Paranaguá

Paranaguá-PR
banner

Bem-vindo a Paranaguá!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Paranaguá e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Paranaguá.

A cidade de Paranaguá, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1648. A localidade está em uma altitude de 3m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 126.076 habitantes. A área total de Paranaguá é de 807,1km², e sua densidade demográfica é de 156,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paranaguá-PR é 83200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Paranaguá, localizada a 90 quilômetros de Curitiba, capital do Paraná, é a cidade mais antiga do estado, e é considerada o berço da civilização paranaense. A cidade abriga um dos mais importantes portos da Costa Brasileira, o Porto D. Pedro II, que é o maior porto do país a exportar produtos agrícolas, como grão e farelo de soja.

Além disso, Paranaguá conta com várias ilhas em sua proximidade. Na baía da região, situa-se a Ilha do Mel, um lugar paradisíaco com visitas controladas pelo número de visitantes e com uma potência de natureza incrível, dotada das mais belas praias do Paraná. No local, existem bares com músicas típicas e pousadas de todos os jeitos, os donos são os próprios nativos que residem na Ilha. Sem dúvida, é um local a ser visitado!

As Ilhas da Cotinga e dos Valadares também ficam nas proximidades de Paranaguá e, por serem verdadeiras raridades do tesouro ambiental, merecem ser visitadas por quem não deseja deixar de ver praias únicas!

Na parte cultural, a cidade, chamada de “parnaguá” pelos moradores mais antigos, também é repleta de atrativos. Com influências da forte migração de gaúchos, Paranaguá constantemente conta com apresentações da dança típica da cidade, o Fandango. Além disso, conta com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade do Paraná, a obra arquitetônica do Palácio Visconde de Nácar e igrejas, já que a cidade possui uma tradição religiosa em sua história, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

O barreado é o prato mais típico da cidade. O alimento consiste em uma deliciosa carne de costela bovina, feita em uma panela de barro, iguaria que derrete na boca! Porém, como é uma cidade turística, claro, Paranaguá conta com os mais diversos restaurantes, hotéis e pousadas, além de bares, boates e casas noturnas que agitam a cidade do litoral à noite.

Portanto, a cidade que abriga o Porto de Paranaguá é uma opção pertinente a todos os gostos, pois é um lugar acolhedor, de pessoas simpáticas e com os mais diversos roteiros a serem explorados, além da excelente comida. Visitar Paranaguá pode revelar grandes curiosidades sobre o estado do Paraná!

Informações de Paranaguá

Roteiros do Brasil

Região Litoral Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cidade histórica datada da primeira metade do século XVI, tem em sua função principal a de porto escoador da produção do Estado que o interliga a todas as demais regiões, bem como a outros estados e ainda ao exterior. A construção de suas docas datam de 1934, quando passou a figurar entre os principais portos do Brasil, com a denominação de Porto D. Pedro II. Testemunha de mais de 400 anos de história, guarda ainda vestígios da época da colonização em seus casarios de fachada azulejadas, em suas ladeiras de pedra e em suas igrejas. Criado através da Lei nº 05 de 29 de Julho de 1648, e instalado na mesma data, foi desmembrado do Estado de São Paulo.

Significado do Nome

Denominada pelos índios carijós como Pernaguá (Grande Mar Redondo) que evoluiu para Parnaguá.

Aniversário da Cidade

29 de Julho

Gentílico

Parnanguara

População

140.469 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Tranquilidade, paz, alegria são garantidos nesse lugar!

 

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico.

Temperatura Média

- Verões frescos (temperatura média inferior a 22° C).

- Invernos com ocorrências de geadas severas e frequentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Curitiba: PR-408

Localização

Paranaguá

Limites

Antonina, Guaraqueçaba, Morretes, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos.

