Bem-vindo a Cubati!
As melhores pousadas em Cubati podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.
A cidade de Cubati, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 555m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.575 habitantes. A área total de Cubati é de 161,3km², e sua densidade demográfica é de 40,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cubati-PB é 58167-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Cubati
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE
A cidade de Cubati emancipou-se e estabeleceu-se como municipio no dia 6 de julho de 1959, quando deixou de ser distrito da cidade de Pícui. Porém, a sua colonização deu-se muito antes. Conta-se que as terras onde hoje situa-se Cubati incialmente perteceram ao escravo alforriado Manoel de Barros, que havia recebido as terras como um presente do senhor que havia lhe dado a carta de alforria.
Manoel de Barros então aproveitando a localização geográfica privilegiada ergueu uma feira, um mercado onde os tropeiros pudessem livremente realizar trocas e negócios diversos, bem como descasarem antes de proseguir viagem. A feira prosperou, porém, a soberba e a cobiça dos fazendeiros da localidade Pedra Lavrada destruiram a feira de Manoel de Barros.
Décadas se passaram até que fosse construida uma capela em homenagem a São Severino Bispo, padroeiro da cidade, desde então o povoado voltou a crescer atingindo o status de vila, depois distrito e finalmente de cidade com a sua emancipação política em 1959.
Gentílico
Cubatiense
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
06 de Julho
População
6.868 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Um lugar encantador
Clima
tropical
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Borborema
Limites
Norte: Pedra Lavrada; Oeste: Sérido; Sudeste: Olivedos; Nordeste: Sossêgo, e Barra de Santa Rosa
Acesso Rodoviário
169 km
Outras
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
EVENTOS
Calendário de Janeiro/ Dezembro
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATI
E-mail: [email protected]
Telefones: (83) 3385-1180
Sites:
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB
R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
CARTÓRIO REGISTRO CIVIL
E-mail:
Telefones: (83) 3385-1292
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.cubati.paraiba.com.br
www.paraiba.com.br
www.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Cubati
eu sou de cubati mas faz 12 anos q sai dai,adoro nossa cidade,as festas,as pessoas e minha familia q mora ai,eu amo cubati.
Por: Edilene de medeiros
bem nasci em campina grande morei em cubati,minha mãe e meu pai foram donos de uma farmacia ai, dona odete e zé lins estive ai em 2002 gostaria de manter contato com o gilmar filho do zépreá esposo da glaucia do cartório e o ex prefeito naldo filho do zé boi e graça de mauricio,moro no rio de janeiro coloque fotos da cidade prá que os cariocas conheçam minha cidade.sou musico cantor e compoositor trabalho com musica sertanejas e duplas sertanejaspelo brasil, gostaria muito de cantar naminha cidade um dia. abraços carloslins o bebeto daodete dafarmacia.
Por: carlos alberto ferreia lins
POVO CUBATIENSE Q SAUDADES DE VOCES PRINCIPALMENTE QUANDO CHEGA ESSAS FESTAS JUNINAS E SUPER CROSS UM GRANDE ABRAÇO PARA A FAMILIA PEREIRA E PRINCIPALMENTE PARA MINHA MAE JUDITE.
Por: ERASMO CARLOS MONTEIRO
Cubati, 50 anos de história
Peço licença aos internautas deste portal para na semana do aniversário de Cubati poder saudar minha terra pelos 50 anos de vida; Abraçar pelos 50 anos de hospitalidade e beijar 50 vezes, mesmo distante, mas com o mesmo calor e ternura de estar presente, pois posso até ter saído do teu seio, mas onde quer que eu vá sempre te carregarei comigo.
Quero brindar 50 vezes com todos os apaixonados por ti. Brindaremos das coisas mais pequenas, mas de um significado enorme a cada filho teu. Brindaremos às tuas memórias e ao teu presente...
Brindaremos por...
1. Ter chegado de viagem à noite e no topo da ladeira do campo do Cruzeiro avistar toda a cidade iluminada pelas bênçãos de São Severino, nosso Padroeiro, e poder gritar
‘Cubati cheguei’.
2. Ter ouvido as buzinadas de ‘João do Ônibus’ anunciando que já estava na Qualhada e corríamos para o Bar de Neco esperar a chegada dos passageiros.
3. Ter comprado pão doce na padaria de Antônio Sinhô, de Miranda e de Epitácio.
4. Ter assistido ao único jogo entre Botafogo da Serrinha e Cruzeiro (e ter visto Arlindo sair de campo puxando o resto do elenco e saído de campo).
