Bem-vindo a Ibipetum!
Inúmeras opções de hotéis em Ibipetum e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Ibipetum.
Informações de Ibipetum
Roteiros do Brasil Região Chapada Diamantina
HISTÓRIA DA CIDADE Por volta de 1792, o bandeirante português, Romão Gramacho, chegou a Santo Inácio, região da Chapada Velha na Bahia, e começaram as povoações em toda região, por conta da descoberta de diamantes. Significado do Nome
Aniversário da Cidade: Gentílico: População: CARACTERÍSTICAS: A característica do solo é semi-árido, e possui vários lagos que compõe a rede hidrográfica do distrito e tem o Rio Guariba e o Rio Verde formador da Barragem de Mirarós como seu principal rio. O clima pode ser caracterizado como tropical. Sua vegetação predominante e a caatinga, e os minérios encontrados são principalmente: cristal, baritas, manganês e ouro. Clima: Temperatura Média: COMO CHEGAR: Saindo de Salvador pela BR-324 até Feira de Santana, seguir pela BR-116 (sul) até Paraguaçu, seguir pela BR-242, após a cidade de Seabra e a serra da mangabeira, no entroncamento de Brotas de Macaúbas/Ipupiara, entrar a direita e seguir pela BA-156 até alcançar o km 67. Localização: Ibipetum localiza-se às margens esquerdas da BA-156, para quem vai de sentido a sede do município, a 4 km antes da chegada a cidade de Ipupiara, na região da Chapada Diamantina, na mesorregião do Centro-Sul Baiano, microrregião de Boquira. Limites:
Conforme os relatos de pessoas que viveram à época e contado por seus antepassados, consta que a civilização de Ibipetum teve início com a chegada de garimpeiros em busca de pedras preciosas, estabelecendo em pequenas propriedades de terra e cultivando a agricultura de substência. O lugar escolhido foi em torno de uma nascente d’água conhecido como Fonte e um córrego que deságua na lagoa conhecida como Aguada, o local recebeu o nome de Gameleira, devido à existência de árvores da planta Gameleira. Nas sombras das Gameleiras, os tropeiros amarravam os seus burros e cavalos, descansavam, para prosseguir as andanças no dia seguinte.
Com o povoamento crescente e construção de novas residências, formando ruas, a Rua Grande, onde foi contruído um barracão, local onde funcionava a feira, e a Rua do Alto ou de Cima, mais tarde, foram construídas as residências de Antonio Francisco, Aristides Pereira de Novais, Aristides Silva, André, Francisco Silva, Miguel Martins dos Santos, Luciano Pereira de Novais, Manuel Novais, Honorato Silva, Noel Ribeiro, Quinca Rico e outras, grandes casarões, algumas construída no estilo colonial, com grandes salas e varandas, portas e janelas altas e trabalhadas, o local foi elevado a Povoado de Gameleira de Brotas.
Foi eregida uma capela em devoção a São Vicente, mais tarde foi demolida e eregida a Igreja Matriz, no ano de 1930, devotando a Santo Antonio, padroeiro do Povoado de Gameleira. Mais tarde, surgiram outras ruas, como a Rua Treze de Maio (esse nome, foi devido a existência da Delegacia, onde os presos eram amarrados com bolas pesadas de ferro nos pés, do tempo da escravidão), Rua do Bate-Bico, atual Avenida 7 de Setembro; Rua do Limão, atual Rua Dr. Manoel Novaes; Rua do Carro Velho, atual Rua XV de Novembro; Rua Nova, atual Rua 2 de Julho; Travessa do Mercado, atual Rua 13 de Junho; Caminho do Cruzeiro, atual Rua do Cruzeiro e outras.
O comércio se aglomerou em torno do Mercado Municipal, construído na gestão de Galdêncio Oliveira, em 1952, ainda quando pertencia ao município de Brotas, na antiga Praça do Mercado, onde hoje, são a Rua 13 de Junho, Rua 2 de Julho, Largo do Mercado e Rua 13 de Maio, local onde tem uma feira livre aos domingos.
A presença indígena, cujo a tribo se desconhece é marcada por pinturas em pedras, encontrada em toda região, principalmente em Pintada.
