Bem-vindo a Itajá!
Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Itajá, fotos, informações, os principais hotéis de Itajá, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!
Informações de Itajá
Roteiros do Brasil
Região Pólo Costa Branca
HISTÓRIA DA CIDADE
Um pequeno núcleo de moradias surgiu ao redor de uma fazenda de gado, nos idos de 1800. O principal pioneiro e fundador da localidade foi o alferes Guilherme Lopes Viégas, proprietário de muitas terras herdadas de seu pai, o Tenente Antônio Lopes Viégas, conhecido como fundador de Angicos. No ano de 1803, Guilherme Lopes já estava plenamente instalado numa área por ele chamada de Pernambuquinho, em referência a Pernambuco, seu Estado de origem. Foi exatamente em torno dessa propriedade, num local que vários caminhos se encontravam, que nasceu o povoamento do Saco.
O alferes Guilherme Lopes Viégas teve dois casamentos e dezenove filhos, contribuindo, decisivamente, com seu trabalho e seus descendentes, para o crescimento do povoado. O seu solene nome, Lopes de Viégas, passou a ser distorcido por muitos, que chamavam de “Lotes de Éguas”. Por isso, os seus descendentes tiraram a palavra Viégas, que representava a fidalguia espanhola, e assim a principal família da história da localidade passou a se chamar apenas Lopes.
O educador pioneiro do povoado foi o padre Luiz Guimarães, que depois de ser suspenso das Ordens, decidiu morar na localidade e trabalhar na educação das pessoas. Esse trabalho foi seguido, em 1940, por outros bravos educadores, se destacando os professores Estevam Egídio Pessoa, Cecília da Silva e Maria Antonieta da Silva. Mais tarde, em 1955, começava a atuação da educadora Libânia Lopes Pessoa, que ficou conhecida pelo seu trabalho junto à juventude local.
A partir de 1970 o povoado de Itajá começou a se desenvolver mais rapidamente, primeiro com a chegada da energia elétrica e das telecomunicações e depois, com a instalação de sua primeira cerâmica, por iniciativa de João Eudes Ferreira, abrindo caminho para a implantação de um pólo cerâmico.
Devido à prosperidade econômica de Itajá, vinda do pólo cerâmico, da agricultura, da extração da cera de carnaúba e da semente de oiticica e de uma crescente produção de leite, os filhos da terra iniciaram a luta pela sua autonomia política.
No dia 26 de Junho de 1992, através da Lei no 6.299, Itajá foi desmembrado de Ipanguaçu e elevado à condição de município do Rio Grande do Norte.
Significado do Nome
No ano de 1950, o povoado mudou de nome, passando a se chamar Itajá, palavra do idioma tupi-guarani que significa Terras de Pedras.
Aniversário da Cidade
26 de Junho.
CARACTERÍSTICAS
Clima
Muito quente e semi-árido.
Temperatura Média
27,9 °C
COMO CHEGAR
Localização
Vale do Açú.
Limites
Norte – Ipanguaçu
Sul – São Rafael e Santana do Matos
Leste – Angicos e Santana do Matos
Oeste – Assu
Acesso Rodoviário
Distâncias
200 Km da Capital.
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
EVENTOS
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Itajá.
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.rn.gov.br
Comentários de Itajá
O maior reservatorio de agua do RN fica nesta cidade, no entorno da barragem fica varias opções de lazer como boneários para vç curtir á vontade. é maravilhoso.
Por: varela
Itajá...terra querida pelo teu povo,quem visita volta de novo,Terra de gente hospitaleira,e essa história é verdadeira.Terra de craks de futebol,temos como pioneiros vários nomes de grande valor no momento eu lembro do souza e do sinha que defendem seus times com muito amor.Terra de jovens sarados que tem o seu futuro determinado.Pela dança dar todo seus esforços e dedicação e que tem o rítimo da música no coração.Esse talento é sensacional e já mostrado para todos lá na capital.(Brasília) Terra de gente religiosa onde muitos também a chamam de pessoas fervorosas.Terra de gente que sabe o que quer e que vencem na vida porque em DEUS deposita sua Fé.Itajá te convida a se deliciar com o turismo da barragem e com o deslumbramento de suas paisagens não tem como não aceitar.Oh! Itajá falado mas por esta terra somos todos apaixonados.
Por: Ediziene
po eu sou de itaja rn morei ai 19 anos cidade muto boa de morar !!!!
Por: jailton
itaja e uma cidade muito boa e adoro morar nelaaaa!!!
Por: larissa
Na infância passei muitas férias no Saco, na casa de Janjão Paulino de Oliveira, tenho ótimas recordações. Pena qiue mudou tanto.
Por: Glória Lemos