Acesso Rodoviário

PR-408 e PR-410

Distâncias

Da capital

91 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Paranaguá possui grande capacidade turística e infra-estrutura, sendo o Berço da Civilização do Estado do Paraná.
Seu patrimônio Natural e Cultural é de grande riqueza, além do Porto D. Pedro II, um dos mais importantes da Costa Brasileira.
O Turista que vem à Paranaguá, vai se defrontar com os Casarios Históricos nas margens do Rio Itiberê, com a Ilha da Cotinga, com o Colégio dos Jesuítas (Museu), com a Catedral, com a Fontinha, onde, bem antes dos brancos, o povo carijó iá matar a sua sede, com a dança do Fandango, com os pratos típicos - o Barreado e o Pirão de Peixe, com inúmeras ilhas dentre elas a famosa Ilha do Mel.

Principais Pontos Turísticos

FONTE VELHA OU FONTINHA

A Fonte Velha é a mais antiga construção da cidade. Teve origem no manancial Olho d’água, que vinha de tempos imemoriais, servindo a “taba carijó”. Simples fonte natural que servia ao abastecimento do povoado.
Nesse tempo, o local da fonte era conhecido como Gamboa, sendo comum chamarem “Fonte da Gamboa”. Também chamada de “Fontinha” e “Fonte de Cima”, sua construção remonta ao século XVII e sofreu várias modificações e acréscimos posteriores.
Durante 200 anos as casas da Vila e Cidade de Paranaguá foram servidas pelos “aguadeiros” que abastecendo na fonte, transportavam a água em uma carroça, recebendo dos usuários 100.000 réis por barril.
A fonte foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1864. Está localizada na Praça Pires Padrinho – Centro Histórico.  
 
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DE PARANAGUÁ

O prédio do MAEP atualmente está sendo restaurado. É uma importante referência acadêmica e turística, com seu ruço acervo composto por mais de 25.000 peças, incluindo as coleções de arqueologia, cultura popular e etnologia indígena, além de vasta documentação textual, sonora e visual.
Tombado em 1938, por ser considerado Patrimônio Artístico e Cultural, é o Antigo Colégio dos Jesuítas, um monumento da arquitetura do século XVIII. Levou muitos anos para ser construído e sua fundação oficial foi em 1755. Destinou-se ao estudo dos filhos dos aristocratas do sul, até os jesuítas serem banidos do reino pelo Marquês de Pombal.
 
PORTO D. PEDRO II

O Porto de Paranaguá é um grande terminal de cereais, considerado o maior porto exportador de grãos do Brasil. Situado no interior da baía de Paranaguá, sua influência estende-se a uma vasta região do Brasil, e é um porto escoador dos Países do Mercosul, Empresas internacionais, etc.
Foi inaugurado em 1935. Sua existência até os dias de hoje está ligado aos cinco ciclos: ciclo do ouro, da erva-mate, da madeira, do café, e da diversificação, quando seu movimento passou a ser de exportação de milho, soja, farelo, algodão, óleos vegetais, etc. A visitação se faz mediante autorização da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA.
O Porto D. Pedro II, principal escoador de grãos e carga em geral do sul do Brasil e do Mercosul, absorve grande parte da mão-de-obra disponível, mas é intenção do prefeito diversificar as atividades desenvolvidas no município, sem esquecer os projetos de responsabilidade exclusiva do poder público, como educação, saúde e ação social.
 
PALÁCIO VISCONDE DE NÁCAR

O prédio foi construído por volta de 1840 e ficou para sempre marcado como símbolo de uma época de aristocracia e nobreza local. Com características neoclássicas, era a sede do Governo da Província do Paraná.

O seu proprietário Comendador Manoel Antônio Guimarães, mais tarde Barão e Visconde de Nácar, tinha a pretensão de tornar-se o primeiro governador da Província por ser Paranaguá, na época cidade mais importante que a escolhida Curitiba, mas acabou tendo sua expectativa frustrada. 

