Bem-vindo a Campo Limpo Paulista!
Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Campo Limpo Paulista, informações e fotos da maravilhosa Campo Limpo Paulista. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Campo Limpo Paulista, recomendadas por internautas.
A cidade de Campo Limpo Paulista, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 745m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 57.961 habitantes. A área total de Campo Limpo Paulista é de 80,2km², e sua densidade demográfica é de 722,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Campo Limpo Paulista-SP é 13230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Campo Limpo Paulista
Roteiros do Brasil
Região Estradas e Bandeiras
HISTÓRIA DA CIDADE
“ Meus senhores, minhas senhoras. Vamos iniciar a sessão de instalação do Município de Campo Limpo”.
Com estas palavras, pronunciadas no dia 21 de março de 1965 pelo Dr. Duílio Nogueira de Sá, juiz de Direito e Eleitoral da Comarca, na sede do Nacional A. C., se encerrava o longo caminho, iniciado há 350 anos.
O antigo distrito de Jundiaí tornava-se oficialmente o Município paulista de Campo Limpo, e seus moradores “campo-limpenses”. No início chegaram a ser chamados de campistas, mas não pegou.
Do longínquo 1615, ano em que a tradição popular indica como a data em que Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes, procurados pela justiça, refugiaram-se na área onde está situada a cidade de Jundiaí, como afirma o historiador Pedro E.Valim, em seu “Álbum dos Municípios de São Paulo”: “...embrenharam-se pelo sertão, e assentaram vivenda onde hoje está a povoação”, passaram-se exatamente 350 anos, o tempo necessário afim de que Campo Limpo, de bairro pertencente a Jundiaí, onde no século XIX, havia o entroncamento de duas estradas de ferro, a SPR e a E. F. Bragantina, que escoavam para o porto de Santos a produção cafeeira da região, se transformasse na dinâmica cidade que hoje conhecemos.
Querendo dar um quadro cronológico das diferentes etapas dessa caminhada para a sua emancipação, poderíamos datar o seu início por volta de 1850, quando o Governo Imperial, e a administração provincial, no intuito de modernizar o País com a instalação de uma rede de estradas de ferro, resolveu dar uma garantia de juros, com pagamento em ouro, aos empreendedores desse, pela época, moderno, meio de locomoção.
Foi com esta medida, que garantia o apoio governamental, que Irineu Evangelista de Souza, mais tarde nomeado Barão de Mauá, se propôs a construir a primeira ferrovia da Província de São Paulo.
Assim, em 1867, a SPR (S.Paulo Railway), depois de ter assentado seus trilhos partindo de Santos para São Paulo, após ter vencido o desafio do desnível da Serra do Mar, alcançava a cidade de Jundiaí.
Para Campo Limpo, este fato representou apenas o começo. A segunda etapa, que seria a definitiva para o crescimento da cidade, se deu 17 anos depois, em 1884, quando foi inaugurada a E. F. Bragantina, que partindo da cidade de Bragança, tinha seu terminal na “Parada Campo Limpo”.
Em Bragança o acontecimento foi festejado durante três dias, durante os quais foram devidamente lembrados e homenageados os dois engenheiros que dirigiram os trabalhos: Martiniano Brandão e Matheus Hausler.
Para Campo Limpo, se o caminho percorrido até aquele momento tinha sido lento e vagaroso, agora o passo procedia com rapidez. Os poucos moradores daquele tempo perceberam que o bairro distante e abandonado de Jundiaí começava a pisar em terreno firme e sólido. Podia-se deslumbrar um futuro.
Com as sucessivas crises que a produção cafeeira teve que atravessar, principalmente na primeira metade do século XX, Campo Limpo, para sair do atoleiro da estagnação de uma agricultura decadente, baseada na monocultura, procurou encontrar novos espaços no cenário industrial e tecnológico do País, que a partir dos anos 50 teve um grande impulso, estimulado pela política do governo da época.
A instalação de grupos industriais, sólidos e tradicionais, com a conseqüente criação de novas oportunidades de trabalho, geradoras de renda com o aparecimento de atividades comerciais paralelas, produziu uma corrente de desenvolvimento que não podia mais ser detida.