5. Ser acordado pelas buzinadas de Amigo da Onça e Totinha, às 5h da manhã depois das festas de final de ano.
6. Ter sentado no caixão de farinha de Zé de Vanderlan para ouvir lorotas e no intervalo, entre uma e outra, ouvir os ‘tic, tic, tic vruuunn’ de Zé somando contas na velha máquina.
7. Ter caído na lama (ou pelo menos atolado o pé) ao tentar atravessar as pedras no riacho da Botija quando ia para o Grupo Escolar Olivina Carneiro da Cunha.
8. Ter que levar o tamburete para assistir aos filmes do ‘Cine Caruso’ de Antônio Preá. (Quem não levava e ficava deitado lá na frente levava mijada).
9. Ter participado de festas no Mercado Público (que o prefeito Janúncio demoliu para fazer uma praça) e tomar cerveja quente, mas com alegria.
10. Ter degustado os pães-de-ló de Dona Inês, os dindins de Dona Alzira, as sordas de Vinoca, as tapiocas de Dona Santa e os pasteis de Bertulina. A puxa de Tidé e os pirulitos de Dona Neném de Chico.
11. Ter ido ao campo do Cruzeiro, aos domingos, torcer pelo timaço comandado por Zezinho, Curtiça, Birino, Pividia, Anchieta e Cia.
12. Ter freqüentado o Bar de Jaime, do Negão da Cagepa, o ‘Armazém Rasteiro da Porta Larga’ (de Manezão), o Bar de Dona Feia, Bar de Zefa, Bar da Amizade (Marcos), Bar dos Motoqueiros (Marcone), Bar de Biu e em todos deixar a conta no prego.
13. Ter saído das festas de São João do Cruzeiro só quando o sol brilhava. E das festas de Final de Ano e de Padroeiro quando a orquestra fazia a alvorada (e íamos atrás marchando ao comando de Fuca de Maria Edite).
14. Ter participado dos ensaios de São João na batedeira, no salão de Zé Paulino e no salão do Cruzeiro (Centro) e ter poucas (mas boas) lembranças de Dedinho comandado a festa.
15. Ter tomado banho no rio de Norberto (e apanhado quando chegava em casa).
16. Ter brincado de ‘guerriô’ atrás dos Correios e da casa de Dona Argentina de Sansão.
17. Ter acompanhado a construção da Praça Josebel Gomes, o Mercado Público, a Escola Municipal Padre Simão Fileto, da Telpa, o Hospital de Cubati e ter visto a chegada do saneamento d’água (graças a atuação do prefeito Zé Preá – o melhor administrador que Cubati já teve).
18. Ter tomado banho de chuveiro na Lavanderia Pública (visinho a casa de Dona Argentina)
19. Ter participado das atividades e mobilizações esportivas do Mobral (inclusive os jogos de handebol feminino e os casamentos matutos com Almir Rocha, Neném de Donzinha, Beto de Zé Paulino, Anselmo de Rozinha, etc).
20. Ter participado das noitadas (quando faltava energia) ao som de uma vitrola a pilha de Almir na caçada da igreja e tomado ‘leite de onça’ e batida de maracujá.
21. Ter pulado da pedra do açude da Prainha e tentar chegar a outra margem (sem contar as pescarias de piaba).
22. Ter participado dos teatros no salão da igreja e representar Cubati em gincanas culturais.
23. Ter ido até a cacimba de Elias de madrugada pegar água e chegar lá ter que enfrentar uma fila de quase duas horas. Ter conhecido a cacimba dos Bentos, que salvou muitos Cubatienes das secas.
24. Ter participado de noitadas ao som de Zezé e seu Violão (em especial nas noites de Sábado de Aleluia comendo galinha roubada - o pior era ter quer ouvir Melado e Antonio do Cavaquinho tocando depois de tomar umas quatro além da conta).
25. Ter visto Naldinho de Sussú, sozinho, mostrar toda sua alegria e amor pela terra natal e ‘brindar’ pelas ruas de Cubati.
26. Ter corrido com medo de Aninha, ou brincar com Basto de Toquinho ou ainda ouvir Chico Toiô pedir ‘cruchute’ para Dona Terezinha, ou Miro falar de suas riquezas e do orgulho dos nomes dos filhos e ainda ouvir as ladainhas de Zefa.
27. Ver a vizinhança de Seu Rocha e Dona Dalva (meus pais), seu Jacinto e Dona Rita, Dona Mila e Antônio Preá e Antonio Caboclo e Dona Nena, harmoniosas (juntas, essas famílias tinham 35 filhos, motivo de muita festa) e ter orgulho de ter visto meus filhos Felipe e Palloma nascerem nesta terra.
