Bem-vindo a Ipê!
Inúmeras opções de hotéis em Ipê e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Ipê.
A cidade de Ipê, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 750m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.492 habitantes. A área total de Ipê é de 601,0km², e sua densidade demográfica é de 9,14hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ipê-RS é 95240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Ipê
Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE
A história de Ipê tem sua origem no final do século XIX, com a passagem de imigrantes lusos pelo município, que servia na época como pouso para os tropeiros, cuja cultura permanece viva até hoje, através da preservação de grandes extensões de terras, destinadas à criação de gado e cultivo de grãos.
Em 1890, chegaram os primeiros imigrantes italianos, que com sua cultura e seu espírito empreendedor construíram uma nova vida e muito contribuíram para o desenvolvimento do município.
Passado mais de um século, vê-se no dia-a-dia do ipeense a propagação dessa cultura, seja no dialeto falado, na comida típica, na música, na religiosidade, nos jogos, entre outros.
O desejo de um futuro diferente levou alguns agricultores à procura de um modelo em que fosse possível a solidariedade entre as pessoas e a sustentabilidade dos recursos naturais. Assim, iniciou-se o manejo da agricultura ecológica. Hoje, o município de Ipê destaca-se no cenário nacional, tendo sido pioneiro neste tipo de cultura, onde os produtos são plantados sem o uso de agrotóxicos.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
15 de Dezembro.
CARACTERÍSTICAS
Clima
Subtropical.
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Limites
Acesso Rodoviário
RS 122, RS 437
Distâncias
188 km da Capital.
TURISMO
Principais Pontos TurísticosGRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES
Localiza-se na RS 122, a 01Km da sede do município. Recebe visitas em período integral.
SÍTIO DE ROSAS
A propriede produz cerca de 460 mil botões de rosas por ano, com mais de 50 variedades. Possui exposição permanente. Localiza-se na RS 122, a 01 Km da sede do município. Recebe visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Maiores informações pelo fone: (54) 9973-8393 ou 3233-1050.
PASSEIO DO LAMBARI
Localizada no Capão do Bugre, um lugar místico e misterioso, o passeio proporciona a visita a três tocas onde viveram índios e a uma ponte de trem de 300 metros sobre o rio Telha. A paisagem é simplesmente magnífica do alto do morro, onde é possível avistar o vale em sua plenitude. Reservas e maiores informações pelo fone: (54) 3293-2021 ou 3293-1013 ou 9968-0093.
PASSEIO ECOLÓGICO
O Passeio Ecológico é realizado dentro da propriedade do Sr. Vilmar, que dedica-se à criação de diversos animais, além do cultivo de frutas e outros legumes. O passeio possui uma duração aproximada de cinco horas, percorrendo um trecho de 22 Km. Oferece também algumas opções, como café, almoço, lanche ou janta. Reservas pelo fone: (54) 3293-2021 / 3233-1013 / 9988-8165 / 9968-0093
PASSEIO DA USINA DO SALTINHO
É realizado no interior de São Paulino, distante 25 Km da sede do município, onde localiza-se a Usina Hidrelétrica do Saltinho, que gera energia desde 1950. O local também abriga inúmeras cachoeiras. Reservas e maiores informações pelos fones: (54)3293-2021 ou 3233-1013 ou 9988-8156.
PASSEIO DO SEGREDO
Este passeio inclui pontes, cachoeiras, moinhos, além da gruta natural de Nossa Senhora de Lourdes. O passeio ofererece, ainda, opções de emocionantes trilhas offroad (fora da estrada). Reservas e maiores informações pelos fones: (54) 3293-2021 ou 3233-1013 ou 9988-8165.
ROTA UVA E VINHO
A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.
RAPEL
Por sua formação geológica, que exibe grandes paredes de rocha basáltica, em toda a Serra Gaúcha existem excelentes alternativas para a prática da escalada.
Os iniciantes encontram ótimas opções, com formações em vários tipos de inclinação positiva, sempre com o apoio de instrutores experientes e equipamentos adequados. Os mais experientes, que buscam nível mais alto de dificuldade, podem escalar paredões naturais de inclinação negativa, também presentes na região.
CASCADING
Descerem meio a cenários já mostrados em diversos filmes e documentários fascina muito dos amantes do Rapel que vão à Serra Gaúcha. No Pólo de Aventura Vale Rio das Antas existem paredões e cascatas em diferentes altitudes, onde se pode praticar rapel e cascading (rapel em cascatas).
A estrutura turística da região está preparada para dar ao praticante a oportunidade de superar seus limites e sentir a emoção de descer grandes paredes rochosas e quedas dágua em locais onde a natureza ainda está intacta.
JEEP AVENTURA
Os Jipes partem dos centros urbanos em direção aos vales dos Rios Burati e das Antas.
As estradas e trilhas, repletas de cascatas e belezas naturais, são remanescentes dos primeiros acessos abertos na mata nativa por imigrantes italianos.
Durante o trajeto também são visitadas casas centenárias, atrações importantes dos projetos culturais idealizados para a região dos vinhos. Os passeios duram 3 horas a um dia inteiro.
MOUNTAIN BIKE
Pedalar por picadas, trilhas e estradas de terra abertos em diversa épocas, em meio a bosques e riachos, é uma das melhores maneiras de conhecer a Região Uva e Vinho. Os passeios de Mountain Bike são organizados com opções para todas as idades, dos mais fáceis e moderados aos mais arrojados, como o ciclismo esportivo.
CAMINHADAS
Na região serrana do Rio Grande do Sul a Mata Atlântica manifesta sua personalidade gaúcha.
Nas áreas de reserva ecológica, recantos alcançados exclusivamente a pé exibem fauna, flora, rios e formações geológicas especialmente belos.
As caminhadas são orientadas por condutores de ecoturismo conhecedores da região e treinados em prontosocorrismo. Os níveis de dificuldade vão de fácil, como o passeio a pé, até moderado e difícil, como a prática de condicionamento físico. As atividades podem durar de duas a seis horas.
ESCALADA
Por sua formação geológica, que exibe grandes paredes de rocha basáltica, em toda a Serra Gaúcha existem excelentes alternativas para a prática da escalada.
Os iniciantes encontram ótimas opções, com formações em vários tipos de inclinação positiva, sempre com o apoio de instrutores experientes e equipamentos adequados. Os mais experientes, que buscam nível mais alto de dificuldade, podem escalar paredões naturais de inclinação negativa, também presentes na região.
EVENTOS
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Ipê.
Fone/Fax: (54) 3233-1050
Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3233-1050
E-mail: [email protected]
Hospital - Fone: (54) 3293-1499
Rodoviária - Fone: (54) 3233-1250
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.turismo.rs.gov.br
www.ipe.famurs.com.br
Comentários de Ipê
já conheço essa cidade maspassei ai faz muitos anos gostaria de saber se ainda existem s indústrias de garrafões.E a gruta de Nossa Senhora De lourdes tem Romarias, se Há gostaria de saber a data. Muito linda essa cidade. abraços.
Por: Marilei Sebben
Antigamente conhecida por Vila Ipê região da agro-ecologia. Maioria dos habitantes são de descendência italiana.
Por: Pedro Martim kokuszka
- Fundação:
- 1989
- Altitude:
- 750m
- População:
- 5.492 habitantes
- Área:
- 601,0km²
- Densidade Demográfica:
- 9,14hab/km²
- CEP:
- 95240-000