Bem-vindo a Caravelas!
Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Caravelas, fotos, informações, os principais hotéis de Caravelas, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!
A cidade de Caravelas, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1700. A localidade está em uma altitude de 10m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.534 habitantes. A área total de Caravelas é de 2.369,1km², e sua densidade demográfica é de 6,98hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caravelas-BA é 45900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Caravelas é uma pequena cidade baiana banhada por um rio que leva o seu nome. A região foi fundada em 1581, mas o município foi criado bastante tempo depois, em 1700. Só passou a ser reconhecida como cidade mais de 150 anos depois, em 1855. Embora não seja tão imponente do ponto de vista econômico, hoje, a cidade é um importante centro turístico da Bahia e você vai saber agora quais são as opções de lazer e turismo lá.
O ponto turístico mais importante da cidade de Caravelas é o Parque Marinho dos Abrolhos, reconhecido como uma das melhores regiões do mundo todo para a prática de mergulho. É formado por ilhas vulcânicas, paredões rochosos e piscinas naturais lindas de águas cristalinas, onde o turista pode nadar em meio a uma grande variedade de espécies de peixes.
Ainda sobre o Parque Marinho dos Abrolhos, caso você visite a cidade entre os meses de julho e outubro, vai conferir um show à parte, oferecido pelas baleias jubarte. Esse é o período de procriação, mas elas aproveitam para se exibir na região e encantar os olhos dos espectadores.
As praias também são grandes atrações de Caravelas, e tem para todos os gostos! Se você acha que praia é sinônimo de se divertir e agitar, vai adorar a do Iemanjá e Grauçá. Se prefere mergulhar, vá de barco até Pontal do Sul. A praia do Quitongo abriga o Centro de Visitantes do Ibama. Lá, é possível ver de pertinho uma réplica da baleia jubarte e admirar uma grande sala com fotografias que retratam a natureza local.
Caravelas também é história! Há um bonito centro histórico na cidade, com várias construções do século XIX. A Matriz de Santo Antônio fica em uma das praças e foi erguida em 1725, preservando as suas características até hoje, típicas da arquitetura colonial portuguesa. Para quem gosta de arte e história, a igreja de Santa Efigênia é um ótimo local, de estilo barroco, com obras sacras feitas nos séculos XVII e XVIII.
Em Caravelas, natureza e história se encontram e isso faz com que seja um dos melhores destinos turísticos brasileiros.
Informações de Caravelas
Roteiros do Brasil
Região Costa das Baleias
HISTÓRIA DA CIDADE
O discreto charme da cidade e a simpatia de seus moradores fazem jus ao título de “Princesa dos Abrolhos”, que Caravelas ganhou ao longo dos anos. O vasto acervo natural abriga as belas praias do Kitongo, Grauçá e Iemanjá, as Ilhas da Cassumba e do Pontal do Sul, e o extenso manguezal.
Entre os atrativos culturais, destacam-se a Matriz de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e a Igreja de Santa Efigênia, com raras imagens sacras, dos séculos XVII e XVIII, em estilo barroco português e espanhol. As casas – construções coloniais neoclássicas, com fachadas em azulejos de Macau - datam do século XIX, período pleno na economia da cidade por conta do plantio de café e do intenso comércio no porto.
