Bem-vindo a Nazaré!
Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Nazaré, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.
A cidade de Nazaré, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1831. A localidade está em uma altitude de 39m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.649 habitantes. A área total de Nazaré é de 257,3km², e sua densidade demográfica é de 91,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nazaré-BA é 44400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Nazaré
Roteiros do Brasil
Região Região Baía de Todos os Santos
HISTÓRIA DA CIDADE
Cartas trocadas pelos jesuítas atestam que o padre Luís da Grã foi o primeiro a seguir o curso do rio Jaguaripe, partindo da Vila de Itaparica e seguindo ao longo das costas para o sul, onde fundou as aldeias de são Miguel e Taparaguá na média foz do Jaguaripe.
O povoamento da região foi feito por colonizadores portugueses, dentre os quais se destacam Antônio Ribeiro (dono da sesmaria – lote de terra inculto ou abandonado que os reis de Portugal cediam a sesmeiro: aquele que dividia e distribuía as sesmarias, ou a quem se concedia uma sesmaria para cultivar – concedida a Mém de Sá), Gabriel Soares, Diogo Vorreia Sande e Fernão Cabral de Ataíde o que se tornou o primeiro civilizado a penetrar na região e se fixar, estabelecendo-se no lugar onde hoje está Nazaré e construindo ali um engenho de açúcar, uma capela dedicada a São Bento e algumas casas para abrigo e residência.
Nazaré nasceu, provavelmente, por volta de l573 deste primitivo núcleo surgido à margem direita do rio Jaguaripe, junto ao local onde agora se eleva a capela de Nossa Senhora da Conceição (no bairro da Conceição).
Na mesma época, na margem esquerda do rio Jaguaripe, as terras eram doadas em sesmaria a Antônio de Oliveira, por Fernão Vaz, em nome de Dom Álvaro da Costa Oliveira, donatário da Capitania de Peruaçu (Paraguaçu) e Jaguaripe, sendo sucedido posteriormente por Pero Carneiro, face ao desinteresse que o primeiro havia demonstrado pela posse destas terras e o abandono em que as deixou relegadas.
Em 1584, uma ponte de madeira sobre o rio Jaguaripe servia ao engenho e à população ligando as duas florescentes povoações.
Desentendimentos entre Fernão de Ataíde e o governador Manoel Teles Barreto resultaram na prisão de D. Fernão e esposa, em 1695 acusados pelo Santo Ofício de práticas de magia com os índios Aimorés. Em conseqüência, tanto seu engenho quanto o povoado entraram em decadência, o que veio a favorecer o desenvolvimento da povoação da margem esquerda, no sítio então denominado de Camamu, no que conserva até o presente.
A economia do povoado era a princípio baseada na produção de açúcar e exploração da madeira. No entanto, a produção de açúcar naqueles terrenos perdia no confronto com as ricas terras de “massapé” do fundo da Baía de Todos os Santos, entre o Rio Paraguaçu e a Baía de Aratu. Nazaré procurou, assim, desenvolver atividades e culturas de subsistência para abastecer a capital e a banda açucareira do Recôncavo.
Significado do Nome
O desbravamento real da região se deu a partir da segunda metade do século XVII, com o estabelecimento de alguns engenhos de açúcar e a extração de madeiras. Posteriormente, com as notícias da aparição da Virgem de Nazaré, o povoado tornou-se alvo de crescentes romarias. Em 1649, Antônio de Brito, sucessor de Pero Carneiro como proprietário daquelas terras, e autorizado pelo Bispo D. Pedro Silva, construiu com a ajuda do povo uma Capela em honra a Nossa Senhora de Nazaré, ganhando a povoação surgida ao seu redor o nome de Nazaré.
Aniversário da Cidade:
10 de Novembro
Gentílico:
nazareno
População:
27.269 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Entre os atrativos do local estão pequenas ilhas, algumas com praias virgens próprias para o banho, sendo as ilhas das Fontes, do Patí, e Bimbarra, um deleite para os que gostam de maior privacidade. Uma parada na ilha das Fontes é uma boa pedida para um banho de mar ou água doce que jorra de uma fonte natural. Atrás dessa ilha estão os recôncavos de Marapé e do rio Sergi do Conde.
Ainda na ilha das Fontes, o visitante tem a oportunidade de fazer uma trilha de 5km, em meio à vegetação remanescente da Mata Atlântica.
Clima:
Temperatura Média:
COMO CHEGAR:
Localização:
Santo Antônio de Jesus
Limites:
Muniz Ferreira, Aratuípe, Jaguaripe, São Felipe e Maragogipe
Acesso Rodoviário:
BA-245
Distâncias:
Da Capital:
216 ou 73 (via ferry-boat) km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Ilhas de Madre de Deus
A partir do Terminal de Madre de Deus, o visitante tem acesso a ilhas paradisíacas, cercadas de vegetação nativa.
Com 1 km de extensão, a ilha de Maria Guarda é reduto dos antigos sambaquis de grande valor arqueológico. Uma trilha por dentro da Mata Atlântica atravessa a ilha de leste a oeste, passando pelas vilas de pescadores até a bela praia do Gravatá. Aproveite a maré baixa para contorná-la de ponta a ponta e desvendar seus belos cenários. É interessante, também, observar a ocupação na ilha: de um lado, os nativos, de outro, os veranistas.
A Ilha do Capeta é uma coroa ou banco de areia com trechos de vegetação de mangue. Desabitada, é o reduto perfeito para quem busca sossego e tranqüilidade. Logo à frente, a Ilha das Vacas é rodeada por matas preservadas, que divide a paisagem com os vários currais que deram nome ao lugar. De propriedade particular, a ilha possui uma única casa – um sobrado em estilo colonial. A visitação deve ser agendada antes com o proprietário.
