Bem-vindo a Quinze de Novembro!
Comece planejando a sua viagem para Quinze de Novembro utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Quinze de Novembro e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Quinze de Novembro.
Informações de Quinze de Novembro
Roteiros do Brasil Região Central Microrregião Rota das Terras HISTÓRIA DA CIDADE
Em 1910 Alberto Schmidt criou a colônia particular Dona Etelvina, nome dado em homenagem à sua esposa. A colônia foi povoada por alemães, que se dedicaram à agricultura e as pequenas indústrias. Em 1912, foi denominada Colônia Quinze de Novembro, devido a uma leva de colonizadores que chegaram ao local nesta data. Posteriormente, um núcleo de povoação foi se formando e passou a denominar-se Núcleo Quinze de Novembro. Com o crescimento e a cooperação de seus habitantes, o povoamento começou a se destacar. Em 1914 foi oficializada a colonização da Colônia Quinze de Novembro. Os pioneiros construíram suas casas, galpões e também sua primeira Igreja de madeira, inaugurada em 19 de outubro de 1915, que criou um novo ambiente para se viver. Com o desenvolvimento da colônia, em 1924 foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova Igreja. Finalmente, em 15 de novembro de 1926, num dia de grande alegria para a comunidade, foi inaugurado o novo templo evangélico. A partir deste marco a colônia passou a denominar-se Quinze de Novembro. Em 1943, segundo publicação no Diário Serrano de Cruz Alta, houve uma determinação na mudança de toponímia nacional pelo IBGE. Em virtude de exigências legais, mudou-se o nome de Quinze de Novembro para Poropê, que significa Sol e exprime o que muito ilumina. Esta mudança não chegou ao conhecimento da maioria da população. Apenas alguns - como o professor Arthur Saft - que na época recebiam o jornal, souberam da alteração. Para o restante da comunidade a colônia continuou a chamar-se Quinze de Novembro.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
8 de dezembro de 1987
Clima
Subtropical
Localização
Microrregião: Noroeste Rio-grandense
Mesorregião: Quinze de Novembro
Limites
Acesso Rodoviário
RS 223, RS 506, e VRS 324
Distâncias
308 Km da Capital
Principais Pontos Turísticos
CERRO PELADO Antiga pedreira, com morros de até 150m de altura, rodeados de mata nativa, onde será demarcada trilha ecológica. Informações pelo fone: (54) 3322-1159. CASCATINHA DO FRANKEN Possui uma queda dágua de mais ou menos 5m, com mata nativa à sua volta. Na entrada da cascata existe uma tendinha de produtos coloniais. Funciona aos finais de semana das 7h às 19h. Informações pelos fones: (54) 3322-1159. BALNEÁRIO WILKE Local arborizado e gramado,com piscina de água natural, cabana, quadras de futebol e churrasqueira. Informações pelo fone: (54) 3322-1101. PESCA NO ATERRO Ponto de pescadores que praticam a pesca artesanal. TRILHA ECOLÓGICA ARROIO SANTA CLARA Cascatas, corredeiras, rochas, penhascos, flora e fauna exuberantes, com várias espécies de plantas centenárias. GRUTA DO PADRE Esta gruta foi construída por um padre que atuava na extinta paróquia católica da Sede Aurora. Recentemente a gruta foi revestida com paredes de pedra basáltica irregular, as paredes internas são de pedras semi-preciosas. A gruta está localizada ao lado do Camping Aurora. Funciona diariamente das 7h às 19h. Informações pelo fone: (54) 3322-1111
PINHOS PARK Local com cancha de bocha, área de camping com churrasqueiras, mesas e quadra de vôlei. Funciona aos finais de semana. Informações pelos fones: (54) 3322-1002 ou 9999-4620. PONTE DA VOLTA GAÚCHA Local é visitado por pescadores e praticantes de rapel. TENDAS RURAIS Venda de produtos coloniais, cucas, pães, salames, bolachas, frutas, verduras, geléias. ROTA DAS TERRAS – UMA REGIÃO A SER DESCOBERTA O palco é o Rio Grande do Sul. O cenário, a Rota das Terras, um consórcio formado por municípios de diferentes regiões: Alto Jacuí, Planalto e Central. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato e infra-estrutura de hotéis e restaurantes. O sincronismo da dança está evidenciado na riqueza do folclore que apresenta as mais variadas comemorações atraindo visitantes de todas as partes e, a beleza do canto, está nas dezenas de corais. A arquitetura, nas construções em estilo enxaimel, bávara, colonial (italiana) e portuguesa, torna os locais bonitos e encantadores, um paraíso a ser visitado, no coração do Rio Grande. Tudo na Rota das Terras é encantado. Tudo brota, cresce e produz frutos. A região é uma das mais produtivas do Rio Grande do Sul e a vocação para o trabalho está arraigada na população de descendência européia. Geograficamente formada por municípios com áreas planas, a economia fundamenta-se na agricultura, pecuária e do setor industrial. A força econômica esta representada na distribuição de renda – uma das mais equilibradas do Estado. Apesar de serem municípios com culturas diferenciadas, o projeto Rota das Terras está transformando as singularidades de cada localidade em instrumentos de projeção turística, dentro de um processo de integração e desenvolvimento. Informações nos municípios envolvidos e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável pelos fones (54) 3322-1051 / 3322-1066. MUSEU MUNICIPAL Acervo sobre a colonização do município.Praça Jango Vidal, s/nº - Centro (54)3322-1099 segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min na temporada de verão, também sábado e domingo, ou mediante agendamento.
EVENTOS
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro
Fone/Fax: (54) 3322-1051
Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3322-1051 - Fax: (54) 3322-1122
E-mail: [email protected]
Hospital - Fone: (54) 3322-1115
Rodoviária - Rua Alberto Schmidt, 786
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.quinzedenovembro.famurs.com.br
Sr. Carlos Magno Guimarães
Comentários de Quinze de Novembro
A cidade deve ser maravilhosa, no entanto, não consegui ver nenhum vídeo que pudesse me mostrar estas belezas.Tenho interesse em navegar pelo lago.
Por: enio Tadeu Oliveira
gostaria de participar do evento no dia 16 de julho em santa clara com minha esposa,como adquiro entrada e onde posso dormir.
Por: reinoldo edilson