Bem-vindo a Conde!
As melhores pousadas em Conde podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.
Informações de Conde
Roteiros do Brasil
Região Costa dos Coqueiros
HISTÓRIA DA CIDADE
Em 1621, os jesuítas adquiriram, por sesmaria e concessão de Garcia DÁvila, vasta área de terras, anteriormente ocupadas por uma aldeia tupinambá. Nessas terras, doadas em testamento no ano de 1650, colonos portugueses, indígenas catequizados e escravos africanos dedicaram-se às culturas de cana-de-açúcar, fumo e criação de gado. Com a colonização, foi criado o povoado, que recebeu o nome de Itapicuru de Baixo. Em 1702, o povoado foi elevado à categoria de freguesia com o nome de Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia.
Em 17 de dezembro de 1806 foi elevado à categoria de vila, com o nome de vila do Conde, sede do município de igual nome, criado nessa mesma data, de acordo com as ordens do Conde dos Arcos, de cujo título lhe veio a denominação. Os Decretos Estaduais nº. 7.455, de 23 de junho de 1931, e 7.499, de 8 de julho do mesmo ano, extinguiram o município, que passou a constituir o município de Esplanada. Em 10 de agosto de 1935, pelo Decreto nº. 9.662, o município de Conde foi restaurado, sendo reinstalado em 30 de agosto do mesmo ano.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade:
10 de Agosto
Gentílico:
condense
População:
23.594 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Clima:
Úmido a subúmido e úmido
Temperatura Média:
30º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Nordeste Baiano
Limites:
Esplanada, Jandaíra e Rio Real
Acesso Rodoviário:
Sair de Salvador, pela Avenida Luis Viana Filho, mais conhecida como Avenida Paralela, e seguir pela Estrada do Coco, em seguida, pela Linha Verde até a entrada do Conde. Daí são mais 5 km, até o Sítio.
Distâncias:
Da Capital:
161 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Conde concentra diversas atrações que fazem a alegria de nativos e visitantes. Dentre elas estão as diversas praias, rios, cachoeiras, dunas e construções históricas. Depois de ter acesso a esta lista, o turista já não sabe mais qual atrativo do município irá visitar primeiro.
Escorregar nas areias finas do Cavalo Russo, uma duna com aproximadamente 30 metros de altura, é uma brincadeira que encanta pessoas de todas as idades. Utilizando um prancha, o praticante deve subir até topo da duna, respirar um pouco de ar puro e descer a toda velocidade até encontrar, no final do areal, as águas frias e calmas do rio Piranji.
Dentre as praias, há um destaque maior para a dos Artistas (também conhecida como Corre Nu) por ficar mais próxima do famoso Sitio do Conde, além de esbanjar um mar de ondas fracas e águas cristalinas, envolto pela natureza. Lá, o turista encontrará barracas e quiosques, que vendem água de coco, cerveja gelada e deliciosos tira-gostos de frutos do mar.
O Sítio do Conde é um dos pontos mais procurados por concentrar a maioria das pousadas locais e uma grande infra-estrutura turística. Ele fica a 6km da sede do Conde e a 9km da Linha Verde, com acesso totalmente asfaltado.
Por se tratar de uma antiga vila de pescadores, o ambiente deste lugarejo mistura uma rusticidade e sofisticação que encanta o visitante.
Principais Pontos Turísticos:
Cavalo Ruço e Rio das Ostras
As águas doces e frias do Rio Peranji aportam em meio a um vasto areal branco. Conhecido como “Cavalo Ruço”, é o melhor pedaço em que o rio se oferece para banhos. A diversão está garantida nas escorregadeiras do alto das dunas de areia fina com destino certo: um mergulho refrescante nas águas calmas do Peranji.
Fica na margem esquerda da Barra de Siribinha e a melhor maneira de chegar lá é seguir de barco a partir das Poças.
