Bem-vindo a São Domingos do Capim!
Comece planejando a sua viagem para São Domingos do Capim utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em São Domingos do Capim e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em São Domingos do Capim.
Informações de São Domingos do Capim
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE
A história do município de São Domingos do Capim, está vinculada às incursões realizadas pelos portugueses ao interior do Estado, durante os tempos da Colônia, utilizando para tais empreendimentos, os cursos dos rios Guajará, Guamá e Capim. Crônicas da época registram que, desde o início do século XVIII, os colonizadores foram configurando um assentamento populacional e, em 1758, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, para dar cumprimento a uma lei promulgada em 6 de julho de 1755, reconheceu o citado núcleo populacional como Freguesia, sob invocação de São Domingos da Boa Vista. A localização geográfica da sede da Freguesia, por se encontrar, precisamente, na confluência de rios proficuamente navegáveis, favoreceu uma intensa atividade econômica e comercial. Mas, o que resultava numa vantagem natural, também provocava momentos de angústia para seus habitantes, considerando que, por achar-se cercada de terrenos baixos, sua extensão territorial ficava diminuída, por efeito das enchentes e da própria erosão das suas escassas terras altas. No ano de 1833, como conseqüência da divisão da Província em termos e comarcas, a freguesia de São Domingos da Boa Vista passou a formar parte do município de Belém indo o limite até o igarapé Jurujaia, afluente esquerdo do rio Guamá e nessa categoria, ficou até o final do período monárquico. Com o advento da República, o Governo Provisório do Estado do Pará promulgou o Decreto Legislativo nº 236, em 9 de dezembro de 1890, mediante o qual a freguesia foi elevada à categoria de Vila, pelo Decreto Estadual nº 237, da mesma data, ficou constituído como Município. Após ter elevado a essa categoria, o mesmo Governo nomeou como Intendente Municipal, Hilário A. Barroso da Silva. No transcurso de sua história, encontram-se outros dispositivos legais importantes, como o Decreto Estadual nº 720, de 19 de agosto de 1932, mediante o qual ficou alterada a denominação do Município, mudando o nome de São Domingos da Boa Vista para o de São Domingos do Capim. Posteriormente, em 1943, com a nova divisão territorial do Estado, a área territorial desse Município sofreu uma primeira redução para aumentar o patrimônio jurisdicional de São Miguel do Guamá, e também para permitir o nascimento de Bujaru, que, originalmente, era distrito de São Domingos do Capim, pela Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, igualmente, a denominação desse município passou a ser unicamente Capim, outorgando-lhe tão somente como patrimônio o seu distrito-sede. Mais adiante, no ano de 1955, outra parte do seu território foi desmembrada para possibilitar o surgimento do município de Santana do Capim, fato que, em 1956, foi anulado. Outros desmembramentos ocorreram no Município, sendo em 1965, para dar origem ao município de Paragominas: em 1982 para a criação do município de Rondon do Pará, e em 1991 para originar os municípios de Ipixuna do Pará e Aurora do Pará. Conta atualmente somente com o distrito-sede de São Domingos do Capim.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
09 de Dezembro
Gentílico
capimense
População
29.827 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
O artesanato de São Domingos do Capim é basicamente decorativo, representado por peças como árvores de Natal, bordados, crochê, tricô, tecelagem, confecções de flores vasos e pinturas.
Clima
Equatorial, quente e úmido
Temperatura Média
20° C
COMO CHEGAR:
Partindo de Belém: PA-140
Localização
O município de São Domingos do Capim pertence à mesorregião Nordeste Paraense e a microrregião do Guamá.
Limites
Ao Norte - Município de São Miguel do Guamá
A Leste - Municípios de Iirituia e Mãe do Rio
Ao Sul - Município de Aurora do Pará
A Oeste - Municípios de Tomé-Açu, Bujaru e Concórdia do Pará
Acesso Rodoviário
PA-140
110 Km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
A igreja Matriz e o Monumento de D. Viseu
Construídos em épocas remotas, constituem o patrimônio histórico do Município.
A Biblioteca Pública Municipal, a Casa da Cultura e o Salão Paroquial
Pertencente à paróquia local, são os principais equipamentos culturais do local.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
- As principais manifestações religiosas do município de São Domingos do Capim são: a festa do padroeiro São Domingos de Gusmão, que acontece no período de 4 a 8 de agosto, acompanhada de procissão, novenas, leilão, apresentações de danças típicas e conjuntos musicais e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no período de 3 a 8 de setembro, com romaria e torneios.
- As manifestações da cultura popular de maior importância são representadas pelos bois-bumbás e os cordões de pássaros, grupos que se organizam para apresentações locais e, até mesmo, na capital do Estado, por ocasião da Feira dos Municípios.
- Outros eventos a destacar são os festivais da Canção e Junino, no período de 16 a 18 de novembro e no dia 24 de junho, respectivamente, e o Surf da Pororoca que atualmente atrai um crescente número de turistas.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO CAPIM
E-mail:
Telefones: (91) 3483-1379
Sites:
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Belém-PA
Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO ÚNICO:
E-mail: [email protected]
Telefones: (91) 3483-1519
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de São Domingos do Capim
Conheço muito bem essa cidade. É meio bonitinha, só que ainda não tem infra-estrutura para turismo. O povo é hospitaleiro, por´´em sem muita educação/cultura. A instrução ainda é bem preliminar.Falta muito para implementar o TURISMO.
Por: Alice
e uma cidade tranquila,sem muitas tecnologia,mas que ainda nos oferece um dos melhores contato com a natureza,lá podemos caminhar pelas ruas com um pouco mais de tranquilidade.vale apena conhecer.
Por: edilene travassos.-fortaleza-ceará
GOSTARIA DE PARABENIZAR O MUNICIPIO PELO GRANDE DESEMPENHO TURISTICO QUE VEM REALIZANDO, A FIM DE ENALTECER A CULTURA LOCAL E SEUS TALENTOS OUTRORA ESCONDIDOS.
Por: DERIVAS
São Domingos do capim é mesmo fantastico...te amooo
minha terra,meu lugar!
Por: magda farias
amo a minha cidade,atualmente resido em Espanha,bjos
Por: marcileide do socorro
São Domingos do Capim é uma cidade maravilhosa. Gosto de ir na pororoca q é um evento muito bom...Tenho parentes q moram nessa cidade, eum dele é o fazendeiro jovino almeida. Adoro essa cidade.. Venha conferir..
Por: tayse
venha conhecer são dok,passar final de semana na orla ++ badalada da região, tomar banho no rio capim. igarapes de aguas cristalinas.
Por: eddi
Amo este lugar do fundo do meu coração .
Pela pororoca e o que da paixão
São Domingos Eu Ti Amo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Igor Oliveira Vera Cruz