Bem-vindo a Dorizon!
Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Dorizon, informações atualizadas sobre a cidade Dorizon, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Dorizon.
Informações de Dorizon
Roteiros do Brasil
Região Centro Sul do Paraná
HISTÓRIA DA CIDADE
A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
No livro Paranaguá-Curitiba, 80 anos de Ligação Ferroviária, de 1965, é citada a estação de Dorizon, aberta em 1903, tendo então Egídio Pilotto como chefe de tráfego, ele que foi mais tarde Diretor-Tesoureiro da RVPSC. Egídio foi assassinado em Curitiba anos depois. Valfrido Pilotto mais tarde escreveu: Estação de onde eu vim/Lá não ficaste, não, na calma em flor daqueles tempos/O teu trem ainda passa/Passam, ainda, as nostálgicas visões/De algo que vem de um mundo para outro mundo/O teu trem, Dorizon, ainda passa como em meu primeiro dia/Ainda passa em mim... Apesar da poesia, hoje o trem não passa mais em Dorizon, até os trilhos foram retirados, em 1996, com todo o trecho entre Engenheiro Gutierrez e Porto União. Dorizon, cujo nome homenageia um dos banqueiros que financiou e também acionista da E. F. S. Paulo-Rio Grande, o então presidente do poderoso grupo francês Societé Generale, Louis Dorizon, é hoje um pequeno distrito de Mallet, cuja principal atração é um hotel de mesmo nome com uma fonte de água mineral. Existem hoje apenas a plataforma e restos da estação, como pedaços do piso, restos do banheiro e de um fogão a lenha. Essas ruínas estão no meio do mato. (Luciano Pavloski, 2000).
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
21 de Setembro
Gentílico
População
CARACTERÍSTICAS
Distrito formado por descendentes de ucranianos e poloneses que mantêm viva a tradição herdada dos pais e avós que vieram da Europa.
Clima
Subtropical Úmido Mesotérmico
Temperatura Média
20° C
COMO CHEGAR
Partindo de Curitiba: BR-277 e depois PR-153
Localização
Centro Sul no Estado do Paraná
Limites
São Mateus do Sul, Cruz Machado, União da Vitória, Paulo de Frontin e Rio Azul
Acesso Rodoviário
BR-277 e PR-153
Distâncias:
Da Capital:
216 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
Turismo Cultural e Gastronômico
Os visitantes poderão apreciar o monumento histórico da imigração e os pratos típicos, como o pieroggi e o rolopti.
Igreja São Miguel Arcanjo
Localizada em Dorizon, no município de Mallet (PR). A igreja São Miguel Arcanjo foi construída por imigrantes ucranianos, por volta de 1899 e concluída em 1903. Preserva as características originais, toda em madeira serrada e beneficiada manualmente, coberta por telhas de madeira, representa um dos maiores referenciais da colonização do Paraná.
Em seu interior, existem imagens de São Nicolau, Nossa Senhora, São José e outros símbolos religiosos; no altar está a imagem de São Miguel Arcanjo. A iluminação interior dá-se por lustres com velas de cera, mantendo toda sua originalidade. Os tecidos que cobrem o altar e as mesas possuem bordados com desenhos em estilo ucraniano. Na construção possui paredes triplas com pouco uso de pregos, em estilo/arquitetura Ucraniano-católica. Uma exposição de pêssankas, ícones (icons) e outros objetos relacionados aos imigrantes está permanentemente aberta no local, podendo ser visitada gratuitamente.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Novembro
08 e 09 - A comunidade ucraniana comemora o centenário da igreja mais antiga da colonização no Brasil, a Igreja São Miguel Arcanjo, localizada em Dorizon, no município de Mallet (PR). A festa é realizada pela comunidade da Serra do Tigre, em Dorizon, com a celebração especial do Bispo Ucraniano, Dom Efraim Basílio Krevey.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE MALLET - DISTRITO DE DORIZON
E-mail:
Telefones: (42) 3542-1204
Sites: http://www.mallet.pr.gov.br/Site_mallet/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Curitiba-PR
Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232
Fax: (41) 3320-3111
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, IMÓVEIS E TÍTULOS E DOCUMENTOS:
E-mail: [email protected]
Telefones: (42) 3542-1243 / 3542-1693
Sites: http://portal.mj.gov.br
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Dorizon
Local de muito verde, muita paz, gente carinhosa, boa comida, ideal lpara pessoas que necessitam de convivencia com a natureza, para repor suas energias. Simplesmente é um paraiso que todos deveriam conhecer.
Por: dominga lazzaris
Dorizon eh um lugar magnifico, cercado de serras inexploradas, tem lindas casinhas de madeira ao estilo eslavo, jah viveram lah muitos descendentes de europeus que trouxeram culturas antigas anteriores ao cristianismo.
Por: amelia szymanski moteka
Lugar maravilhoso de muita tranquilidade minha terra natal eu amo Dorizon nunca me sai da lembranca quando garoto este lugar gracioso onde cresci
Dorizon
Por: César hamilka (galo)