Dentre os endereços famosos, destaque para a Casa da Rua Barão do Rio Branco, da Praça Santo Antônio e da Praça Dr. Imbaçai, além dos chalés na Praia de Grauçá. A cidade é bastante conhecida e visitada pela proximidade com o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, distante 32 milhas náuticas.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade:
23 de Abril
Gentílico:
caravelense
População:
21.437 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Entre os ambientes marinhos brasileiros encontram-se no litoral sul da Bahia os maiores e mais ricos recifes de corais do Brasil e de todo o Atlântico Sul ocidental em uma das mais belas paisagens do oceano. Eles estão espalhados por uma área de aproximadamente 6.000 ha. Mergulhadores profissionais e amadores consideram Abrolhos um dos pontos mais bonitos do mundo. Mergulhar é imprescindível fundamental para quem deseja vislumbras um festival de luzes e cores em um mundo submerso e silencioso com profundidade máxima de 30 metros. Abrolhos reúne condições de mergulho excelentes e raras quando juntas: águas oceânicas rasas e cristalinas a uma temperatura entre 23ºC no inverno e 27ºC no verão. A temperatura do ar varia de inverno a verão entre 24 a 27ºC e a transparência da água em torno de 15 a 25 metros. Os navegadores portugueses do século XVI alertavam sobre o litoral sul da Bahia. Quando te aproximares de terra abre os olhos. E de tanto repetir o aviso criou-se a corruptela Ambrolhos que deu nome à região. Significava um grande perigo aos navegantes e atualmente identifica um destino ecoturístico dos mais privilegiados no alto mar do extremo sul da Bahia.
Vislumbrar recifes de corais raros admirar as baleias Jubarte participar de um safari fotográfico explorar naufrágios como o cargueiro Rosalina que afundou no início do século XX e cavernas submarinas em mergulhos orientados estão entre as principais atividades ecoturísticas praticadas em Abrolhos. Uma das maiores concentrações de peixes em quantidade e variedade por metro quadrado do planeta está em Abrolhos. São barracudas sargo-de-beiço budião peixe-frade guarajuba pescada-gaiva bicudas peixe-papagaio peixe-cirurgião peixe-anjo peixe-borboleta cioba ou vermelho agulha moréia baiacu-espinho xaréus jaguricá salemas piragicas xereletes cocorocas cavalo-marinho e badejos além de ricos bancos de camarões.
Clima:
Tropical
Temperatura Média:
30º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Sul Baiano
Limites:
Alcobaça, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Lajedão, Ibirapuã e Nova Viçosa
Acesso Rodoviário:
Distâncias:
Da Capital:
865 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Centro histórico
Entre os atrativos culturais destacam-se a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja de Santa Efigência com imagens sacras em estilo barroco português e espanhol dos séculos XVII e XVIII. Os casarões da cidade principalmente da rua Barão do Rio Branco casas térreas em estilo neoclássico - art nouveau - são de meados do século XIX com fachadas em azulejos de Macau. O luxo do casario deve-se ao desenvolvimento da região na segunda metade do século XIX quando Caravelas atingiu sua fase áurea na economia em consequência do plantio do café e dos negócios no porto de Caravelas que movimentava o extremo sul da Bahia e o norte de Minas Gerais ligadas por ferrovia.
Quem visita a Matriz de Santo Antônio padroeiro da cidade fica sabendo de um fato curioso: ao escolher o local da construção do templo em 1725 o padre Antônio do Espírito Santo baseou-se em uma lenda muito antiga de que a primitiva imagem de Santo Antônio feita em terracota foi encontrada em um tronco oco de siriba (vegetação típica do manguezal). Restava saber a posição da igreja de frente para o estuário do rio Caravelas. No dia seguinte a imagem estava caída. Foi então colocada de frente para o norte foi encontrada como no dia anterior caída. Finalmente colocada de frente para o sul ela foi encontrada no outro dia de pé. Daí a ligeira inclinação da igreja formando quase uma diagonal na praça quadrangular. Foi concluída 25 anos depois.
Rio Caravelas
O complexo hídrico do rio Caravelas e seus afluentes tiveram grande importância no desenvolvimento do município desde a fundação quando serviu às entradas como porta de penetração para o sertão à procura da famosa Serra das Esmeraldas até o século passado quando o porto comercial de Santa Maria de Caravelas era um dos mais movimentados da Bahia.
