Bem-vindo a Campos Novos!
Confira aqui as melhores pousadas em Campos Novos, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Campos Novos. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Campos Novos para programar a sua viagem.
Informações de Campos Novos
Roteiros do Brasil
Região Vale do Contestado
Celeiro da Integração
HISTÓRIA DA CIDADE
Há milhares de anos, antes de o homem ter inventado a escrita, o Brasil, Santa Catarina e Campos Novos já eram habitados. Esse período da história da humanidade chamado de Pré-História aconteceu em nosso país, não somente no Egito, na França, no Peru... mas também, em Campos Novos. As imagens nos levam a reflexões. Esta iconografia representa a Pré-História em Campos Novos.
O amanhecer da História do homem em Campos Novos, ocorreu há pelo menos 8000 anos. Segundo estudos arqueológicos, baseados nos vestígios, deixados pelos aborígines: instrumentos em pedra, peças ou pedaços em cerâmica, inscrições rupestres, esqueletos, etc., chegou-se à conclusão que o litoral de Santa Catarina já era habitava há 5000 anos (homem de sambaqui) e o interior, o planalto há cerca de 8000, 10000 anos atrás. Portanto, Campos Novos tem muitos e muitos anos de História.
Nos séculos XVIII e XIX, quando os paulistas e riograndenses começaram estabelecer as primeiras fazendas de gado, o planalto catarinense era habitado principalmente pelos índios Kaingang e Xokleng, que pertenciam ao tronco Jê. Também, parte desse território foi ocupada por tribos guaranis. É obvio, que essas terras não apresentavam os contornos ou as divisões geográficas atuais. A caça, a pesca, a coleta promoviam deslocamentos e posterior disputas entre Guaranis, Kaingangs e Xoklengs. Diante disso, é preciso considerar que durante muitos anos, foram essas nações indígenas ou seus ancestrais os donos de todo esse horizonte.
Sobre os aborígines do Brasil, existem evidências que praticavam uma agricultura primitiva (coivara), produziam o milho, a batata-doce, a mandioca e transformavam em farinha, quirera.... Os primitivos habitantes de Campos Novos, principalmente os Kaingang eram acostumados à economia do pinhão, complementada pela caça, pesca e coleta de frutos, raízes, mel. A urtiga, integrante da flora de Campos Novos, da mata dos pinheirais, foi fiada e transformada em agasalho para aquecer nas baixas temperaturas do inverno. São encontradas daqueles antigos moradores as escavações (buracos) das casas subterrâneas, artefatos em pedra como: mão de pilão, lâminas de machado, pontas de fechas, e possivelmente dos guarani pedaços de cerâmica. Ainda, persistem traços da cultura indígena aqui e em outros municípios vizinhos. É só observarmos nas pequenas propriedades, os agricultores transportando grãos principalmente de milho em cestos, balaios feitos a partir do trançado de taquara.
Á medida que foram surgindo as primeiras fazendas em Campos Novos, os índios (chamados de bugres) os verdadeiros descobridores desses campos, matas, rios, foram sendo expulsos dessas terras ou exterminados. Também, deve-se considerar a miscigenação com o branco e com o negro como um fator que influenciou no enfraquecimento da população indígena. Enfim, aconteceu em Campos Novos o mesmo que em outras regiões do Brasil a partir de 1500.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
30 de Março
CARACTERÍSTICAS
Campos Novos é o “Celeiro do Estado”, responsável por uma das maiores arrecadações de ICMS no setor agropecuário, em grande parte oriunda das grandes propriedades produtoras de grãos. A cidade é pioneira no Brasil na produção de pólen e a maior produtora de aveia de Santa Catarina. Também investe em gado de corte e na avicultura.
Clima
Temperado, com baixas temperaturas no inverno.
Temperatura Média
16º C
COMO CHEGAR
Localização
Meio-Oeste no Estado de Santa Catarina
Limites
Lages, Joaçaba, Santa Cecília, Videira
Acesso Rodoviário
BR-282, BR-470, SC-455 e SC 458
Distâncias
370 km da Capital
TURISMO
As belezas naturais de Campos Novos são atrativas para os fluxos turísticos que passam pela região. Rios, cascatas, belas fazendas, antigas e misteriosas grutas formam trilhas magníficas. Fauna e flora exuberantes só afirmam o país do qual Campos Novos faz parte.
Embora, os projetos no setor do turismo ecológico e rural estejam em fase de planejamento, parece que este setor é a vocação o município, que se torna um atraente território para grandes investimentos.
