Bem-vindo a Teutônia!
Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Teutônia, fotos, informações, os principais hotéis de Teutônia, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!
Informações de Teutônia
Roteiros do Brasil
Região Vales
Microrregião Vale do Taquari
HISTÓRIA DA CIDADE
Os primeiro habitantes de Teutônia foram os indígenas, e a partir de 1824 colonizada por alemães precedentes de São Leopoldo, oriundos da região de Huntzruck. Foi emancipada de Estrela, em 24 de maio de 1981.
De colonização alemã, Teutônia foi desbravada por imigrantes vindos da Alemanha por volta de 1858. Através do sistema de mutirão, uma das fortes caracterítsicas desse povo, o município tornou-se um exemplo de progresso. Com o passar dos anos, foi invadido por imigrantes vindos de outras cidades e estados, o que mudou um pouco sua característica até então unicamente germânica. Contudo a predominância de alemâes persiste ainda hojje (cercade 90% da população). A miscigenação de etnias até gerou alguns aspectos curiosos como o caso de descendente3s alemães que falam o italiano e de mulatos falando fluentemente a língua alemã. Nome dado pelos imigrantes em homenagem a Teutschland de Wesphalia (Alemanha).
Significado do Nome
O nome de Teutônia tem sua origem etimológica de teuto ou teutônico, adjetivos relativos aos alemães.
Aniversário da Cidade
24 de maio
CARACTERÍSTICAS
Clima
Subtropical
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Limites
Acesso Rodoviário
BR/RS 453, RS 128, RS 419
Distâncias
109 Km da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
CENTRO ADMINISTRATIVO
Com 5.800m² de área construída sob forma de cruz simbolizando a fé do povo teutonense é um dos principais pontos turísticos mais visitados. Em seus 64 módulos funcionam diversas repartições públicas inclusive a própria Prefeitura. Nos quatro quadrantes que formam o Centro Administrativo encontramos o Museu Henrique Uebel que guarda pertences dos antepassados, históricos com mais de 100 anos, além de abrigar a peça única no mundo com a qual o gênio teutoniense, Henrique Uebel, mais conhecido como Homem Orquestra tocava simultaneamente sete instrumentos musicais. No outro quadrante está o relógio de flores cuja beleza impar representa a pontualidade do povo germânico. Pouco adiante pode-se deslumbrar a praça das tradições com seu forno de pão, moinho de cana, o poço dos milagres e o gigante sapato-de-pau símbolo do município. No último quadrante está o lago com formato do mapa do município estando em seu centro duas estátuas, um casal de imigrantes alemães, construídas em homenagem aos imigrantes que colonizaram nosso município.
CASA ENXAIMEL DOS ALTMANN
Esta é uma típica casa enxaimel construída em 1881 (mais de cem anos) que, inclusive, consta no brasão da bandeira do município, sendo um cenário especial para fotografias.
ANTICK HAUS BERGMANN
Antiga casa comercial dos Bergmann construída em 1895 (107 anos). Nela encontram-se antigos documentos do armazém e vários objetos antigos.
COMUNIDADE TÍPICA ALEMÃ
A mesma está localizada na comunidade de Linha Clara e contempla uma igreja em estilo gótico, uma escola comunitária, campo de futebol, sociedade cultural, cemitério, além da única sociedade de tiro ao alvo da região.
MUSEU HENRIQUE UEBEL
Recebeu o nome em homenagem ao Homem-orquestra, que tocava 12 instrumentos musicais, 7 ao mesmo tempo. Avenida 1 Oeste, 878 - Bairro Centro Administrativo.
Funcionamento: de terças às sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 14h às 17h; sábados e domingos das 14h às 17h.
LAGOA DA HARMONIA
Situada a 593 m de altitude, é cercada por um verde exuberante, tem 8 hectares de água límpida e perene. Esta lagoa represada deu origem a primeira hidrelétrica do município e esta, por sua vez, deu origem a cooperativa de eletrificação.
FLORICULTURA MUSSKOPF
Resgatando as tradições locais através do artesanato, a Família Musskofp oferece lembranças do município de Teutônia, como a casa enxaimel bordada, o sapato-de-pau e diversos trabalhos manuais. No local você pode acompanhar todo o processo de produção de flores, folhagens e plantas ornamentais.
Informações através do fone: (51) 3762-9358.
PESQUE-PAGUE STALHOFFER
Neste empreendimento turístico de lazer, além de participar da feira do peixe, tem-se a opção de pescar artesanalmente em açudes, andar de pedalinho,degustar um bom peixe frito e realizar passeios pela propriedade, que mantém as características de um sítio na área rural.
