Itacaré

Itacaré-BA
banner

Bem-vindo a Itacaré!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itacaré, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itacaré, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1732. A localidade está em uma altitude de 29m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.161 habitantes. A área total de Itacaré é de 732,9km², e sua densidade demográfica é de 20,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itacaré-BA é 45530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O município de Itacaré já foi conhecido como um refúgio dos antigos coronéis, situado no estado da Bahia. O município tem mais de 26.753 habitantes fundada em 26 de janeiro de 1932.

Suas praias de uma beleza impressionante são o maior atrativo para quem busca viajar para o município. A cidade fica localizada em uma formação geológica entre uma faixa costeira de solo fértil e falésias rochosas, fazendo com que a Mata Atlântica até o mar. Além disso, a região é muito famosa pelo sua economia agrária de cacau, no qual não é preciso desmatar a Mata Atlântica para que a plantação seja feita.

A cidade conta com resorts, hotéis, pousadas e restaurantes que movimentam a vida dos turistas, assim como uma cozinha internacional que fará com que você não experimente apenas a comida típica da Bahia, mas de todo o mundo.

O que fazer na cidade de Itacaré

O município é um dos mais preferidos pelos surfistas, porque a cidade foi escolhida o melhor ponto de surfe do Nordeste e, por isso, é muito comum encontrar banhistas com suas pranchas de surf nas praias. No mês de julho, as praias chegam a receber ondas de mais de três metros de altura e se tornam verdadeiros tubos. Entre as praias mais conhecidas estão Ribeira, Prainha, Engenhoca, Havaizinho e Tiririca.

Itacaré também é ideal para a prática de esportes radicais, porque a Mata Atlântica é o cenário perfeito para o Ecoturismo, com destaque para quem gosta de rafting feito no rio das Contas, a canoagem no Tijuípe, o arvorismo, e o rapel na Cachoeira do Noré que, além de lhe fazer se divertir, vai repor as suas energias com as águas claras e bem frescas.

O artesanato também é muito buscado pelos turistas, e fica concentrado nas ruas do centro da cidade, muito usado para presentear com lembranças os parentes e amigos. Entre o artesanato, joias, bolsas, camisetas e peças de decoração.

Para quem quiser curtir a noite, os bares das ruas Pituba e Lodônio Almeida são ideais para quem quer curtir música ao vivo. Também há baladas e restaurantes mais intimistas para curtir a dois.

Informações de Itacaré

 

Roteiros do Brasil

Região Costa do Cacau

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Itacaré tem suas origens mais remotas em uma aldeia indígena que viviam da caça, pesca e agricultura de subsistência. Nesta região a colonização portuguesa teve início por volta de 1530, com a implantação das capitanias hereditárias. Os portugueses trouxeram consigo os Jesuítas que tinham como um de seus objetivos a demarcação de terras. Por volta do ano de 1720, o Jesuíta Luis da Grã ergueu uma capela sob a invocação de São Miguel, batizando a população com o nome de São Miguel da Barra do Rio das Contas. Ainda assim, o povoado só se tornaria um município em 1732, por obra e graça da Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro. A Condessa era a donatária da capitania de Ilhéus e, em 26 de janeiro, elevou Itacaré à categoria de município.

Significado do Nome

O significado da palavra Itacaré ainda hoje causa algumas dúvidas; uns dizem que é “Pedra Redonda”; outros que é “Pedra Bonita”. Recentemente foi feita uma pesquisa junto à Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia. O resultado dessa pesquisa diz que a palavra Itacaré é formada por: “itacá” (rio ruidoso) e “ré” (diferente). Assim, Itacaré significaria “rio de ruído diferente”. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

24.340 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Itacaré está localizada no Litoral Sul do Estado da Bahia. 

Limites:

Maraú, Aurelino Leal, Ubaitaba, Uruçuca. 

Acesso Rodoviário:

O acesso é pela BA-001, a nova estrada de asfalto que liga diretamente Ilhéus a Itacaré seguindo o litoral. Agências de turismo de Itacaré oferecem serviços de traslado entre Ilhéus e Itacaré. Pode-se também alugar um carro no aeroporto de Ilhéus. Vários ônibus saem diariamente de Ilhéus para Itacaré. O primeiro sai às 7:00 da manhã. Depois, tem um ônibus toda hora até 19:40. A viagem dura no máximo 1 hora e 40 minutos. 