O Rio das Ostras abre um feixe de águas mansas sobre um extenso manguezal em uma região rica em moluscos e crustáceos. Lá já foram encontrados, inclusive, samboquis que compõem um sitio arqueológico.
Aproveite para alugar uma bicicleta e curtir a bela paisagem pela ciclovia. O calçadão é outra boa opção.
Cachoeirinha
Na Fazenda Rio do Meio, o verde pasto dos búfalos divide a paisagem com as três belas quedas d’água formadas pelo Rio Itapicuru. Na primeira, logo na sede da fazenda, o visitante pode se divertir com pedalinhos e caiaques, dentre outros equipamentos de lazer. Trilhas a pé ou a cavalo, em meio à natureza, dão acesso às outras duas.
Praias de Sítio do Conde
Barra do Rio Itariri
As belezas do local serviram de cenário para o grande sucesso do cinema, “Tieta do Agreste”, de Cacá Diegues, baseado no romance de Jorge Amado. O longo trecho onde o mar se junta ao rio é o predileto entre os visitantes. As águas mornas e tranqüilas promovem banhos agradáveis para toda á família, além de apresentarem boas condições para a prática de esportes náuticos. Durante a vazante da maré, é possível atravessar a pé até o lado oposto do canal, onde ficam belas dunas e coqueiros. Com barracas, restaurante e camping, Itariri apresenta uma boa estrutura receptiva.
Praia das Poças
As muitas rochas próximas ás areias dificultam banhos com muita mobilidade. Em compensação, fazem com que a água fique retida, formando “banheiras” de águas bem quentes. No local, há um porto natural que ancora os barcos dos pescadores nativos, bastante solicitados para passeios na região. A praia possui areias estreitas e semidesertas, sem infra-estrutura turística.
Praia de Siribinha
Um pedacinho do paraíso cercado de areias alvas e banhado por águas mornas e tranqüilas. Esta é uma definição bem apropriada para Siribinha, local de beleza privilegiada, que durante a vazante das marés apresenta lindas dunas. Para percorrer suas curvas, “Bugres” podem ser alugados em toda a extensão da praia, oferecendo em roteiro opcional, uma aventura extasiante até a famosa Praia de Mangue Seco. Em suas extensas areias, Siribinha, apresenta os vestígios de um navio encalhado há alguns anos. Mesmo sendo deserta na maioria de seus trechos, a praia margeia um pequeno povoado, que oferece uma razoável infra-estrutura ao visitante.
Praia dos Artistas
Seu mar calmo e morno permite o banho em qualquer período das marés. As areias, marcadas por pequenas dunas e coqueiros, margeiam condomínios e sítios particulares. A infra-estrutura receptiva desta praia fica restrita ao trecho de acesso permitido á carros, com quiosques especializados no preparo de petiscos do mar. Fica localizada á 3 km da Vila do Sítio do Conde.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL CONDE
E-mail:
Telefones: (75) 3429-1221 / 1214
Sites: http://www.condepb.com/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário
Telefone: (75) 3429-1140 / 1275
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
E-mail:
Telefones: (75) 3429-1143 / 1142
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS: (75) 3429-1261
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Conde
estou anciosa para conhecer a cidade de conde aqui na bahia. gostaria que nos enviasse um roteiro os pontos turisticos , hoteis ou pousadas e o que tem de muito interessante, pois achei a região muito linda. Um abraço
Por: gildete fernandes de souza
NÃO SÓ CONHEÇO COMO TBM JÁ MOREI POR 5 ANOS!LUGAR LINDO,NATURAL ERA O ESCONDERIJO DOS MEUS AMIGOS NOS FERIADOS E FÉRIAS...FUI MUITO FELIZ AI...SAUDADES DOS AMIGOS QUE DEIXEI EM ESPECIAL GILVANI(BIÍ)EITA VONTADE DE CHEGAR LOGO AS FÉRIAS P/VIAJAR RUMO CONDE/POÇAS.BJS P/TODOS
Por: marla
Conheci esta bela cidade há 06 anos atrás, adorei e desejo passar o carnaval de 2009 neste pequeno paraiso. Por isto, sugiro que coloquem neste portal o que o Conde tem a oferecer no carnaval.