Hoje a bacia hidrográfica do rio Caravelas além de assegurar a manutenção de uma das maiores áreas de manguezal da Bahia com 19 5 mil hectares de área é potencial para o desenvolvimento de diversos roteiros ecoturísticos. Nada menos que sete rios - do Macaco Massangano Jaburuna Cupido Poço Largo e Caribe - funcionam como grandes afluentes do Caravelas além dos pequenos rios das Perobas do Saco Tranqueras Pindoba e Marobá formando um complexo emaranhado de caminhos aquáticos navegáveis margeados por manguezal restinga e Mata Atlântica.
Próximo à foz o rio Caravelas sofre influência do mar e apresenta uma coloração azulada. Os bancos de areia em frente à Praia do Grauça e à Ilha do Cassumba com grande extensão de manguezal e uma faixa de Mata Atlântica são convites aos passeios. A tranquilidade das águas favorece a prática de esportes náuticos.
Igreja de Nossa Senhora de Lourdes
Na arquitetura o destaque fica por conta da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes situada em uma grande praça. Fica na margem esquerda do rio Caravelas com porto para barcos de pesca. Esse trecho de rio também é excelente para a prática de esportes náuticos
Caminho Fluvial
A partir de Caravelas o barco sobe o rio do mesmo nome cujo estuário é formado por um emaranhado de caminhos aquáticos que o ligam ao rio Peruipe atravessando o extenso manguezal da Ilha Cassumba. A paisagem se modifica a partir dos canais de mangue pequenas vilas comunidades ribeirinhas sítios e coqueirais até alcançar o rio Peruípe e as praias de Nova Viçosa.
Ponta da Areia
Antiva vila de pescadores que ganhou o caminho de ferrocom a construção da ferrovia lingando Ponta da Areia em Caravelas à cidade mineira de Teófilo Otoni tornou-se mais conhecida através da canção dos mineiros Milton Nascimento e Fernando Brandt: Ponta da Areia ponto final / da Bahia-Minas estrada natural / que liga Minas ao porto ao mar/ caminho de ferro./ velho maquinista com seu boné/ lembra o povo alegre que vinha cortejar/ Maria-fumaça não canta mais...
Ilha de Cassumba
É preciso ter disposição para andar e conhecer alguns dos paraísos escondidos da Ilha de Cassumba situada entre a foz do rio Caravelas e a fos do rio Peruipe em Nova Viçosa com a costa marítima e a contracosta fluvial. Em seu vasto território de 120 km quadrados aproximadamente são encontrados ecossistemas dos mais representativos da paisagem brasileira: com predominância do manguezal além da restinga e Mata Atlântica. Na ilha já foram catalogados por biólogos 265 espécies de árvores e 168 aves.
A fazenda naturista/ vegetariana SPA da Ilha com 26 hectares de Mata Atlântica funciona como ponto de partida e apoio para exploração da ilha. Nessa área os visitantes podem fazer caminhadas ecológicas dentro da propriedade conhecendo a diversidade de seus ecossistemas. As trilhas são monitoradas e interpretativas com direito a jogos de indentificação das espécies da flora terapia do barro banho de rio e de lama medicinal.
As caminhadas de longa duração ou trekking podem ser realizadas em todas as direções e em quase toda a extensão da ilha contanto que acompanhadas por um guia especializado em ecoturismo que pode ser contratado em uma das agências de turismo de Caravelas.
Barra Nova
Trekking de sete quilômetros para observação da fauna e flora. A trilha atravessa áreas de restinga manguezal e Mata Atlântica com ponto de chegada na praia de Barra Nova.
Dica: Além da roupa de banho leve roupa longa repelente tênis óculos escuros chapéu e lanche.
Barra Velha
Trekking com as mesmas características da Barra Nova com um percurso total de 15 quilômetros. Nesse trecho ocorre a maior concentração de aves da ilha. O banho de mar garante a reposição das forças no final da caminhada.
Dicas: Além da roupa de banho leve roupa longa repelente tênis óculos escuros chapéu lanche barraca ou saco de dormir.