Campo Limpo Paulista foi alçada à categoria de distrito do município de Jundiaí em 20 de dezembro de 1953, pela lei municipal no 2.456. Tornou-se município independente em 28 de fevereiro de 1964, pela lei estadual no. 8.092. Mas o então distrito conquistou sua independência após o movimento de emancipação, liderado pelo primeiro prefeito Adherbal da Costa Moreira.
O plebiscito que aprovou a emancipação ocorreu em 1o de dezembro de 1963, e o primeiro prefeito tomou posse em 21 de março de 1965, data oficial da fundação do município.
A emancipação teve origem no descontentamento dos moradores com a administração central de Jundiaí, que não atendia convenientemente o distrito. O movimento ganhou força com a vinda da indústria metalúrgica Krupp, inaugurada em 1961 com as presenças do governador Carvalho Pinto e do presidente Jânio Quadros. A indústria foi o componente econômico que faltava para o processo inevitável da emancipação político-administrativa.
Campo Limpo se formou às margens das ferrovias S.P.R., a Companhia Inglesa depois Santos a Jundiaí, e a E. F. Bragantina, sediando o entroncamento das mesmas.
Inicialmente abrigou ferroviários e pequenos agricultores. A agricultura era voltada para hortifrutigranjeiros e extrativismo vegetal. Havia também várias granjas, olarias, duas vinícolas e a fábrica de adubos Manah.
A origem do nome Campo Limpo é geográfica, pois os primeiros moradores vislumbraram um imenso campo limpo no local. Através da Lei Estadual nº 9842, de 19/09/67, foi alterada a denominação da cidade para Campo Limpo Paulista, de maneira a não confundir com o bairro do mesmo nome, na capital.
A comissão executiva do movimento de emancipação teve como presidente Adherbal da Costa Moreira e como presidente de honra o General Aldévio Barbosa de Lemos. A primeira legislatura teve como prefeito Adherbal da Costa Moreira e vice Joaquim Tavares da Silva.
Significado do Nome
Aniversário da Cidade:
21 de Março
Gentílico:
campolimpense
População:
74.114 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Clima:
Tropical de altitude
Temperatura Média:
22º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Macro Metropolitana Paulista
Limites:
Municípios limítrofes Várzea Paulista, Jarinu, Jundiaí, Atibaia, Franco da Rocha e Francisco Morato.
Acesso Rodoviário:
SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-354 (Rodovia Edgard Máximo Zamboto)
Distâncias:
Da Capital:
62 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Biblioteca Municipal “Assis Chateaubriand”
Foi fundada na década de 60 sendo uma das principais fontes de pesquisa dos estudantes campo-limpenses. Os usuários da biblioteca buscam enriquecer os trabalhos escolares e também exercitam o prazer da leitura.
Circulam diariamente pelo espaço uma média de 100 pessoas, um número elevado considerando que mais da metade vem em busca de literatura e não apenas de material de pesquisa.
Atualmente o acervo da biblioteca está estimado em 20 mil títulos, divididos em literatura brasileira e estrangeira, livros de contos, poesias, crônicas, literatura infantil, infanto-juvenil e religiosa.
Uma das principais fontes de sobrevivência da biblioteca é a própria comunidade que realiza doação de livros. Assim que o material chega à biblioteca é realizada uma otimização dos títulos, os repetidos são encaminhados para outras entidades, como as escolas municipais, por exemplo.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Fevereiro
- Carnaval Popular, desfiles de Escolas de Samba e blocos.
Março
08 - Dia Internacional da Mulher, no Paço Municipal, Câmara dos Vereadores, com palestras, apresentações musicais, danças, exposição de pinturas, distribuição de brindes, além de outras atividades sobre o tema mulher.
- Festa do Peão, no espaço da Festa do Peão, com Rodeio (montaria), parque de diversões, barracas com comidas e bebidas, shows com cantores famosos e apresentação de bandas da cidade.
