Bem-vindo a Piumhi!
Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Piumhi, fotos, informações, os principais hotéis de Piumhi, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!
Cidade com cenários encantadores.
Piumhi é uma cidadezinha típica do interior de Minas Gerais. Com pouco mais de 30 mil habitantes, é muito tranquila e acolhedora. O nome do município é de origem indígena: "pium" em tupi, que quer dizer mosquito, e "hí", que significa pequeno, também pode ser, "rio do peixe"
Situada num planalto, com clima ameno, terras férteis, água abundante e repleta de belezas naturais como cânions e cachoeiras, visitar Piumhi é estar diante de uma região privilegiada pela natureza e em um dos cenários mais encantadores do interior mineiro.
Você pode começar o seu tour pelo cartão-postal da cidade: a pequena Capela de Nossa Senhora da Abadia da Cruz do Monte. Esse espaço é perfeito para praticar atividades de relaxamento, lazer e meditação, pois além de proporcionar uma vista panorâmica da cidade, ainda recebe as pessoas com um jardim florido e colorido.
Aqueles que apreciam a pesca, não podem deixar de visitar o Ribeirão dos Patos. O lugar é exclusivo para praticantes da pesca esportiva, que é quando você fisga o peixe, não com intenção de consumi-lo ou comprá-lo, mas sim pela simples satisfação de pescar. Ou seja, os peixes são devolvidos com vida à natureza.
Se você tem bastante disposição para subir escadas, o lugar ideal é o Mirante da Cruz do Monte. São 269 degraus. Mas a subida vale a pena, pois a recompensa é uma visão panorâmica de toda a região. Lógico, se você preferir pode ir de carro pelo caminho alternativo e depois descer a pé.
Já que o tema são mirantes, aí vai mais um: fica na Serra da Pimenta. Ideal para quem gosta de aventura, o acesso ao alto da serra, da metade para cima, permite passar por um caminho muito estreito e bastante perigoso devido à altura. Se o passeio for à noite, podem ser vistas as luzes de dezenove cidades da região.
E para fechar a viagem com chave de ouro, nada melhor do que conhecer um dos mais importantes parques nacionais do Brasil: O Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972. Com os seus 71.525 hectares, os visitantes poderão encontrar montanhas, chapadas, vales e uma variada espécie de fauna e flora do cerrado.
Informações de Piumhi
Roteiros do Brasil
Região Circuito Nascentes das Gerais
HISTÓRIA DA CIDADE
A região de “Piui” foi descoberta, explorada e inicialmente povoada por Batista Maciel, sertanista de São Paulo, em 1731. Neste mesmo ano, dois outros exploradores, o capitão Tomás de Souza, português, e o Alferes Moreira, percorreram o sertão do Piui. Pode-se, assim, determinar o ano de 1731, como o do seu descobrimento, afrontando a afirmação do IBGE.
O paulista Batista Maciel fixara-se na Piraquara, margem direita do Rio São Francisco, termo da vila de Pitangui. Naquele ano, organizou uma bandeira com filhos, agregados e escravos, explorou o Alto São Francisco, descobrindo faisqueiras no Piuí. Francisco de Assis Carvalho Franco, baseado em Diogo e Basílio de Magalhães, dá-o como partindo de Paracatu, para esta expedição; mas, então o arraial de Paracatu ainda não existia. No mesmo ano de 1731, surgiu Batista Maciel em Pitangui, com a nova do descobrimento de minas de ouro no sertão do Piuí. Imediatamente se organizou uma expedição, tendo à frente o vigário de Pitangui, Pe. Luís Damião, e o Procurador da Câmara, João Veloso Falcão. Como guia, seguiu o próprio Batista Maciel, com sua gente. O grupo era bem numeroso; e a finalidade era tomar posse do “país do Piui”. Em 1736, foi a região cortada pela Picada de Goiás e aí distribuídas as primeiras sesmarias. Em 1752, intensificou-se a mineração e, provavelmente, iniciou-se o arraial. Nesse ano aí esteve o Pe. Marcos Freire de Carvalho, que ainda agia como emissário de Mariana, tendo tomado posse do Piuí para aquele bispado
Em 1758, o arraial estava próspero; nesse ano, segundo várias fontes, teria sido criado a paróquia; entretanto, Dom Frei José da Santíssima Trindade, no ato em que decidiu subordinar a capela de São Roque à freguesia de Piuí, esclarece que esta paróquia foi instituída por ato episcopal, em 1754, por iniciativa do fazendeiro Manuel Marques de Carvalho, o fundador da capela de São Roque. Esta freguesia foi declarada colativa, por alvará régio de 26 de janeiro de 1803. O primeiro vigário colado, ainda em 1803, foi Pe. Antônio Teles. Antes, era provida de vigários encomendados; Cônego Trindade menciona a provisão de 6 de julho de 1773, nomeando Pe. José Soares da Silva vigário da vara da freguesia dos novos descobertos do Piauim. Foi a paróquia elevada à categoria de vila, com autonomia municipal, pela lei nº 202, de 1º de abril de 1841, desmembrando-se o novo município de Formiga. E a lei nº 1510, de 20 de julho de 1868, elevou a vila à categoria de cidade.
