Bem-vindo a Jaicós!
As melhores pousadas em Jaicós podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.
A cidade de Jaicós, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 280m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.858 habitantes. A área total de Jaicós é de 889,2km², e sua densidade demográfica é de 16,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jaicós-PI é 64575-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Jaicós
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE
As primeiras notícias sobre a origem de Jaicós datam de 1731, com a criação de uma aldeia de índios chamada ICÓS, provavelmente pertencente ao ramo Tupi. No início da povoação, porém, o local era conhecido por Cajueiro. Em 1762, a aldeia já contava com 345 índios domesticados e 28 moradias com construção das duas escolas (1766) e já erguida a Capela, deu-se a criação da freguesia em virtude da provisão régia datada em 1801, mais somente em 12 de julho de 1805, quando o Bispo do Maranhão, Dom Luís de Brito Homem, realizou o Ato Episcopal, foi instalada a freguesia que teve como o primeiro vigário Pe. Antônio Delfino da Cunha, as características do núcleo de índios já haviam sido perdidas em 1891, pois sua população possuía cartas variadas através do Decreto Imperial de 06 de julho de 1832, o Povoado Cajueiro foi elevado a categoria de Vila e criado o município, desmembrado de Oeiras, a instalação oficial ocorreu a 21 de fevereiro de 1834, a elevação de sede do município à cidade deveu-se ao Decreto Estadual de nº 03, de 30 de dezembro de 1889.
Significado do Nome
O cacique da aldeia existente na cidade em 1731, se chamava Jaicó ou Jacó - daí o topônimo do Município, Jaicós
Aniversário da Cidade
21 de Fevereiro
Gentílico
jaicoense
População
18.008 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.
Clima
Tropical
Temperatura Média
28ºC
COMO CHEGAR
Localização
Alto Médio Canindé, Estado do Piauí
Limites
NORTE: Campo Grande do Piauí, Francisco Santos;
SUL: Patos do Piauí e Massapê
LESTE: Belém do Piauí, Pe. Marcos e Massapê
OESTE: Itainópolis e Geminiano.
Acesso Rodoviário
BR-407
Distâncias:
Da Capital:
352 Km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Jaicós é muito rico em manifestações folclóricas. Em termos de cultura folclórica, a contribuição de elementos formadores básicos da cultura brasileira dão estrutura às danças e os folguedos, à religiosidade sincrética, às técnicas populares ao linguajar e a todas as demais manifestações culturais do povo.
Principais Pontos Turísticos
Açude Tiririca
A construção do Açude Tiririca, situado no município de JAICÓS-PI, teve por finalidade o abastecimento dágua dessa localidade, tendo sido concluído em Jan/82, com as seguintes características:
-volume do Maciço....................122.244m³;
-volume D água.....................4.574.675m³;
-área inundada..........................919.000m².
Artesanato
É a expressão da cultura de um povo. Cada peça confeccionada demonstra a vivência, os costumes e as crenças. O artesanato pode ser considerado como utilitário, artístico, ornamental ou religioso. Os materiais utilizados pelo artesão são: fibras (esteiras, chapéus, cestas), Flandre (bacias, funis, tubos, lamparinas), tecidos (redes, tapetes), Couto (chapéus, cordas, chicotes, sandálias), linha (coberta, toalha) e madeira (esculturas de santos e brinquedos.).
Teatro
Jovita Alves Feitosa
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Danças
- Roda de São Gonçalo, é uma festa de caráter religioso. Duas fileiras de homens e mulheres se colocam na frente ao altar do Santo. Movimentam-se em forma de círculo, em forma de cruzeiro (cruz), reverenciando o santo e beijando o altar. O canto é acompanhado de rabeca, violão, pandeiro e às vezes zabumba. Aqui em Jaicós, os homens batem em pequenas cuias, enquanto dançam as 12 jornadas da roda, sob a direção das guias, mestre e contramestre.
Quadrilha Junina
- Dançada nas Festas de São João e São Pedro. A marcação e a coreografia evoluíram tanto que já não tem nada a ver com a quadrilha de antigamente. José é uma espécie de forró organizado com garni movimentação dos pares, dos cordões etc. Apresenta um verdadeiro espetáculo visual moderno. Tantos adultos, como jovens e crianças participam da quadrilha junina.
Danças Matutas
- São todas dançadas nos forrós, nos bailes do interior e nas festas de terreiro: xote e baião. Para ser autêntica deve ser composta de sanfoneiro, zabumba, de padeiro, de instrumentos de corda e triângulo.
Folguedos
- Bumba-Meu-Boi - É o folguedo mais característico conta a estória da Catarina, mulher de Chico vaqueiro, que estando grávida desejou comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Catirina, induz o marido a matar o boi. Chico chega a ferir ou matar o boi. A notícia se espalha e o fazendeiro dono do boi procura o autor do crime. Chico é acusado. Vários doutores são chamados para curar o boi. Depois de muita confusão, há julgamento e perdão, termina tudo com muita festa e danças, comemorando a cura do boi.