PALÁCIO MATHIAS BOHN

Construído no final do século XVIII, o local teve sua fachada reformada no estilo historicista, no final do século XIX, para se tornar Palácio Mathias Böhn, rico comerciante alemão, que se estabeleceu em Paranaguá.
O Palacete Barbosa era comércio forte da Rua da Praia. Foi ocupado pela antiga Agência de Rendas, atualmente abriga a estação Náutica e posto de informações turísticas.

MONUMENTOS HISTÓRICOS

CASA ELFRIDA LOBO

Construída no final do século passado, serviu de residência a uma das mais tradicionais famílias parnanguaras.Retrata a majestosa arquitetura de sua época, através da beleza de sua fachada, suas portas-janela em arco, seus balcões ornados de belos gradis de ferro gusa e seu primoroso jardim.
Nela viveu Dona Elfrida Lobo, conhecida como “Dona Elfridinha”, professora de francês de várias gerações. Foi uma das damas mais tradicionais e ativas da cidade. Em justa homenagem, a casa leva seu nome. Atualmente, hoje é sede do Centro de Letras, Coral Asa Branca, Associação Parnanguara de artes Visuais (APAV), Associação dos Artistas de Teatro, Centro de Valorização a Vida (CVV) e Alcoólatras Anônimos (AA).   
O prédio foi devidamente restaurada em dezembro de 2006, por profissionais que participaram do programa Monumenta.
 
CASA CECY

Considerada como marco da colonização árabe em Paranaguá, foi construída por por Musse Cecy e Esse Mattar Cecy, para servir de moradia e de comércio. Ali foi instalada a Padaria Cecy que funcionou até o início da década de 60.
Hoje a Casa Cecy pertence ao Patrimônio Histórico, adquirido pela Prefeitura Municipal de Paranaguá, foi restaurada para eventos culturais da Cidade de Paranaguá e hoje abriga a Fundação de Cultura Nelson de Freitas Barbosa.

CASA MONSENHOR CELSO
(Casa da Cultura)

Acredita-se que as duas casas tenham sido construídas em épocas diferentes pela mesma família, cujo patriarca, João Manuel da Cunha, acrescentou “Itiberê” ao nome de seus filhos em função da paixão que tinha por Paranaguá.
Na casa da Cultura nasceu Celso Itiberê da Cunha, sacerdote piedoso, de caráter brando e humilde, foi amigo sincero de todos e devotado da caridade.
Sempre abriu mão de cargos importantes para ficar próximo de sua família. Na mesma casa nasceu outro ilustre parnanguara, Brasílio Itiberê da Cunha, diplomata do Império, foi embaixador do Brasil em vários países, inclusive na Áustria. Foi contemporâneo de Franz Lizt e Carlos Gomes. Este músico, poeta e compositor, tem em seu currículo, entre outras obras, “Rapsódias Brasileiras”, “Nocturne” e “Sertaneja”.

CASA DO HOMEM DO MAR
Antiga Alfândega

Prédio da antiga Alfândega de Paranaguá construído no final do antigo Boulevard Serzedelo, hoje avenida Coronel José Lobo. Pedra fundamental lançada em 1903 e inaugurado em 28 de outubro de 1911.Desativada a Alfândega em 1975. O prédio hoje, restaurado e reformado é a Casa do Homem do mar , com projeto futuro de sediar o Museu do Homem do Mar.
A maior movimentação do porto graças ao comércio exportador de erva- mate, trouxe a necessidade de se criar em Paranaguá a Alfândega, o que se deu em 18 de junho de 1827, criada pela Junta da Fazenda da Província de São Paulo. Antes , a Alfândega, principal repartição pública do Império, ocupou as instalações do antigo Colégio dos Jesuítas. 

Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha

A bela edificação conserva em seu interior um altar em estilo barroco, construído no primeiro quarto do século passado. Possui as mesmas características do Instituto de Educação em Curitiba e, que pertenceu ao Dr. Caetano, quando morava em Paranaguá.