Principais Pontos Turísticos
Cemitério da Invernada dos Negros
No distrito de Ibicuí, distante 22 km do centro. Mais conhecida como Corredeira, o distrito é uma comunidade de descendentes dos escravos africanos.
Igreja São João Batista
Na praça Lauro Muller, construída há 50 anos e decorada com esculturas em madeira e com belos vitrais.
Museu Fundação Cultural Camponovense
Mais conhecido como Casa da Cultura, com o Arquivo Histórico Dr. Waldemar Rupp. Ali o visitante pode conhecer o “Testamento” de 1877, que relata a História da comunidade no Século XIX.
Rio Uruguai
O nascimento do Rio Uruguai, na divisa entre Campos Novos e a cidade gaúcha de Barracão, acontece na confluência dos rios Canoas e Pelotas que tem como missão silenciosa formar o opulento Rio Uruguai, que surge com pouco mais de 100 metros de largura e termina com mais de 1 quilômetro. É esse rio que vai dividir quase a metade da fronteira de Santa Catarina com o rio Grande do Sul e depois o Estado gaúcho com a Argentina, e por fim este país com o Uruguai. Depois, o majestoso rio cai no Rio de La Plata, levando as águas de três países ao Oceano Atlântico. O Uruguai é um rio Internacional, e começa realmente no Município de Campos Novos – SC. O Ofício 045/94, da divisão de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Confirma que o Uruguai nasce no encontro destes dois rio a 12 quilômetros da cidade Gaúcha Barracão – RS, e na divisa com o Município de Campos Novos – SC.
EVENTOS
- Também uma forte tradição liga-se à gastronomia: dos tropeiros conservou-se até hoje o arroz de carreteiros, o charque, o revirado de feijão, o churrasco e o camargo. Dos italianos as massas, a polenta e gosto pelas carnes de aves e saladas. Costumes, comidas, festas danças e ritmos resistem ao tempo e refletem a alegria e a cordialidade dos habitantes.
- A cultura camponovense é diversificada pela sua colonização: os portugueses e alemães exerceram forte influência na arquitetura; os italianos deixaram como herança a religiosidade, forte característica do povo camponovense, manifestada nas suas duas maiores festas:
Junho
24 - uma em homenagem ao Padroeiro São João Batista.
Outubro
12 - E a outra à Nossa Senhora Aparecida.
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Campos Novos.
[email protected]
(49) 3551-0200
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.sc.gov.br
www.copercampos.com.br
www.camposnovos.sc.gov.br
www.panoramio.com.br
www.skyscrapercity.com
Foto colaboração: Henrique Bittencourt.
Comentários de Campos Novos
Campos Novos é uma cidade hospitaleira, o povo muito gentil recebe seus visitantes com carinho e amizade. Rica em sua geografia, possui campos magestosos, onde as generosas colheitas renderam ao município o título de celeiro catarinense. Conheça Campos Novos, venha crescer com a gente. Hoje várias indústrias vem se destacando. Campos Novos é um lugar maravilhoso para viver.
Por: Leila Chiodi
sou natural campos novos sou da familia pereira pinto sai desta cidade com 10 anos faz 37 anos que sai dai e munca mais fui ai mais tenho vontade de um dia vizitar esta maravihosa cidade tial meus conterranios
Por: amantino carlos pereira pinto
eu adoro a minha cidade natal eu vivi aqui e quero morrer aqui eu nasci aqui é a minha vida
uma omenagengem para vocÊ Campos Novos
Por: Maria Eduarda Santos Da Rosa
Ja visitei,meus pais moram ai. Adoro essa cidade de um povo muito ospitaleiro
Por: Ciro ross
nasci e vivi nessa cidade maravilhosa até o ano de 2001, adoro e amo campos novos terra amada e idolatrada, pessoas queridas, sinto muita saudade dessa cidade, sempre que é possivel vou até lá ver meus pais, e toda minha familia..um dia voltarei morar ai novamente . pois é o meu maior sonho , pode viver longe da terra da gente mas nunca esquecemos a terra onde nascemos, principalmente falando em campos novos . beijão a todos com saudades .
Por: Maria ilaine delfes
Eu sou natural de campos novos,moro faz dez anos em florianópolis,mas sempre que posso vou visitar meus parentes que moram nesse lugar maravilhoso,e tenho muito orgulho de ser camponovense.
Por: Cleide cordeiro
sou campos novos naci nesta cidade e hoje morro em mato grosso em cuiaba. todo ano vo visita meus país ai e meu filho, patrick kauan kemer. abraços a todos os
Por: valdeni kemer
quero conhecer a cidade,pois meu pai mora ai e faz muito tempo que eu não o vejo
Por: Paulo Roberto Xavier