Bem-vindo a Pacaembu!
Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Pacaembu e muitas outras opções de hospedagem na cidade Pacaembu. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Pacaembu.
A cidade de Pacaembu, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 415m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.023 habitantes. A área total de Pacaembu é de 340,6km², e sua densidade demográfica é de 32,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pacaembu-SP é 17860-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Pacaembu
Roteiros do Brasil Região Centro Oeste Paulista
HISTÓRIA DA CIDADE Foi habitada, em 1925, por alguns índios e depois atraiu pessoas interessadas em plantar suas lavouras, povoando a região. Significado do Nome
Aniversário da Cidade: 02 de Abril Gentílico: Pacaembuense População: 12.934 habitantes CARACTERÍSTICAS: Clima: Subtropical, com verões quentes e invernos amenos Temperatura Média: 23º C COMO CHEGAR: Localização: Presidente Prudente Limites: Irapuru, Flora Rica, Flórida Paulista, Mirandópolis e Lavínia. Acesso Rodoviário: SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) Distâncias: Da Capital: 523 km Outras: TURISMO: Resumo: Principais Pontos Turísticos: Estação Ferroviária Linha-tronco oeste - km 638,564 SP-2649 EVENTOS: Calendário de Janeiro a Dezembro: INFORMAÇÕES ÚTEIS: PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAEMBU E-mail: [email protected] Telefones: (18) 3862-9090 Sites: http://www.pacaembu.sp.gov.br/ SUB-PREFEITURA: E-mail: Telefone: INFORMAÇÕES AO TURISTAS: EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO: Expresso de Prata Ltda. Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário E-mail: [email protected] Site: http://www.expressodeprata.com.br Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_932.htm ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE: E-mail: Telefone: CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL: AV. VEREADOR JOSÉ GOMES DUDA, 969 CARTÓRIO ELEITORAL: E-mail: Telefone: OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS: HOSPITAIS: CORPO DE BOMBEIROS: 193 DELEGACIA DE POLÍCIA: Câmara Municipal: Telefone: (18) 3862-3100 / 1103 OUTROS: E-mails e telefones: Sites: http://www.guiamais.com.br http://pt.wikipedia.org http://www.cnm.org.br http://www.estacoesferroviarias.com.br PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE: OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Em 30 de novembro de 1944, o local foi elevado a distrito com o nome de Guaraniúva, do município de Lucélia. Em 24 de dezembro de 1948, tornou-se município autônomo com a denominação de Pacaembu.
O local foi colonizado por causa da chegada da estrada de ferro paulista, que atingiu a região na década de 40. Tendo os imigrantes japoneses como seus principais colonizadores, Pacaembu surgiu da união de dois povoados, Explanada e Guaraniúva.
Inauguração: 25.05.1959
Uso atual: demolida com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1959
HISTÓRICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
A ESTAÇÃO: A estação de Pacaembu foi aberta em 1959. Está fechada há vários anos, e serviu apenas como eventual plataforma de embarque e desembarque dos raríssimos passageiros dos trens da Ferroban que passaram até março de 2001. Já nessa época a estação estava completamente abandonada e depredada. Em seus desvios existiam vários vagões de carga também abandonados. Em abril de 2006, a estação já havia sido demolida, restando apenas a plataforma em frente a um leito coberto de mato onde não se enxergam mais os trilhos - pois não havia tráfego por ali já havia pelo menos uns 4 anos. Mais um desastre: a estação de Pacaembu foi para o chão. Manteve seus desvios... é até irônico. Quem são os responsáveis por isto? Mesmo que ela tenha sido adquirida por alguém (provavelmente a Prefeitura, quem em sã consciência compraria uma estação à beira de uma linha só para botar abaixo?), como pode demolir um prédio histórico destes com tanta significação para a história de uma cidade que, se não surgiu com a ferrovia, surgiu pelo fato de haver planos para que ela por lá passasse? E que, com ela aberta, viveu desta por anos e anos como sendo o único transporte decente para lá? Que, mesmo nos anos 1990, ainda, juntamente com as outras estações da linha, ainda enchia naquela região os decadentes trens da Fepasa? Nem para fazer mais um centro cultural de brincadeirinha, como se faz por aí? Nota zero para a patética prefeitura dessa cidade, que no mínimo permitiu (se é que não foi ela própria a causadora) a demolição de tão significativo patrimônio, ícone de uma cidade infelizmente decadente. (Fontes: Fábio Vasconcelos, 12/10/2001; Artur F. da Silva, 04/2006).
ARAÇATUBA-SP
Telefone: (18) 3521-1660
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40.
