Bem-vindo a Bento de Abreu!
Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Bento de Abreu, fotos, informações, os principais hotéis de Bento de Abreu, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!
Informações de Bento de Abreu
Roteiros do Brasil
Região Entre Rios
HISTÓRIA DA CIDADE
O núcleo populacional que deu origem a Bento de Abreu foi fundado em 24 de junho de 1926, no território de Araçatuba, entre o rio Aguapeí e a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Seus primeiros povoadores eram basicamente lavradores e comerciantes que haviam sido atraídos pela fertilidade do solo. Logo após a derrubada das matas, iniciou-se a construção das primeiras casas e o lugarejo ganhou impulso.
Em 25 de abril de 1933, foi elevado a distrito do município de Araçatuba. Ao ser transferido para o município de Valparaíso em 30 de novembro de 1938, recebeu o nome de Alto Pimenta, que seria novamente alterado para Bento de Abreu em 24 de dezembro de 1948, quando adquiriu autonomia municipal. Bento de Abreu, teve um nome antes de Alto pimenta, chamou-se Diabase.
Significado do Nome
Bento de Abreu foi fundado por Bento de Abreu Sampaio Vidal, mais antigamente o município era conhecido como Alto Pimenta e era comarca de Valparaíso.
Aniversário da Cidade
27 de Março
Gentílico:
Bento-abreuense
População:
2.674 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Uma bela cidade do interior paulista. É convidativa.
Clima:
Subtropical
Temperatura Média:
26º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Araçatuba
Limites:
Lucélia, Valparaíso, Guararapes, Rubiácea
Acesso Rodoviário:
SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon)
Distâncias:
Da Capital:
498 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Salto Carlos Botelho
Localizado no rio Aguapei ou Feio
Estação Ferroviária
E. F. Noroeste do Brasil (1930-1975)
RFFSA (1975-1996)
BENTO DE ABREU
Município de Bento de Abreu, SP
Variante de Jupiá - km 52,500 (1937) SP-1012
Linha-tronco - km 333,500 (1949) Inauguração: 01.08.1930
Uso atual: moradia com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
HISTÓRICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
A ESTAÇÃO: A cidade, fundada em 1926 com o nome de Alto Pimenta, mudou de nome sucessivas vezes, passando a Patrimônio Lunardelli e Albinópolis, e finalmente teve a estação inaugurada pela Noroeste em 1930, com o nome de Diabase. Em 01/12/1933, foi elevada a distrito e, a pedido dos moradores, retomou o nome original de Alto Pimenta. Inicialmente na variante de Jupiá, onde foi ponta de linha durante dois anos, a estação passou a pertencer à linha-tronco em 1940. Foi finalmente batizada como Bento de Abreu, nome de um dos fundadores de cidades da região, por ocasião de sua elevação a município, em 1948. Mais tarde, com a variante de Araçatuba, uma nova estação foi construída. Hoje a estação está abandonada. Metade do teto desabou, na outra metade mora uma família. Segundo o morador me informou, quando ele chegou na estação, estava tudo tomado pelo mato. Dentro de suas possibilidades, ele limpou toda a estação e plantou hortas em toda sua volta. (Fábio Vasconcellos, 2001).
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Junho
- Festa do padroeiro-Sagrado Coração de Jesus
Informações Úteis:
PREFEITURA MUNICIPAL DE BENTO DE ABREU
E-mail: [email protected]
Telefones: (18) 3601-9200
Sites: http://www.bentodeabreu.sp.gov.br
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTAS:
EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
Reunidas Paulista Ltda.
SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h
Site: http://www.reunidaspaulista.com.br
Expresso de Prata Ltda.
Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP
Telefone: (18) 3521-1660
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40.
E-mail: [email protected]
Site: http://www.expressodeprata.com.br
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:
RUA 27 DE MARÇO, S/Nº
BENTO DE ABREU-SP
TELEFONE: (18) 3401-1187
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://www.guiamais.com.br
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Bento de Abreu
moro em sao paulo mais sempre qe poso visito bento adoro esta cidade agoro a igreja a fonte qe o prefeito fez tudo ai e muito gostoso um dia eu vou faser parte desta cidade vou ser uma cidadao de bento de abreu um abraço cleusa
Por: CLEUSA REBEQUI
eu nasci em bento de abreu morei na rua 27 demarço vim morar em guarulhos sp em 1977bento de abreu e um lugar otimo para morar. tranquilo um dia pretendo voltar.alguem ai lembra de mim tchau felicidades
Por: miguel cardoso de oliveira
estive em Bento de Abreu semana passada, onde já tinha estado há oito anos atrás, apesar dessa vez o motivo de tremos estado na cidade foi por falecimento de parente, ainda assim é sempre uma grande alegria poder estar em um verdadeiro paraiso, uma cidade calma, aprezível, e boa para se viver, taanto é qque mesmo morando aquí na caapital estou dando uma olhada pela internet para ver se encontro algúm imóvel para comprar financiado na cidade, pois qque mora nela não quer nem saber de morar aquí na capital, pois Bento de Abreu é tudo de bom
Por: josé arruda pimentel
Tenho muita saudade da minha infância em Bento de Abreu,a estação de trem e o cine paroquial,da praça,dos amigos,das plantações de
café,algodão.milho etc...
"Saudades"..Um abraço a todos em Bento de Abreu.
Por: Miguel Cardoso de oliveira
Nasci em Bento de Abreu no ano de 1956, alguns anos depois meus avós e pais mudaram-se para Mato Grosso do Sul onde resido, mas sempre que posso vou ai pois ainda tenho parentes importantes nessa cidade. Realmente BENTO DE ABREU não é de se esquecer. Um grande abraço para o povo desta cidade acolhedora.
Por: maria lucia benteo zuewsky
BENTO DE ABREU QUERO DIZER QUE AMO ESSA CIDADE....UM ABRAÇO PARA MINHA PRIMA AI...JUCELEM E O MEU TIO
JOSE BARBOSA DE SOUZA.
DE...MIGUEL CARDOSO DE OLIVEIRA...GUARULHOS...
SÃO PAULO...
Por: MIGUEL CARDOSO DE OLIVEIRA
meu pai foi o primeiro coletor federal desta cidade no ano l956.morei por um tempo em razão desta ocorrência e tenho gratas lembranças.recordo-me da familia do sr. sebastião ferreira(principalmente da cleide),dos matsukuma,e muitos outros.tenho saudades.
Por: gilson lamas
Estudei no grupo escolar
Professor Olimpio camargo..de 1973 até
1975. O meu professor
era o Senhor Pessato, meus colegas de classe
era o Arnaldo...
O emilio miglioruci...Rosana Marega...Ivan francolino...
A Cleide...O Wilso Grillo...etc...Foi inesquecivel, deixou saudades para sempre.
Por: Miguel Cardoso de Oliveira.
Essa maravilha de cidade onde passei minha pré adolecência, é o melhor lugar do mundo.
Por: José Francisco Gonçalves
lembro-me de passar nossos fim de ano aí no bento, na casa da minha avó batistina, alguém conhece a vanda , o agenor , o nene , a, berola(é minha mae), a maioria dos meus parentes moram aí, tenho mtas saudades!!!! bjs a todos!fiquem com DEUS.
Por: lucimara da cruz cardoso silva