Cachoeira do Roncador
Igreja de São Roque
A Igreja, datada de 1649, difere das demais por ter sua parte frontal decorada
com cacos de cerâmica formando mosaicos.
Sobrado do Hotel Colombo
Construído em 1844, o sobrado do antigo Hotel Colombo, situado na cabaceira de uma quadra, servindo de fundo à praça Cel. José Bittencourt e formando a esquina da rua Conselheiro Saraiva. Sua fachada principal está voltada para o Rio Jaguaripe. O edifício não possui recuos, mas a Rua Eurico Mata, que margeia o rio, se alarga em sua frente, formando uma espécie de pátio entes de desembarcar na antiga Praça do Mercado. Sua vizinhança imediata é constituída por casas e sobrados de dois pavimentos, de função predominantemente comercial. O edifício integra o Centro Histórico de Nazaré.
Solar dos Sampaios
Sobrado urbano de tipo especial, com acesso fluvial e terrestre. A importância do rio como via de comunicação se evidencia de a fachada principal do edifício, com sua portada e escadaria, estar voltada para ele. É muito provável que existisse comunicação interna entre os pavimentos térreos e superior. A planta do andar nobre é do tipo corrente nos séculos XVII e XIX, com circulação central, para onde se abrem quartos e alcovas e grandes salões nas extremidades. A sala de visitas, que se assoma à Praça Artur Sampaio, foi, aparentemente, subdividida. Muito interessantes são as molduras, em estilo D. Maria I, das janelas do sobrado, introduzidas na Bahia quando da reconstrução da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, em Salvador.
Sobrado dos Arcos
O sobrado, também conhecido como Casa ou Prédio dos Arcos, ocupa toda uma quadra, delimitada pala Praça Cel. José Bittencourt, antiga Praça do Mercado, pelas ruas Barão Homem de Mello e Profa. Dilfa Muniz e pelo Beco dos Arcos. Dos balcões, que se abrem para a praça e para a Rua Barão Homem de Mello, se contemplam o Jaguaripe, a Ponte Eunápio Pelthier de Queiroz e um trecho da cidade, que se desenvolveu na margem oposta do rio. O prédio integra o Centro Histórico da cidade. Edifício, de relevante interesse arquitetônico, desenvolvido em dois pavimentos em dois pavimentos e recoberto por telhado de quatro águas com terminações em cornija. Sua planta, em forma de trapézio, é construída, no térreo, por salas que se abrem para a galeria de arcos que envolvem três lados do edifício e, no andar superior, funcionam a secretaria da Cultura, Turismo e Comunicação, Biblioteca Pública Anísio Melhor, Biblioteca Infantil Denise Fernandes Tavares e Arquivo Público prof. Bem-Wilson Brito de Souza.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE NAZARÉ
E-mail: [email protected]
Telefones: (75) 3636-2711 / 2712 / 2497
Sites: http//www.nazare.ba.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário
Telefone: (75) 3636-2116
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
E-mail:
Telefones: (75) 3636-2227
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS: (75) 3636-2988
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA: (75) 3636-1627
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.cnm.org.br
www.nazareba.spaces.live.com
www.ceramicanorio.com
http://pt.wikipedia.org
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Nazaré
Estou levando alunos da nossa escola para visita a feira de caxixis quero mais informaçoes. Um abraço
Por: Antonio Duarte
nessito o endereço da rua onde posso bota buzios pode solicita para mi agradeço nazare das farinha a famosa rua
Por: celi
Está cidade é maravilhosa, cidade histórica,com muitas coisas aserem difrutadas,minha cidade Natal,eu amo Nazaré.
Por: Rosemeire
sou filhia de nazaré das farinha
gosto muito dessa terra ;lugar tranquilo de poucos habitantes mas todos tranquilo
nazaré é um otimo luga para se mora ou visita
um grande abraços a todos dessa terra malhavilhosa
Por: lucia
conheco a cidade mas moro em itusp.e mim emocionei muito ao ve-la na internet pretendo voltar o quanto antes ta tudo muito lindo e parabens pelo desenvolvimento
Por: ivana patricia c de andrade
NÃO CONHEÇO MAS MINHA SOGRA SIM.SEGUNDO ELA É UMA CIDADE MUITO LINDA.
Por: ELLEN DIANA
não conheço sei que é uma ilha estou indo porque meus pais estão morando na cidade
Por: karina
sou filho desta linda cidade maravilhosa. mais sempre que posso volto para passa minhas ferias ,pois para mim é o melhor lugar do mundo não a troco por nenhuma outra no mundo.amo minha terra natal
Por: edicson
Mágica é... imcomparavel,beleza,as pessoas muito belo
Por: marluce
A Nazare e muito bonita tem um porto de abrigo bonito uma praia bonita tem uma marginal bonita tem restaurantees de primeira eu sou da Marinha Grande e estou na Alemanha a 24 anos e vou de ferias em Agosto techau
Por: Edgar Santos Rosa
Sou de Nazaré, mas atualmente moro em Salvador e não deixo de ir na minha terra natal visitar a familia, quem deseja passear, visite-a na feira dos caxixis, e passar pela via sacra é muito lindo de ver tudo, lá do alto.
Por: simone
estudei no colegio D.PEDRO SEGUNDO em 1971.meu tio foi vigario da cidade.
Adorei as imagens atuais.
Por: mario marcio
- Fundação:
- 1831
- Altitude:
- 39m
- População:
- 23.649 habitantes
- Área:
- 257,3km²
- Densidade Demográfica:
- 91,91hab/km²
- CEP:
- 44400-000