28. Ter estudado no Olivina Carneiro da Cunha (e claro, ter brincado naqueles corredores e subido nas paredes da cantina – pena que Januncio demoliu). E no Instituto João XXIII com Dona Iolanda, Luizinha Medeiros, Lúcia de Geraldinho, Dona Bastinha, Dona Maria do Patrocínio, Eva de Sansão, etc.
29. Ter visto a festa do Enduro nascer e hoje ser a maior festa popular da região.
30. Ter passado correndo no beco de Zé Paulino e gritado (para desespero de seu Zé Gizuíno).
31. Ter fingido ser dançarino e tentar acompanhar Cambambá, Antônio de Chico Baixinho e Jimi na boate de Orlando.
32. Ter batido bola na calçada da igreja e levado bronca de Izabel.
33. Ter tentado furar a fila do chafariz, mesmo com a presença de Passo Mago dizendo ‘Vez de lata, vez de barril’.
34. Ter ido as festas e sempre encontrar Vinoca e Seu Vanderlan como porteiros.
35. Ter visto Seu Rocha e Dona Dalva fazerem da farmácia um hospital e salvar muita gente.
36. Ter assistido por diversas vezes ao filme a Paixão de Cristo no Cine Caruso e sempre chorar no final.
37. Ter desfilado no dia 7 de Setembro, participado da Banda Marcial da Escola Municipal Padre Simão Fileto (junto com Josimar, Jeferson, Doma de Pereira, Preta de Elizete, Bel, Zé Orlando, Ita de Totinha, Gilmar de Zé Preá, etc) e depois ir a uma feijoada no clube ou assistir jogos de futebol do Vasco da Prainha, ouvir a viola de Zé de Neco no Abreu, ou ir para a Quixaba comer galinha de capoeira.
38. Ter tido aulas de charadas com seu Zé Gizuino e seu Bila no Bar de Biu, juntamente com Geilson, Queixinho, Juscelino de João Ângelo, Ti de Pereira e Moariz.
39. Ter realizado festas de Miss Cubati e Miss Regional e lotar o clube com pessoas de todas as idades.
40. Ter participado dos jogos escolares em Cuité e passear no fusca de Gilmar de Zé Preá com doze pessoas (inclusive com o Nego Dia de Manezão tentando se equilibrar em cima).
41. Ter o prazer de ver em ação os dançarinos de valsa, forró, quadrilha junina e outras danças: Leôncio Sales, João Miguel, Tota de Antônio Sinhô, Beto de Zé Paulino e Josinaldo Batista (mais recente). E no mesmo tema, ter presenciado Galego de Zé Vicente tentar ensinar Yule a dançar forró (essa foi na casa de Zé de Vanderlan – lá em Natal).
42. Ter brincado de esconde-esconde nos carros de Antonio Preá, no posto de Zé Paulino, no beco de Celso e num carro velho (Skylab) de Zé Preá.
43. Sair da Serrinha ao Zé pinheiro só para ter o motivo de passar na praça do Centro, pisar na grama e levar bronca de Maria de Américo.
44. Ter namorado no monumento da estátua da Praça Josebel Gomes e sair com num chiclete grudado na bunda. No mesmo monumento, reunir a galera para contar piadas e ver Neide de Cheque rir por último (não pela piada, nas por ver os outros rindo).
45. Ter jogado bola no campinho da esquina da casa de Antonio Preá (entre o pátio da igreja e a casa de Dão), campinho do Moinho de Zé Preá, campinho da porrada (mas ou menos onde hoje é a frente da casa de Ricardo) e no areião do rio da Botija,
46. Ter visto jogos do Flamenguinho (de Iranildo Burro Branco), Santa Cruz (de Gero de Magnólia), Santa Cruz (de Gilmar de Gero), Botafogo (da Serrinha), Palmeiras (da Serrinha), Cruzeiro, Cantareira (Ribamar Rocha), Mangueirão, e tantos outros que fizeram parte do futebol cubatiense.
47. Ter passeado no Bernadão de seu Rocha, na Rural de Cosme Torto, de Everaldo de Donzinha e de Vavá de Adelino (esses últimos tidos como os santos casamenteiros).
48. Ter presenciado uma ‘conversa’ de mesa de bar com Bebé de Lidia, Rochinha, Gilmar de Zé Preá, Cafuringa e Naná da Serrinha. Tudo sob o comando de Deuslene Alcântara.
E assim poder brindar.....
49. .... A todas as famílias de Cubati e as que adotaram esta terra como morada.
50. .... A todos os prefeitos eleitos (de Zé Preá a o atual Dimas Pereira), aos vereadores e vereadoras, aos desbravadores que lutaram pela emancipação política desta terra. As pessoas humildes e anônimas, que derramaram gotas de suor e fecundaram as terras áridas, construíram sonhos e contribuíram pelo crescimento de Cubati..... E para aqueles que nada fizeram, apenas a ressaca do brinde.