Distâncias:

Da Capital: 

389 ou 246 (via ferry boat)    

Outras:

  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A diversidade é a maior marca de Itacaré. Uma explosão de cores, sons, odores e sabores que exaltam nossos sentidos. A vila acolhedora parece que vive um clima de festa permanente, mas não artificial, a espera dos visitantes que hoje chegam de todas as partes do mundo, ávidos por partilhar um pouco do muito que se pode ver e sentir aqui. Ao que parece, as origens e diferentes características das muitas tribos que acabam se encontrando em Itacaré não vêm ao caso. Durante as noites, embalados por um fundo musical bastante diversificado, todos acabam se esbarrando. Entre um forró – um pouco mais cedo – e um hip-hop – mais noite adentro – todos parecem se integrar num passatempo prazeroso, alternando um papo com um capeta (bebida alcoólica e energética), uma cervejinha ou um novo passo de dança. Itacaré tem se consolidado como um destino de Ecoaventura. E o surf foi o primeiro grande atrativo. Foram eles – os surfistas – os primeiros turistas a descobrirem algumas das mais belas praias do país, escondidas por altas dificuldades de acesso. Com as belezas naturais que existiam e a facilidade do acesso, o sucesso foi inevitável. A cada ano, mais e mais visitantes chegam dos lugares mais improváveis do planeta, para ver de perto o que é que este pedacinho tão especial da Bahia tem.

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira da Ribeira  

Trata-se de uma pequena queda d’ água, formada pelo curso chamado Segunda ribeira. Tem pequena altura e está rodeada de espessa mata e de rochedos.

Cachoeira de Pinheiro

É formada pelo riacho de mesmo nome e é uma pequena queda, com cerca de oito metros de altura.

Cachoeira do Adorno

Trata-se também de uma pequena queda d’água com aproximadamente 6 metros de altura e é formada pelo riacho do Engenho.

Cachoeira do Rio do Engenho

Este é um afluente do Rio de Contas e forma uma bonita cachoeira em meio a espessa mata.

Manguezal da Barra

Como bem define o nome, trata-se de uma típica vegetação de mangues, que formam compactas áreas, às margens de Rio de contas. Também inúmeras ilhas fluviais, de manguezal espesso, foram formados no leito do rio e são habitadas por diversas espécies de mariscos, que ocupam aqueles espaços de deslumbrante beleza.

Mirante do Dois de Julho

Desse local, que fica numa elevação vizinha à cidade, pode-se desfrutar de uma ampla visão da sede e também do estuário do Rio de Contas e seu entorno.

Passeio a Cachoeira do Cleandro

Boa opção para os amantes da natureza. Os pacotes oferecidos aos visitantes podem incluir alimentação, trilhas interativas, banhos, refrigerantes, cervejas, água de coco, rede para descanso, entre outros.

Cachoeira de Pancada Grande

Uma aventura inesquecível é conhecer a cachoeira de Pancada Grande subindo o rio. É uma cachoeira de 50 metros de altura com uma piscina maravilhosa, antes de chegar à cachoeira tem um trekkking de 40 minutos ( 40 minutos para ir e 40 minutos para voltar) em plena mata atlântica.

Rio de Contas

Um passeio imperdível é subir o Rio de Contas de canoa, passando por ilhas, manguezais, com parada na cachoeira de 3 quedas para um delicioso banho. No retorno, opção de almoço em restaurante caseiro à beira do rio.

Pontal e Barra do Piracanga

São praias de mar aberto que só podem ser alcançadas por barco, pois tem-se que se cruzar o Rio de Contas para a outra margem. Ficam à margem esquerda do estuário do Rio de Contas. São mais de 20 quilômetros de areia, coqueiros e ondas fortes. A praia de Pontal fica em frente ao canal da foz do rio. Já a praia de Piracanga fica a 6 km de distância daí, e ganhou notoriedade porque lá foram encontradas diversas espécies de baleias azuis.

Praia da Concha

É ampla e mede aproximadamente 500 metros de extensão. Emoldura por coqueirais e barracos. Nesta praia está situado o farol, que vigia a entrada e saída do navegadores, pelo canal de embocadura do Rio de Contas. É a mais perto da cidade e a mais freqüentada. Possui águas calmas, sem ondas, e muitos coqueiros. Várias cabanas servindo bebidas e tira-gostos fazem dessa, a praia mais agitada do verão.

