Bem-vindo a Unistalda!
As melhores pousadas em Unistalda podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.
A cidade de Unistalda, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 361m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.696 habitantes. A área total de Unistalda é de 603,0km², e sua densidade demográfica é de 4,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Unistalda-RS é 97755-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Unistalda
Roteiros do Brasil
HISTÓRIA DA CIDADE
Unistalda é conhecida como a cidade dos ráios, devido a grande incidência de raios que ocorrem. Estudiosos atribuem isto a um fenômeno que ocorre na natureza que é o encontro de correntes climáticas. Unistalda possui a maior reserva de ávores de pau-ferro da América Latina. É também uma cidade muito hospitaleira, os unistaldenses gostam de cultivar as tradições, valorizam muito a cultura gaúcha.
Significado do Nome
O munícipio foi batizado por esse nome em um homenagem à uma antiga moradora que se chamava Unistalda.
Gentílico
Aniversário da Cidade
CARACTERÍSTICAS
Clima
Temperatura Média
COMO CHEGAR
Localização
Centro Ocidental
Limites
Santiago, São Borja
Acesso Rodoviário
BR 287
394 km da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Estação Ferroviária
V. F. Rio Grande do Sul (1936-1975)
RFFSA (1975-1996)
UNISTALDA
Município de Unistalda, RS
Ramal de São Borja-km 745,955 (1960) RS-0263
Inauguração: 24.06.1936
Uso atual: moradia com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1936
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari, e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pelo menos até 1982 na linha, que como linha cargueira, está ativa até hoje, operada pela ALL.
A ESTAÇÃO: A estação de Unistalda foi inaugurada em 1936. O nome era uma homenagem à mãe do General Horta Barbosa, Unistalda Barbosa, comandante do Batalhão do Exército que construía o trecho do ramal na época. A vila começou a se desenvolver em volta da estação - em 1997 tornou-se município. Até pelo menos 1981 ainda são reportados trens de passageiros até São Borja e passando por Unistalda. Atualmente (2008) está servindo de moradia e está bem mal conservada. O trecho Santiago-São Borja está abandonado há vários anos e em muitos pontos os trilhos já foram furtados. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Cassio Kurtz Bandeira, 2008)
EVENTOS
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Unistalda.
(55) 3611-5108
Créditos
Informações e fotos:
Sites: www.estacoesferroviarias.com.br
Comentários de Unistalda
Vivi a minha infancia nessa terra bendita,estou longe dela há 29 anos,mas a cada dia que passa aumenta a saudade e o amor que sinto da nossa querida Unistalda,que o Grande Arquiteto derrame suas bençaos sobre essa querência.
Por: Paulo Roberto Amaral
Amigos de Unistalda,moro em Bonito,MS,me mandem fotos das casas,das ruas,dos campos,das pessoas,da escola que estudei,da minha antiga casa ao lado clube social,qualquer foto que ajude a matar a saudade.Um abraço e um beijo no coração de todos que lerem este comenta´rio.
Por: Paulo Roberto Amaral
Unistalda foi um dos lugares que marcou minha vida. Bons tempos de semana farroupilha,amigos dos quais jamais esquecerei. Abraços a todos aqueles que não abandonaram este pedacinho do Rio Grande...
Por: Eliane da luz Pereira
Unistalda,que saudade do teu povo,doteus campos que brinquei quando criânça,da fumaça do trem do cheiro da pitangueira,da chuva na poeira,da hospitalidade da tua gente.Trinta anos longe de ti,que vontade de voltar e daí não sair mais.
Por: Paulo Roberto Amaral
- Fundação:
- 1997
- Altitude:
- 361m
- População:
- 2.696 habitantes
- Área:
- 603,0km²
- Densidade Demográfica:
- 4,47hab/km²
- CEP:
- 97755-000