Bem-vindo a Sertaneja!
As melhores pousadas em Sertaneja podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.
A cidade de Sertaneja, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 401m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.536 habitantes. A área total de Sertaneja é de 441,2km², e sua densidade demográfica é de 14,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sertaneja-PR é 86340-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Sertaneja
Roteiros do Brasil
Região Norte Paranaense
HISTÓRIA DA CIDADE
As terras que formam o Município de Sertaneja foram adquiridas e loteadas pela CIA Agrícola Barbosa entre os anos de 1.940 a 1.945, que pertenciam ao Município de Cornélio Procópio. A boa qualidade das terras, próprias `a formação de cafeeiros, atraía a cada dia grande número de desbravadores, colonizadores que com fibra e trabalho incansável dera início à formação deste pungente município paranaense.
Os primeiros moradores eram empreiteiros de derrubadas que enfrentavam o ambiente hostil e toda a espécie de dificuldades. Entre esses heróis civilizadores destacamos: Antonio Pereira Teixeira, (corretor e loteador Cia Barbosa), Massagi Nagano, (efetuou a primeira derrubada e construiu o primeiro rancho com madeiras de palmito e coberto de encerado), Benjamim Teixeira, João Aparecido, José da Silva, (construiu ranchos), Januário Loureiro, Moisés de Oliveira,(primeiro farmacêutico formado), Kazuyoshi Kobayashi.
Abrindo picadas, dava início a fazenda Santo Antonio que pertencia à firma, WANDERLEY CHARLACH. Deve-se muito o desenvolvimento de Sertaneja. A este dinâmico desbravador que , para dar maior avanço ao progresso, instalou em sua propriedade, a primeira serraria, dando início às primeiras construções de madeira.
Em 1.943, o povoado de Sertaneja, assim já era chamado, possuía alguns estabelecimentos comerciais que pertenciam aos senhores: José da Silva, Joaquim Jonas, Ernesto Hobi, José Boava, Belmiro Pinheiro, Luiz Valério, Benedito Custódio Ferreira, Henrique Almeida Ferreira, João Batista Simões, Ristodemos Bordini, Ermínio Lazarini, José Gonçalves e outros.
Em 1.944, foi construída a primeira capela pelo senhor Otávio Charlach e colaboração de todos, tendo como o padroeiro Santo Antonio de Pádua, imagem doada pela senhora D. Laura Charlach. A primeira missa na localidade foi celebrada pelo Padre Vicente.
Em meados de 1.945, foi construída a primeira escola, que para dar os primeiros passos do alfabetismo, eram duas professoras,(leigas), de Cornélio Procópio. Jair Oliveira, Lourdes Orlandi e Antonio Bordini, foram os primeiros professores nomeados, por volta de 1.947.
Em fins de 1.945 outras famílias pioneiras da tradicional fibra nipônica, vieram fixar residência que muito contribuíram no desenvolvimento e formação de lavouras. São elas: Shotaro Minami, Massataka Ota, Komatsu Taniguchi, Yoshinosuke Nakamura, Guenkishi Suzuki e outros.
Sertaneja, a partir de 1.947, teve impulso extraordinário, surgindo várias casas comerciais, bares; ampliaram-se as construções. No ano de 1.947 a localidade enfrentava um de seus maiores problemas: a falta de água, que era transportada pelos moradores de distância de cinco a seis quilômetros. O problema foi sanado através de um movimento iniciado em 1.948, que contou com a valiosa participação do Dr. Waldemar Scardazzi e dos primeiros vereadores: Luiz Valério, Benedito Custódio Ferreira, Carlos Alves de Oliveira, que representavam a localidade na Câmara de Cornélio Procópio, para isso, foi criada a Lei Municipal nº 186 de 15/03/50, que regulamentava a emissão de Apólices que foram vendidas à razão de Cr$ 200,00 cada. Com a arrecadação, comprou-se um motor à óleo diesel, bombas, canos, etc., trazendo com isso a água encanada para Sertaneja.
Em 08 de maio de 1.948, radicava-se em Sertaneja Dr Waldemar Scardazzi, que, muito trabalho e dificuldade, atendia a população.