Significado do Nome
A origem etimológica da palavra pium-i se respalda no vocabulário indígena, cujo significado remete à noção de rios de muitos peixes, outra possibilidade de tradução reside na expressão água de muita mosca.
Aniversário da Cidade
20 de Julho
Gentílico
piunhiense
População
35.000 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Piumhi possui uma área total de 902 Km2 e uma altitude de 793 metros, sua topografia plana proporciona um clima agradável e belíssima vista. Piumhi é considerada a 39ª cidade em qualidade de vida entre os 853 municípíos do estado de Minas Gerais. Além das atividades ligadas à pecuária, comércio e serviços, a economia de Piumhi destaca-se na produção agrícola e de produtos como café, milho, feijão e leite.
Clima
Tropical
Temperatura Média
22º C
COMO CHEGAR
Localização
Mesoregião Oeste do Estado de Minas Gerais
Limites
Doresópolis, Bambuí, São Roque de Minas, Capitólio, Pimenta, Guapé, Pains e Vargem Bonita.
Acesso Rodoviário
MG-439, MG-050 e MG-354.
Distâncias:
Da Capital:
256 Km
Outras:
TURISMO
Resumo:
Seus principais rios são o Rio São Francisco e o Rio Piumhi. Nas proximidades, localizam-se o lago de Furnas e a Serra da Canastra, local da nascente do rio São Francisco e da sua primeira queda dágua, a cachoeira Casca DAnta.
Principais Pontos Turísticos
Serra da Pimenta
Ponto Culminante do Município, com 1.256m
Pico da Cruz
Formação montanhosa que abriga a Capela de Nossa Senhora da Abadia.
Ermida de Nossa Senhora da Abadia da Cruz do Monte
Construção de 1830, em estilo simples, é o cartão postal da Cidade. Oferece vista panorâmica da Cidade. Seu acesso é feito por uma escadaria com 400 degraus. Localização: Pico da Cruz, na rua Getúlio Vargas.
Instituto Superior de Educação do Alto São Francisco
Local: Praça Francisco Campos, s/nº - Tel. 3371-2570
EVENTOS
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Julho
- Exposição Agropecuária de Piumhi
Agosto
- Copa Comércio e Indústria
- Copa Regional de Futebol
Setembro
9 a 11 - Festival da Canção
Outubro
- Festa da Sociedade de São Vicente de Paulo
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIUMHI
E-mail: [email protected]
Telefones: (37) 3371-9951 / 9961
Sites: http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro
Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
1º TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (37) 3371-1023
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
www.brasilchannel.com.br
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Piumhi
nasci em Piumhi,mas moro em bh,amuuuu essa cidade toda minha familia mora la,abraços a todos os piumhienses
Por: patricia santos
Piumhi é uma ótima cidade!
com excelente nível de desenvolvimento!
A cidade e a região oferece várias opções de lazer e diversão! Serra da Canastra, muitas cachoeiras, Rio São Francisco, Lago de Furnas, Cânions, piscinas naturais, etc.
Por: Silas Barros
Eu acho Piumhi o maximo!
Nasci e fui criada aqui!
Por: Carla Pricila Macêdo.