Talvez tudo isso pareça pequeno, provinciano, matuto, mas é cada pedaço pequeno dessa tua história que me faz sentir verdadeiro por pertencer a ti.
Parabéns e brindemos a todos nós por sermos cubatienses.
Ribamar Rocha
Jornalista – Editor Chefe do Jornal Folha de Boa Vista, Chefe da Assessoria de Comunicação da Funasa/RR, filho de Cubati de fato e de direito.
Texto adaptado
Por: Ribamar Rocha
EU SOU DE CUBATI, MAS ESTOU MORRANDO NO RIO.O MELHOR DE CUBATI É AS FESTAS JUNINAS E O SUPER CROSS.
BEIJOS
VITÓRIA!!!
26/07/2009
Por: MARIA DA VITORIA GUIMARÃES
moro em cubati a 25 anos mas agora sim cubati eboa de se viver//////
Por: noelmasantos
Essa cidade é maravilhosa!!!
Os melhores momentos da minha vida foi la, e com certesa em epoca de enduro. Sem contar que o amor da minha vida mora lá...
Cubati mora no meu coração!!
não deixe de visitar essa pequena e linda cidade..
Emilene...
Por: Emilene Prado Ferreira
Sou de Cubati,faz 13 treze que fui embora mas sempre visito meu familiares que moram e meus amigos que deixei desde minha infancia cresci e aprendi muito com mestres e atraves destes procurei colocar sempre em pratica tudo de bom para minha vida.Amo minha cidade bjos em todos em especial minha irma Socorro meu cunhado Jesuino minha sogra Nevinha vcs sao muito especias na minha vida sempre muito bem acolhida quando vou para ai
Por: Tatiana de Souza Bolcao
cubati; amooo muito minha terra natal.sempre q posso eu vou matar as saudades q tenho dessa querida terra!!!!!!!!!!!
Por: maria
Nasci em cubati mas nunca conhei a cidade , sabe até tenho parentes mas não conheco,gostaria muito de passear por ai, quem sabe em período de férias não sega uma oportunidade.
Por: Aldenir Adriano Araújo
Nasci ai em cubatí,e faz muito tempo que não vou ai,tenho familia ai,e outros parentes,sinto muitas saudades,um abraço cubatí,te curto muito...
Por: ramyro medeiros
Sinto muita saudade da cidade natal queécubati, apesar de não conhecer bem ,tenho curiosidade de voltar, pretendo em breve passear em cubati.
Por: aldenir adriano araujo
tenho familia em cubatí é em outras regioas procimas.moro em fortaleza.. mais adoro ir p cubaí principalmente nas festas juninas é no moto gross muito bom deixa saudades... vlw
Por: isabelle dantas guimaraes
DEUS ABENÇOE AS AUTORIDADES DE CUBATI
A IGREJA BATISTA PENTECOSTAL DE CUBATI DESEJA MUITO SUCESSO PARA ESTA CIDADE
Por: PR. NILSON COSTA
CUBATI POSSUI, ALEM DA SUA TRANQUILA COVIVENCIA
E UM ÓTIMO ACOLHIMENTO PESSOAL, VISTAS PÂNORAMICAS EXELENTE, ALEM DO DESFRUTAR DA DOCE PRESENÇA DO SENHOR JESUS
Por: PR. NILSON COSTA
sou vereador da cidade vizinha pedra lavrada mas fui criado em cubati e amo esta cidade como minha terra natal por ser uma cidade de um povo muito ospitaleiro por isto amo cubati?
Por: vereador carlinhos nunes
eu me criei-me em cubati, minha mae é de la ,ela é filha de justa de vanderlan da padaria sao severino,quando eu tinha 2 anos eu fui pra la, minha familia todinha é de la, e eu so primo do prefeito dimas.
Por: hugo leonardo
cidade do melhor moto cros do estado.ja tive ha oportunidade de vizita-la.adorei tirando os homes safados.......kkkkkkkkkkkkkkkk
Por: karlla
moro em cubati e amo essa cidade , pois seu povo e acolhedor e simpático.
Por: JULIÃO CARLOS MONTEIRO
sou filho de cubati mas no momento convivo en joão pessoa mas morro de saudade de cubati, cubati te amo muitoooooo
Por: josebel cordeiro da silva
sou filha de birito equero emcontra minhas amigas morro em parnamirim e quero noticias......bjssssssssssssssss
Por: maria das dores de almeida
- Fundação:
- 1959
- Altitude:
- 555m
- População:
- 6.575 habitantes
- Área:
- 161,3km²
- Densidade Demográfica:
- 40,76hab/km²
- CEP:
- 58167-000