No dia 14 de maio de 1.949, era instalado o Cartório de Registro Civil, tendo como escrivão o Senhor Rolando Demétrio Marussi.
Foi a 05 de outubro de 1.950, que se criou a Paróquia de Santo Antonio, construída por D. Geraldo de Proença Singaud, Bispo da Diocese de Jacarezinho, sendo primeiro pároco Pe. Pedro Piazzol.
O desenvolvimento acentuado em todos os setores suscitou entre os habitantes o desejo da Criação do Distrito Administrativo, o que foi conseguido através da Lei Estadual nº 690 de 14 de dezembro de 1.950. A marcha do progresso teve continuidade e Sertaneja com pouco mais de sete anos de fundação passou de simples povoado, de Distrito à Categoria de Município, isto deu -se no dia 14 de Novembro de 1951, através da Lei Estadual nº 790.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
14 de Dezembro
Gentílico
sertanejense
População
5.817 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Em relação à agricultura, a pecuária é pouco expressiva, tendo alguns proprietários rurais que se dedicam à criação de suínos, aves (avicultura de postura - produção de ovos), gado de corte e de leite e javali.
Clima
Subtropical Úmido Mesotérmico
Temperatura Média
22º C
COMO CHEGAR
Localização
Município da Região Norte no Estado do Paraná
Limites
Norte: estado de São Paulo
Sul: Uraí e Rancho Alegre
Leste: Leópolis
Oeste: Primeiro de Maio e Sertanópolis
Acesso Rodoviário
Distância
Da capital
437 km
Outras:
TURISMO
Resumo:
Principais Pontos Turísticos
EVENTOS
Calendário de Janeiro a Dezembro
Janeiro
- QUERFEST - Quermesse Festiva - Festa religiosa em homenagem a São Sebastião, padroeiro da agropecuária, de cuja programação constam: almoço típico, bingos, quermesses, desfile de tropeiros e outros entretenimentos.
Março
- Feito por Nós - Gastronomia e Artesanato - Os mais variados tipos de artesanato como pintura em tela, biscuit, bordados, além de grande diversidade gastronômica, são postos à disposição dos visitantes, nas feiras que se realizam, ainda, nos meses de maio, agosto, outubro e dezembro.
Agosto
- Festa do Porco no Rolete - Evento gastronômico que reúne a população e visitantes, em uma alegre confraternização com bingo, sorteios e leilões.
Outubro
- Festa das Nações - Resgatar e preservar a cultura dos povos que colonizaram a região, em especial os japoneses. Fazem parte da programação: danças folclóricas, shows com bandas musicais, barracas com comidas típicas, sendo o ponto alto o Baile das Nações.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA
E-mail: [email protected]
Telefones: (43) 3562-1172
Sites: www.sertaneja.pr.gov.br
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Curitiba-PR
Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000
Fax: (41) 3320-3111
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS
E-mail: [email protected]
Telefones: (43) 3562-1606
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.cnm.org.br
http://pt.wikipedia.org/
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Sertaneja
Eu nasci em Sertaneja, morrei lá 30 anos , me casei, tive meus dois filhos lá. Hoje morro em Tarumã sp, mas sempre que dá vou em Sertaneja visitar meus familiares.HA ia me esquecendo quem ñ conhece o carnatrevo ñ de ve perder a oportunidade de conhecer.é o melhor carnaval que jé tive o prazer de participar.
Por: claudineia Mello
vo fala la pro comandente que voces nao que da um trampo
esteriliza sujeira adoidado duvido vai se tudo expulso dai corporaçao do cassete manda o povo embora queime tudo desça a marreta nas armas ripeiros trouxas de sampa seis que roba meu tio sujos
irresponsaveis PMPR
alivia e esteriliza sujeira e prostituiçao ok expulsos
bate ne nois nao tchau
ete
Por: beijinho e adeus
Com muito orgulho, nasci nesta cidade em 1951 e sou apaixonado por ela até hoje.
Por: JOÃO ROQUE DE OLIVEIRA
bastante lugares para passear nos campos e fazendas.
