Bem-vindo a Trabiju!
Comece planejando a sua viagem para Trabiju utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Trabiju e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Trabiju.
A cidade de Trabiju, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 548m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.427 habitantes. A área total de Trabiju é de 86,1km², e sua densidade demográfica é de 16,57hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Trabiju-SP é 14935-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.
Informações de Trabiju
Roteiros do Brasil
Região Centro Norte Paulista
HISTÓRIA DA CIDADE
A história de Trabiju começa a ser contada no início deste século, com a chegada da Estrada de Ferro Douradense. Os fundadores do primeiro povoado foram os ferroviários, tendo à frente o pioneiro Ciro de Resende. Trabiju, pela sua privilegiada localização, passou a ser entroncamento da Douradense.
Ao lado uma composição da ferrovia que fazia o transporte de passageiros e tudo o que se pudesse transportar e que mantinha a economia do povoado. Além de ser a principal fonte economica do povoado, a ferrovia tambem era uma das principais atrações. A colônia ferroviária expandiu-se, sendo então criado o Distrito de Trabiju, através de lei estadual, de 21 de junho de 1934. Ao longo dos anos, a ferrovia modernizou-se com o impulso da lavoura cafeeira, a grande riqueza da época. A empresa ferroviária foi vendida à Companhia Paulista de Estradas de Ferro e posteriormente encampada pelo Governo de São Paulo. Em 1966, em pleno regime militar, foi decretada a extinção dos ramais ferroviários deficitários e Trabiju sofreu a maior crise de sua história, com a mudança em massa de sua população para outras cidades. O Distrito conseguiu sobreviver ao desastre do fim da estrada de ferro, graças à fibra e bairrismo dos poucos trabijuenses que não eram ligados à empresa que encerrava por aqui suas atividades e permaneceram morando em Trabiju com suas famílias, evitando sua extinção total e iniciando com muita bravura, a luta pelo seu reerguimento, tirando-a praticamente das ruínas e ficando marcados na história dessa nova e promissora cidade.
Significado do Nome
Segundo alguns registros e depoimentos de antigos moradores, a origem do nome da cidade tem raízes francesas. Os engenheiros da França, responsáveis pela implantação da linha férrea, admirados pelas belezas naturais encontradas, comparavam o lugar a uma jóia, que em francês escreve-se bijou com pronúncia portuguesa biju. Eles diziam que a localidade era trés bijou, que traduzido significava muito jóia. Numa derivação lingüística popular, originou-se o nome Trabiju.
Aniversário da Cidade:
27 de Dezembro
Gentílico:
trabijuense
População:
1.544 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Clima:
Tropical
Temperatura Média:
29º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Araraquara
Limites:
Boa Esperança do Sul 07 km
Dourado 11 Km
Ribeirão Bonito 18 Km
Acesso Rodoviário:
SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-255 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) / SP-115/255
Distâncias:
Da Capital:
260 km
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Estação Ferroviária
C. E. F. do Dourado (1903-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969)
TRABIJU
Município de Trabiju, SP
Tronco CEFD - km 33,995 (1929) (*ver texto abaixo) SP-2917
Ramal de Ribeirão Bonito - km 60,420 Inauguração: 09.05.1903
Uso atual: sede da Prefeitura sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1910
HISTÓRICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois
A ESTAÇÃO: Há controvérsias quanto à data de inauguração de Trabiju, aberta pela E. F. Dourado. Algumas fontes afirmam ter sido em dezembro de 1900, outras (Cia. Paulista), em 1903. Esta última é a data mais provável, pois a linha chegou a Dourado no final de 1900 e somente em maio de 1903 foi aberto o prolongamento que passava por Trabiju e chegava a Boa Esperança. O nome teria vindo da expressão muito usada por engenheiros franceses da ferrovia, tres bijou (muito bonito). De qualquer forma, esta data seria a da inauguração da estação original, visto que, em 1910, a estação, com o aumento de bitola e remanejamento da linha que vinha de Dourado, teve o seu local alterado, e um novo prédio teve de ser construído. Trabiju passou a abrigar as oficinas da Douradense. A estação de entroncamento em Trabiju, um edifício bem acabado, e com cômodos para Hotel-restaurante está pronta e vai servir desde já (...) A antiga estação de Trabiju, foi transformada em moradia de empregados e o armazém em depósito de materiais de locomoção (Relatório da CD, de 31/05/1910, p. 7). Dessa estação primitiva, demolida, somente sobra hoje uma caixa dágua subterrânea. A partir desse ano, a estação passou a ser o ponto de saída dos ramais de Dourado e de Bariri. A estação de Trabiju tinha duas quilometragens, nos livros da Dourado: uma (33,995), era a original e correspondia, até pelo menos 1933, ao trajeto feito via Ferraz Salles, Dourado e Santa Clara, para chegar a ela, mesmo que, a partir de 15/11/1924, com o alargamento da bitola de 60 cm para métrica no trecho entre Dourado e Trabiju, a linha tivesse bitola diferentes para esse trajeto. Realmente, bastante confuso. A outra quilometragem considerava o trecho Ribeirão Bonito-Sampaio Vidal-Trabiju, e correspondia a 20,177. (Fonte: Relatório da CEFD, 1929). Em Trabiju foi construído em 1929 um armazém regulador de café. Em 1949, a estação passou a integrar a rede da Cia. Paulista. A estação de Trabiju foi desativada em 1969, embora os dois ramais que saíam dela já houvessem sido extintos três anos antes. Em 1997, Trabiju tornou-se município.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRABIJU
E-mail: [email protected]
Telefones: (16) 3349-9200
Sites: http://www.trabiju.sp.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
Viação Cometa S/A.
Atendimento ao cliente
SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos/Fala
0800 770 3603
Site: http://www.viacaocometa.com.br/
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
OFICIAL REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS TABELIÃO:
R Gabriel Tannuri 278 - Centro
Trabiju, SP | CEP: 14935-000
Telefone: (16) 3349-1232
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://www.guiamais.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.cnm.org.br
http://www.estacoesferroviarias.com.br
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:
Comentários de Trabiju
Gostaria que levantassem histórias sobre a escola municipal...
Por: MARCIO CORREA
- Fundação:
- 1997
- Altitude:
- 548m
- População:
- 1.427 habitantes
- Área:
- 86,1km²
- Densidade Demográfica:
- 16,57hab/km²
- CEP:
- 14935-000