Os personagens que participam do boi são os seguintes: O Amo (dono do boi, este é substituído pela Dona Maroquinha, que é a fazendeira dona do boi). Esta representada por um garoto vestido de mulher. O Mestre e o Contra-Mestre dirigem a brincadeira. E tem mais o alfares, sargento, médico, os caboclos guerreiros (índios), os caboclos reais (muito enfeitados), os vaqueiros, o negro Chico, sua mulher Catirina e os demais brincantes que formam os cordões. Na brincadeira de boi a mulher não entra, só aplaude.
Reisado
- Constitui, ao lado do Bumba-meu-boi, um dos mais originais folguedos folclóricos. Sai na época do Natal e termina do dia de Reis, 06 de janeiro. O Reisado é composto dos seguintes personagens: Os caretas (de 4 a 6 pessoas), a burrinha, o boi, o Jaraguá, a cigana, a ema, a arara, o caipora e o cabeça-de-fogo, etc. Cada componente se apresenta ao som de sua respectiva música. Estas canções são executadas por um pequeno coro formado por mulheres e acompanhados por uma orquestra (violas, rabecas, banjos, violões, pandeiros, maracás e sanfona).
Pastoril
- O nosso Pastoril ou pastorinha é composto de duas filas de pastorinhas, com vestidos longos (saia e blusa), torço na cabeça e muitos colares e algumas personagens como as ciganas, a florista ou a borboleta. O cortejo sai pelas ruas e dança nas casas de família no período de 23 de dezembro a 06 de janeiro. Ao chegar à casa, a porta deve estar fechada e só abrirá depois do canto de chegada. As ciganas lêem as mãos das pessoas, as floristas vendem suas flores e as princesas vendem fitas da cor de seu respectivo cordão. A dona da casa oferece bolinhos e licores caseiros. Depois dos diversos bailados, canta-se a despedida e o cortejo para outra casa.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE JAICÓS
E-mail: [email protected]
Telefones: (89) 3457-1861 / 1132
Sites: http://www.jaicos.com/portal/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Terezina-PI
BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
1º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (89) 3457-1190
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Jaicós
Estive em Jaicós em 1999 vendendo números de casas e placas de aluminio diversas.Fiquei encantado com o carinho das pessoas, e a simplicidade do hotel onde fiquei, no qual tive a opção de dormir de rede e o café da manhã com queijo e tapioca;além disso, toda a cidade é pra mim uma beleza, as pessoas que compraram meu produto foram pontuais e corretas- muito obrigado a todos.Agora o que mais me chamou a atenção foi a praça da matriz e suas palmeiras.Outra coisa que gostei foi da festa de padroeira.Parabéns, Jaicós.Abraços a todos piauienses!
Por: Tiago Figueredo
minha cidade natal onde meus pais moram
mes paias sao helena e miguel
Por: erivan souza
Dia 24.09.09, todos os jaicoenses que estiverem ausentes ou residindo em outras cidades, com certeza lembrarão dos festejos de N.S. das Mercês, padroeira de Jaicós.Todos os anos, nesta data, ocorre o grande encontro.Que N.S. das Mercês proteja todos os filhos de Jaicós, com o seu manto misericordioso.
Por: JOSÉ EVALDO BENTO MATOS
COMUNIDADE DE VARZEA QUEIMADA , MUNICÍPIO DE JAICÓS ESTÁ CHAMANDO ATENÇÃO DE PESQUISADORES E ALTORIDADES POR TER UM ELEVADO NÚMERO DE PESSOAS SURDAS. UM PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL ESTÁSENDO DESENVOLVIDO PELA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL BARBOSA-"UM DEDO DE PROSA" TAMBÉM UM TRABALHO COM ARTESANATO, FEITO POR PESSOAS DA COMUNIDADE COM INCLUSÃO DE SURDOS. VENHA CONHECER VÁRZEA QUEIMADA E SABER MAIS DA HISTÓRIA DOS SURDOS QUE TORNOARAM-SE ATRAÇÃO COM A DANÇA DO SÃO GONÇALO E DO FORÓ NORDESTINO. APROVEITE PARA CONHECER O ARTESANATO DA VÁRZEA QUEIMADA COM PALHA E APROVEITAMENTO DE PNEUS, NUM APELO SOCIAL E ECOLÓGICO
Por: joaquim araújo de sá
em parceria com o a escola de surdos do Instituto Santa Teresina - SP a Escola Manoel Barbosa inicia Estudo da Libras com surdos e Ouvintes da Comunidade. Situada a 27Km da cidade de Jaicós, o povoado de Varzea Queimada com aproximadamente 700 habitantes, conta com número de aproximadamente 44 surdos. A Universidade de Santa Catarina emviou um Doutorando do Curso de Antropologia Social que desenvolve nesta localidade sua tese de Doutorado com estudo voltado para o grau acentuado de surdez nesta localidade. Os surdos estão inseridos numa ação Municipal através da Sec. de Assistência Social, num projeto de insclusão da Pessoa portadora de Deficiência. Alem do artesanato feito também por mulheres surdas, homens e mulheres surdas incluindo crianças, participam do grupo de dança do São Gonçalo apresentada por surdos desta comunidae. As pessoas surdas da Varzea Queimada Participaram do Fórum Estadual para inclusão da Pessoa com Deficiência, realizado rescentemente pela SEIDE, na Cidade de Picos. Buscando barceiros potenciais, para avançarmos ainda mais com o trabalho feito na comunidade de Varzea Queimada para insclusão social dos surdos. Precisamos urgentemente de um instrutor de LIBRAS e de geração de renda para inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. Eles e elas não têm renda fixa, e o mais grave, mais de uma residência c hega a teer 6 surdo por família. V arzea Queimada tem potencial também para turismo rural e turismo religioso. Existe grutas nas imediações desta comunidade e a festa da Santa Cruz do Morro dos 3 Irmãos, próximo aVarzea Queimada.