IGREJA DE SÃO BENEDITO

Construída em 1784 por uma irmandade de escravos, era freqüentada exclusivamente pelos cativos, sendo, atualmente uma das melhores e mais autêntica edificações populares do colonial brasileiro. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1962 e restaurada em 1967. Registra em seu interior magnífico patrimônio sacro. Está localizada na Rua Conselheiro Sinimbu, no Centro Histórico.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS ( ILHA DA COTINGA)

Localizada na Ilha da Cotinga, a capela destinada ao culto de Nossa Senhora das Mercês, foi construída em 1677, sendo demolida em 1699, para se erigir a Igreja de São Benedito no continente.
Em 1955 foi pedida a reconstrução da antiga ermida, e em 17 de março do mesmo ano realizou-se uma procissão marítima de retorno da antiga imagem de Nossa Senhora das Mercês esculpida em pedra e vinda de Portugal. No ano de 1993 a capela foi finalmente reconstruída, sendo sua inauguração no dia 25 de abril.
O acesso ao templo é feito através de rústica escada de pedra, formada por aproximadamente 365 degraus, proporcionando uma bela visão da cidade e do mar.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A capela, sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, foi edificada em 1578, na época da mineração, por escravos e libertos devotos de Nossa Senhora. Foi a primeira em solo paranaense e a primeira dedicada a Nossa Senhora do Rosário no Brasil. É o marco central do povoado e da Vila de Paranaguá, que cresceu ao seu redor. Em 1863, procedeu-se a benção da nova Igreja Matriz, com a provisão do bispado de São Paulo. Em 1962, passou a Catedral Diocesana, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1967. Está localizada no Largo Monsenhor Celso, no Centro Histórico.      
 
PRAÇAS

Palco Tutóia

Concebido para valorizar e integrar o conjunto paisagístico pela Praça de Eventos 29 de Julho, o museu, o velho casario e o rio Itiberê. Impressiona pelas suas dimensões e beleza, como se fosse uma embarcação, à vela, atracada na praça. A propósito, o significado de “TUTÓIA” na linguagem carijó é exatamente “que beleza!”. Foi inaugurado em 29 de Julho de 1999.

Praça da Fé

Antigo aterro do bairro do Rocio, urbanizado e transformado em espaço religioso para a realização da missa campal em devoção a Nossa Senhora do Rocio. No dia 15 de novembro, data em que se homenageia a Padroeira do Paraná, recebe milhares de fiéis vindos de todos os cantos do Brasil para agradecer as bênçãos recebidas. O marco, simbolizado pela pedra em destaque na Praça da Fé, reporta ao local onde a imagem foi encontrada e construída a primeira capela.

Praça de Eventos 29 de Julho

Localizada no setor histórico da cidade, este espaço reservado para eventos valoriza o casario e reúne monumentos que contam a história de Paranaguá, como o “Chafariz de Ferro Fundido”, marco da instalação de água na cidade no início do século; o “Obelisco” comemorativo a elevação de Paranaguá à categoria de cidade e o antigo bebedouro para animais, em ferro fundido.

Praça Fernando Amaro

Tradicional logradouro público que vem do início do século XIX. Denominada Fernando Amaro em homenagem ao destacado poeta e boêmio parnanguara daquele período.
O local possui área de solo encharcado, saneada durante o governo Caetano Munhoz da Rocha e transformou-se numa das principais praças da cidade.
Na área central existe um coreto, construído em 1914. Palco de muitas retretas, o local já foi o principal ponto de encontro de jovens parnanguaras.

