Bem-vindo a Pindamonhangaba!
Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Pindamonhangaba, fotos, informações, os principais hotéis de Pindamonhangaba, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!
A cidade de Pindamonhangaba, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1705. A localidade está em uma altitude de 557m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 121.904 habitantes. A área total de Pindamonhangaba é de 731,9km², e sua densidade demográfica é de 166.56hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pindamonhangaba-SP é 12400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Pindamonhangaba
Roteiros do Brasil Região Vertente Oceânica Norte
HISTÓRIA DA CIDADE A partir do século XVII, teve início o povoamento da região de Hipacaré, que compreendia também os municípios de Lorena a Taubaté. A região era habitada por índios geomemis e puris quando iniciou-se o desbravamento daquelas terras. Os paulistas que ali se estabeleceram plantaram mandioca, milho e fumo para sua subsistência e dedicaram-se também à pesca, à caça, ao apresamento de índios e, principalmente, à busca de ouro nas Minas Gerais. Significado do Nome
Pindamonhangaba significa em tupi-guarani “fábrica de anzóis”, originando-se dos vocábulos pindá, “anzol” e monhangaba, “fábrica”. Aniversário da Cidade: 10 de Julho Gentílico: pindamonhangabense População: 147.024 habitantes CARACTERÍSTICAS: Clima: Tropical de Altitude Temperatura Média: 24º C COMO CHEGAR: Localização: Município da Região Vertente Oceânica Norte no Estado de São Paulo Limites: N:Campos do Jordão NE:Guaratinguetá, Potim L:Roseira, O:Taubaté,Tremembé NO:Santo Antônio do Pinhal SO: Lagoinha (São Paulo) Acesso Rodoviário: SP-62 Distâncias: Da Capital: 138 Km Outras: TURISMO: Resumo: Principais Pontos Turísticos: Bosque da Princesa Circuito Mantiqueira Estrada de Ferro Campos do Jordão Fazenda Sapucaia Palacete Visconde da Palmeira (Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina) Pico do Itapeva EVENTOS: Calendário de Janeiro a Dezembro: Aniversário do Município Data: 10 de Julho INFORMAÇÕES ÚTEIS: PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDAMONHANGABA E-mail: Telefones: (12) 3644-5600 Sites: http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/ SUB-PREFEITURA: E-mail: Telefone: INFORMAÇÕES AO TURISTAS: EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO: Pássaro Marrom Transportes S/A Site: http://www.passaromarron.com.br ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE: E-mail: Telefone: CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: CARTORIO DO 1º TABELIAO DE NOTAS E PROTESTO: Av Coronel Fernando Prestes 52 - Centro CARTÓRIO ELEITORAL: E-mail: Telefone: OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS: HOSPITAIS: CORPO DE BOMBEIROS: 193 DELEGACIA DE POLÍCIA: OUTROS: E-mails e telefones: Sites: http://pt.wikipedia.org http://www.cnm.org.br PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE: Alexandre Ribeiro Marcondes Machado (Juó Bananere). OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
A origem da fundação do município de Pindamonhangaba registra duas teorias: a primeira, cita os irmãos Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme como fundadores. Eles teriam adquirido, da condessa de Vimieiro, algumas glebas na margem direita do rio Paraíba e, em 12 de agosto de 1672, iniciado a construção de uma capela em louvor a São José, onde surgiu um povoado que recebeu o nome de São José de Pindamonhangaba. Com base nessa teoria foi oficializada a data de fundação e seus fundadores. A segunda teoria firma a data de 22 de julho de 1643 para a fundação e tem como fundador o padre João de Faria Fialho. Essa teoria se baseia na carta de concessão de uma sesmaria ao capitão João do Prado Martins, vindo de São Paulo com família e agregados, onde haveria confirmação de que tal capitão já estava naquelas terras desde 22 de julho de 1643.
A partir dessa data, surgiu um bairro ligado a Taubaté, para onde foram convergindo novos moradores. Nesse bairro, o padre Fialho ergueu a capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A freguesia foi criada em terras do município de Taubaté em fins do século XVII.