Praia da Coroa

Está situada exatamente em frente à cidade, margeando a sua avenida Beira Mar. É de água doce e areias extensas. Quando a maré é cheia sua águas são salgadas e doces na maré baixa.

Praia da Costa

É pequenininha e deserta, porém aconchegante e rústica, toda cercada de pedras e rochedos.

Praia do Ciríaco

Esse nome significa ‘demônios’. Quando a maré está baixa, descobre a entrada de uma pequena caverna, habitada por centenas de morcegos, chamados pelos nativos de ciroácos. Nessa praia pratica-se o top less, por ser isolada e cercada de muita natureza.

Praia Itacarézinho

Fica a 15 km ao sul da cidade e pode ser alcançada de carro pela estrada que vai para Ilhéus. É uma praia extensa com vários quilômetros, junto a coqueirais e manguezais. É sem dúvida a maior praia de Itacaré, com cerca de 12 km de extensão, que vai até a divisa com Serra Grande. Aí nessa praia está o Porto das Jangadas, no Rio Itajuípe. No trecho inicial da praia, também chamado Camboinha, uma bica de água doce despenca da mata direto na areia da praia. A grandiosidade de sua beleza é completada com a existência de praias absolutamente desertas, como a de Burundanga, Gamboa e Três Coqueiros. Existem cavernas e locais para a prática de mergulho.

Praia Resende

Fica quase deserta o ano inteiro, mesmo sendo perto da cidade. Com muitos coqueiros, areia branca e solta, é um convite ao sossego. Seu nome é uma homenagem à Condessa de Rezende, a quem a cidade de Itacaré deve a sua emancipação.

Praia Ribeira

Também é acessível por estrada. Fica numa enseada entre dois morros cobertos de mata Atlântica. Um riacho desce da serra, formando cachoeiras, até uma represa criando, assim, uma piscina de água doce. Várias cabanas servem bebidas e tira-gostos. É uma das praias mais procuradas durante o verão.

Praia São José

Fica numa área de proteção ambiental onde se encontra o Complexo Ecoturístico Villas de São José, que reúne um parque ecológico e um hotel de alto padrão: o Itacaré Eco Resort. 

Praia Tiririca

Com ondas fortes, é a praia do surf. Aí aconteceram algumas etapas do campeonato baiano, e em breve, talvez, do brasileiro. Possui água doce oriunda da serra coberta de Mata Atlântica. Tem algumas pousadas para quem quer ficar em Itacaré sem perder as ondas de vista e uma estrutura de atendimento, com barracas, chuveiros e água mineral natural.

Praias Jeribucaçu, Engenhoca, Hawaizinho e Burundanga

Praias desertas que só podem ser alcançadas por mar ou por trilhas passando pela mata, ou por fazendas de cocô com acesso restrito. Freqüentada apenas por alguns surfistas aventureiros, essas praias permanecem intocadas. A dificuldade de acesso é a maior garantia de preservação.

Prainha

Acessível somente a pé. Fica junto a uma fazenda de côcos, isolada no meio da mata Atlântica e sua visitação depende da permissão dos proprietários das fazendas. Ela foi eleita pela revista Caminhos da Terra como uma das dez mais lindas praias do Brasil. Não é por acaso: a praia é simplesmente deslumbrante! Para chegar lá, deve-se andar meia hora por uma trilha que sai da praia da Ribeira, passa pela floresta e cruza cachoeiras. Até o passeio é lindo!

Rio de Contas

Excetuando-se a área próxima a sua foz, que tem sua largura maior de 300 metros e uma boa profundidade, o rio de Contas mantém uma largura média de aproximadamente 30 metros, com profundidade estimada em cerca de 3 metros. Margeando quase toda sua extensão sul, remanescentes da Mata Atlântica em suas fases primária e secundária, acompanham o deslizar do rio, lento por vezes, ou rápido nas cordilheiras de Taboquinhas, com suas árvores de grande porte, que abrigam uma rica e diversificada fauna. O Rio de contas representa um elo de ligação entre importantes cidades como: Jequié, Jitaúna, Ipiaú, Barra do rocha, Ubatã, Aurelino Leal, Ubaitaba e Itacaré, que serpenteando caprichosamente por entre barrancos, na região da Vila de Taboquinhas, forma inúmeras corredeiras, onde são realizados campeonatos de canoagem slalom de âmbito regional e nacional.