Nela acontecem os tradicionais encontros no Café da Praça, sedia feiras culturais aos sábados e é freqüentada pela população em geral principalmente pelos aposentados. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

 Janeiro

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Entidade Executora do Evento: Comunidade de N. S. dos Navegantes.
Endereço: Ilha dos Valadares
Telefone: (041) 422-9459
Município: Paranaguá/Paraná - Brasil

Dependência administrativa: Privada
Área de Atuação: Festa Religiosa
Abrangência: Municipal
Periodicidade: Anual

Local de Realização
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Logradouro: Ilha dos Valadares
Período: 2ª Quinzena de Janeiro

Breve Explicação do Evento:
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é dividida em duas partes: A religiosa, com novenas, procissão e queima de fogos; e a Festa Popular, com barracas de comidas típicas e shows com artistas locais.

 FESTIVAL NÁUTICO

Local: Praça de Alimentação da Juventude
Informações: Fundação Municipal de Esportes
Endereço: Rua João Estevão, s/n – Ginásio do Aterro
Tel: (41) 424-3308/ (41) 423-4433

Breve Explicação do Evento:
Regata de vela, remo e canoagem, fazem parte do festival.

 Fevereiro

CARNAVAL

Entidade Executora do Evento: Fundação de Cultura e Turismo.
Endereço: Rua Desembargador Hugo Simas, 373
Bairro: Centro Histórico
Cidade: Paranaguá / Paraná - Brasil
Dependência Administrativa: Municipal
Localização: Urbana
Telefone: (041) 423-2155

Dados Complementares:
Nome da Instituição (Grupo Cultural a que está vinculada): Associação das Escolas de Samba.
Área de Atuação: Festa Popular.

Informações sobre o Evento:
Nome do Evento: Carnaval
Abrangência: Estadual
Periodicidade: Anual

Local da Realização:
Local: Centro Histórico de Paranaguá
Logradouro: Praça de Eventos - 29 de Julho
Bairro: Centro Histórico
Período: Fevereiro / Março

Breve Explicação dos Eventos

Atração de tradicional destaque no Litoral Paranaense, os parnanguáras festejam os 05 (cinco) dias de folia, com:
- Desfile das tradicionais Escolas de Samba;
- Desfile dos Blocos Carnavalescos;
- Desfile dos Blocos de Sujo e foliões, que em grupos ou solitários, saem para expor críticas, colocar, apontar ou ironizar assuntos do cenário local, estadual ou nacional;
- Tradicionais bailes do Vermelho e Branco e Vermelho e Preto;
- Banho à Fantasia no Rio Itiberê; Domingo anterior ao Carnaval ( Acontece sempre no domingo que antecede a semana do Carnaval. Reúne os foliões que fazem deste evento um aquecimento para a folia de Momo. Com saída da Pracinha do Guincho (praça Rosa Andrade) os foliões fantasiados desfilam pelas ruas da cidade em animado corso, acompanhados pela bateria da tradicional Escola de Samba Junqueira, acabando nas margens do Rio Itiberê, onde todos extravasam sua alegria num grande banho.
Destacando ainda, os grandes Bailes Típicos Públicos, com aproximadamente 50 (cinqüenta) mil foliões, animados por 02 (duas) bandas que se revezam no palco impedindo a quebras da folia na Avenida do Samba.

 Abril

ENCENAÇÃO - PAIXÃO DE CRISTO

Entidade Executora do Evento: Fundação de Cultura e Turismo.
Endereço: Rua Desembargador Hugo Simas, 373
Bairro: Centro Histórico
Município: Paranaguá / Paraná - Brasil
Localização: Urbana
Telefone: (041) 423-2155

Dados Complementares
Nome da Instituição: Grupo Cultural a que está vinculado: AMARTE (Associação Municipal de Artistas e Técnicos em Espetáculos).
Áreas de Atuação: Arte Cênica.