Por: DEJAIR RODRIGUES DANIEL
adoro a cidade sinto falta dos amigos mas sempre estou passeando ai falo
Por: valdemir dasilva
Muito bonita aconchegante
nasci nesta maravilha aindo volto para o meu ninho...
Por: alcino fco de campos
fui criado em sertaneja. o radialista eli correia tambem nsceu e se criou la em paranagi municipio de sertaneja. lugar gostoso de se viver... paisagems lindas
Por: arlindo lopes de souza
conheço esta cidade desde 1955.sai dai em 1969 sou amigo do sr fernando fernandes. pertenço afamilia do sr sebastião gatoou ou seja familia do zé coco. sertaneja ja foi a capital do sója e do trigo... a tranquilidade rein lá.
Por: arlindo lopes desouza
até o fim do ano, estarei em sertaneja,visitar minha familia, meus amigos, e matar a saudade daquele povo hospitaleiro.ate o eli correia se criou lá tamben
Por: arlindo lopes de souzaa
Bem, morei na zona rural desta cidade, precisamente na "Água do Quatí", cujo Sítio o batizamos por Sítio do Quatí, creio que o nome do Ribeiro também foi gente de nossa familia que colocou. Chegamos naquele recanto de mata virgem no ano de 1942, naquela época Sertaneja só tinha uma Sorveteria, uma Farmacia (do seu Tavico), a Venda do se Belmiro e mais uns botequinhos. Gostaria de saber como está esta cidade do meu tempo de criança. Procurei fotos, mas não encontrei no Portal. Ah, a Igreja era toda de madeira, será que consigo uma foto antiga? meu abraço cordial
Por: José Pereira da Silva
estou em fase de mudança para sertaneja , ja morei 14 anos lá e depois de 42 anos estou de volta.vou deichar são bernardo do campo, e vou viver em um lugar tranquilo, SERTANEJA ME AGUARDE...
Por: arlindo lopes de souza
olá moro em limeira a mais de 15 anos mas morro de saudade da minha querida sertaneja onde nasci e tenho parentes tenho fé que esse ano vou ai ainda um abraço a todos
Por: claudemiro souza bueno
que saudades de sertaneija minhacidade natal meus pais avos viveram ai sai desta cidade com 13 anos morrode saudadesde tudo ai meu colegio eoutros como passou o tempo era tao bom mais nao sabia
Por: marialuizadeoliveiraperes
gente nasci em sertaneija meus bisavos avos meus pais eram dessa cidade tao querida hoje estou bem distante sai dai com 13 anos mais sinto saudades da simplicidade das pessoas creio que muitas ja partiram como meus avos mais me lembro com saudades sertaneija se eu pudesse se papai do ceu me desse um espasso pra voar eu mudava a natureza o sertao quanta beleza assim por frente pois nao me lembro mais esta musica em homenagema sertaneija breve irei reve la
Por: marialuizadeoliveiraperes
A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar.Minha querida cidade um dia vou revela antes que minha velhice tome conta de mim!!!A todos um abraço do filho de SERTANEJA muito linda minha cidade ate algum diaaa...
Por: alcino fco de campos
eu conheco sertaneja sou de la vivi em sertaneja 16 anos mais jamais vou me esquecer da cidade a maior parte da minha vida eu passei ai sempre quando me perguntam para onde quero ir final de ano ja sabem minha resposta pois nao troco sertaneja por cidade nenhuma as festas os lugares tudo esta igual a quanto eu morava ai tenho muitas saudades dessas ruas da praca e de todas as pessoas que que deixei ai.....bjs pra todos de sertaneja
Por: lais aparecida de souza dutra
eu moro em sertaneja e adoro essa cidade, é muito pequena, mas essa cidade é minha vida
se um dia eu for embora, jamais vou esquecer dela
Por: leidiane
nascido a 54anas ai nessa cidade sai dai em 66 estive ai na semana santa na sexta feira almocei na casa de um amigo da famiha o senhor Goulart junto com meu primo Adalgico e outros Obrigado Ate a proxima ves
Por: luli trevisan
- Fundação:
- 1951
- Altitude:
- 401m
- População:
- 6.536 habitantes
- Área:
- 441,2km²
- Densidade Demográfica:
- 14,81hab/km²
- CEP:
- 86340-000