Em 1915, e nos anos seguinte, o Povoado de Gameleira teve uma subdelegacia de Polícia, onde já foram subdelegado, Aristides Silva e Valdomiro Pereira do Vale.
Através do Decreto-lei Municipal Nº 63, de 5 de Julho de 1938, dentre os distritos mencionados, consta Gameleira como distrito do município de Brotas de Macaúbas, veja o texto da lei: “Orçamento da Prefeitura de Brotas de Macaúbas, para o exercício de 1939” (Decreto-lei 63, de 5.7.1938), impresso na "Livraria Catalina", de Romualdo Santos-Livreiro Editor-Rua Portugal, 20, Salvador, Bahia, onde se lê: Prefeito Municipal - Nestor Rodrigues Coelho. Secretário Municipal - Adão Francisco Martins, o Município de Brotas de Macaúbas, era formado dos seguintes Distritos: Jordão de Brotas (Ipupiara), Gameleira (Ibipetum), Ouricuri, Araci, Pé do Morro, Mata de Dentro, Brejo do Buriti, Barra do Mendes, São Francisco(Saudável), Paranamirim, Mucambo, Sitio do Coqueiro e Morpará.
O serviço postal chegou em 1946 foram instalados os Postos de Correios e Telegráfos e a linha telegráfica ligando a região de Barra do Rio Grande a Morpará, Brotas de Macaúbas, Ipupiara e Barra do Mendes.
O Distrito foi criado oficialmente pela Lei Ordinária Nº 628 de 30 de dezembro de 1953, publicada no D.O.E. em 1° de janeiro de 1954, assinado pelo governador Luís Régis Pacheco Pereira, com o nome de Ibipetum, com sede distrital no antigo Povoado de Gameleira, seu topônimo é originado da língua tupi-guarani, o que significa "Terra do Fumo", (Ibi = terra e petum = tabaco / fumo), devido a produção de fumo.
O Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Ibipetum e o Juizado de Paz, foram instalados em 20 de junho de 1954, onde foi celebrado o casamento número 1, no livro número 1, dos nubentes, Ananias Martins dos Santos e Laudízia Muniz dos Santos.
Ibipetum recebeu o serviço postal em 1959, quando foi instalado o Posto de Correios e Telegráfos, a primeira funcionária foi Onília Pereira Silva.
O Distrito é composto por Ibipetum (sede distrital) com foro de Vila e os Povoados de Baixa dos Marques, Barro Branco, Bela Sombra, Boa Vista, Capim de Raiz, Carrapicho, Chiquita, Cochinho, Fazenda Nova, Lagoa da Boa Vista, Lagoa Danta, Pedra, Pé de Serra, Pintada, Poço Cavalo, Poço da Areia, Platina, Quebra Machado, Riacho das Telhas, Riacho da Jurema, Salto de Pedra, Sodrelândia e outros.
Em 9 de agosto de 1958, através da Lei Ordinária Nº 1.015, publicada no D.O.E em 10 de agosto de 1958, no governo de Antônio Balbino de Carvalho Filho, os distritos de Ipupiara e Ibipetum foram desmembrados de Brotas de Macaúbas e foi formado um novo município com sede no distrito de Ipupiara.
O território do distrito de Ibipetum teve sua origem no povoado de Gameleira, quando o território pertencia ao município de Macaúbas, a qual pertencia também o povoado de Caiam-Bola (primeiro nome de Brotas), esse nome foi dado devido à existência da fruta carambola, mais tarde, em 1847, foi elevado à freguesia com a denominação de Macaúbas, tendo como Padroeira, Nossa Senhora da Conceição das Brotas de Macaúbas. O território foi desmembrado de Macaúbas, por Lei Provincial de 16 de Julho de 1878, com a denominação de Vila Agrícola de Nossa Senhora de Brotas de Macaúbas. Teve o topônimo alterado por Brotas, em 1931. Foi elevada à condição de cidade, por Decreto-Lei Estadual, de 30 de março de 1938. A denominação atual se deu em função do Decreto Estadual número 141 de 21 de dezembro de 1943, modificado pelo decreto número 12.978 de 1° de junho de 1944 que restaurou a denominação de Brotas de Macaúbas.
