Bem-vindo a Paraíso!
Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Paraíso, fotos, informações, os principais hotéis de Paraíso, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!
Informações de Paraíso
Roteiros do Brasil
Região Grande Oeste Catarinense
HISTÓRIA DA CIDADE
Paraíso emancipado em 09 de Janeiro de 1992, pela Lei nº8.532, está localizado no extremo-oeste catarinense, à COeste de São Miguel do Oeste, fazendo divisa com a República Argentina pelo Rio Peperi- Guaçú.
O inicio da progressista história do Paraíso data de fins de 1951, quando aqui chegaram as primeiras famílias oriundas do município de Anita Garibaldi -SC e outros municípios gaúchos. Estas famílias vieram através da firma Colonizadora e Madeireira Bandeirante Ltda, com o espírito desbravador e visando adquirirem terras férteis. Estabeleceram-se encantados com a mata virgem e o predominante verde existente que, inclusive, deu origem a denominação PARAÍSO, exclamação proferida pelo pioneiro Fioravante Furlan ao contemplar a região.
Em 1952 outras famílias oriundas do Rio Grande do Sul, aqui chegaram e deram continuidade a formação a comunidade, as primeiras famílias que chegaram foram: Scain e Furlan. Muitas foram as dificuldades enfrentadas por nossos pioneiros, os quais, distantes cerca de 30 Km da sede, possuíam acessos rodoviários precários, sem meio motorizado de locomoção, muitas vezes por ocasiões de chuvas permaneciam ilhados pelos Rios das Flores e Índio, tendo um inicio extremamente difícil, sem quaisquer recursos básicos de saúde, educação e comércio; sua assistência médica era os chás caseiros que, muitas vezes atenuaram os sofrimentos causados por doenças, vivendo nos primeiros dois anos de uma forma quase que se selvagem, alimentando-se de caça e pesca, e da mandioca e milho, primeiras culturas difundidas. Suas casas foram construídas rusticamente em sistema de mutirão. Para estes pioneiros e os que o seguiram nos anos seguintes, a força e vontade de vencer e a perspectiva e progresso foram fundamentais para o desenvolvimento da comunidade e já em 1953 era construída a primeira igreja seguindo-se a edificação da primeira escola e a ampliação da área cultivada com milho e mandioca, bem como a introdução da cultura do feijão. Originalmente a população era compostas por índios e caboclos. Com a vinda de imigrantes alemães e italianos por volta de 1953, estes passaram a predominar na composição étnica no município. A primeira madeireira instalada, em 1953, foi pelos irmãos Giacomini.
As primeiras estradas de acessos às propriedades dos agricultores eram demarcadas e feitas manualmente pelos próprios agricultores, sempre em sistema de mutirão.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade
09 de Janeiro
CARACTERÍSTICAS
As quedas d’água do Salto das Flores têm potencial para a exploração do turismo como nova alternativa econômica.
Clima
Mesotérmico úmido
Temperatura Média
18,8° C
COMO CHEGAR
O acesso é pela SC-473, a partir da BR-282
Localização
Extremo-Oeste no Estado de Santa Catarina
Limites
Guaraciaba, Bandeirante, São Miguel do Oeste.
Acesso Rodoviário
BR-282 e SC-473
Distâncias
712 km da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Salto das Flores
As quedas d’água que formam o Salto das Flores, a poucos quilômetros do centro, foram transformadas em parque municipal e podem atrair visitantes, inclusive da Argentina. A ponte, construída em 1994 para ligar Paraíso a Argentina, tornou o município conhecido como a “Capital da Integração”. Junto à ponte, a 08km da cidade, foi construída uma aduana.
Ponte Internacional Peperi-Guaçú
Liga Paraíso a cidade de San Pedro, estado de Missiones, na Argentina. Junto à ponte foi construída uma aduana que permite o intercâmbio com o país vizinho. Fonte: Roteiros Turísticos Regionais.
Camping Lisot
Área de camping para 200 barracas. Com açudes e lago para pesca, campo de futebol suiço, campo de vôlei e espirobol. Área de festas para a realização de encontros, palestras, jantares e almoços. Oferece também passeios a cavalo e churrasco típico aos domingos. Localizado às margens dos Rios Índio e Liso, no km 12 da BR-282, trecho São Miguel do Oeste a Paraíso. Tel: (49) 3622-0603
EVENTOS
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Paraíso.
(49) 3627-0077
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.sc.gov.br