Por: JOAQUIM ARAÚJO DE SÁ
jaicos,é uma cidade muito bonita e um lugar otimo pra se morar ...
eu ja morei em jaicos 16 anos hoje moro em sao paulo mais nao consigo esquecer jaicos.......
visitem jaicosss!!!!
Por: sergio da c lima
CONHECO JAICOS SIM.
ALIAS, SOU DE JAICOS E TENHO MUITO ORGULHO DE PERTENCER A ESTA CIDADE .
ATUALMENTE MORO EM MICHIGAN ESTADOS UNIDOS.
POREM SEMPRE QUE POSSO
EM JAICOS .
Por: LUCIA IVANOV
sou natural de jaicós, amo esta cidade de coraçao. mas moro em nova olinda tocantins. um abraço atodos da familia LEAL.
Por: aquiles xavier leal
conheço sim,cidade maravilhosa e de muito aconchego...
Por: alexandra
oi .eu nacie en varzia queimada,moro en sao paulo.
andei muito en jaicos e gosto das festas de setembro e das culturas.
Por: aureliano de carvalho
hoje apesar de viver em sao paulo nao esqueco de jaicos um otimo lugar para se viver e curtir ferias gosto muito desta cidade ,quem nao conhece visite a nossa cidade tenho certesa que vai amar,clima gostoso e otimo,espero logo estar voltando pra minha cidade que eu tanto amo jaicos piaui,te amo jaicos. jocimar ribeiro
Por: jocimar ribeiro
Jaicós é uma das cidades que ainda consegue manter um clima interiorano, apesar da grande estiagem permanece intacta como benção divina, o calor humano, sua vegetação típica, a praça Padre marcos, o coreto, a gameleira, o paraíso, a rua da chapada... nunca esquecerei...Jaicós é meu berço amado....
Por: Maria Stella
meus pais mora ai nessa cidade linda ela so tei coisas boa tudo ai nela e maravilhoso
Por: cristiano
viajei com meu esposo amadeu nos festejos do ano passado,foi muito bom.passamos 16 dias. estavamos com 7anos sem ir em nossa cidade natal...
Por: leda rocha
Pareabens todo povo Jaicoences pelo desvolvimento do municipio moru distanti deste lugar sempri qeu posso e pego ferias vou visita-los nesta cidade moram meus primos e primas tios meu querido irmão Gildemar e minha querida irman Gildene e no interior mora meus queridos pais Tadeu e Ana. desejo a todos um forte abraço a todos e grandes prosperidades!
VILMAR
Por: Vilmar
Amo esta cidade, linda e maravilhosa, sou filha daí,hoje moro em bom jesus - pi, de vez em quando eu a visito.
Por: Joselita Dias
Já estive nesta cidade do Piauí, é uma cidade pacata, simples, com pouquissima estrutura, temperatura elevada e povo humilde que vive da agricultura.
Por: Raimundo Portela
Não conheço Jaicós,mas tenho raízes fincadas nesta terra, pois meu avó(Pedro Pereira de Amorim) era descendente de índio e morava no município de Jaicós, ou seja, no Morro da Onça ou Cajueiro não sei explicar bem, porque só agora resolvi pesquisar sobre a origem da minha família.Essa foi a primeira vez que acessei para pesquisar sobre a cidade,mas confesso que estou encantada por saber que no nosso Estado ainda existe cidade como Jaicós que preserva as tradições:socioculturais,ou seja, mantém viva as suas tradições. Breve irei a Jaicós.
Por: Neide Amorim Neri
- Fundação:
- 1832
- Altitude:
- 280m
- População:
- 14.858 habitantes
- Área:
- 889,2km²
- Densidade Demográfica:
- 16,71hab/km²
- CEP:
- 64575-000