Por: José Roberto de Melo Santos
Essa Cidade é maravilhosa eu moro em Salvdor, mais tenho parentes no Conde,eu creci nessa cidade...Amooo o Conde muito Bom!!!
Por: Lorena
conheci o conde a varios anos,desde então passo as ferias neste paraiso que muito me atrai,meu sonho e comprar uma casa de veraneio no sitio pra desfrutar um pouco mais de tanta beleza,moro em Brasilia e todos os anos no mes de janeiro visito este lugar abençoado.
Por: Rafael tortorelle
Não só conheço como também morei ai por 10 anos...eita cidade linda...
Essa sim é uma cidade maravilhosa...Deixei muitos amigos ai...
...Mais um dia voltarei para buscar...rsrsrsr
Amo essa cidade...
Por: Bruna Soares
conde é tudo de bom, amo essa cidade. estou ai todos os anos, não troco o conde por lugar nenhum.estarei ai em carnaval.abçs.
Por: rita
Passei as minhas férias de Janeiro veraneando na cidade do Conde. Amei a cidade, o Sítio do Conde, as pessoas nativas e visitantes, são alegres, educadas, as pousadas são lindas e o melhor, o preço é accessivel; tem muita gente bonita e princpalmente notei lá, muita honestidade e cordialidade entre todos. O lugar ideal para proporcionar sossego, paz, lazer saudável a qualquer pessoa que goste do que é bom. Além da praia, a cidade tem pontos turísticos, de encher os olhos, como: Barra do Itariri, Rio de Pedras, Cachoeirinha, Polças, Vila do Conde , Sítio do Conde, entre outras. No proximo ano, em janeiro pretendo voltar para curtir mais as belezas e a paz que esse lugar maravilhoso proporciona aos seus visitantes. Gostei muito e recomendo: É o lugar ideal para passear e se divertir muiiiiiiiiito. Um abração a todos.
Luzia Lins
Casa Nova-Bahia
Por: Luzia de Castro Fernandes Lins
Como é de lei passei o carnaval ai no Conde e apesar da chuva que não me deixou abater foi um dos melhores carnavais, pois não esperava me divertir tanto, pena que acabou.bjs e até o proximo ano se Deus quiser e Ele vai querer.
Por: rita
conheco esa cidade maravilhosas com praias fantasticas gue so oconde tem ai gue sarib preto spudade da minha bahia rib preto sp
Por: atailson brito neves
Conheci a cidade do Conde em 1981. Alias morei lá por uns 11 meses. Neste tempo conheci a região, lugares lindos como a vila do Conde, Palame, Agrestre, Altamira e o adorado rio das pedras. Dizem quem beber água dele não sai mais de lá e quem sai volta. Acredito que com toda a infra-estrutura de hoje implantado ali para o conforto dos turistas, a simplicidade de suas acomodações da época era superado pelo carinho e aconchego do povo ali vivente. Pessoas esta que nunca esqueci. Neuza, Carol, Dilma, Ana, Norvaldo, Etiene, Zé Torquato e outros que infelizmente não me recordo os nomes. Se algumas dessas pessoas estiverem lendo este email e se lembrar de mim por favor entre em contato para matarmos as saudades. Para clarear a memória na época meus amigos me chamavam de Paulinho, tinha vindo de São Paulo em uma Kombi branca junto com mais três amigos Lula, Claudio e Dias. Termino este com uma saudade imensa... Fuuuuiii.
Por: Eustáquio Brauer de Oliveira
A cidade de Conde é simplesmente maravilhosa.
Que Deus conserve este paraíso.
Por: ana lucia
Esse lugar é maravilhoso! Adorei!! Vcs estão de parabéns!!