Pontal do Catoeiro
É preciso atravessar na véspera e dormim na ilha para fazer trekking que tem um percurso total de 15 quilômetros. Na caminhada é possível avistar muitas aves e mamíferos com sorte macacos e preguiças. Um farol da Marinha identifica a chegada no Catoeiro. O destaque fica por conta de um pesqueiro natural onde dezenas de garças brancas sobrevoam o lago para pescar. A paisagem é de uma beleza ímpar. A vegetação de restinga se mistura a espécies de mangue bem próximo à praia que é completamente deserta.
Dicas: Além da roupa de banho leve roupa longa repelente tênis óculos escuros chapéu e lanche. Não esqueça a máquina fotográfica.
Pontal do Sul
Fazia parte da Ilha Cassumba porém a ação das correntes marítimas e fluviais separou a ponta da ilha transformando-a em Pontal do Sul para quem a observa a partir de Barra de Caravelas. De um lado a praia fluvial banhada pelo rio Caravelas do outro é de mar aberto. Atualmente a Barra do Tomba canal de mar que separa as duas ilhas é o principal acesso das embarcações de Caravelas para o mar. A praia na ilha é deserta e isolada; uma imensa faixa de areia alvíssima é banhada por águas cristalinas.
Duas tamareiras compõem a paisagem e chamam a atenção para o exotismo da espécie própria do oriente. Não há qualquer infra-estrutura.
Dicas: Observe os bandos de pássaros que frequentam o bando de areia na extremidade norte da ilha. Se quiser permanecer no local por mais tempo leve lanche e água potável.
Artesanato
Bijuterias de conhas e madeira com motivos marinhos camisetas bonés. Objetos de arte e de decoração também com motivos marinhos especialmente baleia jubarte.
Praia de Quitongo
Praia fluvial com influência do mar é protegida pela Ilha Cassumba situada logo à frente sendo propícia à prática de esportes náuticos especialmente a vela na maré cheia. Aí esta localizada a sede regional do Ibama e um hotel com pier de atracação. É a praia mais próxima da cidade e da Barra do rio Caravelas fica no Km 1 da estrada que liga a sede do mnicípio aos distritos de Ponjta da Areia e Barra. É margeada pelos exuberantes manguezais e vegetação típica das restingas incluindo dezenas de pitangueiras e cajueiros.
Praia da Barra de Caravelas
Em frente ao povoado do mesmo nome habitado por pescadores nativos. É ponto de atracação de embarcações pesqueiras. O mar é de águas tranquilas e impróprias para banho. Não dispõe de infra-estrutura turística.
Praia de Grauçá
As amendoeiras seguem a praia por uma grande faixa contínua. De mar calmo protegida pela ilha Pontal do Sul que compõe a paisagem bem em frente de Barra de Caravelas a praia de Grauça é muito frequentada por jovens e ecoturístas. Dispõe de infra-estrutura turística com uma concentração de bares pousadas e restaurantes que movimentam o local. O Museu da Baleia reúne a céu aberto o equeleto completo de um animal além de peças que o mar depositou na praia.
Praia de Iemanjá
A praia é de mar aberto própria para windsurf e kitesurf e em terra uma única barraca que funciona como bar e restaurante serve de infra-estrutura para os frequentadores: possui extenso coqueiral.
Praia da Ponta
A pesca é o principal esporte praticado nessa praia. Animais silvestres como gaviões e corujas frequentam essa praia que é completamente deserta e desabitada. Na paisagem predomina a vegetação de restinga e a Mata Atlântica dá um toque selvagem ao ambiente. Sem acesso para automóveis a Ponta das Baleias esta protegida na forma de Área de Proteção Ambiental e o melhor meio de alcança-la é caminhando pela reaia ou pela restinga a partir da praia de Iemanjá em um percurso de dois quilômetros. Uma coroa de areia que avança para o mar serve de marco da Ponta que também é iluminada por um farol da Marinha. Aí é interessante observar na maré cheia o choque das águas que vêm do sul com as águas do nordeste. No local antigos pescadores costumavam desossar baleias daí a origem do nome.
