Bem-vindo a Não-Me-Toque!
Confira aqui as melhores pousadas em Não-Me-Toque, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Não-Me-Toque. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Não-Me-Toque para programar a sua viagem.
Informações de Não-Me-Toque
ROTEIROS DO BRASIL
Região Central
Microrregião Rota das Terras
HISTÓRIA DA CIDADE:
Os indícios das primeiras instalações na Região do Planalto Médio, Microrregião do Alto Jacuí, datam da 1ª metade do século XIX com a fixação do elemento luso que se dedicou a pecuária originando as estâncias em meados de 1827.
Em fins do século, novos elementos colonizaram a região. De origem ítalo -germânica, os imigrantes provindos das Colônias Velhas do Rio Grande do Sul, vieram dar início a atividade agrícola. O povoado de Não-Me-Toque prospera são construídas as primeiras capelas da religião católica e outra da protestante. Em 1904 funda-se a primeira Escola Evangélica.
Nessa época a vila de Não-Me-Toque pertencia a Passo Fundo sendo que, anteriormente fez parte do território de Cruz Alta e de Rio Pardo, este último um dos quatro primeiros municípios gaúchos. Depois de ser segundo distrito de Carazinho, o município consquistou sua emancipação política administrativa em 18 de dezembro de 1954, pela Lei Estadual nº 2555, sendo instalado oficialmente em 28 de fevereiro de 1955.
Significado do Nome:
Um arbusto de tronco curto e recorto de espinhos, popularmente conhecido como não-me-toques, de nome científico Dasyphyllum spinescens (Less.)
Aniversário da Cidade:
18 de Dezembro
Gentílico:
não-me-toquense
População:
16.894 - censo IBGE/2014
CARACTERÍSTICAS:
Clima:
Subtropical
Temperatura Média:
19ºC
COMO CHEGAR:
RS 142, RS 451
Localização:
Noroeste Rio-Grandense
Limites:
Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos e Colorado
Distâncias:
-Brasília/DF - 1.867 km
-Porto Alegre/RS - 277 Km
-Rio de Janeiro/RJ - 1.460 km
-São Paulo/SP - 1.019 km
TURISMO:
Principais Pontos Turísticos:
-CASA DE CULTURA DR. OTTO STAHL
-Rua Cel. Alberto Schmidt, 518 - Localizada no centro da cidade. Casa em estilo alemão, em madeira, construída em 1929. Conserva as características do estilo. No interior está o museu - Horário: 8h15 às 11h30min e 13h30min às 17h.
-MONUMENTO AO IMIGRANTE ALEMÃO
-Obelisco construído na praça central em 1924, (centenário da Imigração Alemã). No seu interior foram colocados jornais, revistas e outros escritos em alemão. No lado frontal foi colocado, em 1974, (Sesquicentenário) o busto da Imperatriz D. Leopoldina, grande incentivadora da Imigração Alemã. MONUMENTO Dr. OTTO SCHMIEDT. Busto em bronze, encontra-se localizado na praça central. Homenageia o primeiro médico local.
-CARTA TESTAMENTO
-Localizada no centro da praça. Em placa de bronze, encontra-se escrita a Carta Testamento de Getúlio Vargas.
-CASCATA COPACABANA, CASCATA MONTENEGRO E CASCATA DA PASTA
-Locais de beleza natural preservada. Particular.
-BALNEÁRIO DO LOTÁRIO
-Piscina construída com lajes, árvores, local para camping, cancha para bocha, churrasqueiras, banheiros, infra-estrutura, uma fonte abastece de água a piscina. Particular.
-PARQUE DONA LEOPOLDINA
-Área com árvores nativas, quiosque, cozinha, banheiros, churrasqueiras, piscina e lagoa.
-PRAÇA DR. OTTO SCHMIEDT
-Preserva inúmeras espécies de árvores. Possui: parque infantil, bancos, altar da Pátria e monumentos.
-FUNDAÇÃO GUILHERME AUGUSTIN
-Grande área com árvores nativas, campo de futebol, ginásio de esporte, pequeno salão de festas, banheiros, cozinha, parque infantil. Particular.
-ROTA DAS TERRAS – UMA REGIÃO A SER DESCOBERTA
-O palco é o Rio Grande do Sul. O cenário, a Rota das Terras, um consórcio formado por municípios de diferentes regiões: Alto Jacuí, Planalto e Central. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, à partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo Real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
-Abril
-Baile do Alemão
-Maio
-Torneio de Laço (CTG Galpão Amigo);
-Expodireto Cotrijal
-A Expodireto acontece de 09 à 13 de Março de 2015
-Exposições estáticas e demonstrações de máquinas e equipamentos agropecuários e transporte agrícolas, e de empresas de transporte, silos de armazenagem. O Pavilhão Internacional receberá representantes de 60 países, através de Importadores, Traders, Universidades, Expositores do Exterior, Câmaras de Comércio, Embaixadores, Consules e demais autoridades do exterior.
-Estrutura / Atividades
-Análise do potencial genético de híbridos e cultivares
-Manejo adequado para híbridos e cultivares
-Telefone: (54) 3332-3636
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Telefones: (54) 3332-2600
Sites: naometoquers.com.br
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
TERMINAL RODODVIÁRIO DE NÃO-ME-TOQUE
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:
E-mail:
Telefones:
Sites:
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
Telefone: (54) 3332-1250/1450
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites de Fotos e Informações:
Comentários de Não-Me-Toque
Eu vivo em não-me-toque e acho um máximo por seus atrativos e seus eventos beneficientes...Vale apena vir aqui aproveitam em suas férias.
Por: Tatiana Vandscher
MOREI EM NAO ME TOQUE EM 1977 A 1980 ESTUDEI NO SOLANO LOPES E ESTOU NO SITE POR PURO AMOR A ESTA CIDADE JA FUI DO MATO GROSSO ATE AI DE MOTO PORQUE TENHO LAÇOS ETERNOS COM ESTA CIDADE
Por: elton nascimento de quadros
parabes a cidade elinda gostaria de conhecer mande fotos beijos
Por: anatalia
Sou natural daí, hoje resido em Brasília, onde estou a disposição dos amigos. Fiz minha formação básica no Colégio São Francisco Solano, fiz formação superior fora e voltei como Eng Civil, deixando algumas marcas de minha passagem por aí, inclusive o Plano Diretor Urbano da cidade que possìvelmente deve ter sido revisto e atualizado.
Um abraço a todos os nãometoquenses, de coração.
Por: LOURIVAL GOMES