Bem-vindo a São José dos Salgados!
Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em São José dos Salgados, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em São José dos Salgados.
Informações de São José dos Salgados
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE:
O Distrito de São José dos Salgados foi elevado à categoria de Distrito pela Lei Estadual nº 1.039, de 12/12/1953, e o nome remonta ao lugar denominado fazenda do "Salgado".
Quanto ao nome há variações entre "São José do Salgado ou dos Salgados". Os primitivos povoadores foram os Alves Salgados, que deram o nome a fazenda de sua propriedade e, em 1785, já habitavam a região, desde as Três Barras e Pedra Negra (Igaratinga),até a Prata (São Gonçalo do Pará), perto do Rio Pará. Versão dos antigos, São José dos Salgados nasceu, onde hoje é um antigo quintal, com velhas jabuticabeiras e outras espécies, que pertenceu a Joaquim Cordeiro, ao lado do Córrego Salgado, afluente do Ribeirão dos Morais, que ganha este nome um pouco abaixo, quando cai na Córrego Fazenda Nova, que depois recebe também, as águas do Córrego Baraúnas. Este local fora a antiga fazenda dos Alves Salgado, que era um local de troca de querosene e "sal", vindos do Rio ou São Paulo, por produtos da terra: rapadura, toucinho, farinha, etc. e na Fazenda dos Alves adquiria-se o "sal" e daí os" Alves do sal ou Alves dos Salgados e Alves Salgados, Salgados e hoje São José dos Salgados".
Entretanto os Alves Salgado, descende da família Salgado do reino da Galiza, Espanha, que em nossa região foi o tronco da família - Francisco Alves Salgado e Maria Alves Ribeiro, onde fixaram residência e os descendentes deram-lhe o nome, de acordo com Salvador de Moya (do Livro Geneologia de Carmo do Cajuru, pág.37. Diomar, Prof. Oswaldo), e onde construiu-se a Capela de N. S. do Rosário, em meados de 1890, próximo do caminho para Belo Horizonte, e ao seu redor fixou-se o povoado, onde ainda hoje existem as antigas casas da família do Sr. Jusa e outras.
Posteriormente, acima havia um campo de futebol, onde foi construída a Igreja de São José - Padroeiro da Comunidade, onde hoje o povoado sedimentou e experimenta grande desenvolvimento. O traçado da comunidade e o lay-out da igreja, foi do Sr. Vicente Luiz Quadros - o Buque, que mais tarde tornou-se Vereador na Comunidade (falecido durante o seu mandato) e a construção deu-se pela esforço popular e a liderança do Padre José de Queiróz, que após cada celebração reunia o povo, e juntos extraíam pedras na região dos Mangues, que eram transportadas em vários carros de boi, para o construção da igreja. Os fundadores do Distrito foram os Gomes Pinheiro e o Português Manoel José Quadros, doadores da gleba de terra. A primeira capela foi construída na década de 1890 e o primeiro batizado realizado em 03/11/1895. No altar mór da capela do Rosário, no lado direito do piso, existe uma peça de madeira esculpida, que suporta a tablado do altar, com a data do ano da sua construção.
Significado do Nome:
Aniversário da Cidade:
Gentílico:
População:
5.000 habitantes em 2010
CARACTERÍSTICAS:
Um distrito cercado pela natureza.
Clima:
Tropical de altitude
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Oeste de Minas
Limites
Pelo Rio Pará, a partir da foz do Rio Itapecerica, daí rio acima até a foz do Corrégo da Mangonga, até sua nascente e no divisor de águas, até a nascente do Córrego Baraúnas (região da Pedra Negra-Igaratinga)), seguindo até o Ribeirão dos Morais e depois sobe até o Morro do Milagroso ou Morro dos Cajús, até o Alto do Pau Torto (próximo ao Posto Karrão), descendo pelas águas vertentes até o Rio Pará na foz do Rio Itapecerica. Limites geográficos: ao Sul- Carmo do Cajuru (sede do município), ao Leste - Itaúna e Igaratinga, ao Norte - São Gonçalo do Pará e ao Oeste - Divinópolis.
Acesso Rodoviário
Às margens da Rodovia MG 050, ligado por estrada pavimentada.
Distâncias:
Da Capital:
100 km
Outras:
12 km da sede do município
12 km de Divinópolis
20 km de Itaúna
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Atrativos
Do Lão, do Gafanhoto, da Fina e do Macuco e é banhado pelo Rio Pará (afluente do Rio São Francisco), Córregos da Mangonga, dos Mangues, Areias, Fazenda Nova, Baraúnas e Ribeirão dos Morais. Os pontos mais altos: Serra do Mato Escuro e dos Mangues.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DO CAJURU - DISTRITO DE SÃO JOSÉ DOS SALGADOS
E-mail:
Telefones: (37) 3244-1322
Sites: http://www.carmodocajuru.mg.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro
Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
1º TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (37) 3244-2069
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org/
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de São José dos Salgados
SJS, MG, 01.04.2010
Vivo em São José dos Salgados desde 01.01.2008. Vim do Rio de Janeiro para cá. Cidade pequena, pacata. Ambiente acolhedor. Comércio pequeno, mas suficiente. 2 padarias, 2 supermercados, 1 banco, 1 farmácia, 2 açougues, 1 loja de móveis, alguns bares e um multi espaço de lazer composto de um cyber-café (lan-house) com sorveteria, lanchonete, video locadora, lanches, sucos naturais, açai e biblioteca comunitária.
Alguns atrativos: caminhada por trilhas; visita ao Jardim do Éden - local antes habitado por escravos e que ainda preserva um muro por eles construido.
Pequenas cachoeiras e muito ar puro . Conheça São José dos Salgados.
Por: Aroldo José Piacesi
ja morei em salgados,acho uma cidade muito tranquila !vale a pena conhecer!
Por: shirley dos santos sabino
Lindas a foto d Ipê coloque mais fotos da cidade pois é onde mato a minha saudade quando não posso estar por ai.
Valeu!!!!!!!!!!!!
Por: Fabiano Lemos