Ponta da Baleia também é ponto de partida para um trekking até a praia do Zeloris distante oito quilômetros na direção norte passando pela praia de lansã onde é possível praticar camping salvagem. O passio consiste em caminhar pela praia na ida e voltar por dentro passando por trechos de manguezal restinga e Mata Atlântica para observação de pássaros e macacos. A praia é de mar aberto e completamente deserta.
Rio do Macaco
Fica a 5 km da sede. O rio é propício a embarcações pequenas. Sua margem é coberta de mangue. Suas águas são barrentas e possui muitos coqueirais ao seu redor. A pesca mais freqüente é do robalo, bagre, caranguejo, siri, camarão. Possui 11 km de extensão.
Rio Maçangano
Propício para embarcações pequenas, cercado por vegetação de mangue, falésias, árvores frutíferas. Possui 10 km de extensão.
Rio Jaburuna
Rio do Cupido
Rio do Poço
Rio do Lago
Rio Caubê
Pontal do Sul
Praia distante 8 km da sede. O acesso é feito através de barco. Praia segura e limpa, águas de cor esverdeada. Há presenças de árvores frutíferas no local.
Cassumba
Situada entre o Rio Caravelas e o mar é formada por uma vegetação exuberante com presença de várias espécies de Mata Atlântica. Possui um dos maiores manguezais do país, servindo de berçário para diversas espécies de peixes e crustáceos, oferecendo sustento familiar para várias famílias de moradores da ilha.
Passeios
Costa Dourada
Muito mais que uma praia a Costa Dourada identifica a extensão litorânea do extremo sul: a divisa da Bahia como o Espírito Santo. Nesse trecho as falésias alcançam mais de 15 metros de altura e emprestam um colorido dourado à paisagem que faz jus ao nome. As plantações de eucalipto e as fazendas de gado dividem o espaço que um dia foi ocupado pela Mata Atlântica. As praias que formam a Costa Dourada ficam além do “cinturão verde” recortadas por riachos e paredões e protegidas pelo difícil acesso entre os eucaliptos.
Algumas praias ainda apresentam vegetação nativa com frutas silvestres e exóticas como cambucá pitanga caju e manga acrescentando à paisagem ingredientes como aroma e sabor tropical. Toda essa região faz parte da APA Municipal Costa Dourada.
Dicas: Uma das melhores opções para o trekking a beira-mar em Mucuri está na Costa Dourada. O início da caminhad pode ser na praia da Barra depois da travessia do rio Mucuri. A partir daí até a praia do Riacho Doce na divisa com o Espírito Santo são dezenas de quilômetros de praia quase sempre desertas. Se preferir chegar a qualquer uma dessas praias por rodovia é imprescindível a contratação de um guia.
Estuário do Rio Mucuri
Um passeio de barco ao pôr-do-sol entre a foz do rio Mucuri e os canais do mangue além de extremamente agradável pode revelar a exata importância do ecossistema manguezal para a qualidade de vida regional e manutenção da biodiversidade. As imagens do mar e do rio se misturam tendo sempre a exuberante manguezal como pano de fundo.
Quando a maré está baixa surgem as praias de rio de águas calmas e muito piscosas. Observar a fauna e a flora é uma boa pedida para quem faz esse passeio especialmente no final da tarde quando as garças sobrevoam a área em busca dos seus ninhos; é também interessante conhecer o habitat dos caranguejos aratus siris ostras entre outros mariscos e crustáceos e as árvores do tipo mangue vermelho e mangue branco espécies que alcançam grande porte de raízes aéreas que deixam à mostra verdadeiras esculturas naturais.
