chegada da água potável em Pitangui e da lavagem do ouro pelos garimpeiros no início do século setecentista. O Centro Histórico, um dos atrativos do município, está em processo de tombamento pelo IEPHA-MG, devido ao traçado urbanístico português e ao acervo arquitetônico colonial e eclético.
O Instituto Histórico de Pitangui, cujo prédio que o abriga, também tombado pelo Patrimônio Nacional, guarda um dos principais acervos sacros do Estado e o mais completo arquivo judicial do Centro-Oeste Mineiro, um dos maiores do País. Guarda relíquias da história econômica, indígena, além de Museu da Imagem e do Som, máquinas tipográficas, mobiliário de época e peças de período de guerras e escravocrata.
Cortando um trecho do bairro da Penha, pode-se chegar à Estrada Real, que ligava a Vila até Paracatu e daí a Goiás Velho (Picada de Goiás), Por aí passavam as mercadorias, durante o século XVIII. Segundo historiadores, o registro de Pitangui era o mais movimentado, pois era o mais importante para o comércio da Capitania na época. Pitangui foi o mais importante centro agrícola-comercial mineiro, com destaque para a pecuária, no ciclo do abastecimento (final do século XVIII e início do século XIX).
Para quem gosta de ecologia, Pitangui também não faz feio. A mina d’água da Gameleira, as Matas do Céu, da Rocinha e da Pedreira, bem como os rios Pará e São João são verdadeiros convites à aventura e ao descanso. E, para completar o quadro paisagístico, o Cristo Redentor e a Capela, no alto da Serra da Cruz do Monte, um local aprazível, de onde se contempla toda a cidade.
Após se deleitar com as belezas da cidade, o turista pode optar por uma vasta rede hoteleira, de variados preços e gostos, incluindo dentre eles hotéis-fazenda, pousadas e ainda apreciar música ao vivo, além da boa cozinha mineira em churrascarias, lanchonetes, restaurantes e bares da cidade.
Pitangui, cidade-presépio, busca, agora, novos rumos, com o fortalecimento de sua estrutura educacional, de saúde e desenvolvimento da indústria turística, em pleno século XXI.
Texto: José Eustáquio Lopes de Faria Júnior
Significado do Nome
"Pitangui" é um termo tupi que significa "água de criança", através da junção dos termos pitanga ("criança") e 'y ("água").
Aniversário da Cidade
Gentílico:
Pitanguiense
População:
24.618 Habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Pitangui é uma cidade tradicionalmente festeira e espera por você para prestigiar nossa hospitalidade e receptividade.
Clima:
Tropical de Altitude
Temperatura Média:
29º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Pará de Minas
Limites:
Sul Conceição do Pará, Norte Pompeu e Papagaios, a Leste Onça de Pitangui e Maravilhas e a Oeste Pitangui de Martinho Campos e Leandro Ferreira.
Acesso Rodoviário:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PITANGUI
E-mail:
Telefones: (37) 3271-7800
Sites: http://www.pitangui.mg.gov.br/v1/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro
Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
(37) 3271-2327 - Cartório do 1o Ofício de Notas
(37) 3271-1750 - Cartório Registro Civil de Pessoas
(37) 3271-3662 - Cartório Registro de Imóveis
(37) 3271-1417 - Cartório 2o Ofício Notas e Protestos
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS: (37) 3271-4020 / 4012
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA: (37) 3271-4450
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Pitangui
Adoro a cidade de pitangui é realmente um lugar especial de pessoas acolhedoras
Por: Soraya Brant
Tenho saudades desta terra , de familia tradicional como a minha (sou neto do Jose Levindo ) primo do Roney do Iracy Severino , Apesar de estar morando em Guarapari , sempre que posso vou a Pitangui ,
Por: Cesar campos
Sou de Pitangui. Amo muito minha cidade.É linda e tudo de bom. Por motivos de doença na família tivemos q mudar p Contagem.Quem sabe? Qdo tudo normalizar...
Saudades, muitas saudades, bjs
Por: Neuza Maria
Sou a Zirda, esta cidade é todo de bom. Pessoas e lugares tudos bom para encontrar amigos velhos e novos. relempras coisa do passados, muito bom, mesmo.
Por: marilda alves
PITANGUI É UMA CIDADE DELICIOSA ,ONDE PASSEI BOA PARTE DA MINHA ADOLESCÊNCIA NA RESIDÊNCIA DE ZULMA ,DELBA E CHANCHA LOPES CANÇADO,GENTE MUITO BOA.FOI UMA ÉPOCA ÓTIMA DA MINHA VIDA.AGRADEÇO A ELES O CARINHO COM QUE ME RECEBIAM ,VALE A PENA CONHECER PITANGUI,É "MARA"
Por: RITA MAURA DE CASTRO LEMOS
visitei e gostei muito da cidade sou da cidade de sao paulo
Por: aparecida dark cardoso
- Fundação:
- 1715
- Altitude:
- 709m
- População:
- 23.799 habitantes
- Área:
- 570,0km²
- Densidade Demográfica:
- 41,75hab/km²
- CEP:
- 35650-000