Informações sobre o Evento
Nome do Evento: Paixão de Cristo
Abrangência: Municipal
Periodicidade: Anual

Local de Realização
Local: Praça de Eventos - 29 de Julho
Logradouro: Centro Histórico
Bairro: Centro Histórico
Período: Sexta-feira Santa

Breve Explicação do Evento:

O Evento alusivo à Semana Santa, acontece ao ar livre, e conta com a participação dos artistas locais, corais e grupos folclóricos. Num espírito ecumênico, integra pela Fé, comunidades católicas e Evangélicas, retratando a Vida , Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

CAMPEONATO PARANAENSE DA CLASSE SOLING

Local : Baia de Paranaguá
Informações: Frotilha Paranaense da Classe Soling
Endereço: Rua Santa Cecília, 490 Curitiba – PR
CEP: 80820-070
Tel: (41) 312-3610

Breve Explicação do Evento

Reúne as frotilhas brasileiras atuantes na classe soling e utilizam a Baia de Paranaguá como raia, que oferece as condições ideais para a prática desse esporte.

 Maio

EXPOSAFRA
Feira Interativa para Caminhoneiros

Entidade Executora do Evento: Revista Caminhoneiro
Endereço: Av. Dr. Silva Mello, 45
Bairro: Santo Amaro
Município: São Paulo / SP - Brasil
Dependência Administrativa: Privada
Localização: Urbana
Telefone: (DDD-11) 5524-2322

Dados Complementares
Nome da Instituição a que está vinculada: Iniciativa Privada
Área de Atuação: Feira

Informações sobre o Evento
Nome do Evento: EXPOSAFRA - Feira Interativa para caminhoneiros.
Abrangência: Internacional
Periodicidade: Anual.

Local de Realização
Local: Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá
Bairro: Imbocuí
Período: 2ª Quinzena de Abril.
Informações: (41) 422-2155

Breve Explicação do Evento:

A EXPOSAFRA é uma Feira de Negócios, que tem como objetivo aproximar, cada vez mais, os fabricantes de produtos rodoviários, do consumidor final, que são os caminhoneiros.

 Julho

FESTA CÍVICA

Entidade Executora do Evento: Fundação de Cultura e Turismo.
Endereço: Rua Desembargador Hugo Simas, 373
Bairro: Centro Histórico
Município: Paranaguá / Paraná - Brasil
Localização: Urbana.
Telefone: (041) 423-2155

Dados Complementares
Nome da Instituição - Grupo Cultural a que está vinculada: Prefeitura Municipal
Área de Atuação: Festivais - Festas

Informações sobre o Evento
Nome do Evento: Festa Cívica
Abrangência: Municipal
Periodicidade: Anual

Local de Realização
Local: Praça de Eventos - 29 de Julho.
Logradouro: Centro Histórico
Data de Inicio: 15/07
Data Fim: 29/07
Data Prevista para o Evento: 29 de Julho (Aniversário da Cidade)

Breve Explicação do Evento:

Integra da Programação de Aniversário do Município:
Semana da Cultura - Feira das Nações - Festival da Canção - Festival de Teatro do Litoral - Exposição de Pinturas - Shows Musicais - Lançamentos de Livros de autores Parnanguaras - Competições Esportivas - Bailes Públicos - Show de Fogos de Artificio - Desfile Cívico e outras atracões.

CERTAME NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA.

Entidade Executora do Evento: Secretaria de Estado da Cultura.
Endereço: Rua Ébano Pereira, 240
Bairro: Centro
Município: Curitiba / Paraná - Brasil
Localização: Urbana.
Telefone: (041) 321-4726

Dados Complementares
Nome da Instituição - Grupo Cultural a que está vinculada: Prefeitura Municipal - Fundação de Cultura e Turismo
Área de Atuação: Exposição de Obras de Arte

Informações sobre o Evento:

Nome do Evento: Salão das Artes Plásticas de Paranaguá
Abrangência: Internacional
Periodicidade: Bienal

Local de Realização
Local: Casa da Cultura Monsenhor Celso e Casa da Musica Brasílio Itiberê.
Logradouro: Largo Monsenhor Celso, 23
Data de Inicio: 29/07
Data fim: 30/08
Data prevista do Evento: 29 de Julho (Aniversário da Cidade)

Breve Explicação do Evento:

O Salão de Artes Plásticas de Paranagua - Certame Nacional de Arte Contemporânea, visa estimular o surgimento de valores artísticos e a difusão dos trabalhos dos artistas plásticos renomados. Podendo participar qualquer artista radicado e/ou nos países do MERCOSUL.