Principal rio do município o Mucuri nasce na serra do Chifre em Minas Gerais e deságua no Oceano Atlântico margeando a cidade que lhe tomou o nome. É navegável em todo o território baiano entre a cachoeira de Santa Clara na divisa da Bahia com Minas Gerais até a foz por uma extensão de 158 quilômetros.
Dicas: Leve repelente de insetos se o passeio for no final da tarde. Faça contato com os pescadores no porto de Mucuri no final da rua Ponta de Areia. Quando não estão em alto mar muitos pescadores disponibilizam seus barcos para esse passeio.
Passarela Ecológica Gigica: Um antigo acesso dos pescadores até o mar para transporte de pescado e gelo tornou-se um atrativo ecoturístico dos mais significativos de Mucuri. Quem atravessa a Passarela Ecológica Gigica participa de uma aula prática de educação ambiental observando os ecossistemas costeiros desde o maguezal até o mar. A passarela de madeira rústica e segura tem uma extensão aproximada de 300 metros e foi construída sobre o manguezal. O destaque fica por conta de 16 placas em forma de história em quadrinhos colocadas a cada 20 metros contando a história de “Aucides Carango” o “rei do mangue” o caranguejo. O nome “Gigica” foi colocado em homenagem a um antigo pescador que sobreviveu após quatro dias desparecidos no mar.
No final da passarela pode ser feita uma caminhada leve por uma trilha entre a restinga seguindo até a praia e passando por uma grande amendoeira com banquinhos à sombra. Próxima à praia uma lagoa formada pelo encontro da maré alta com a água do rio dá origem a um pequeno manguezal. O circuito continua contornando a margem esquerda do rio Mucuri; primeiro a praia de mar aberto depois a de “boca da barra” – a mais perigosa por causa das correntes – e finalmente a praia de rio antes de voltar ao manguezal sempre margeando o rio até encontrar novamente a passarela ecológica.
Dicas: Antes de fazer a caminhada visite o Receptivo de Ecoturismo no ínicio da passarela que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 11h 30min e das 14h às 16 h 30min.
Parque Ecológico do Rio Mucurizinho
O rio é mais conhecido como “Coca-cola” por causa da cor da água. O parque fica abaixo do ponto de captação de água para o estabelecimento da cidade e é muito freqüentado durante o verão por grupos de jovens que gostam de saltar da ponte de madeira em meio à sombra de grandes árvores. Um banho de água doce é sempre irresistível depois do banho de mar.
Artesanato
Licores cestarias e chapéus de palha mosaicos e objetos para decorações feitos com conchas esculturas em madeira e bordados.
Costa Dourada: Muito mais que uma praia a Costa Dourada identifica a extensão litorânea do extremo sul: a divisa da Bahia como o Espírito Santo. Nesse trecho as falésias alcançam mais de 15 metros de altura e emprestam um colorido dourado à paisagem que faz jus ao nome. As plantações de eucalipto e as fazendas de gado dividem o espaço que um dia foi ocupado pela Mata Atlântica. As praias que formam a Costa Dourada ficam além do “cinturão verde” recortadas por riachos e paredões e protegidas pelo difícil acesso entre os eucaliptos.
Algumas praias ainda apresentam vegetação nativa com frutas silvestres e exóticas como cambucá pitanga caju e manga acrescentando à paisagem ingredientes como aroma e sabor tropical. Toda essa região faz parte da APA Municipal Costa Dourada.
Dicas: Uma das melhores opções para o trekking a beira-mar em Mucuri está na Costa Dourada. O início da caminhad pode ser na praia da Barra depois da travessia do rio Mucuri. A partir daí até a praia do Riacho Doce na divisa com o Espírito Santo são dezenas de quilômetros de praia quase sempre desertas. Se preferir chegar a qualquer uma dessas praias por rodovia é imprescindível a contratação de um guia.