- Cavalgada, com de desfile de cavaleiros de toda a região, charretes, carroças, trio elétrico. Realizada na semana do aniversário da cidade.
21 - Aniversário da Cidade, realizam-se comemorações cívicas e solene hasteamento da Bandeira, com execução dos Hinos Nacional e do Município, abertura oficial complementada por outras atividades comemorativas.
Julho
- Festa Julina, evento filantrópico que resgata tradições da culinária, dança e música do interior do Estado de São Paulo.
Setembro
07 - Desfile da Independência, na Av. Alfried Krupp, desfile cívico, com apresentação de Escolas, da Guarda Municipal, de Corporações Militares, da Fanfarra Municipal e de instituições policiais.
- Festival do Teatro EstudantiI - FETEST, data móvel, no Cine Teatro Ayrton Senna, consta: cada escola inscrita faz uma apresentação por noite e no encerramento há premiação para as melhores em várias categorias e também a apresentação de Sessão Maldita satirizando as peças concorrentes.
Outubro
04 - Celebração do Padroeiro da paróquia São Francisco, São Francisco de Assis.
07 - Festa dos Padroeiros, dois fins de semana próximos. Subdividida em três festas:
São Francisco, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida e Dia da Crianças. Com missa, quermesse, noite da macarronada e da pizza, folguedos, apresentações folclóricas, passeios de trenzinho, carreata, etc.
- Celebração da Padroeira do Município, Nossa Senhora do Rosário.
Dezembro
- Semana da Bíblia - comemorada anualmente na semana que antecede o segundo domingo do mês de dezembro
Informações Úteis:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO LIMPO PAULISTA
E-mail: [email protected]
Telefones: (11) 4039-8322 - Fax: (11) 4039-8383
Sites: http://www.campolimpopaulista.sp.gov.br
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTAS:
Terminal Rodoviário
SAC: (11) 4039-2427
Rápido Luxo Campinas Ltda.
SAC: (11) 4812-9700
SAC: 0800 55 65 85
Site: http://www.rapidocampinas.com.br
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
CARTÓRIO REGISTRO CIVIL E ANEXO:
AV.PRESIDENTE VARGAS, 252 - VILA TAVARES
CAMPO LIMPO PAULISTA-SP
TELEFONE: (11) 4038-3326
CARTÓRIO ELEITORAL:
344ª ZONA ELEITORAL:
R Marechal Deodoro da Fonseca 530 - Vila Tavares
Campo Limpo Paulista, SP | CEP: 13230-130
Telefone: (11) 4038-8814
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS: (11) 4812-4111
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://www.guiamais.com.br
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Campo Limpo Paulista
Preciso entrar em contato com as imobiliárias da região, busco imóvel: Casa Térrea para moradia.
Obrigada
Por: Cristina Martins
tive o prazer de ir a essa cidade por duas vezes,simplesmente amei!!!!!!!!!!!!
quem sabe,logo logo estarei ai novamente!!!
Por: susana ferreira dos anjos
ja vivi nessa cidade marevilhosa faz 20 anos que mudei dai mais sinto muita saudade dessa cidade moro em catanduva sp mais vivi ai os melhores 7 anos da minha vida como essa cidade cresceu esta linda inda tem os rios eos parquinhos eu morava na estrada bragantina eu amo ainda hoje esse lugar
Por: erica aparecida de abreu alamo
já morei a uns 14 anos e não vi cidade melhor de se morar e pretendo voltar um dia.
Por: monica
campo limpo paulista é uma cidade maravilhosa,eu particularmente sou apaixonada por esta cidade ;um lugar sem comentarios não conheço nenhum lugar melhor que esta cidade AMO COMPO LIMPO PAULISTA
Por: patricia aleixo
Campo Limpo Paulista, é cidade pacata, bela e aconchegante. É lugar de gente amiga e hospitaleira... Amo a esta cidade...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)
- Fundação:
- 1964
- Altitude:
- 745m
- População:
- 57.961 habitantes
- Área:
- 80,2km²
- Densidade Demográfica:
- 722,71hab/km²
- CEP:
- 13230-000