Por: Vilma
O conde é uma beleza de lugar tudo ai é maravilhoso quando vou pro conde passo quase dois meses e fico triste na hora de vim embora.
Por: VANESSA DOS SANTOS CONCEICAO
O Conde,deveria ser conhecido não somente por suas lindas praias,como também no aspecto histórico /cultural.a exemplo: a existencia de engenhos de açucar ,comunidade remanescente de quilombos,sobrado onde se hospedou Antonio Conselheiro, lugar habitado pelos indios Tupinanbás ,igreja Matriz tombada pelo (IPAC).Pensar em construir um museu da Cidade !!!
Por: marli Ferreira de Sousa
Conde é minha cidade natal na verdade o Conde é tudo de bom!!!
Tem as paraias maravilhosas o rio das pedras e muitos outros lugares legais.
Um abração pra toda população de Conde.
Por: Alesandro
Olá sou do Conde essa terra maravilhosa.
Quem nunca foi vai lá apreciar as belezas que há por lá.
Você vai encontrar mil maravilhas que nunca mas vai querer voltar.
Beijos e abraços para todos Condese.
Por: Alesandro Aguiar
BOM EU MOREI NA CIDADE DO CONDE DURANTE 3 ANOS, E POSSO AFIRMA E INDICO SEMPRE QUE UM AMIGO QUER VIAJAR EU RECOMENDO QUE CONHEÇA A CIDADAE MAIS LINDA QUE JA CONHECI..EU AMO PRAIA E AS PRAIAS DO CONDE NAO TEM PRA NINGUÉM BARRA, SITIO,PUDE CONHECER TBEM A PARAIA DE COSTA AZUL E SUBAUMA,....E APROVEITANDO GOSTARIA DE MANDAR UMA BJAO PRA MINHA MAE GEL QUE EU AMO MUITO ELA,MORADORA DAI DO CONDE... UM ABRAÇO A TODOS.....
Por: DANIELA DE ALMEIDA SANTANA
Alá a todos,
Conheço o Conde há muitos anos,tenho o privilégio de passar minhas férias anuais em uma pacata vila de pescadores , mais precisamente em Poças. É neste local que renovo as minhas energias para a labuta do dia a dia.
Por: maria luiza rudner
sou filho do conde mais moro muito distante desta beleza inconparavel a força do destino me levou a tomar outro rumo,a saudade do meu pai e meus amigos é o que mais me deixa triste , pois os filhos desta terra deve se orgulhar desta beleza,todos os dias eu agradeço por ser filho desta terra aonde os amigos são verdadeiros irmaõs pois a pior coisa da vida é voce sentir saudade e não poder..... mais a vida tem destas coisas.rever meus amigos é prioridade em minhas ferias.
Por: juracy passos da silva
o conde é a minha cidade maravilhosa, to indo para ai em janeiro tem 30 anos que não voltei para a minha cidade
Por: [email protected]
por conde é tudo d bom pra ferias.curte e se deliciar dos frutos do mar principalmente do restaurante recanto do mar...
Por: nivea
Meus pais foram morar em conde quando eu tinha apenas tres meses, morei lá durante 24 anos da minha vida e posso garantir nao há cidade melhor para conhecer do que lá pois alem de ser uma cidade muito tranquila,tem inumeras prais uma mais linda que outra,rios de aguas cristalinas e belas cachoeiras que ficam no meio das matas em total contato com a natureza.Ate ano passado estava lá mas sempre que posso vou visitar sem contar que saindo aqui de salvador pela linha verde você viaja tranquila apreciando belas paisagens que tem no caminho até chegar em Conde.
VISITE CONDE,QUEM VAI QUER SEMPRE VOLTAR...
Por: Cris Brito
verdadeiramente um paraiso, sou de Sergipe mais sempre q posso estou em Siribinha!
Por: luiz
sou baiana e quero conhecer essa cidade linda que fica no meu estado
Por: ELIANE SANTOS