Estuário do Rio Mucuri
Um passeio de barco ao pôr-do-sol entre a foz do rio Mucuri e os canais do mangue além de extremamente agradável pode revelar a exata importância do ecossistema manguezal para a qualidade de vida regional e manutenção da biodiversidade. As imagens do mar e do rio se misturam tendo sempre a exuberante manguezal como pano de fundo.
Quando a maré está baixa surgem as praias de rio de águas calmas e muito piscosas. Observar a fauna e a flora é uma boa pedida para quem faz esse passeio especialmente no final da tarde quando as garças sobrevoam a área em busca dos seus ninhos; é também interessante conhecer o habitat dos caranguejos aratus siris ostras entre outros mariscos e crustáceos e as árvores do tipo mangue vermelho e mangue branco espécies que alcançam grande porte de raízes aéreas que deixam à mostra verdadeiras esculturas naturais.
Principal rio do município o Mucuri nasce na serra do Chifre em Minas Gerais e deságua no Oceano Atlântico margeando a cidade que lhe tomou o nome. É navegável em todo o território baiano entre a cachoeira de Santa Clara na divisa da Bahia com Minas Gerais até a foz por uma extensão de 158 quilômetros.
Dicas: Leve repelente de insetos se o passeio for no final da tarde. Faça contato com os pescadores no porto de Mucuri no final da rua Ponta de Areia. Quando não estão em alto mar muitos pescadores disponibilizam seus barcos para esse passeio.
Passarela Ecológica Gigica
Um antigo acesso dos pescadores até o mar para transporte de pescado e gelo tornou-se um atrativo ecoturístico dos mais significativos de Mucuri. Quem atravessa a Passarela Ecológica Gigica participa de uma aula prática de educação ambiental observando os ecossistemas costeiros desde o maguezal até o mar. A passarela de madeira rústica e segura tem uma extensão aproximada de 300 metros e foi construída sobre o manguezal. O destaque fica por conta de 16 placas em forma de história em quadrinhos colocadas a cada 20 metros contando a história de “Aucides Carango” o “rei do mangue” o caranguejo. O nome “Gigica” foi colocado em homenagem a um antigo pescador que sobreviveu após quatro dias desparecidos no mar.
No final da passarela pode ser feita uma caminhada leve por uma trilha entre a restinga seguindo até a praia e passando por uma grande amendoeira com banquinhos à sombra. Próxima à praia uma lagoa formada pelo encontro da maré alta com a água do rio dá origem a um pequeno manguezal. O circuito continua contornando a margem esquerda do rio Mucuri; primeiro a praia de mar aberto depois a de “boca da barra” – a mais perigosa por causa das correntes – e finalmente a praia de rio antes de voltar ao manguezal sempre margeando o rio até encontrar novamente a passarela ecológica.
Dicas: Antes de fazer a caminhada visite o Receptivo de Ecoturismo no ínicio da passarela que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 11h 30min e das 14h às 16 h 30min.
Parque Ecológico do Rio Mucurizinho
O rio é mais conhecido como Coca-cola por causa da cor da água. O parque fica abaixo do ponto de captação de água para o estabelecimento da cidade e é muito freqüentado durante o verão por grupos de jovens que gostam de saltar da ponte de madeira em meio à sombra de grandes árvores. Um banho de água doce é sempre irresistível depois do banho de mar.
Artesanato: Licores cestarias e chapéus de palha mosaicos e objetos para decorações feitos com conchas esculturas em madeira e bordados.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAVELAS
E-mail:
Telefones: (73) 3297-1113
Sites: http://www.caravelas.net.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário
Telefone: (73) 3297-1183
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
E-mail:
Telefones: (73) 3297-1314
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.bahia.com.br
www.cnm.org.br
http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Caravelas
Caravelas é uma cidade maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaa....
sinto muitas saudades de la.
um beijo para aquela cidade abençoada por Deus!!
