Bem-vindo a São Pedro de Alcântara!
Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em São Pedro de Alcântara, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em São Pedro de Alcântara.
Informações de São Pedro de Alcântara
Roteiros do Brasil
Região Gande Florianópolis
HISTÓRIA DA CIDADE
PRIMEIRA FASE - CHEGADA AO PORTO DE DESTERRO
Em novembro de 1828, respectivamente, nos dias 07 e 12, após longa travessia do Atlântico e passagem pelo Rio de Janeiro, então capital imperial, chegaram à cidade do Desterro - hoje Florianópolis - o brigue Luiza e o Bergantim Marquês de Viana. Estes veleiros traziam a bordo 635 imigrantes, entre agricultores, artesãos e soldados, em sua maioria provenientes da Região do Rio Mosela (Hunsrück e Eifel), hoje estado da Renânia-Palatinado, na Alemanha.
SEGUNDA FASE - A FUNDAÇÃO DA COLÔNIA
O Major de Milícias Silvestre José dos Passos, por determinação do Presidente da Província, Francisco de Alburquerque Mello, funda, em 1º de março de 1829, em plena mata virgem e habitat indígina, a Colônia dos Alemães. Sua fundação ocorreu às margens do Caminho-de-tropas, com aproximadamente 60 imigrantes.
TERCEIRA FASE - CONSTITUIÇÃO DO NÚCLEO COLONIAL
A Colônia São Pedro de Alcântara recebeu, a partir de março de 1829, sucessivas levas de imigrantes, sendo que a maioria professava a religião católica. Estes, após desbravarem a mata virgem e construirem suas casas, articularam a construção da capela de Santa Bárbara e, posteriormente, mais ao sul, às margens do Rio Maruim, a organização de um pequeno núcleo colonial: a célula-mater da cidade de São Pedro de Alcântara.
QUARTA FASE - EMANCIPAÇÃO POLÍTICO - ADMINISTRATIVA
Com o conseqüente desenvolvimento do núcleo colonial, este foi elevado à Freguesia e à Paróquia, mediante Lei Provincial n.194, de 13 de abril de 1844, sendo a autonomia política-administrativa de São Pedro de Alcântara reconhecida e consagrada pela Lei Estadual n.9.534, de 16 de abril de 1994, colocando a primeira colônia alemã fundada no estado de Santa Catarina na categoria de Município.
Significado do Nome
Posteriormente denominada São Pedro de Alcântara, em homenagem à Família Imperial reinante.
Aniversário da Cidade
16 de Abril
CARACTERÍSTICAS
Núcleo de colonização germânica mais antigo do Estado, São Pedro de Alcântara mantém a tradição de povo ordeiro e trabalhador.
Clima
Mesotérmico úmido
Temperatura Média
26° C
COMO CHEGAR
Localização
Grande Florianópolis no Estado de Santa Catarina
Limites
Antônio Carlos, Angelina, Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas.
Acesso Rodoviário
Rodovia SC-407, entrada em São José, na Grande Florianópolis.
Distâncias
31 km da Capital
TURISMO
São Pedro de Alcântara tem na exuberância da sua vegetação, na topografia acidentada, nas colinas, cachoeiras e cascatas seus maiores atrativos turísticos.
Principais Pontos Turísticos
Engenhos
A cidade possui engenhos que fazem o melado, a cachaça, guarapa e ainda os movidos à roda d’àgua que produzem farinha de mandioca.
Vila Hoffmann
Comunidade rural, próxima a sede municipal, onde se produz cachaça, farinha de mandioca etc e revendem seus produtos diretamente ao consumidor. Placas indicativas no centro da cidade indicam a direção. Acesso fácil.
Igreja Matriz
Construída em 1929, no primeiro centenário de imigração alemã. Obra de grande beleza, com altar esculpido em madeira. Abriga várias imagens sacras bem trabalhadas. Sua cúpula, de grande altura, remete à basílica de São Pedro, no Vaticano. Fica numa elevação de onde se tem excelente vista de todo o centro da cidade. No pátio da Igreja estão sepultados os párocos. Está sempre aberta a visitação e é muito bem conservada, foi restaurada em 1979.
Casarões
Dos tempos coloniais.
Templo de Santa Bárbara
Atrativos Naturais
São Pedro de Alcântara está situada numa região de grande beleza natural e é uma excelente opção para os observadores de pássaros, apreciadores de orquídeas, de bromélias e de outras espécies vegetais. Vale também caminhar pelas estradinhas rurais e observar os campos, as cachoeiras, os riachos e as casas dos colonos, sempre bem-cuidadas e ajardinadas. O rio Maruím forma belas paisagens com cascatas e piscinas naturais. Destaque para as cachoeiras da Invernada, Altona, Varginha e do Salto.
EVENTOS
Maio - Festa na Comunidade Rural do Barro Branco, no primeiro domingo do mês.
Julho
- São Pedro de Alcântara realiza diversas festas ao longo do ano. Destaque para a Festa do Colono e do Motorista.
Agosto
- Festa na Comunidade Rural de Santa Filomena, no segundo domingo do mês. Setembro - Evento de importância cultural e histórica denomina-se OKTOBERTANZ realizado ao final do mês. Evento tipico germânico que abre as Festas de Outubro no estado de Santa Catarina.
Outubro
- Festa do Recheio e do Padroeiro.
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara
(48) 3277-0122
Correio - Fone: (48) 3277-0466
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.pmspa.sc.gov.br
www.guiacatarinense.com.br
www.spa.arquifloripa.org.br
www.flickr.com.br
Comentários de São Pedro de Alcântara
amo de paixao esta cidade povo caloroso e tudo de bom sem palavras so conhecendo para saber as maravilhas
Por: claudia gesser de alcantara
O lugar mais lindo de São Pedro, e a cahoeira do Salto, la é encantador!
E a melhor festa de se ir é a do Recheio..
:)
Por: Bruna Bárbara
Estive uma vez nesta cidade faz muitos anos atrás,um amigo chamado César que tem um filho que ele chamava de Dundum,comprou uma fazenda ai para fazer turismo rural.Adorei a cidade é linda,talvez volte ai novamente
Por: ROSENI APARECIDA DOS SANTOS
Origem:Avô:Mathias Gorges e Helena Schwabe.
José Leonardo Schmitz e Apolonia Kons.
Pai: Silvestre Gorges Mãe: Bernadete Schitz.
Nas dia 16/12/1948 em Barro Branco.Até 15 anos só falava Alemão.Hoje sou padre ha 30 anos, missionário no sertão da bahia, 38 anos
Parabéns.
Saudações.
Mons.Bertolomeu Gorges
Por: Mons.Bertolomeu Gorges
É uma das mais belas paisagen naturais com uma magnifica Igreja.
Por: Alberto Vilvert