Agendamento através do fone: (51) 91032043.
COMPLEXO TURÍSTICO DO COLÉGIO TEUTÔNIA
A única escola agrícola na região e a primeira em qualidade no estado, tem como parada obrigatória o Teuto Brik (Feira permanente de Produtos Agroecológicos) e um passeio pelo Horto Ackleia (horto medicinal), floricultura, ovinocultura e a única estação agroclimatológica do Vale.
Informações através do fone: (51) 3762-6025
ENGENHO QUATRO VENTOS
Propriedade rural que mostra para os visitantes o processo de fabricação de aguardente artesanal, melado e açucar mascavo. Também são produzidos derivados de cana. Oferece degustação da verdadeira cachaça artesanal, produzida com os mesmos processos de antigamente.
SÍTIO SOLL COGUMELO
Trata-se de propriedade rural que apresenta todo o processo de produção, cultivo e industrialização de cogumelos, que são um importante complemento alimentar.
HOMEM DO SAPATO DE PAU
Nesta propriedade tem-se uma apresentação ao vivo de como era confeccionado o sapato-de-pau, usado pelos imigrantes alemães, sua origem, as ferramentas que utiliza e que foram trazidas da alemanha.
Os sapatos de pau serviam para proteger os pés do frio e da umidade durante as lidas domésticas e agrícolas.
O sapato de pau é o símbolo de Teutônia e ainda hoje é utilizado por alguns colonos.
O turista pode comprar tanto o sapato de pau para usar quanto a miniatura como lembrança.
CHAMPY EMPREENDIMENTOS
Nesta propriedade você irá conhecer as particularidades da produção de variadas espécies de cogumelos comestíveis. No local também são comercializados cogumelos frescos e processados, kits para consumo doméstico e blocos para produção comercial.
CAPRINOCULTURA KREIMEIER
Também conhecida como Vale Saudável. Nessa propriedade você poderá conhecer um pouco mais sobre a caprinocultura leiteira e visitar o Horto Medicinal que tem mais de 100 espécies de ervas entre medicinais, tóxicas e ornamentais.
ROTA VALES E MONTANHAS
O Vale do Taquari reúne diversos atrativos e diferentes culturas: portuguesa, alemã e italiana, com sua rica gastronomia e costumes. Municípios participantes: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa, Westfália.
EVENTOS
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Teutônia
Fone: (51) 3762-1022 Fax: (51) 3762-1015
Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3762-1022 ramal 188 - Fax: (51) 3762-1015
E-mail: [email protected]
Hospital - Fone: (51) 3762-8329
Rodoviária - Fone: (51) 3762-1342
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.teutonia.com.br
Comentários de Teutônia
Sou natural de teutônia, mas faz muitos anos que não à visito. é uma cidade linda até onde lembro com ruas muito limpas. Sinto orgulho de dizer que sou natural de teutônia, sou fruto da misigenação de brasileiro (Oliveira) com alemão (Dullius). Apesar de viver pertinho em Montenegro faz tempo que não visito esta bela cidade.
Por: Nara Beatriz de Oliveira
amo muito essa cidade linda....
desde que eu nasci eu moro aqui, essa cidade é muito linda possue muitos pontos turisticos lindos...
Por: josiel
eu morro na cidade, e acho que teutônia deveria ser mais conhecida no brasil. e acho a cidade muito bela. quem tem condiçoes de visitar a nossa cidade deve vir. venham conhecer teutônia eu garanto que não vão se arrepender. bjusssssss
Por: diane
Sou desta querida terra, muitos amigos, muitas conquistas na arte, muita inspiração nas raízes dos meus antepassados.Deixo meu recado aos governantes de Teutônia: a razão de eu ter tido como tema de minhas obras, os elementos da imigração alemã, foi um grande artista que convivi nos tempos de FEEVALE e que trouxe em 1992 pra conhecer Teutônia: FLAVIO SCHOLLES, pinta a colonização alemã no Vale do Rio dos Sinos. Tragam este grande artista brasileiro pra cá, conheçam a obra dele, ele tem muitas coisas a nos ensinar, ele é conhecido no Brasil, europa e Estados Unidos. Ele é maravilhoso!
Por: ISOLDI ROLOFF
VOU MORAR O ANO QUE VEM VEJO FOTOS NO GOOGLE E É LINDA A CIDADE ESTOU LOUCA PARA IR PARA TEUTONIA
Por: VANESSA