Rio Piracanga

Esse é o rio a divisa entre Itacaré e Maraú. Aí existe apoio, o que permite se poder passar o dia pescando, mergulhando e passeando em jangadas. Água de côco é abundante, para refrescar os mergulhos no mar e o banho de rio.

Roteiro de Refting e Rapel em Taboquinhas

Um dos melhores rafting do Brasil, a 30 km de Itacaré, a descida é feita num dos trechos mais bonitos do Rio de contas com grandes corredeiras, canyon e mata atlântica. Rafting nível III e IV. No mesmo local em cachoeira com queda de 16 metros pratica-se rapel.

Serra do Capitão

Está há aproximadamente 10 km da sede e é um destino de muitos passeios, cujo principal atrativo é representado pela mata fechada de vegetação agreste, que torna a visita uma aventura emocionante.  

Trilha da Península de Marau 

Atravessando o Rio de Contas de balsa, seguindo em carro 4 x 4 passando pela cidade de Maraú, Morro do celular, Trilha das Bromélias gigantes, Lagoa do cassange, chega-se às piscinas de Taipús de Fora com 300 metros de extensão. Ótimas para mergulho livre (snorkeling). No retorno visita a lagoa Azul e morros Bela vista, com vista panorâmica da península de Maraú.

Trilha do Costão

06 horas de duração. A caminhada começa em Arruda. Trekking de 06 horas, passando por seis praias (Arruda, Jeribucaçu, Engenhoca, Hawaizinho, Camboinha, Itacarezinho), caminhadas em praias, costões rochosos e trilhas em meio a mata, passando por mirantes maravilhosos.

Trilha Janela da Gindiba

05 horas de duração (01:30 minutos de caminhada em plena mata atlântica para ir e voltar). Conhecendo a história de um pequeno produtor rural que hoje tem a preservação como ideal de vida. Após a trilha segue uma das praias citadas acima.

Trilha Refugio dos Anjos

06 horas de duração (após uma das praias) segue para lindíssima trilha refúgio dos anjos. Médio grau de dificuldade. Trekking de 02:30 minutos em plena mata atlântica (para ir e voltar), passando por uma lindíssima cachoeira e piscina natural. Para finalizar um delicioso lanche da roça.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

AGENDA 2011 ITACARÉ:
 
 JUNHO 
 
24/06/2011 a 28/06/2011
Festas Juninas - São João
Itacaré - Centro & Bairros
Uma das festas mais significativas do ano, não só para os baianos, como para os nordestinos de forma geral. Em Itacaré, tem arraiás em vários bairros e muito forró! Com Bandas locais. Arraiá principal será na Praça do Forum. Forró também em Taboquinhas
Contato: Secretaria de Turismo.
Telefone: (73) 3251-2329 
 
29/06/2011 a 30/06/2011 - Festas Juninas - São Pedro
Itacaré - Centro & Bairros
Última data importante das festas juninas, com arraiás e forró em vários bairros de Itacaré.
Contato: Secretaria de Turismo.
Telefone: (73) 3251-2490 

Todas as sextas feiras.
Cabana Corais
Praia da Concha
Cabana de Praia com musica ao vivo. Sextas a partir das 23:00h.
SIte: cabanacorais.blogspot.com
Tel: (73) 3251-2547
E-mail: [email protected]  

Todos os sábados.
Boteco e Café da Vila
Casarão Azul
Avenida Castro Alves - Orla - Centro
O Boteco e Café da Vila, recém aberto no Casarão Azul localizado no final da Orla, com música ao vivo aos sábados a partir das 20h
Contato: Alan.
E-mail: [email protected]  

Todas as terças feiras. Todas as quintas feiras. Todos os sábados.
Forró no Mar e Mel
50 metros da Praia da Concha
Todas as terças, quintas, sabados e domingos a partir das 21:00 Forró Pé de Serra ao vivo. Aproveite para provar o famoso filé Dona Nilza e o escondidinho de camarão, muito bom.
Site: www.maremel.com.br
Contato: Mar e Mel.
Telefone: (73) 3251-2358
E-mail: [email protected]
  