Horários:
PACAEMBU-SP
TELEFONE: (18) 3862-2155
Comentários de Pacaembu
Moro em Pacaembu faz 31 anos, após uma breve pasagem por São José do Rio Preto, retornei a minha cidade natal, onde decidi criar meus dois filhos. Nessa cidade, podemos contar com os áres das cidades do interior, onde todos conhecem todos e que desta forma é fácil você viver em sociedade, o custo de vida é barato, pois não é necessário grande deslocamento para se chegar ao centro, onde o comércio se citua em uma principal rua, possui um colégio de altíssima qualidade no ensino e a qualidade de vida é muito boa.
Por: José da Rocha Grosso
olá !! gostaria de ver fotos da cidade ,praça,igreja ,escolas etc.. pois morei ai nos anos 80 onde morei por 5 anos estudei na escola joel batista e gostaria de rever esta linda cidade !!! bjus
Por: graziela biasotto
nasci em pacaembu , ja tenho 42 anos e entao posso dezer que conheço muito da referida cidade,lugares otimos para c divertir,atimos barzinhos,pessoal acolhedor,atualmente moro em sao paulo + sempre que posso dou um pulinho...pacaembu e muito bom vizitem que naum irao c arependerem..
Por: claudinei g. costa
Nossa gente, Pacaembu é uma cidade mto calma, morei lá 4 anos, os melhores anos da minha vida. Sou paulistana, e pra mim, viver em uma cidade do interior, me ajudou a dar mais valor as coisas e as pessoas. Lá o pessoal é mto receptivo, amoroso, ama a própria cidade, e ai de quem falar mal de lá.
To aki postando meu comentário, pq não tem como morar ou ficar alguns dias ou semanas, sem sair lá querendo voltar. Ótimo lugar pra desestressar.
Bom é isso q eu axo de Paca....
Por: Elis Regina Vieira Vital
Mudei-me de Pacaembu com meus pais em 1967, que na época, (acho) ja era uma cidade decadente, que vivia sob o coronelismo local. Lembro-me de alguns locais onde vivi parte de minha infancia, o jardim, a minha escola, o cinema, a igreja matriz, sumatra, e que em minha mente me trazem boas recordações de um tempo feliz da minha vida. É uma pena, procurar na intenet informações da minha(sim, minha) cidade e tão pouco achar.
Por: Francisco
Meus familiares nasceram e alguns ainda moram ai, gostaria se possível encontrassem alguma informação do bairro bassan, aquele lugar é lindo e tem muitas histórias.
Por: Eduardo Francisco Damaceno
Autoria do poeta pacaembuense Mauro Samogin (meu irmão), sobre o vilarejo "Esplanada", que deu origem à cidade de Pacaembu.
Saudades de Nova Esplanada
(Guarânia)
I
Que saudades tenho
De nova esplanada
Das belezas raras
Que lá eu deixei
Matas verdejantes
Rios de águas claras
Lua prateada
Clareia as paisagens
Nas lindas noitadas
Cobertas de estrelas
II
Aqui estou diante
Da realidade
De toda a maldade
Que o mundo nos dá
Vejo nas calçadas
Crianças caídas
Roubando e matando
Nos faróis da vida
Sem que alguém se importe
Pra isso mudar
III
A vida humilde que lá eu levava
Deus abençoava pra nada faltar
Não tinha dinheiro
Mas felicidade
Nada de tristezas
Nem mesmo saudades
Só amor e esperanças
Pra vida levar
9
IV
Embora não existam
As mesmas paisagens
Por poucas vantagens
O homem matou
Os rios caudalosos
As matas floridas
A terra tão fértil
Onde tudo era vida
Mas de tudo aquilo
Ainda um pouco ficou
V
Passou muito tempo
Mas eu não me esqueço
Da terra querida
Ainda vou desfrutar
Nas tristes paisagens
Das grandes cidades
Só vejo rios turvos
Falta claridade
Por isso, a Deus peço
Pra um dia eu voltar
Letra e Melodia: Mauro Samogin 28/05/99
Por: Waldemar Samogin
Nasci neste maravilha de cidade.....sai com 18 anos ou seja ja faz 15 anos que moro fora de pacaembu e ela não sai nunca do meu coração. Abraços povo de Pacaembu. Ricardo e familia !!
Por: Ricardo de souza
Pacaembu esta sempre nos nossos corações. Somos uma familia toda ela nascida nesta cidade maravilhosa. Residimos hj em Indaiatuba por questão profissional. Todas as oportunidades que temos de ir pra la, sentimos todo o calor humano que existe nas pessoas. Abraços a todos os meus conterraneos. Ricardo de souza
Por: Ricardo de souza
nasci em pacaembu.por isso minha terra natal.hoje com serteza muitas coisas mudaram.mas logo vou visitar.tenho muitas saldades.