FESTA DO DIVINO

29 de Julho - A festa do divino é uma representação popular de um cortejo monárquico que inclui representantes do povo, coroados como imperador e imperatriz sem esquecer naturalmente os demais componentes da corte, onde o Espírito Santo é louvado. O Império do Divino foi instituído pelos padres franciscanos por volta de 1200 em Alenquer, Portugal, mais tarde chegou Açores, onde o Divino era cultuado para defender a região dos terremotos, maremotos e vulcões. A ele foram atribuídos vários milagres.
Criado para servir de culto aos padres acabou sendo aceito pela igreja como culto sacro-profano e de cultura popular. Foi trazido ao Brasil no século XVIII pelos açorianos. No sul mistura suas tradições com a cultura caiçara enriquecendo o folclore local. Em Paranaguá, a tradição havia sido esquecida por volta da década de 50, mas em 1997, a comunidade da ilha dos Valadares iniciou um trabalho de resgate, que reinclui a Festa do Divino no calendário de eventos da cidade. Em sua representação, a romana, composta de cantores, tocadores e membros da comunidade, visita as casas com bandeiras do Divino, cantando, rezando, levando as bênçãos do Divino e arrecadando dinheiro para a festa, realizada cinqüenta dias após a páscoa.

PARANAGUÁ MOTOS

Local: PRAÇA DE EVENTOS 29 DE JULHO
Informações: Moto Clube Robalos Rebeldes
Endereço: Rua Baroneza do Cerro Azul, s/n
Tel: (41) 423-4413

Breve Explicação do Evento

Evento que já faz parte do calendário nacional, reúne motociclista de todo o país e é organizado pelo Moto Clube Robalos Rebeldes para comemorar o aniversário da cidade. 

 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3420-2700

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL E TAB. DE NOTAS

E-mail:

Telefones: (41) 3423-2333

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.paranacidade.org.br

www.paranagua.pr.gov.br

http://www.guiaparanagua.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Comentários de Paranaguá

nossa mt linda esta cidade,eu keru mt passa minha lua d mel aí..é um lugar q tem mts lugares contand com um litoral mt lindo,adorei..
Por: oglecir pereira da silva

Ainda não conheço!mas irei conhece la em breve..estarei ao lado de pessoas queridas e curtindo essa paisagem linda!! Darci Borba e familia, Lincom..saudades mil de vcs..bjoss..Paz
Por: sonia

Uma cidade muito bem localizada , de fácil acesso as praias do Paraná e a Famosa Ila do mel, com vários pontos turisticos para se apreciar, e muito hospitaleira.
Por: Johnny

Conheci,Paranagua,e estou encantada,estava em lua de mel,com meu amor,e nao consigo esquecer esta cidade linda,pessoas gentis,adorei,espero em breve estar ahi denovo,desta vez,ficarei um bom tempo,pois amo "PARANAGUA".Esta cidade e paradisiaca,visitem-na!
Por: Marcia Ramos

Linda cidade vale a pena conhecer povo hospitaleiro comida maravilhosa
Por: Walter Machado

Nasci nessa cidade vim embora quando completei um ano de idade,hoje tenho 22 anos maisquando surgir oportunidade vou visita la.
Por: STEFANI

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paranaguá
Fundação:
1648
Altitude:
3m
População:
126.076 habitantes
Área:
807,1km²
Densidade Demográfica:
156,21hab/km²
CEP:
83200-000

Envie seu comentário sobre Paranaguá