Por volta de 1704, a freguesia crescia intensamente e já havia intenção dos habitantes em separar-se de Taubaté. Foi elevada à categoria de vila com o nome de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba em 10 de julho de 1705, data considerada magna do município. Em 3 de abril de 1849, recebeu os foros de cidade com a atual denominação de Pindamonhangaba e o apelido de “Princesa do Norte”, pela sua importância econômica com a cultura cafeeira, exercida pelos descendentes das famílias tradicionais e proprietárias de sesmarias e latifúndios: Romeiro, Godói e Salgado, Bicudo, Siqueira, Marcondes e Homem de Melo.
O município participou ativamente da revolução de 1842, da Guerra do Paraguai, Abolição da Escravatura e Proclamação da República. Em 25 de fevereiro de 1888, não havia mais escravos no município, mas a cidade foi demasiadamente castigada pelas conseqüências do movimento libertador. Os fazendeiros não estavam preparados para o regime de trabalho livre e a lavoura passou a decair, dando início a um período de estagnação, sem a natural continuidade da industrialização. A cidade retomou o crescimento no período da Terceira República.
SP-132
(BR-116)
SAC: 0800 285 3047
Pindamonhangaba, SP | CEP: 12400-240
Telefone: (12) 3642-5150
Antônio Dino da Costa Bueno - advogado, juiz e político brasileiro.
Antônio Moreira César - militar brasileiro e participante da "Campanha de Canudos".
Antônio Salgado da Silva - (Visconde da Palmeira).
Bertha Celeste Homem de Mello - criou a versão em português da música "Happy Birthday To You" ("Parabéns a Você").
Ciro Gomes - político brasileiro e deputado federal.
Elói Bicudo Varela Lessa - político brasileiro.
Eloy Chaves - advogado, empresário, banqueiro, propretário rural e político brasileiro ("Patrono do INSS").
Emílio Marcondes Ribas - sanitarista brasileiro.
Fábio Riodi Yassuda - político e ministro da indústria e comércio no Governo de Emílio Garrastazu Médici.
Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo - político, escritor, professor, cartógrafo e nobre brasileiro.
Francisco Marcondes Homem de Melo (Visconde de Pindamonhangaba) - fazendeiro e coronel da Guarda Nacional.
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho - Governador do Estado de São Paulo.
Gustavo de Oliveira Godoy - médico e político brasileiro.
Inácio Bicudo de Siqueira Salgado - político e militar brasileiro.
João do Pulo - atleta olímpico brasileiro.
João Gomes de Araujo - escritor e compositor brasileiro.
José Augusto César Salgado - "Promotor das Américas".
Juó Bananere - músico e poeta brasileiro.
Luciano Amaral - ator e apresentador brasileiro.
Luiz Gustavo Dias - Jogador de futebol pelo FC Bayren de Munique.
Mário de Assis César - professor brasileiro.
Mário Tavares - jornalista e político brasileiro.
Rodrigo Lobato Marcondes Machado - advogado e político brasileiro.
Comentários de Pindamonhangaba
Pinda um lugar super maravilhoso cheio de coisas maravilhosa e incantadoras espero ter uma oportunidade de ir outra vez nesta bela cidade abraços a todos.
Julio Junior
Por: Julio Coelho
esta cidade e maravilhosa e a cidade mais bonita do vale do paraiba um dia ainda vou morar la se deus quiser
Por: mauricio ricardo do nascimento
É sem dúvida a melhor cidade de todo o vale do paraíba!!!
cidade boa pra viver e trabalhar, um povo de coração bom e hospitaleiro, cidade que deu ao brasil grandes ilustres cidadãos!!!
Por: luiz vitor
Eu moro aqui e adoro, ainda tem uma simpresidade de cidade pequena apesar de ter crescido muito.A cidade de pinda é um ótimo lugar pra se viver,sou pindense de coração.
Por: adelma
Nasci nessa cidade linda mas por motivo de força maior tive que ir embora.Hoje moro em Petrolina Pe.Como dói ficar longe da minha querida Pindamonhangaba.Um dia estarei aí.Bjão
Por: Dailza Joana
- Fundação:
- 1705
- Altitude:
- 557m
- População:
- 121.904 habitantes
- Área:
- 731,9km²
- Densidade Demográfica:
- 166.56hab/km²
- CEP:
- 12400-000