Por: maria
que saudade das viagens de term de São paulo a Pacaembu meus pais ainda moram lá todo final de ano mato a saudae agora so de carro
Por: osvaldo
quem te conhece jamais se esquece,nasci e me criei nesta maravilhosa cidade,meus parentes ainda moram ai, é a familia dos nardon, amo esta cidade, amo demais todos os amigos que deixei ai mas breve estarei matando a saudade.
Por: decio aparecido pozeli
Pacaembu é uma cidade muito calorosa, nasci nesta cidade, sai de lá aos 4 anos, mas sempre voltei para as férias. Amo esta cidade. Estou esperando uma oportunidade para levar minhas filhinhas para conhecerem o que é respirar ar puro. Amo e sempre amarei Pacaembu.
Por: Miriam
eu amo essa cidade como eu queria voltar no tempo para poder estar sempre no berço dessa tão linda e acolhedora cidade TE AMO PACAEMBU
Por: cristiane lúcia de souza
ja morei na cidade agora nao mais so tenho saudades
Por: sidnei pinheiro da silva
Vive 15 anos em Pacaembu, e apesar de ser uma cidade bem pequena é muito agradável boa de se morar..
Por: juliana
É com muito Prazer que faço
este pequeno comentário.
Naci na cidade de LUCÉILA,
Por: José Roberto de Andrade
É co muito Prazer que faço este pequeno comentário.
Naci em Lucélia em 030261.
com menos de um ano fui morar nesta cidade.
estudei, no Teixeira Junior, no antigo Colégio comercial (ccp)
Morei no Bairro da Ponte préta
Córrego Edem, Alto Alegre.
Tenho Muito Saudade pois tive toda a minha infância ai. Hoje Móro em Atibaia, Tenho uma micro empresa de transportes. Más tenho
Muita saudade, de Pacaembu.
Um abraço a todos,
Por: José Roberto de Andrade
cidade onde passei toda minha infancia saudades do colegio joel aguiar dos amigos que la deixei queria tanto reve-los um dia os professores comerciantes meu amigo geraldo do bar proximo ao jardim enfim a todos
Por: Mauro mariano
Morei em Pacaembu de 1963 até 1973, estudei no Manoel Teixeira Junior e no Joel Aguiar, saudade da professora Maria Celia, Prof. Jose Maria Leite e de sua esposa que nos dava aula de Francês, meu pai tinha comércio de máquinas de costura e móveis.tenho muitas saudades deste tempo
Por: almir roberto bragatto
cidade que adoro e sempre que posso vou para vizitar meus pais e meus amigos e tomar uma gelada com os colegas
Por: giovanni bastazini
não conheço, mas gostaria muito de conhecer, quem sabe encontrar algo de bom por ai.
Por: angela veri
Pacaembu, uma cidade maravilhosa p/mim, onde durante a infância morei num bairro chamado NOVO ROBERTO, tendo estudado neste bairro numa escolinha onde havia campo de Baseboll em frente. Bairro Novo Roberto éra movimentadíssimo, moravam na época muitas famílias. Neste bairro havia até uma associação, onde todos os meses havia filmes, gincanas e jogos de baseball. Lembranças são muitas, que é difícil de enumerá-las: Algumas coisas que loembro-me com saudades: Cinema de Pacaembu, onde assisti muitos filmes com amigos, a INDUSTRIA DE OLEOS PACAEMBU, INDUSTRIA DE OLEOS SANTA MARIA, CICAP. Cooperativa Sul Brasil, Coop. Cotia e, muitas outras emprêsas. Escola de Comércio, onde eu estudei. Infelizmente tive que mudar destga cidade por motivos alheios a minha vontade, senão estaria até hoje, e, quem sabe até a morte. Além dos acima, lembro-me das disputas políticas em Pacaembu, que éra tão fervorosa, isso não tem como esquecer.
Por: Yukio Miyazaki
Pacaembu é o melhor lugar para quem quer sosego,lugar gostoso onde a hospitalidade é o melhor, moro a 16 anos aqui e é muito bom.
Por: Jorge Luis Costa Pereira
os pais dos meu avós ajudarão no desbravamento de pacaembu...
chegarão na quando ainda era só mato..
minha familia é bem conhecida em pacaembu..
rossato e felipe.
Por: luan rossato felipe
SINCERAMENTE...EU NASCI EM PACAEMBU, MOREI LA ATE OS DOZE ANOS E TENHO PARENTES E ALGUMAS AMIGAS...E NAO TEM NADA DE LEGAL LA.A NAO SER AS MINHAS AMIGAS..DÉBORA E ROSANA BJS...FRAN ARAÇATUBA
Por: FRANCISLAINE
- Fundação:
- 1948
- Altitude:
- 415m
- População:
- 11.023 habitantes
- Área:
- 340,6km²
- Densidade Demográfica:
- 32,36hab/km²
- CEP:
- 17860-000