A fauna é pequena, havendo pouca caça, são encontrados a cotia, a gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, o tatu-verdadeiro, o tatu-bola, o tatu-galinha, o teiú, dentre outros e na pesca, são encontrados a traíra, a piranha, a carpa e outros.
Constitui-se como local de grande atração turística uma lagoa construída de águas diamantinas, conhecida como Lagoa da Carranca, para onde afluem muitas pessoas para apreciar a beleza da região, apenas a 19 km de Ibipetum.
Faz parte da Bacia hidrográfica do São Francisco.
As Represas e mananciais são a Lagoa da Carranca, Lagoa da Vila (próximo a Igreja Matriz de Santo Antonio), Lagoa de Cima, na saída para o Pé de Serra, Fonte da Vila e o Açude (encontra-se com a tapagem quebrada).
Os rios principais são Rio Guariba e Rio Verde, Riacho das Telhas, Riacho Carranca, Riacho Buriti do Ouro, Riacho Itaquarí, Riacho da Embaúba, Riacho da Gameleira (que corre em épocas de chuvas) e Córrego da Fonte, que deságua na Lagoa da Vila, Lagoa de Cima e Açude.
Ibipetum limita-se ao norte com o distrito de Pituba, município de Gentio do Ouro; ao sul com o distrito de Ipupiara, sede do município; ao leste com o distrito sede de Barra do Mendes; ao oeste com o distrito sede de Brotas de Macaúbas e com o distrito sede de Morpará.
Distâncias:
Da Capital:
463 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Igreja Matriz de Santo Antonio
Sua pedra fundamental data de 1930. Construída pela comunidade local, sua construção é em estilo colonial. Nos anos 90 passou por uma reforma, porem a área externa foi preservada. Em 2010 comemorou 80 anos de evangelisação, mas antes já exitia a Capela de São Vicente.
Localiza-se na área central da Avenida Santo Antonio.
Igreja Menino Deus - reconstruída em 2003 pela comunidade.Igreja Menino Deus
Foi construída a capela ao lado da casa de Quinca Rico, mais tarde foi construída pela comunidade, outra capela no paço central da rua, onde hoje é a Praça da Paz.
Em 2003, foi construída a Igreja Menino Deus com contribuições da comunidade.
Localiza-se na Praça da Paz.
Centro Comunitário "Agua Viva" - construído em 1995.Centro Comunitário "Água Viva"
Fundado em 23 de abril de 1995, Construído pela comunidade, com fundos arrecadados em obras assistencias, doações de empresários, prefeitura etc.
Localiza-se na Praça Aristides Silva, s/nº
Casarões antigos, a direita, casa do Sr.Aristides Silva.Casa de Aristides Silva
Uma construção antiga, estilo colonial, com faixadas, janelas e vitrais da época, uma obra que deveria ser tombada pelo patrimonio público.
Localiza-se na Avenida Santo Antonio esquina da Passagem Particular conhecido como o Beco da Fonte.
Açúde
Construído pelo Governo Federal no projeto Vale do São Francisco, em épocas de chuvas transbordava com as águas oriundas do Riacho da Gameleira, Riacho de Umbaúba, Lagoa Aguada e Córrego da Fonte. Em dezembro de 2000, na temporada de chuvas, a tapagem estourou e até hoje 2011 continua sem reconstrução. Localiza-se na Estrada do Carrapicho, dista a aproximadamente 1 km e meio de Ibipetum.
Cristo Redentor
Foi eregida a estátua do Cristo Redentor (réplica do Cristo Redentor), na Praça da Paz, onde é visitado por moradores da vila e região.
Cruzeiro - Localizado na Serra da Gameleira, o Cruzeiro é visitado na Semana Santa por devotos de Ibipetum e região.
Lagoa da Carranca
Lagoa construída de águas cristalinas, conhecida como Lagoa da Carranca, para onde afluem muitas pessoas para apreciar a beleza da região. Localiza-se ao leste de Ibipetum, apenas á 19 km, na Estrada de Barra do Mendes.