Por: danielly
caravelas é um cidade de varias culturas e também de varias pessoas bonitas e alegres
Por: josé
Nasci em caravelas, após 5o anos voltei para visitar e fiquei encantado e maravilhado com a minha cidade, gostaria que todos os caravelense ou não nos unisse para volta das empresas aereas
Por: gontran carvalho
conheço caravelas vou em caravelas ate porque nasci em ponta de areia ,minha mãe mora lá. Hoje moro em sjcampos-sp porém não esqueço minhas raízes, sempre que estou em férias vou me esbaldar pelas redondezas.
Beijos eabraços.
Por: robson sales
ola caravelas !e com muito orgulho que falo dessa cidade maravilhosa, onde passei a minha infancia.abraco a todos
Por: luiz pacheco
faz alguns anos , que visitei a cidade e foi muito bom , ponta de areia é um lugar otimo.
Por: olavo jose da silva
cidade maravilhosa e q eu amo de mais...
sinto xaudades dela,e nao vejo a hora de voltar !!
pois quando eu voltar curtirei ela de mais..
bjao caravelas se cuida!!
♥ ♥ ♥
Por: bianca souza da silva
que cidade maravilhosa é essa nossa né em breve voltarei.
Por: vanderlei santyos dias
Esta cidade é aconchegante maravilhosa , quem precisa de um lugar calmo aproveite eu já fui
Por: carlos antonio
A minha cidade linda não é gente!Então porque vocês não visitam ???
Por: Myllena
cidade maravilhosa, com seu povo acolhedor,um carnaval especial de bom e a festa de Santo Antônio linda . nunca a esquecerei.
Por: sérgio paiva
Sou natural de Nanuque-Mg,dai da regiao,gostaria de sugerir aos dirigentes de Caravelas.Porque voces nao reivindicam,um porto,para o ponto final da Ferrovia Oeste Leste.Alem da exportacao de minerios,teriamos turistas visitando a regiao atraves do trem de passageiros.
Por: ERMENEGILDO PARDO DE ALMEIDA
amo caravelas minha terra nasci cresci la gosto de jogar na quadra
Por: uildes
caravelas uma cidade encantadora de melhor temos nossos habitantes que nele vive são simpáticos acolhedor que sempre diz não a violencia.Suas festas sao joao,fim de ano sem me esquecer carnaval que me traz lembranças boas e que me deixa com muita saldades.Fornece praias em que vc se encanta,curte e ate hoje sinto falta de estar ai na minha cidade maravilhosa agradeço por ter nascido nesta cidade.
Por: daiane concebido rafael
Caravelas. pacata cidade, de um povo maravilhoso e hospitaleiro. Conhecida por poucos e amada por todos......Quem te conhece , jamais te esquece. Amo caravelas, minha terra natal "!!!!!!
Por: Denise
Eu moro em salvador, mas carnaval sempre vou para Caravelas, e eu amo! É uma cidade pequena, mas é bonita, e o carnaval de lá é maravilhoso! Enfim é uma pequena cidade, mas linda no seu físico. Eu adoro Caravelas.
Por: Juliana
oi o meu nome e ananda eu tenho 8 anos e eu moro em caravelas visitante de outras cidades venha conheçer caravelas que voces nao vaoa se arebender de tem vindo aqui a cidade e pequena mais e muito legal eu ananda sou filha do sargento Ailoson mais conhecido como Siquara minha mae e Maria de jesus conhecida como Nenem.EU vou fazer um lindo rima para a nossa cidade caravela e assim o rima.MINHA CIDADE E CARAVELAS A MAIS LINDA E MAIS BELA OBRIGA DA E ASSIM E O MEU COMENTARIO
Por: anada silva siqura
- Fundação:
- 1700
- Altitude:
- 10m
- População:
- 16.534 habitantes
- Área:
- 2.369,1km²
- Densidade Demográfica:
- 6,98hab/km²
- CEP:
- 45900-000