Nasci em piumhi e vivi aí até meus 27 anos de idade. Fui professora na Escola Coronel Fidelis de Vasconcelos.
Hoje tenho 60 anos, moro em São Paulo e continuo amando Piumhi.
É a cidade carinho, e vale a pena conhecer.
Abraços a todos.
Ivoneza
Por: Ivoneza
amei conhecer piunhi,muita paz e sossego e uma cidade maravilhosa.
Por: virginia soares andrade
Piumhi é a cidade mais acolhedora que conheço, sua gente é hospitaleira e alegre.
Puimhi é a cidade que ficará para sempre em meu coração
Por: Aparecida Maria Barbosa
Nasci em Piumhi e meus pais migraram para Goiás quando eu havia completado dois anos idade. Retornei a Piumhi aos 16 anos e a última vez em 1996. Quero retornar à "cidade carinho" para curti-la e visistar a nascente do São Francisco. No início deste ano estive em sua foz e, agora, quero conhecer sua nascente.
Por: Antonio Itamar da Silva
PIUI
O rio da minha cidade
Não passa por ela,
como jamais passou por ali
um comboio de trens.
A cidade tem saudade do rio
Seu homônimo perfeito!
E o rio vai morrendo de saudade
da sua homônima cidade também.
Ambos nunca escutaram
o apito de um trem.
Embora os seus nomes
onomatopéicos o evoquem:
PIUI, PIUI!
Terra em que nasci.
Passaram-se os anos.
E o cordão umbilical das lembranças
maternas nunca foi cortado...
E continuo escutando seus apitares ausentes
No correr manso de suas águas
de muitos peixes,
de muitas moscas e mosquitos,
antes mesmo de ter sido dragado
para transformar-se em um chagado,
nas chagas do rio São Francisco.
Antonio Itamar da Silva
Por: antonio itamar da silva
nao conheço ainda;mas quero passar alguns dias numa das pouzadas dai .
Por: euzebio lemos de oliveira
Moro em Piumhi,cidade maravilhosa não troco por nenhuma cidade deste país.!
Por: JULIANA
Infelizmente, ainda não conheço Piumhi. Em breve darei um pulo por lá, para conhecer essa cidade de nome simpático e cercada por natureza bela.
Abraços gerais!
Daniel
Por: Daniel Macedo
Olá, sou uma piunhiense q quase nunca volta à sua terra natal, apesar de nunca tê-la esquecido, e achá-la a cidade mais bonita de MG, a natureza em Piumhi foi mais generosa, lindas montanhas!! Parabéns Piumhi!!
Por: maria carolina
Estivemos em Piumhi duas vezes amei a cidade e seu povo.
Uma cidade abençoada por Deus.
Um povo acolhedor, educado e prestativo.
Abraços Fraternos ao Povo de Piumhi.
Por: Valter Lopes Junior
Comheço Piumhi desde pequena, meus pais nasceram e se criaram lá, fui em Piumhi algumas vezes quando criança, tenho tido a oportunidade de voltar em algumas férias, fui à exposição de 2009 e adorei, tanto que estarei retornando à exposição esse ano, espero aproveitar bastante. Piumhi é um lugar muito bonito e hospitaleiro, e ótimo para quem procura paz e tranquilidade para descansar e aproveitar a natureza, apesar de achar a cidade um pouco parada eu gosto.
Por: Lucimar Aparecida de Miranda
Nasci em Piumhi, e hoje moro em São Paulo.Calma pra se morar. SAUDADES!!!!!!!!!!!!!!!
Por: FERNANDA SOARES MELO
amo demais essa cidade carinho,estou hoje em JARU RONDONIA,mais morrendo de saudades doa minha terra carinho...
Por: nivia
eu moro em piumhi aqui e muito gostoso pois e muito pequeno mais e muito divertido as pessoas da qui.
Por: ana paula silva silveira
Adora Piumhi,sou Goiana mas acho Piumhi MG um espetaculoso lugar para se viver e passar férias..
Por: patricia
Sou morador de Goiania e gosto de ver minha terra natal, sempre que posso, acho muito legal. Gostaria de ver as principais novidade de Piumhi. Abraços a todos.
Por: ANTONIO ROBERTO GUERRA DE OLIVEIRA