 
Todos os dias.
Espaço Cultural - Cinema Itacaré
Rua Lodônio Almeida 75 - Centro
Filmes, shows, oficinas, artesanato, bar.
Contato: Suzel.
Telefone: (73) 3251 3450 / (73) 9958-9635.
E-mail: [email protected]  

Todos os sábados.
Casarão Amarelo Bar
Avenida Castro Alves - Orla - Centro
Beber e se divertir sem se preocupar com o resto do mundo é aqui! Som ao vivo todos os sábados.
Telefone: (73) 9924 2488.
E-mail: [email protected]
  
 
 
AGOSTO 
 
10/08/2011 a 14/08/2011
16 DanceBatukeira
10 a 14 de agosto de 2011
Fazenda Cultural OuroVerde - Serra Grande
Capoeira angola, dança afro, maculelê, samba de roda, batucada. Vagas abertas.
Site: www.dancebatukeira.net
Contato: Tisza / Cabello.
Telefone: (73) 9981 0377 / (73) 9981-9003.
E-mail: [email protected]  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACARÉ

E-mail:

Telefones: (73) 3251-2130  

Sites: http://www.itacare.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Secretaria Municipal de Turismo
Rua João de Souza - Centro
Site: secretariadeturismo.blogspot.com
Contato: SETUR.
Telefone: (73) 3251-2940
E-mail: [email protected]

Terminal rodoviário:

Telefone: (73) 3251-2200

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3251-2158 / 2346

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (73) 3251-3489

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Itacaré

uma otima cidade para ecoturismo,boa para morar. com otimas cachoeiras e praias lindas e o povo muito acolhedor... AMEI ITACARE
Por: myrbana

Estive na praia de Itacarezinho e pela beleza do que vi fico imaginando como o restante deve ser lindo.
Por: APARECIDA MADALENA

eu estive em itacare em dezembro de 2009 foi simplismente maravilhoso ficamos lar 4dias eu meu espso e minhas 3 filhas esperro voltar lar de novo
Por: nivania satos minitti

Já visitei há anos atrás, mudou muito, e quero ver essa nova Itacaré. Estarei ai em breve com meus pais e minha filha se Deus quiser!!!
Por: noelia mesquita

que saudade... itacare é um lugar diversificado,me sente bem a vontade com a natureza do lugar,praias maravilhosas,florestas lindas e um por de sol q nunca vou squecer,fenomenal! encontrei hips,surfista,rokeros,ect. muito lindo! a noite de itacaré tambem é muito massa!
Por: ALEXANDRA

moro no Rio de Janeiro á mais de quatosse anos e sempre estou indo á Bahia mais sempre fico em Ilhéus mais no carna val desse ano de 2009 fiquei alguns dias em Itacaré,foi muito bom me devertir a bersa e me surpreendir muito com o desenvolvimento da cidade adorei conhecer Itacarezinho.parabéns Itacaré está maravilhosa.
Por: vilian Sacramento

ITACARÉ É UMA CIDADE MUITO LEGAL E HUMORÍSTICA, AS PRAIAS SÃO DIVERSAS E MUITO LEGAIS,MEU PAI NASCEU LÁ
Por: Eloah

Deus fez o mundo em 07 dias...esse e o comentario que eu ouço desde pequena...mas o que ninguem sabe é que ELE..no final de tudo foi descansar em ITACARÉ...porque la sim é o paraiso...
Por: CONCEICAO

Se o paraíso existe, tenho certeza que é ITACARÉ, pois nunca vi tanta perfeição da natureza. Cabe a nós preserva la e mante la sempre verde e viva
Por: João Batista Lopes de Souza

maravilhoso,itacare é um verdadeiro paraiso na bahia
Por: RUBIA SACRAMENTO DE SOUZA

é lindo de se ver de se viver de se amar gostei muito é lindo gostaria de viver lá. te amo itacare.
Por: deizess

Maravilhooossaaa. Só vendo para crer; comida no fogao de lenha; prais unicas, desertas; exclente
Por: Maria da Paz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itacaré
Fundação:
1732
Altitude:
29m
População:
15.161 habitantes
Área:
732,9km²
Densidade Demográfica:
20,69hab/km²
CEP:
45530-000

Envie seu comentário sobre Itacaré