Pintada
Local onde o capitão desertor Carlos Lamarca e José Campos Barreto (Zequinha), foram assassinados pela repressão militar no dia 17 de setembro de 1971, todo ano, em 17 de setembro, é comemorado a morte dos mártires, com cultos ecumênicos, há no local, uma aglomeração de visitantes. Foi construído a Praça Capitão Carlos Lamarca e eregido um monumento em sua homenagem no Povoado.
Serra da Carranca
Faz parte da chapada diamantina, nela existem nascentes de águas, riachos, o Rio Guariba e o Rio Verde, formador da Barragem Mirarós. Localiza-se ao leste de Ibipetum.
Serra da Gameleira - Locaizada ao Sul de Ibipetum, conhecida como serra do cruzeiro e dos cristais, nesta serra existe garimpos de cristais de rocha, procurada por garimpeiros da região, predominante de mata verdes, propício para trilha e caminhada.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPUPIARA - POVOADO DE IBIPETUM
E-mail:
Telefones: (77) 3646-1066
Sites: http://www.ipupiara.ba.io.org.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário São Domingos
Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
E-mail:
Telefones: (77) 3646-2125
Sites: http://portal.mj.gov.br
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Ibipetum
Cidade de gente gentil e que marca qual quer um que passa por la e a minha terra minha terra...
Por: evandro da silva oliveira
um abraço para todos desta vila maravilhosa. Gostei muito de ter obitido informações desta terra onde passei os melhores e inesquesiveis momentos da minha juventude e infancia achei um grande passo de evolução que DEUS continue abençoando esta terra
Por: Junior de (Belinha)
Ibipetum é um dos lugares mais ,maravilhosos que eu conheço lá tem muita gente boa...Povo Hospitaleiro!!!!
E sempre de BEm com a vida ......Ibipetum é o lugar dos LUGARES!!
Por: Esmeria
EU TE AMO IBIPETUM, NÃO TE TROCO POR LUGAR NENHUM. (autor. JOÃO GAIOLA.)
Por: moises nunes dos santos
Cidade de poetas timidos de gente grande e umilde . maravilha de lugar com a vida que tenho aqui estou doido pra voltar..
Por: evandroda silva oliveira
Ibipetum terra querida,
terra que me viu nascer!
Por ti, serei eternamente amante,
E vivirei no teu seio até morer!
Minha terra é muito rica,
tranquila e acolhedora!
A natureza, tuas serras, tuas matas,
Eta saudade que me mata!
Estou longe... e muito perto
em pensamento em ti,
Não vejo a hora de regressar
E declarar meu amor por ti!
Por: Luciano Martins
Ibipetum é um lugar maravilhoso com um povo hospitaleiro e acolhedor. Sua economia é baseada na agricultura e pecuária de subsistência, alem de algumas ocorrências minerais.
A população do distrito de Ibipetum no censo de 2000 era de 3.134, sendo 1.130 na sede do distrito e 2.004 na zona rural.
É um distrito que tem toda infra-estrutura de ser um município independente, a vila tem sistema de abastecimento de água independente da cidade, energia elétrica, central telefônica independente da cidade, colégio estadual de nível fundamental e que poderá passar a nível médio, colégios municipais de nível médio, posto de saúde, mercado municipal, feira livre, igrejas, a de Santo Antonio – Padroeiro de Ibieptum e a do Menino Jesus, cartório de registro civil e notória.
Ibipetum é localizado às margens da Rod. Estadual BA-156 que liga (Brumado a Xique-Xique) a 69 kms da Rod. BR-242 que liga (Bahia a Tocantins e Brasília).
O Distrito foi criado oficialmente pela Lei Ordinária Nº 628 de 30 de dezembro de 1953, publicada no D.O.E. em 1º de janeiro de 1954, assinado pelo governador Luís Régis Pacheco Pereira.
Por: Luciano Martins
muito bom tranquilo pra curtir umas boas ferias e passar o restinho de sua vida;;........
Por: evandro da silva oliveira
eu amo ibipetum e to morrendo de saudades de lá,das pessos das as amizades que conquistei afinal de tudo!!
Por: jaqueline
eu ja fui em ibepetum ,la e bom d+++++++++ tem o bar da boa q e uma locura
Por: ademilson